Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Carro a vapor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Carro a vapor em Sab 13 Ago 2011, 05:12

Como não funciona colocar aqui o link, pois teria de ter usuário e senha para acessar, vou transcrever na integra o texto que vi em um grup o de discução:

(Antes de ler o texto, deixo um link de uma dupla que fazia carros a vapor melhores que os a combustão interna --> Stanley Steam automobiles )

"O MOTOR A VAPOR

Veículos com motor á vapor foram fabricados por 300 anos, em grande
quantidade e diversidade de tipos e modelos. Fabricados em maior
quantidade foram: automóveis, caminhões, tratores e locomotivas.

Dos mais de 900 fabricantes de automóveis a vapor que existiram,
ainda resta um, onde é possível por U$ 22.000,00 sob encomenda se
obter um automóvel modelo esportivo, cupê conversível com motor a
vapor de três cilindros e 120 cavalos. Das centenas de fabricas de
Locomotivas á vapor, restou uma na China que ainda fabrica
locomotivas a vapor.

Atualmente ainda são fabricados, grandes motores á vapor, por não
existir outro tipo de motor que tenha 350 000 HP, potencia
necessária para levar gigantescos Submarinos e Porta-Aviões a altas
velocidades. Estes motores são turbinas a vapor com aquecimento por
queima de óleo, ou nuclear (Combustível que dura vários anos, sem
reabastecer).

Do vapor, foi isso que restou....

Vale lembrar que antes de 1885 não existia outro tipo de motor que
não fosse movido a vapor. Todos os veículos eram movidos por motores
de combustão externa (*), ou seja motores á vapor.
(*) Motor de combustão externa são os motores onde a queima do
combustível ocorre fora do motor.

Em 1885 surgem os motores de combustão interna (Motor a gasolina),
na fase inicial do motor a gasolina de 1885 até 1910, este motor
tinha sérios problemas para entrar em funcionamento. Pela manhã com
o motor frio, era necessário primeiro se avançar (por tentativa) o
magneto, depois (por tentativa), tinha de se acertar a mistura ar/
combustível (Gotejador), acertar a abertura das borboletas e girar a
manivela. Ritual que com uma boa dose de sorte levava horas para
funcionar. No inverno estes motores não pegavam devido estar muito
frio. Quando muito quentes paravam de funcionar e era necessário
esperar esfriar. Quando em funcionamento, sofriam muitas panes e
defeitos, paravam de funcionar repentinamente, e isso significava
mais horas e horas de tentativas. Para complicar ainda mais a
qualidade da gasolina na época variava muito, e cada uma tinha um
ajuste diferente da outra.
A Gasolina na época era um produto de alto custo, vendida em latas de
um galão (3,75 L).

Neste mesmo período os automóveis a vapor após 20 minutos de
aquecimento da caldeira eram colocados em movimento sem qualquer
problema. E passavam a funcionar perfeitamente durante o resto do
dia. Alguns proprietários deixavam a chama piloto ligada durante a
noite assim de manhã após 5 minutos de aquecimento (mesmo no inverno)
o veículo era colocado em movimento.
Portanto até 1910 os automóveis a vapor eram muito superiores (todos
os aspectos), e funcionavam muito melhor que os automóveis á
gasolina. O melhor testemunho deste fato é que todas as ambulâncias
eram movidas a vapor não existiam ambulâncias com motor a gasolina,
por não serem veículos confiáveis.

De 1910 a 1920 os automóveis a gasolina evoluíram muito, surge a
partida elétrica, carburador, e a gasolina passa a ter qualidade
constante. Agora para se colocar o motor em movimento, basta apertar
um botão, e o motor entra em funcionamento, e bastam apenas alguns
minutos para aquece-lo. O automóvel a vapor ainda necessita de 15
minutos de aquecimento, o que virou uma eternidade para o usuário,
passou a ser um tempo que não podia ser perdido. Pois em 15 minutos
muitos já haviam chegado ao seu destino.
O automóvel a gasolina é barulhento, mas os usuários gostavam do
barulho. Virou uma espécie de Status andar com veículos a gasolina.
Demonstrava conhecimento e capacidade, saber ligar este motor,
ecolocar o automovel em movimento. Coisa para poucos e motivo de
muito orgulho.

O automóvel a vapor perdeu muitos adeptos. Mas ainda tinha muitas
vantagens sobre o automóvel a gasolina: Não tem pedal de embreagem,
não tem caixa de cambio, não é necessário trocar marchas. O veículo
é automático, como se fosse um hidramático, muito fácil de dirigir,
não necessita de experiência ou treinamento para ser dirigido. Queima
combustíveis mais baratos (Óleo, Querosene, Carvão etc) o custo do
quilometro rodado é muito mais baixo que a gasolina. Os automóveis
a vapor tem motores mais possantes, tem melhor desempenho em
aceleração, arrancada, velocidade máxima e subida de montanha. O
consumo de combustível em 1920 é igual para o s motores a vapor e
gasolina, 12 a 16 milhas por galão (De 5 a 7 Km/l.) Mas o óleo ou
querosene é muito mais barato que a gasolina.

De 1920 a 1930 0corre o declínio do automóvel a vapor, embora o mesmo
continuasse com motores mais possantes de 80 a 100 HP, (o motor a
gasolina atinge isso somente depois de 1930)..
O automóvel a vapor tem uma durabilidade muito mais alta, não tem
vibrações, em velocidade máxima seu motor gira apenas 1200 RPM,
quando o carro para, o motor para. O motor tem menos péças, menos
desgaste, menos manutenção. O motor a vapor é silencioso, nos
veículos com condensador um litro de água é suficiente para rodar 200
quilômetros. Consome um litro de óleo lubrificante a cada 3000
quilômetros. Consome um litro de combustível a cada 12 Km. Em 1930
automóveis á vapor Doble, eram colocados em movimento após um
aquecimento de 30 segundos em pleno inverno. Os automóveis a vapor
eram mais velozes, silenciosos, econômicos e confortáveis.
apresentavam melhor qualidade mecânica.

Mas quem venceu o automovel a vapor foi o custo dos materiais,
exemplo uma caldeira com 260 metros de tubos de aço inoxidável ou
e cobre custava muito caro para ser produzida com a solda artesanal
feita manualmente por um artesão. Em um determinado momento o
automovel a gasolina passou a ser fabricado em linhas de montagens e
o seu preço caiu pela metade do preço do automovel a vapor . A
diferença era muito grande, e os automóveis a vapor foram se acabando.

No final da década de 60 descobre-se que os níveis de poluição
gerados pelo motor a gasolina, são cancerígenos, descobre-se que a
poluição estava destruindo a camada de ozônio, estava destruindo as
florestas, estava destruindo o planeta.
Surgem as leis antipoluição que impõem níveis máximos de emissão de
poluentes para automóveis. Em 1970, o motor a gasolina não consegue
reduzir seus níveis de poluição para os niveis exigidos.
Antigos automoveis a vapor são testados, e se descobre que
apresentam uma emissão dez vezes menor que os níveis permitidos. Os
gigantes: General Motors, Lear, Mitsubishi, Mercedes, Volkswagem,
Morris, McCulloch, Honda, começam a pesquisar e constroem automóveis
com motores a vapor, os quais apresentam ótimos resultados, com
niveis de poluição proximos a zero.

Em seguida descobre-se que a utilização de catalisadores nos
sistemas de escapamento, associados a eletrônica no gerenciamento da
injeção de combustível reduzem os níveis de emissão do motor a
gasolina, para valores um pouco acima aos estabelecidos.

Nos bastidores murmura-se, que poderosas organizações não querem a
volta do automovel a vapor.
Os comentarios apontam que o mesmo independe do petróleo, queima
qualquer coisa, e consome
menos combustivel e lubrificantes. Seu motor usa uma vela de ignição
por toda sua vida útil que é de um milhão de quilometros. Não tem
carburador, distribuidor, motor de partida, embreagem caixa de cambio
etc. Ou seja tem poucas péças e uma altissima vida útil., e isto
seria o fim da industria de auto péças.

O fato é que o automóvel a vapor é guardado novamente, e não se fala
mais no assunto."

Ver perfil do usuário

2 Re: Carro a vapor em Sab 09 Jun 2012, 23:47

Selfere


Rank : 0
Rank : 0
Com os escapamentos gerando 700 graus poderia ser feito um pequeno co-motor a vapor.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum