Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

New Vision Fuel

5 participantes

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 25 ... 33  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 18 de 33]

436New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qua 07 Nov 2012, 22:31

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

New Vision Fuel - Página 18 !cid_C778C7950BEE48FCA031F9BE024437F3@usuarioed79ecd

437New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qua 07 Nov 2012, 23:02

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:Marcelo, não sei se tu me entendeu quando falei em ensinamentos “caixa preta” ou passar uma “caixa preta” para mim usar. Eu queria dizer que gosto de saber como funciona as coisas que uso, que pode ser uma televisão, ou um artifício matemático (uma fórmula), ou qualquer outro ensinamento que muitas vezes vem na forma de caixa preta, ou o famoso plug-play e não esquenta como funciona.

Retirando o exagero da minha curiosidade, que já me levou a situações interessantes, num caso mais prático como o desenvolvimento do HHO ou qualquer outro método de economia de nossos velhos motores automotivos, eu acho que entender o conteúdo da caixa e muito importante para podermos mexer nela. Que caixa, o MOBMIX? Não, seria o motor do carro mesmo e suas muitas variáveis.

Por exemplo, até que ponto eu entendo o que é o torque para o carro? É fácil olhar um gráfico, ler uns artigos e sair propagando as conclusões “caixa preta” que são oferecidas pelas revistas especializadas, mas significa isso que eu realmente entendi o que é o torque para o motor e o carro?

Não tenho pretensões de ensinar, como alguns julgam, mas vou deixar aqui o que tenho entendido sobre o assunto, que pode conter erros e necessitar de correções. Receberei e argumentarei sobre o assunto como sempre fiz, de acordo com o que sei e acredito no momento.

Do Hugo tenho que aguentar o deboche e a necessidade dele que eu defina de que lado estou, como numa guerra, como se minha dignidade como homem dependesse deu acertar em tudo que digo. De você eu sei que tu compreende que estou tentando raciocinar e entender mais essa variável, que não sei tudo e posso mudar o discurso depois, sem violar a dignidade de ninguém.

Torque:

New Vision Fuel - Página 18 Bicicletas-antigas-13

Abandonado o exemplo da gangorra e pegando a bicicleta que o Hugo usava quando pequeno, o torque seria, numa simplificação, a força que a pessoa faz no pedal na intenção de andar. Essa força poderia usar como unidade de medida uma comparação da força que 1kg de massa faz ao ser atraído pela gravidade da terra, ou 1kgf. Só que essa força se faz a uma distância de aproximadamente 25cm do eixo da roda (no pedal), isso causa uma força de rotação na roda menor que se fosse feita a 1 metro do eixo da roda, segundo o conceito de alavanca. Numa compatibilização de medidas, então 1kgf a 0,25 metros do eixo da roda é igual a 0,25kgf a 1 metro do eixo da roda, ou ainda podemos dizer que foi usado 0,25m.kgf de torque.

Se a criatura que pedala essa bicicleta conseguir manter esse torque de 0,25m.kgf e fazer uma volta por segundo na roda, sabemos que ele se esforçou mais que se realizasse esse mesmo torque, mas demorasse 2 segundos para dar uma volta na roda. Se o esforço foi maior, então podemos dizer que a potência consumida foi proporcionalmente maior também. Então a potência usada para realizar um torque depende de quantas voltas por unidade de tempo você dá no eixo sob torque, ou potência = torque x RPM.

Manter 1kg de pressão no pedal (que possui uma distância do eixo de 25cm) a uma velocidade de 1 volta por segundo requer mais poder que manter essa pressão com uma velocidade de 2 segundos por volta.

Se minhas contas estiverem corretas, o ciclista que pedalou uma volta por segundo na bicicleta acima descrita, usando uma força de 1kg, ele usou um torque de 0,25m.kgf a uma rotação de 60RPM, com uma potência de 15,4W ou 0,021CV.

Explicando melhor a conta:

Se eu empurrar o braço de uma manivela com tamanho de 1 metro, aplicando uma força equivalente a 1kg na ponta desse braço, eu estarei aplicando um torque de 1 m.kgf. Se eu girar, com esse torque, a manivela fazendo uma volta completa em 1 segundo, eu estarei fazendo um trabalho e consumindo energia que pode ser medida em watts ou CV.

Já que usamos o kg como unidade de força, ou kgf, e isso significa a força da gravidade da terra puxando uma massa qualquer com uma aceleração de 9,8m/s, então se empurrarmos (sem atritos) uma massa parada de 1kg com uma força de 1kgf, essa massa estará daqui a 1 segundo a 9,8 metros do ponto inicial. Como nosso braço de alavanca de 1m percorre um circulo de 6,28m (1m x 2 x Pi) em 1 segundo com uma força de 1 kgf empurrando, multiplicaremos 6,28 x 9,8 = 61,617 J/s, ou 61,617Watts. Por conversão direta 61,617W = 0,08377566CV.

Podemos dizer que com uma rotação de 60RPM e um torque de 1 m.kgf estaremos usando 0,0838CV.



Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 10:46, editado 4 vez(es)

438New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qua 07 Nov 2012, 23:18

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Pois é, numa só geração vou sair "daquela" bicicleta e andar nesses daqui:


439New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 00:15

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:Marcelo, não sei se tu me entendeu quando falei em ensinamentos “caixa preta” ou passar uma “caixa preta” para mim usar. Eu queria dizer que gosto de saber como funciona as coisas que uso, que pode ser uma televisão, ou um artifício matemático (uma fórmula), ou qualquer outro ensinamento que muitas vezes vem na forma de caixa preta, ou o famoso plug-play e não esquenta como funciona.

Retirando o exagero da minha curiosidade, que já me levou a situações interessantes, num caso mais prático como o desenvolvimento do HHO ou qualquer outro método de economia de nossos velhos motores automotivos, eu acho que entender o conteúdo da caixa e muito importante para podermos mexer nela. Que caixa, o MOBMIX? Não, seria o motor do carro mesmo e suas muitas variáveis.

Por exemplo, até que ponto eu entendo o que é o torque para o carro? É fácil olhar um gráfico, ler uns artigos e sair propagando as conclusões “caixa preta” que são oferecidas pelas revistas especializadas, mas significa isso que eu realmente entendi o que é o torque para o motor e o carro?

Não tenho pretensões de ensinar, como alguns julgam, mas vou deixar aqui o que tenho entendido sobre o assunto, que pode conter erros e necessitar de correções. Receberei e argumentarei sobre o assunto como sempre fiz, de acordo com o que sei e acredito no momento.

Do Hugo tenho que aguentar o deboche e a necessidade dele que eu defina de que lado estou, como numa guerra, como se minha dignidade como homem dependesse deu acertar em tudo que digo. De você eu sei que tu compreende que estou tentando raciocinar e entender mais essa variável, que não sei tudo e posso mudar o discurso depois, sem violar a dignidade de ninguém.

Torque:

New Vision Fuel - Página 18 Bicicletas-antigas-13

Abandonado o exemplo da gangorra e pegando a bicicleta que o Hugo usava quando pequeno, o torque seria, numa simplificação, a força que a pessoa faz no pedal na intenção de andar. Essa força poderia usar como unidade de medida uma comparação da força que 1kg de massa faz ao ser atraído pela gravidade da terra, ou 1kgf. Só que essa força se faz a uma distância de aproximadamente 25cm do eixo da roda, isso causa uma força de rotação na roda menor que se fosse feita a 1 metro do eixo da roda, segundo o conceito de alavanca. Numa compatibilização de medidas, então 1kgf a 0,25 metros do eixo da roda é igual a 0,25kgf a 1 metro do eixo da roda, ou ainda podemos dizer que foi usado 0,25m.kgf de torque.

Se a criatura que pedala essa bicicleta conseguir manter esse torque de 0,25m.kgf e fazer uma volta por segundo na roda, sabemos que ele se esforçou mais que se realizasse esse mesmo torque, mas demorasse 2 segundos para dar uma volta na roda. Se o esforço foi maior, então podemos dizer que a potência consumida foi proporcionalmente maior também. Então a potência usada para realizar um torque depende de quantas voltas por unidade de tempo você dá no eixo sob torque, ou potência = torque x RPM.

É fácil, manter 1kg de pressão no pedal (que possui uma distância do eixo de 25cm) a uma velocidade de 1 volta por segundo requer mais poder que manter essa pressão com uma velocidade de 2 segundos por volta.

1 kg de massa sofre uma aceleração na terra, ao nível do mar, de 9,80665m/s e 1m.kgf de torque que faça uma volta no eixo em 1 segundo gasta 9,80665Watts. Vou passar isso como uma caixa preta, agora é só plug-play nas formulas e achar a potência.

Se minhas contas estiverem corretas, o ciclista que pedalou uma volta por segundo na bicicleta acima descrita, usando uma força de 1kg, ele usou um torque de 0,25m.kgf a uma rotação de 60RPM, com uma potência de 2,45W ou 0,00333CV. Cálculo ainda em análise.

Continua ET...estás indo muito bem...bem mesmo
Já já tu vai ter como calcular a potencia de um motor a cada faixa de giro, desde que saibas (informação da fábrica) por exemplo a potência máxim do carro, digamos a 6.000 RPM

Ai tu divide, depois multiplica...ou seja, a tradicional regra de 3

440New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 00:54

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Bem, trocando o ciclista por todo sistema do carro que da força ao eixo da roda e a roda da bicicleta pela roda do carro, digamos que o carro pedala a sua roda com um determinado torque e a uma determinada velocidade.

Se esse carro está a 100km/h, para manter essa velocidade a carro tem de pedalar a roda com uma velocidade fixa, já que a roda tem tamamho fixo e precisará de tantas rodadas por minuto para manter a velocidade de 100km/h, mas o torque que a roda recebe pode ser diferente para cada caso. Imagine esse carro descendo uma ladeira, subindo uma pequena ladeira, indo contra o vento, com bagagem em cima do carro, todos esses fatores vão impor um força contrária diferente que tem de ser suprida pelo carro para manter a velocidade desejada. Essa força de manutenção da velocidade e na rotação fixa necessária é que vão manter o carro a 100km/h.

Como a rotação é fixa, quem variou foi a força que o carro pedalou sua roda de acordo com cada situação, ou quem variou foi o torque que o carro pedalou suas rodas.

Vale lembrar que a força necessária é igual a força contrária imposta pelos diversos atritos que diminuem a velocidade já estabeleciada de 100km/h e que essa força é exatamente o torque que a roda tem (não estou consderando as perdas existentes dentro do carro é só o carro e a roda).

441New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 01:17

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Como meu projeto de Hovercraft tem bastante a ver com a aeronáutica, coloco abaixo um link que eu tinha nos favoritos, que me serviu para especificar motor, hélice, torque e RPM e seus devidos cálculos, já que agora o ET finalmente encontrou o "caminho da roça". Vai fundo ET:

http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/tecnica/potenciatorque/potenciatorque.htm

O dito combustível AVGAS citada na matéria é a chamada gasolina de aviação, ainda com tetraetilchumbo, com maior octonagem que a gasolina automotiva.

E aqui um outro bom informativo:

http://r19club.com/curiosidades/potencia-x-torque/

442New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 01:56

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Mais sobre potencia e torque:

http://www.clubeopalabh.com.br/index.php?/Materias/relacoes-entre-torque-e-potencia.html

443New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 07:11

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Bem, a velocidade e a força com que o carro pedala sua roda tem origem no motor do carro e só não são iguais, pelas mudanças impostas pela caixa de marcha e as perdas entre as extremidades, contudo, retirando as perdas entre as extremidades, as potências desenvolvidas nos extremos são iguais. Vamos, por facilitação, ignorar as perdas de atrito entre as extremidades, ou entre o motor e a roda.

La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda. No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.

Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.

Disso eu concluo algumas coisas:

1)- Não existe essa de torque ligado especificamente a uma rotação do motor, como faz parecer os gráficos de torque x potência. Se eu levar minha sogra gorda, a curva de torque vai ser alterada e levando junto a curva de potência.

2)- Para uma mesma velocidade e carga, quanto maior for a marcha usada, maior o torque necessário no motor.

3)- Sendo a potência uma multiplicação da RPM pelo torque, então a curva de potência do motor poderia ser omitida, ou a de torque, só precisando haver uma delas.

4)- Os gráficos dos dinamômetros não dizem em que condições as medidas foram feitas, que tipo de dinamômetro foi usado, trazendo uma informação que pode ser duvidosa em especial na mão de quem não sabe direito do que se trata (como eu).

O carro que me baseie para fazer essas contas está no site abaixo. Percebesse que na curva de torque x potência mostrada lá, que o motor fez 1,5x mais força que nos números indicados no texto. To começando a achar que esse gráfico é só uma referência do que poderia acontecer.
http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha



Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 11:07, editado 1 vez(es)

444New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 07:12

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Na curva de torque do carro anterior (mostrada no link indicado) o maior torque aparece a 2.400RPM, no valor de 9,2m.kgf, com potência de 31CV. Para poder usar essa região de torque máximo, segundo o tal do gráfico, naquela velocidade de 120km/h, eu teria que dispor de uma 6ª marcha.

Segundo comentários anteriores, para fazer economia o bom seria passar para marcha seguinte e pisar mais um pouco no acelerador porque o motor vai pedir mais força. Percebe que nesse caso relatado, se existisse a 6ª marcha daria para fazer isso e coincidiria com outra teoria de que a maior economia acontece na região de maior torque?

New Vision Fuel - Página 18 Mille-curvas

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

============ Breve pausa para reclamação! ============

Eu não sei como é em Portugal, ou mesmo no Brasil em Matogrosso do Sul, ou São Paulo, mas aqui no Rio de Janeiro tu entra em uma loja de informática (loja, não é comprar com um muambeiro não, tem até nota fiscal) e eles tem a cara de pau de vender mercadoria usada, quebrada (faltando um pedaço mesmo), suja de poeira por uso mesmo e depois tu tenta a sorte para ver se eles te ressarcem do prejuízo.

