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AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO

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1 AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Dom 10 Jul 2011, 22:46

barias


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Prezados, comprei uma célula e instalei no meu veículo um Mitsubishi Grandis 2007, 2.4 163CC. O veículo fazia 7,5 com gasolina. Junto com o kit veio um chip volo que engana o modulo de injeção permitindo mais hidrogênio e menos gasolina, bem pelo menos é o que promete. Tudo instalado, usei hidróxido de potássio e água destilada. Tudo ia bem e a produção é excelente com 15A até eu verificar que ao percorrer alguns KMs a água do reservatório baixou significativamente. Ao verificar o dreno percebi que havia grande quantidade de água e que a água no reservatório aquece muito. Não medi, mas acredito que chegou a 100°g, pois operava-se a condensação da água (vapor). Desliguei o kit e aguardo um PWM de 30A dos EUA, mas fiquei desanimado com esse fato, pois os vendedores só falam maravilhas. Apesar de tudo percebi que o carro só com o chip Volo está fazendo 9,5km com 1 litro, um aumento de 2km. Neste forum vi que havia membro vendendo eletrolito que promete reduzir a temperatura e faz milagres (TRIEDOXO HIPERIDROXIDO POTÁSSICO), acredito que esse não seja o seu real nome, pois não existe qualquer menção a este componente químico na NET, mas só vou testar esta semana. Acredito que se eu conseguir contornar esse problema de aquecimento e evaporação vou poder constatar a eficácia da Célula e ver se realmente esse bicho funciona. Aqueles que puderem ajudar agradeço desde já o vosso empenho. abraços!

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2 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Seg 11 Jul 2011, 08:09

Barias, se você chegou a ler meus comentários deve ter notado meu alerta contra a máfia dos vendedores de HHO. Adicionar hidrogênio na combustão funciona, mas até que ponto e em quais quantidades? Uma mentira é mais bem contada, e se mantém, quando existe algo de verdade para arrastá-la pra dentro da sua mente. Não é diferente com o HHO.

O VOLO já existia antes de sua versão HHO e já era uma solução para melhoramentos em performance ou economia do veiculo. Como você já deve saber e é dito em vários lugares, incluindo o site da VOLO, os veículos não são feitos para oferecer a sua maior potência e economia, são feitos para atender na media um publico alvo, mas não tão especifico assim. Por isso a reprogramação de chips e a solução VOLO (que também é reprogramação reversível do chip) conseguem funcionar. Você mesmo menciona que só o chip da VOLO fez seu carro economizar uns 26%.

Peço que tu olhe com carinho para a real vantagem do HHO no seu carro. Terá sido o VOLO, ou o HHO que fez seu carro economizar? É o VOLO um ajuste para usar o HHO, ou é o HHO um argumento para tu colocar o VOLO que faz o trabalho todo sozinho? Quem está realmente fazendo algo de bom pro seu carro, o VOLO, ou o HHO? Veja, tu já esta comprando um PWM além do investimento previsto. HHO dá dinheiro para um monte de vendedores, mas será que faz mais que o VOLO sozinho?

A importância disso é que tu já comprou, se o HHO funciona ou não tu pode nos dizer, mas separando o efeito do VOLO sozinho, do efeito do VOLO + HHO. Ou seja, se somente com o VOLO teu carro melhorou 26%, então com o HHO + VOLO ele tem de superar isso.

Percebo que tu tem algumas dúvidas, cheque-as, não confie plenamente nas argumentações desses propagandistas.

Depois deixe aqui o seu comentário, seja pro bem do HHO, seja pro mau do HHO. As pessoas precisam saber até que ponto estão sendo enganadas ou não.

Desde já agradeço sua contribuição e com certeza não será só eu que ira agradecer.

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3 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Seg 11 Jul 2011, 09:32

barias escreveu:Prezados, comprei uma célula e instalei no meu veículo um Mitsubishi Grandis 2007, 2.4 163CC. O veículo fazia 7,5 com gasolina. Junto com o kit veio um chip volo que engana o modulo de injeção permitindo mais hidrogênio e menos gasolina, bem pelo menos é o que promete. Tudo instalado, usei hidróxido de potássio e água destilada. Tudo ia bem e a produção é excelente com 15A até eu verificar que ao percorrer alguns KMs a água do reservatório baixou significativamente. Ao verificar o dreno percebi que havia grande quantidade de água e que a água no reservatório aquece muito. Não medi, mas acredito que chegou a 100°g, pois operava-se a condensação da água (vapor). Desliguei o kit e aguardo um PWM de 30A dos EUA, mas fiquei desanimado com esse fato, pois os vendedores só falam maravilhas. Apesar de tudo percebi que o carro só com o chip Volo está fazendo 9,5km com 1 litro, um aumento de 2km. Neste forum vi que havia membro vendendo eletrolito que promete reduzir a temperatura e faz milagres (TRIEDOXO HIPERIDROXIDO POTÁSSICO), acredito que esse não seja o seu real nome, pois não existe qualquer menção a este componente químico na NET, mas só vou testar esta semana. Acredito que se eu conseguir contornar esse problema de aquecimento e evaporação vou poder constatar a eficácia da Célula e ver se realmente esse bicho funciona. Aqueles que puderem ajudar agradeço desde já o vosso empenho. abraços!

