Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

apresentaçao e duvidas...

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1apresentaçao e duvidas... Empty apresentaçao e duvidas... Sex 31 Ago 2012, 03:44

polako


Rank : 0
Rank : 0

dae galera ...

mu nome é: Jhony (apelido polako)
sou de Araucária
PR (cidade metropolitana de curitiba) Laughing Wink

estou montando meu primeiro gerador ...
estou cm algumas duvidas ...
*preciso controlar amperagem / voltagem?
*posso montar dentro de um tubo de pvc?
*qual melhor mistura?
*preciso por celulas neutras?
*tem problema eu usar barra roscada de de aço p ligar as chapas?(em celula submersa)??
* qual melhor distancia entre as placas?
Question Question Question Question

minhas placas estão com 70X70mm (aproximadamente)
pretendo usar 53 chapas ou eh melhor 52?(26+,26-)??

2apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sex 31 Ago 2012, 11:57

marcelo.eletrotecnico

marcelo.eletrotecnico
Rank : 5
Rank : 5

Se não usar placas neutras, vai precisar usar um controle de corrente, senão vai produzir vapor demais. A quantidade de placas 52 ou 53 não vai importar se não vai usar placas neutras. Este assunto já está exaustivamente discutido em outro tópico:

https://forum-hho.forumeiros.com/t188-criacao-de-gerador-de-hho

3apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sex 31 Ago 2012, 20:53

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

polako escreveu:dae galera ...

mu nome é: Jhony (apelido polako)
sou de Araucária
PR (cidade metropolitana de curitiba) Laughing Wink

estou montando meu primeiro gerador ...
estou cm algumas duvidas ...
*preciso controlar amperagem / voltagem?
*posso montar dentro de um tubo de pvc?
*qual melhor mistura?
*preciso por celulas neutras?
*tem problema eu usar barra roscada de de aço p ligar as chapas?(em celula submersa)??
* qual melhor distancia entre as placas?
Question Question Question Question

minhas placas estão com 70X70mm (aproximadamente)
pretendo usar 53 chapas ou eh melhor 52?(26+,26-)??

Tuas perguntas em vermelho e minhas respostas em azul, outros comentários em letra normal mesmo:

*preciso controlar amperagem / voltagem?
Sim, mas evite usar eletrônica nessa tarefa, pois além de desnecessário é mais complicado e ineficiente, além de sempre consumir mais alguma energia nas peças eletrônicas usadas

*posso montar dentro de um tubo de pvc?
Se for para experimentar, pode; mas se quiser colocar isso no cofre do motor, tente recipiente mais resistente. O ACalister pode te dar ideias melhores.

*qual melhor mistura?
Aquela que não gere nada mais que oxigênio e hidrogênio e se adéqua a sua produção com o gerador construído.

*preciso por celulas neutras?
Evitar os neutros por não entende-los, ou para evitar os problemas com fuga de corrente, te leva a uma situação difícil, por isso todos escolhem por neutros. Neutros não são neutros, são células em série, como pilhas em série que tu põe na sua lanterna (tu achava que numa lanterna com 3 pilhas, a pilha do meio era neutra?)

*tem problema eu usar barra roscada de de aço p ligar as chapas?(em celula submersa)??
Só de fuga de corrente e talvez corrosão.

* qual melhor distancia entre as placas?
Aquela que permitir a menor voltagem com a mesma produção. Isso não significa nem mais e nem menos, mas a distância exata para a construção de gerador que tu fez e a voltagem entre placas e a mistura eletrolítica.

Primeira coisa que tu deveria fazer: Ler o tópico inteiro (especialmente o início) Coisas que "eles" não querem que você saiba. Nesse tópico tu vai cair das nuvens e saber que não está provado que tu vai se dar bem. Ciente dos riscos vamos por mãos a obra.

Segundo coisa a fazer: Descobrir o quanto tu gosta e sabe sobre coisas como química, eletricidade e funcionamento de motores. Se tu não esta com paciência de aprender... bem tenta ter sorte ao comprar um gerador pronto com um manual explicadinho para sua instalação. Se quiser aprender, paciência e perceverança, além de saber que não pode reclamar quando perceber que gastou dinheiro à toa.

Terceira coisa a fazer: Decida se vai comprar o gerador pronto ou fazer o seu. Nenhuma das duas hipóteses te exime de aprender química, eletricidade e mecânica avançada sobre motores.

Para ajudar nos seus estudos, em relação aos neutros, existe uma explicação, fora de lugar, sobre isso em volta dessa mensagem --> Sobre neutros e geradores

Percebeu que suas perguntas arranham o que se tem de saber sobre cada assunto? Se eu for explicar detalhadamente cada pergunta sua teria de escrever um pequeno livro, isso se soubesse responder tudo, por isso vou te dar umas dicas apenas e tu pergunte mais até chegar ao conhecimento que tu quer e eu puder (souber) te passar:

Células imersas apresenta muitos caminhos para que os íons pule os neutros em direção de uma voltagem maior, a isso chamamos de “fuga de corrente”. Muitos íons farão esse caminho não planejado e mais curto. Um projeto bem elaborado pode reduzir isso a um mínimo desprezível. Uma célula dita seca (dry cell) é mais fácil contornar esse problema, embora também exista.

Uma eletrólise que gera gás hidrogênio (não hidrogênio, pois esse já existia na água) nem sempre é uma eletrólise da água. Se não houver uma eletrólise da água, o que estará sendo eletrolisado e com que resultados químicos? Por isso se usa eletrólitos básicos (cáusticos), para eletrolisar a água.

A eletrolise se dá em duas etapas, uma é a transformação dos íons em radicais livres (acaba aqui a função elétrica da eletrólise), após essa conversão, naturalmente os radicais livres iram reagir para formar alguma substância química mais estável que eles, isso pode ser corrosão na placa ou os gases oxigênio e hidrogênio que tu quer.

Não se perde energia e nem se cria no processo. Ao fabricar o gás hidrogênio, parte da energia elétrica gasta fica armazenada na molécula de hidrogênio para uso futuro (queima) e a outra parte faz o gás ter pressão e os íons se movimentarem na solução em direção as placas.

Apenas 1,23V x amperagem será a energia que ficará retida no hidrogênio, o restante será desperdiçado como calor. Então se tu usa 12V direto, vais ter mais calor gerado que gás hidrogênio, compare com uma lâmpada de 200W incandescente e outra de 10W eletrônica, não importa se a de 200W iluminou mais, será a lâmpada eletrônica a mais eficiente em conversão de energia.

Para haver eletrólise é preciso que eletrólito toque no eletrodo, se tiver bolhas demais acaba por essas bolhas bloquearem esse contato, pense. Então a melhor distância entre placas e a menor possível em que as bolhas não atrapalhem. Eu já usei distância de 0,3mm (isso mesmo, praticamente uma folha de cartolina), mas a produção de bolhas era baixíssima e não atrapalhava.

Se tu põe calor no eletrólito, tu põe mais energia (térmica) ao processo, isso diminui a sobrevoltagem necessária a uma boa eletrólise. Calor e abundancia de íons fazem uma boa eletrólise, só que o calor produz muito vapor.

A eletrólise perfeita, 100% de rendimento energético, nem sei se é possível, talvez em laboratório para gerar umas poucas moléculas (não bolhas) de gás hidrogênio. Então se acostume em perseguir um compromisso entre o maior gerador que tu pode fazer (intenção de aumentar a eficiência) e aceitar um eficiência menor em nome da possibilidade de execução do gerador. Não dá para usar 1,23V, tu nem vê fazer bolhas, mas de 2V a 3V já dá para ser usado, já usar 12V é o mesmo que usar lâmpadas de 500W incandescente (barato de fazer e fácil) onde tu vai pagar caro na conta do consumo.

Sempre prefira por mais neutros, acertar o calor da célula, acertar o eletrólito, do que usar o famigerado do PWM. Alias, o melhor uso de PWM seria para fazer um conversor DC/DC para descer a voltagem de 12V para 2V com eficiência de pelo menos 80%, ai sim valeria o uso de eletrônica nesse caso. Não consigo imaginar porque alguém acha legal controlar corrente com PWM no caso de geradores de HHO.

PWM é muito útil em muitas coisas, não em HHO, ainda não e imagino que nunca será.

Cansou? Isso é apenas o inicio!

4apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sáb 01 Set 2012, 02:21

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Para não se assustarem quando eles chegarem, vão assistindo a revoada de nossos irmãos intergalácticos da Federação Galactica da Luz:

http://www.bestrealufovideos.com/

5apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sáb 01 Set 2012, 04:42

polako


Rank : 0
Rank : 0

não cansei não...kkkk Very Happy Laughing
vamos la então para uma breve revisão...
melhor voltagem de se usar é entorno de 2V e 3V...
não eh aconselhável usar PVC.
quanto menor a distancia menor produção de bolhas e melhor desempenho


entendi algo errado



então vlw a ajuda ...

6apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sáb 01 Set 2012, 15:39

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

polako escreveu: não cansei não...kkkk Very Happy Laughing
vamos la então para uma breve revisão...
melhor voltagem de se usar é entorno de 2V e 3V...
não eh aconselhável usar PVC.
quanto menor a distancia menor produção de bolhas e melhor desempenho


entendi algo errado



então vlw a ajuda ...


As bolhas são dos gases hidrogênio e oxigênio (vulgo HHO), então tem de sair o máximo de bolhas possíveis, não o contrário como tu disse. Agora, se não houver espaço para elas sairem, então o transito dessas bolhas entre paredes apertadas irá diminuir a área de contato eletrodo+eletrólito, diminuindo a eletrólise e as bolhas. Enfim, ao invés de aumentar a produção tu limita. Se a abertura entre placas for muito grande, então as bolhas de HHO não vão limitar a produção, mas tu vai precisar de mais que 2V para fazer sair algumas bolhas.

Como tu pretende usar 2V ou 3V?

Para ver se tu entendeu mesmo, como se daria as "fugas de corrente" e pra que servem os neutros?

7apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Qui 13 Set 2012, 05:27

polako


Rank : 0
Rank : 0

ja dei uma olha pelo forum ...sobra a voltagem... entao ... quantas placas neutras usar?

8apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Qui 13 Set 2012, 06:06

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

polako escreveu:ja dei uma olha pelo forum ...sobra a voltagem... entao ... quantas placas neutras usar?

Usa pelo menos 5 neutras entre um (+) e um (-). Se quiser por 7 melhor, agora se tu conseguir o que quer com 8 neutros parabens, mais que isso duvido que faça bolhas.

9apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sex 14 Set 2012, 04:06

polako


Rank : 0
Rank : 0

ET-e-HHO-existe escreveu:
polako escreveu:ja dei uma olha pelo forum ...sobra a voltagem... entao ... quantas placas neutras usar?

Usa pelo menos 5 neutras entre um (+) e um (-). Se quiser por 7 melhor, agora se tu conseguir o que quer com 8 neutros parabens, mais que isso duvido que faça bolhas.

mas entao... essa neutras tbm vao produzir?

10apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sex 14 Set 2012, 04:28

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

polako escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
polako escreveu:ja dei uma olha pelo forum ...sobra a voltagem... entao ... quantas placas neutras usar?

Usa pelo menos 5 neutras entre um (+) e um (-). Se quiser por 7 melhor, agora se tu conseguir o que quer com 8 neutros parabens, mais que isso duvido que faça bolhas.

mas entao... essa neutras tbm vao produzir?

TU leu o que eu lhe indiquei? Senão, leia novamente, a resosta está lá

11apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Sex 14 Set 2012, 05:21

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

O Milzon sumiu...não vai aparecer em janeiro...rsrs

12apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Dom 16 Set 2012, 06:28

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

""...Consciência .... Educação ...... Empowerment ........ Ação ........... Liberdade!
DOWNLOAD GRATUITO http://www.alliesofhumanity.org/allies-of-humanity-book1.pdf

Que diabos está acontecendo lá em cima?
Deve ler descrição, bem como: "Durante as filmagens da lua em setembro de 2012 15 com o meu telescópio e Canon EOS 600D eu visto 13 orbs, provavelmente a partir de uma base lunar secreta alienígena. editei o material bruto e usou a cor dirrentent para obter uma melhor aparência desses objetos. original de O cru imagens que você pode ver aqui: . Se você acha que é falso basta procurar no YouTube por "UFO a partir da lua" ou "aterragem do UFO na lua" Há um monte de vídeos mais uma prova semelhante a esta "r3alw0rld. Uploader Original:-r3alw0rld Re-Edit POR: - DoD..."

13apresentaçao e duvidas... Empty Re: apresentaçao e duvidas... Dom 16 Set 2012, 06:37

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

O MILZON sumiu...será que já tá embarcado numa nave espacial, lá na lua?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos