O mito da mistura pobre
Para ficar claro, eu tenho dúvidas sérias sobre o valor de injetar oxi-hidrogênio + vapor junto com o ar, para que o motor tenha economia ou se torne menos poluente. São dúvidas, não certezas.
Um procedimento que se tem usado ao se injetar a dita mistura acima, também chamado de “colocar HHO no motor”, tem sido de empobrecer a mistura, ou usar mistura pobre junto com o HHO.
Não vou falar aqui da utilidade do HHO nesse tipo de instalação, vou falar da mistura pobre, que me parece (não tenho certeza) ser o real responsável por tudo que dizem ser feito pelo HHO.
Uma mistura pobre é rica em oxigênio, condição química favorável a combustão e com potencial de acelerar o tempo da queima do combustível no pistão.
Se você lembrar que o ponto ideal para a ignição seria após o PMS (ponto morto superior) e antes dos 14° após o PMS, lembrará que somente por causa da lentidão da queima do combustível se inicia a combustão antes do PMS, ao se usa o avanço da ignição.
A outra função do avanço e fazer que o momento de maior pressão dentro do pistão ocorra o mais próximo possível dos 14° após o PMS, isso é uma característica mecânica de todos os motores . Alem dessa função que significa mais força para o motor, mexer no avanço elimina a detonação que pode danificar seu motor.
O avanço da ignição é importante, mas causa seus prejuízos. Justo por comprimir uma mistura já queimando é que o risco de detonação aumenta, alem de aumentar o tempo que as paredes do pistão entram em contato com a super quente mistura que se queima.
Reduzir o tempo de queima e a necessidade do avanço só trás benefícios para o motor. Menos possibilidade de detonação, menores temperaturas no motor, mas tempo para que se realize uma queima completa antes que a mistura queimante comece a esfriar parando a combustão na descida do pistão, menos poluição e carbonização. Parece com o que o HHO promete, não?
Se consegue tudo isso com uma mistura acertadamente pobre e redução no avanço da ignição.
Aqui está o mito: Mistura pobre para manter o motor mais frio, descarbonizar , reduizir emissões, reduzir consumo. Como!? MISTURA POBRE AQUECE E QUEBRA O MOTOR! Vão berrar alguns, senão todos, ou quase todos.