Tu diz que o “chip volo que engana o modulo de injeção permitindo mais hidrogênio e menos gasolina”, como se adequasse o carro para um combustível hibrido de gasolina + hidrogênio. Depois menciona a fonte da informação dizendo: “bem pelo menos é o que promete”.

Veja só, esses aparelhos geram poucos litros por minuto de HHO, ou até menos. Se teu carro faz 7,5 km/l, então em 1 quilometro ele engoliu uns 63 mil litros de ar para queimar a gasolina e teu carro pode ter feito isso em menos de 1 minuto. Agora imagine o que significa poucos litros de HHO em meio a 63 mil litros de Ar + 133ml de gasolina (1 litro de gasolina / 7,5 quilômetros)? Para piorar, 1 litro de HHO tem o poder energético de 0,22 mililitros de gasolina.

Percebe que não é uma questão de adequar seu carro para consumir menos gasolina e compensar o que falta em hidrogênio? O VOLO não está diminuindo a quantidade de gasolina para você compensar o que falta no hidrogênio, ele está simplesmente empobrecendo a mistura mesmo. A idéia é forçar uma mistura de combustível pobre mesmo, a despeito de entrar hidrogênio ou não, tanto que funcionou sem o HHO.

Cheque com seu mecânico, um bom que sabe o que diz, se andar com mistura pobre pode prejudicar o seu motor. Não qualquer motor, mas o seu.

O PWM fará teu gerador consumir uma corrente elétrica especifica, na qual estará ajustado. Se o seu gerador conseguir consumir essa corrente mais frio do que esta, então você conseguirá seu intento de diminuir a temperatura. Caso contrário, tudo vai permanecer quentinho como antes. Ele controla a corrente e não a temperatura do eletrólito.

Um eletrólito mais condutivo permitirá mais corrente por menos voltagem e menos temperatura. O problema é que tu já usa um ótimo eletrólito, talvez tu deva apenas aumentar a concentração. Se existe aquele super eletrólito anunciado, também não sei.

O motivo de se fazer um gerador que deixa o eletrólito esquentar, é que eletrólito quente conduz mais e permite a utilização de placas menores. Daí que esse calor pode ter sido intencional.

Minha dúvida é se o teu problema com o aquecimento é o vapor condensado gerando água pra dentro do motor, ou estar esvaziando rápido demais o reservatório do HHO? Não me parece ser a quantidade de HHO gerado, pois se o projeto do fabricante estiver de acordo com teu veiculo, não deve ser mudada a quantidade. Minha maior dúvida é se tu não deveria jogar fora o HHO e ficar só com o VOLO, isso se mistura pobre não afetar seu motor.

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4 Pode ser! em Ter 12 Jul 2011, 07:00

barias


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Olha se o HHO economiza eu ainda não sei, pois utilizei por muito pouco tempo, mas posso lhe dizer uma coisa. Ao funcionar o gerador em apenas alguns minutos sem ferver eu posso ver a água saindo do escapamento do veículo. Ressalto que não é vapor, haja vista que instalei um filtro para evitar a contaminação do HHO pelo eletrolito e vapor. Não tenho podido testar por vários KMs, pois como já dito o gerador produz muito vapor e por consequência água. Meu carro possui um alternador que gera em torno de 110 Amperes e só utiliza acredito eu, menos de 70AMP. Já comprei o gerador e vou fazer os últimos testes. Mas gostaria de relatar o seguinte. Cada carro é um carro e se alguém já teve GNV no carro podemos perceber que ainda existem problemas a serem sanados. Entretanto, a economia fica mais evidente pois temos um baita trambolho na mala. Quem não viu vários coletores explodirem, carros sem força e vários outros problemas no GNV. Tudo que é novo carece de regulamentação e de seguir normas. A cada dia que passa vamos descobrindo novas formas de lidar com o HHO. Dizem que Hidróxido de Potássio é altamente perigoso, mas descobri que misturado a água ele não é agressivo a pele. Apesar disso, ele aquece horrores meu gerador, mas tenho relato de algumas pessoas que conseguem rodar com este eletrolito e estão muito satisfeitas. Vou testar mais dois tipos de eletrolito com e sem o PWM e postar meus resultado e caso puder até mesmo vídeos para poder desmistificar esse negócio de uma vez por todas e talvez ajudar as pessoas deste forum. Talvez, esteja usando o eletrolito errado ou a falta do PWM não consiga controlar o aquecimento ainda tem alguns eletrolitos a serem testados, conforme o site:

http://www.hhocarfuelcell.com/electrolyte/best-hho-electrolytes.php

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5 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Ter 12 Jul 2011, 07:11

Tu concorda que se com o VOLO sozinho já existe uma economia de 26%, ou os 2 litros que tu mensiona, então com o HHO isso tem de ser bem melhor, não acha?

Me diz outra coisa, porque tu implicou com o calor do gerador? Tu mesmo disse que usou filtros para barrar os vapores. Como disse antes, eletrólito quente é mais condutivo e isso é útil. O gerador esquentar não significa problema, o problema e condençar muita água e dar calço hidráulico no motor.

Novamente, a quantidade de HHO gerada não produz tanta água assim com sua queima. A queima de gasolina produs água e gás carbonico, se não aparecem sempre é porque saem como vapor.



Última edição por ET-e-HHO-existe em Ter 12 Jul 2011, 07:24, editado 1 vez(es)

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6 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Ter 12 Jul 2011, 07:21

Existe uma malandragem muito grande na venda de geradores de HHO. Como você mesmo disse, os vendedores prometem maravilhas e sem dificuldades, mas quando se instala isso não é assim que acontece. Problemas aparecem e até agora a única economia que eu vi foi dos ajustes feitos ou motor para forçar uma mistura pobre.

Não pense que luto contra o HHO, eu gostaria mesmo que tu, não um vendedor que não confio, que tu me dissesse que ao adicionar o gerador de HHO de novo o seu carro pulou de 26% para 50%.

O que eu tenho acompanhado são pessoas a gastar dinheiro sem parar com uma porção de peças auxiliares ao HHO, quando só precisavam fazer uns ajustes bem mais barato no carro.

Acredite, quero achar o formula para o HHO funcionar e se achar, publico aqui em detalhes. Quero sua ajuda para achar a verdade, tu já empatou dinheiro nisso, pode nos dizer a verdade.

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7 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Ter 12 Jul 2011, 07:40

barias escreveu:Olha se o HHO economiza eu ainda não sei, ... Cada carro é um carro e se alguém já teve GNV no carro podemos perceber que ainda existem problemas a serem sanados..... Quem não viu vários coletores explodirem, carros sem força e vários outros problemas no GNV. Tudo que é novo carece de regulamentação e de seguir normas. A cada dia que passa vamos descobrindo novas formas de lidar com o HHO. ...

Eu não espero que um vendedor de HHO saiba ajustar o HHO em qualquer carro, só que sejam sinceros quanto a sua certeza de que isso funciona. Eles não tem essa certeza, apostam na crença popular. Já me mandaram pegar garantias do funcionamento do HHO na internet, retirando deles a responsabilidade do funcionamento de suas promessas, feitas no anúncio.

Meu problema não é querer um sistema HHO sem problemas, mas simplesmente um que funcione apenas um pouquinho, com muito espaço para melhoras, mas que funcione.

Comparar HHO com GNV não procede, um funciona cheio de falhas, mas funciona, já o HHO ninguém realmente sabe se funciona. Tu garante que o HHO funciona? Acreditar e apostar é uma coisa, defender o HHO e arranjar justificativas para o seu não funcionamento é outra.

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8 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Ter 12 Jul 2011, 07:51

Uma coisa que funciona tu vê isso na sua forma mais simples e depois que as melhorias aparecem, ficam cada vez melhores. Veja o velho rádio de galena, funciona sem energia elétrica, nem de uma pilha se quer, mais simples é quase impossível, cheio de defeitos, mas funciona. Agora os rádios estão cheios de circuitos integrados e muito melhores.

Melhorar uma coisa que funciona é uma coisa, dar um monte de justificativas para uma coisa que nunca se prova como funcionando é outra. Infelizmente foi isso que aconteceu com o HHO. O próprio nome HHO vem de uma tentativa de dizer que o gás gerado é muito mais poderoso que a mera mistura dos gases hidrogênio e oxigênio em suas porções estequiométricas. HHO é a descoberta de um cientista banido que propunha justo isso, uma molécula com mais energia que a convencional análoga.

Adicionar gás hidrogênio na queima de outro combustível na proporção correta funciona, mas onde conseguir o gás hidrogênio? Os reais pesquisadores do assunto usaram botijões cheios de gás hidrogênio e não uma eletrolizador on-line que só produz poucos litros por minuto. A quantidade correta seria de litros por segundo.

Novamente, queimar gasolina ou qualquer derivado de petróleo produz água.

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9 OK! em Ter 12 Jul 2011, 14:25

barias


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Concordo com vc que a queima de combustíveis produz água, mas fiz o simples teste. Liguei o carro sem o HHO e não pinga uma gotícula sequer. Liguei o carro com HHO e pinga muita água. O meu grande problema é o aquecimento e a evaporação da água. Apesar de ter colocado um filtro, este é pequeno (de compressor), o qual visa somente a retenção de eletrolito e um pouco de água. Além disso, apesar do meu carro ser enorme o compartimento do motor não acomoda um reservatório grande o que era minha real intensão. Se alguém souber de um eletrolito que não esquente tanto e não cause calcificação do gerador eu usarei. Vou usar o que comprei neste forum, mas acredito que seja barrilha (carbonato de cálcio), que está relacionado no site anterior como um eletrolito que não aquece e que tem boa produção de HHO, sem ou com quase pouca contaminação. Neste site que mencionei, os caras passaram pelo mesmo problema, ou seja aquecimento, formação de contaminantes e estão dando a dica do que pode ocorrer. Acredito que o segredo do HHO não está simplesmente no gerador, mas 70% no eletrolito. Vi em outro site que fornecia o percentual de HHO com cada eletrodo, infelizmente não guardei o site, mas achei outro que já usaram inclusive o sulfato de magnésio como alternativa e sabemos que o magnésio é um alimento nas doses certas é claro (http://www.hhoglabs.com/electrolytes.htm). Vou testar hoje e senão houver aquecimento vou postar tudo com fotos e fornecedores, abraços!



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10 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Ter 12 Jul 2011, 16:07

Porque tu não usa uma série de uns 3 borbulhadores, que trabalhem com bolhas pequenas, para retirar os vapores? Os vapores ao baterem na água mais fria dos borbulhadores vão condensar e ficar ali mesmo. O reservatório seria para solução eletrolítica, já os borbulheadores são a parte e não precisam ser grandes.

O vácuo diminui a temperatura de ebulição e dependendo do ponto de entrada do HHO no motor, ele estará sobe forte vácuo. Não estou recomendando que tu mude o local de entrada, afinal, em se tratando de HHO, coisa em experimentação ainda, todas as opções tem de ser levadas em consideração e eu não recomendo nem desaconselho nenhuma, só te lembro para esse fato que o vácuo provoca.

Dependendo do eletrólito a formação de “contaminantes” é muito maior, pois gera coisas diferentes dos gases oxigênio e hidrogênio, por isso existe em consenso de que um eletrólito fortemente alcalino, como os feito a base de KOH ou NaOH, seja a melhor opção. Pelo teu nível de pesquisa creio que tu já saiba disso.

Eu já vi um outro eletrólito, que se tu conseguir arrumar, me causa grande curiosidade sobre seu uso, são os “liquidos iônicos”. Veja um trabalho sobre eles aqui -> (líquido ionico)

Na minha opinião existe uma coisa a se persseguir numa eletrolise: Baixar a voltagem entre eletrodos. O grande problema da se baixar voltagem entre eletrodos e que a produção cai a praticamente zero, sendo necessário aumentar a voltagem até que a produção se torne aceitável e gerando calor no processo, que nesse caso significa ineficiência.

Os truques para aumentar a produção diminuindo a voltagem entre eletrodos, passam por um eletrólito mais condutivo, menor distância entre placas que permitam a fuga das bolhas, aumento da área dos eletrodos, eletrodos com catalisadores (platina, por exemplo) e aquecer por fora o eletrólito.

Além do calor tornar o eletrólito mais condutivo, permitindo o uso de voltagens menores e mantendo a produção, a energia para transformar água em seus gases originais, virá não somente da eletricidade, mas do calor adicionado também.

Não estou advogando o uso de voltagens grandes entre eletrodos que esquentam eletrólito, estou dizendo para usar calor grátis externo, por exemplo, vindo do escapamento.

A idéia é pegar um gerador em que já foi feito de tudo para operar com algo em torno de 1,5V entre eletrodos, uso do melhor eletrólito, acerto da distância entre eletrodos, uso da maior área de eletrodo possível, se possível, eletrodos tratados com catalisadores e ainda assim não foi possível conseguir uma boa eletrólise a 1,5V entre eletrodos. Agora, adiciona calor externo até essa eletrólise começar a dar frutos, muitas bolhas, ai sim teremos uma eletrólise eficiente. Provavelmente essa eletrólise será feita sob pressão para permitir o aquecimento do eletrólito sem muitas perdas por evaporação.

Eu sempre acho que esse assunto, o HHO, esta sendo abordado na direção errada. Não é tentando fazer o melhor gerador eletrolítico que isso tem de começar, pois como disse antes, as pesquisas que foram feitas em laboratório sobre isso, usavam abundancia de gás hidrogênio, não existia o termo HHO, e o problema era apenas do que o gás hidrogênio pode fazer pela combustão. Não se perdia tempo com a geração de gás hidrogênio, ele tinha em abundancia até para fazer o carro funcionar com apenas gás hidrogênio. Enquanto perdemos tempo tentando criar o melhor gerador de HHO que pode existir, não sabemos quanto HHO um motor precisa, se de 1 LPM, ou de 1 LPS (litro por segundo mesmo). Como fazer um gerador de gás hidrogênio (ou HHO se preferir), se não sabemos a demanda?

Novamente te pergunto quais são suas aflições quanto ao aquecimento? Quero que tu pense nisso, pois virou uma fator limitante ao uso do HHO na sua cabeça e não é necessariamente ruim o uso de eletrólito quente, muito pelo contrário, só tem que se livrar do vapor antes de por isso no motor.

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11 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Ter 12 Jul 2011, 16:30

barias escreveu:...está relacionado no site anterior como um eletrolito que não aquece e que tem boa produção de HHO, sem ou com quase pouca contaminação. Neste site que mencionei, os caras passaram pelo mesmo problema, ou seja aquecimento, formação de contaminantes e estão dando a dica do que pode ocorrer. Acredito que o segredo do HHO não está simplesmente ...

Passa o link desse site para mim, obrigado.

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12 É este aqui! em Qui 14 Jul 2011, 05:16

barias


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http://www.hhocarfuelcell.com/facts/electrolyte.php

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13 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Qui 14 Jul 2011, 07:43

Obrigado, vou ler.

Agora, tu ainda não respondeu o porque tu está implicando com o aquecimento de gerador de HHO. Desculpe se eu insisto, mas também já achei que um bom gerador seria um gerador frio, agora percebo que com os devidos cuidados pode ser uma boa solução manter-lo quente.

Um gerador de HHO não trabalha realmente a 12V (ou 13,8V, quando o alternador esta a pleno vapor), ele divide essa voltagem, através de suas placas neutras, para algo um pouco acima de 2V entre cada placa, essa é a voltagem real de trabalho. Com o gerador já pronto, ou com o número de placas neutras já fixado, aumentar a eficiência do eletrólito só vai fazer passar mais corrente, que multiplicado pela voltagem dará mais consumo, também dará mais HHO e mais calor. Normalmente o que se quer é mais HHO, mas nesse caso o calor vai vir junto.

O correto é se saber exatamente quanto HHO queremos, antes de fazermos o gerador de HHO.

imagine que se deseje 1 LPM e seu gerador esta esquentando e foi construído com 4 placas neutras. Com o alternador funcionando e a voltagem em 13,8V você estaria trabalhando com 2,76V entre placas, sua produção desejada esta sendo alcançada, mas você esta consumindo 17 amperes, que multiplicado pela voltagem de trabalho (2,76V) e ainda multiplicado pelos 5 compartimentos em que ocorrem a eletrólise, ( 2,76 x 17 x 5 = 235W), do qual apenas uns 127W estão sendo transformados em HHO, ficando uns 108W para esquentar o eletrólito. Você melhora a eficiência do eletrólito e ele se torna mais condutivo, consumindo agora, na mesma célula eletrolítica e sob o mesmo regime de voltagem (13,8V total), 25 amperes. Você terá alterado a produção de 1 LPM para 1,5 LPM e consumindo um total de 345W, onde uns 160W iram aquecer o eletrólito mais ainda, tornando o eletrólito mais condutivo e subindo e estabilizando o consumo em uns 30 amperes, com novo aumento de produção de HHO e deixando a temperatura final bem mais quente do que antes do eletrólito poderoso.

Nota: Você já percebeu que a produção começa em um pico, caindo logo a seguir, para depois subir novamente com o aquecimento do eletrólito, até alcançar um equilíbrio?

A produção de um gerador, a menos que seja controlada por um PWM, só deve ser medida após ele chegar a um equilíbrio e levando em consideração a voltagem de 13,8V que o alternador oferece a um carro andando. Senão será um estado de equilíbrio a 12V, ou a carro parado, ou ainda a gerador frio.

Quando tu coloca um eletrólito mais eficiente, que irá aumentar sua produção além do planejado, tu deve trazer a produção para o nível anterior planejado por adicionar mais uma placa neutra. Isso vai diminuir a voltagem de trabalho (voltagem entre duas placas) e fazer a nova célula eletrolítica trabalhar mais fria, com menos corrente (amperagem) e menos calor, mas na quantidade de HHO planejada.

Colocar um PWM + um super eletrólito, vai realmente fazer você ter uma temperatura menor e manter a produção planejada, só que não melhora a eficiência do gerador como se tu tivesse colocado mais um neutro.

Eu to achando que tu implicou com o aquecimento, se apavorou com os vapores gerados e nem parou para medir o que o HHO poderia ter feito (ou não feito) no seu carro. O bom disso foi tu ter notado que o VOLO sozinho já tava dando conta do recado, falta ver o papel do HHO nesse processo.

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14 Evaporação em Qui 14 Jul 2011, 18:00

barias


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caro colega não tem problema o aquecimento. O problema é água que se forma e água você sabe o que faz ao motor, pois vc já respondeu Calço Hidráulico! e isso eu não quero. Percebi que a água no meu borbulhador esquenta muito, mas acredito que o local onde ele etá instalado também deve influenciar. Diante disso, estou procurando um novo borbulhador para ficar na frente do radiador. Com o novo eletrolito está demorando mais juntar água e a produção está muito boa, mas ainda não medi. O PWM ainda não chegou mas já estou testando o novo eletrolito e gostei! O meu problema é água! Meus filtro é pequeno de COMPRESSOR DE AR deve acomodar uns 80ml está enchendo devagar, mas com hidróxido de potássio em 10KM enche rápido. Hoje testei com o novo eletrolito e foi bom mas após 10KM começou a gotejar.

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15 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 00:03

Beleza, se o HHO já foi reintroduzido no possante, só falta lhe perguntar uma coisa, ou duas, mas vamos a primeira: Só o VOLO tu reportou uma economia de 26%, agora com o HHO trabalhando junto, como ficou?

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16 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 00:07

Segunda pergunta: Quando tu tiver mais detalhes das diferenças entre o novo eletrólito e o hidróxido de potássio, conta. Qual é esse novo eletrólito?

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17 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 04:51

Lembrando um comentário que vi em outro fórum, um sujeito falou de se por um “quebra ondas” após ou no borbulhador. Porque disso? Com o sacolejo do carro, a água contida no borbulhador pode alcançar a saída do gás e acabar sendo sugada pelo motor.

Nesse caso seria mais que mero vapor condensado se acumulando, seria um gole d’água mesmo.

O “quebra ondas” seria algum obstáculo físico que impedisse a água de alcançar a parte superior do borbulhador, onde deverá estar a saída do gás, durante um sacolejo.

Ele não deu sugestões de como fazer isso, só aconselhou colocar.

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18 Aquecimento em Sex 15 Jul 2011, 07:53

barias


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Calma to testando! Só hoje consegui resolver o problema do aquecimento, sem usar o PWM que ainda não chegou e acho que não vou usar! Instalei o reservatório na frente do radiador, preciso de um maior e acho que vou adaptar algum comprido. Ficou muito apertado, mas está trabalhando frio e seco, sem vapores e sem juntar água no filtro. Agora só resta encher o tanque de 70L de gasolina e ver quanto o bichão vai fazer. Estava rodando com 10L de gasolina e cheguei a colar o ponteiro no 0 (zerão) do marcador de km do bicho rodou 101km, mas fiquei com medo de enguiçar com o bichão. O jeito é encher o guloso até a borda e rodar!! E lá vai R$ 190,00. Mas realmente estou feliz por ter resolvido o problema do aquecimento que ocorria por estar em cima da bateria dentro do compartimento próximo ao motor, o que causava um aquecimento enorme e consequentemente "Água". Agora com o reservatório na frente do radiador o mesmo fica geladinho!!!! Vamos aos testes até segunda posto mais comentários.

E tome vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=e6dfabWLiAY

http://www.youtube.com/watch?v=RZElo83vXoE

http://www.youtube.com/watch?v=ZPwpFgcwdq0[justify]

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19 Aquecimento em Sex 15 Jul 2011, 08:11

barias


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Olha o novo eletrolito eu adquiri com um cara aqui no site e realmente pelo que pude ver é bom, mas acho que o meu problema não era o Hidróxido de potássio, mas o local que estava o reservatório, pois mesmo com o eletrolito que ele me vendeu houve aquecimento só que foi gradual, já o hidróxido de potássio o aquecimento é quase que instantâneo, ou seja, muito rápido. Rodei uns 7km e não juntou água, parei verifiquei o filtro e nada de água rodei mais uns 7km e ao chegar na minha garagem um pouco d´água, começava a condensação. Fiquei puto arranquei tudo e num momento de iluminação resolvi instalar o reservatório na frente. Fui jantar fora e rodei uns 25km parei no restaurante abri o capu e nada de juntar água no filtro ou aquecimento do reservatório, voltei pra casa e rodei os mesmos 25km e até agora sem água no filtro e sem detritos químicos. Vamos ver até segunda relato os testes!!! VEJA OS VIDEOS E ME DIGA SOBRE A PRODUÇÃO DE GÁS HHO.

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20 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 15:58

Pelo que entendi você esta mostrando o reservatório do eletrólito e a produção do HHO. Também, em um dos vídeos, acho que tu mostrou o filtro de umidade. Uma coisa não me ficou claro, o recipiente branco era o reservatório do eletrólito, ou o borbulhador?

A produção está boa, não é pequena para os padrões do HHO, imagino que chegue perto dos 1 LPM. Mesmo assim, só para ser detalhista, quando tu puder medir a produção, junto com consumo de corrente no momento, seria interessante para documentar como isso está funcionando no seu carro.

Não sei se seu gerador é seco, ou molhado, nem qual a configuração. Também não sei o ponto de entrada do HHO no motor.

Estou imaginando que tu fez do reservatório de eletrólito, também o seu borbulhador. Não sei se tu colocou após o reservatório do eletrólito o borbulhador, ou só o filtro de umidade.

Obrigado por compartilhar sua experiência.

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21 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 18:59

Só para alinhar as idéias, vai um desenho com os elementos principais do sistema HHO. Não coloquei a entra do HHO no motor por não ter certeza de onde seria o melhor lugar de entrada.



Os elementos principais são:

O gerador HHO, nesse caso um Dry Cell, com o seu reservatório de eletrólito que fica localizado acima da célula eletrolítica. O motivo obvio de se colocar o reservatório de eletrólito acima da célula eletrolítica é para que a gravidade mantenha a célula eletrolítica o mais cheia possível, evitando a necessidade do uso de uma bomba para forçar a circulação do eletrólito. Na minha opinião, essa parte pode ficar um pouco quentinha que até melhora a condutividade do eletrólito.

Se fosse uma célula imersa, então o reservatório de eletrólito não seria necessário, pois célula e reservatório seriam um recipiente só.

Depois de gerado o gás é hora de eliminar os vapores. Isso pode ser feito com um borbulhador com água. Para que isso seja bem feito a água deve permanecer fria e as bolhas serem pequenas. Por isso essa parte deveria ficar na frente do radiador, sem impedir muito o fluxo de ar para o radiador para não cobrir um santo e descobrir o outro. Poderia também ser feito de metal para melhor refrescar a água dentro dele.

O borbulhador pode ter um defeito indesejável, o de no sacolejo formar uma onda que alcançaria o topo e poderia ser sugado pela saída do gás que vai direto ao motor, com seus terríveis efeitos de calço hidráulico. Por isso coloquei umas bolas de isopor pequenas flutuando acima da água do borbulhador na intenção de evitar isso. Essa solução não foi testada, é só uma idéia.

Por último vem o “flashback arrestor”, que teria a função de evitar que uma eventual chama penetre dentro do borbulhador e o estoure. O próprio flashback arrestor seria uma última salvaguarda de alguma aspiração de água acorrida. Na minha opinião ele também deve funcionar numa posição fria do cofre do motor, para melhor extinguir a possível chama entrante. Dizem ser imprescindível em sistemas carburados e opcional em sistemas injetados.

Acho que não preciso comentar fusível e relé.

Na sua instalação tem um filtro de umidade que não coloquei aqui. Que outros detalhes estão diferentes na sua instalação?



Última edição por ET-e-HHO-existe em Sex 15 Jul 2011, 19:09, editado 1 vez(es)

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22 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 19:06

barias


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ET-e-HHO-existe escreveu:Pelo que entendi você esta mostrando o reservatório do eletrólito e a produção do HHO. Também, em um dos vídeos, acho que tu mostrou o filtro de umidade. Uma coisa não me ficou claro, o recipiente branco era o reservatório do eletrólito, ou o borbulhador?

A produção está boa, não é pequena para os padrões do HHO, imagino que chegue perto dos 1 LPM. Mesmo assim, só para ser detalhista, quando tu puder medir a produção, junto com consumo de corrente no momento, seria interessante para documentar como isso está funcionando no seu carro.

Não sei se seu gerador é seco, ou molhado, nem qual a configuração. Também não sei o ponto de entrada do HHO no motor.

Estou imaginando que tu fez do reservatório de eletrólito, também o seu borbulhador. Não sei se tu colocou após o reservatório do eletrólito o borbulhador, ou só o filtro de umidade.

Obrigado por compartilhar sua experiência.



Isso mesmo meu reservatório é também meu borbulhador, tem problema?

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23 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 19:44

barias escreveu:

Isso mesmo meu reservatório é também meu borbulhador, tem problema?

Dei uma editada no texto anterior e talvez tu não tenha lido, já que postamos em intervalos muito próximos.

O conjunto Dry Cell e reservatório além de serem provavelmente mais quentinhos, propiciando mais vapores, tem a função de manter a célula seca (Dry Cell) cheia de eletrólito por gravidade.

Alguma refrigeração e eliminação de vapor também é alcançada, só que se tu reparar o cheiro do gás ainda apresenta uma característica cáustica vindo dos ainda presentes vapores de soda cáustica (meu caso), ou potassa cáustica. Se ainda pode-se notar vapores cáusticos, com certeza um pouco de vapor d’água ainda estará presente.

Por isso mais um recipiente mais fresco, só com água e bolhas pequenas, para dar mais uma limpada no gás HHO. A quem coloque mais de um borbulhador e tu que colocou um filtro de umidade no caminho. Tudo é válido para deixar o gás mais limpinho e com menos vapores.

Vale notar que o borbulhador por natureza não elimina todo vapor, pois estando cheio de água e talvez até sendo submetido a algum vácuo da aspiração do motor, haverá uma evaporação da própria água que esta no borbulhador. Isso é mais um argumento para separar o reservatório de eletrólito da aspiração do motor atravez do borbulhador, para que não force a evaporação do eletrólito com seus vapores cáusticos, que seja apenas só um pouco de vapor d’água.

Embora seja difícil recolher o gás na hora em que ele esta sob o efeito da aspiração do motor, para uma analise de eventuais vapores, tente recolher antes da entrada do motor (desconectando e recolhendo no velho esquema da garrafa pet emborcada numa vazilha d´água) e tente avaliar se ainda existem muitos vapores, em especial vapores cáusticos.

Por tentativa e erro tu deve tentar evitar aspiração d’água, retorno de chama (acho que não ocorre no seu carro, por ser injetado) e vapores cáusticos em especial. Se puder evitar muitos vapores d’água, seria bom, mas vapor d’água ainda é um dos produtos da combustão e em poucas quantidades não deve trazer problemas, além de ser quase impossível evitá-lo totalmente, ou um gás HHO realmente puro.

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24 Aquecimento em Sex 15 Jul 2011, 21:48

barias


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Realmente está funcionando muito frio, pois instalei na frente do radiador, ou seja quando o carro esta parado o ventilador arma e quando em movimento o próprio vento refrigera. Sendo assim, está funcionando bem frio, não medi, mas acho que uns 15º. Além disso, o copo do filtro não embaça, o que me permite avaliar que não há vapores. A linha do HHO está a um nível mais alto do que o reservatório sendo assim, acredito que mesmo que houvesse umidade ela retornaria ao reservatório. Vou analisar os resultados e vou postando para o conhecimento de todos.

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25 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO em Sex 15 Jul 2011, 22:28

No final das contas quem instala isso tem de dar o polimento final e se garantir de que nada de mau vá acontecer ao motor.

Se tu conseguiu produzir o gás, frio ou quente, se percebe que nem vapores ruins e nem água estão entrando no motor, então deve estar bom, só falta concluir quais os benefícios alcançados.

Fiquei com uma dúvida. Tu falou em encher o tanque até a boca para testar a quilometragem. Eu sei que existe em carros mais novos, dentro do tanque de combustível, alguma peça que serve para medir alguma coisa para a injeção eletrônica, que não deve ser encharcada de combustível. Procure ver se tu pode encher teu tanque até a boca, com fazíamos antigamente, ou deve parar quando a bomba do posto acusa automaticamente que encheu.

Um cuidado a mais: O HHO, ou gás oxi-hidrogênio, é uma gás mais leve do que o ar e explode, não queima. O teste da bolha explosiva e o balão que flutua, pode ser um bom teste para você saber se esta criando o verdadeiro HHO. Se quiser um teste mais profundo, dá sua queima só pode sair vapor d’água e se você o queimar em um ambiente confinado (nem imagino como fazer isso), no fim, quando esfriar, só pode sobrar água. Se sobrar algum gás a mais, não é o verdadeiro HHO. Claro que você ainda deveria provar a água para ver se ficou com um gosto estranho.

Digo isso porque eu sei que da soda cáustica, ou potassa cáustica, se o eletrodo não se corroer no processo, só sai HHO, mas esse novo eletrólito, o que será que sai?

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26 Re: AQUECIMENTO E EVAPORAÇÃO Hoje à(s) 04:09

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