Vou contar algumas das safadezas que já me impuseram, quando tu quiser vir ao Rio e ficar com vontade de entrar numa loja de informática, lembrem-se disso:

1ª Caso, Hoje: Comprei um HD de 500GB / SATA / para substituir o outro que queimou no micro (que não é esse, claro). O HD veio lacrado na embalagem antiestática. Bonito isso, normalmente recebemos a mercadoria na mão com possibilidades de meleca na placa de circuito, nada que um peteleco na meleca não resolva. Aberto o lacre já tinha os selos de garantia da loja no HD (antigamente se chamava HD de winchester, Hugo). Como?! Se o HD veio em embalagem lacrada supostamente de fábrica? Outra surpresa a estilo “FRINGE”: O HD, que veio em embalagem lacrada da fábrica, estava arranhado na lateral sem danificar o plástico que a embalava. Vocês vão dizer que sou implicante (sou mesmo), mas eu juro que essa merda foi devolvida por outro cliente e eles reembalaram, lacraram e me venderam a mercadoria devolvida com defeito, como se fosse nova e boa! Um desses vendedores, meu amigo, gente boa (sério), me disse que tem cliente burro que não sabe instalar um hardware e quando recebe uma mercadoria com defeito, ele simplesmente repassa para outro cliente para ver se o segundo cliente também reclama, depois de algumas vezes de receber essa mercadoria defeituosa, se ele ainda se lembrar que já passou ela várias vezes aos clientes, ele aceita como ruim.

2º caso, passado: Fui a uma loja de informática e pedi uma configuração escolhida por mim para montar um computador para meu irmão. Eu achei a maior parte das peças em uma loja, mas que tinha um preço salgado na placa mãe. Falei com a vendedora que eu tinha preço melhor em outra loja e ela disse que era impossível que outra loja tivesse aquela placa por preço menor, ela me disse que a outra loja me montaria o micro com uma placa inferior e me diria que colocou a placa que eu pedi e eu ainda ia agradecer. Falei pra ela que era mais fácil eu sair morto que com a placa errada e agradecendo. Ela abaixou o preço, me deu o pedido com as especificações que eu pedi e me enviou a outro setor para retirar o micro montado. Peguei o pedido e fui ao outro setor, quando o rapaz me trouxe a micro montado, com um selo em um dos parafusos que me impedia de ver o que tinha dentro do computador sem violar o selo e perder a garantia, eu simplesmente disse para o montador para abrir o selo de garantia e me mostrar o que tinha dentro do computador. Não deu outra, a placa mãe (motivo da discórdia) era outra, o cabo de dados do HD estava danificado e até a caixa (gabinete) era menor que o especificado no pedido. Nesse momento meu irmão, ainda sem saber e morto de vergonha, por eu ter forçado o montador a abrir o selo de garantia para verificação do conteúdo, ficou surpreso e viu o porque sou tão chato assim.

3º caso, com um amigo: Ele comprou uma placa mãe e sorridente foi para casa dar um upgrade no seu micro. Burro, não conferiu a mercadoria na hora (como eu com o HD). Você sabe aquela sujeira de poeira que fica entre os capacitores em volta do socket da CPU? Prova de longo usa da mesma e falta de limpeza periódica? Tava lá. O cara não podia ao menos limpar a merda da mercadoria usada que vende como nova? É um esculacho, chamar o comprador de muito burro, são peças compradas como nova e com nota fiscal (muitas vezes fria).

4º caso, comigo, passado não muito distante: Eu fui comprar uma memória para o computador, peça pequena, vendida na mão e sujeita a meleca no circuito, a idade já não me permitia ver em detalhes as pequenas pecinhas soldadas em cima do circuito. Deveria ter levado uma lente de aumento e examinar, a la Sherlock Homes, a maldita memória, achei que seria exagero, mas... Chegando em casa a memória não funcionava e eu usei a tal lente, tinha peças arrancadas, aquelas pequenininhas do tamanho de um grão de areia. A marca de uma peça arrancada da sua solda é inconfundível.

Tudo isso aconteceu no centro do Rio de Janeiro, não foi numa lojinha pequena de bairro, tudo supostas peças novas. Que sirva de lição para quem quer vir as olimpíadas e copa!


============ Fim ============

446New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 18:32

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.



Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?

447New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 19:23

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
============ Breve pausa para reclamação! ============

Eu não sei como é em Portugal, ou mesmo no Brasil em Matogrosso do Sul, ou São Paulo, mas aqui no Rio de Janeiro tu entra em uma loja de informática (loja, não é comprar com um muambeiro não, tem até nota fiscal) e eles tem a cara de pau de vender mercadoria usada, quebrada (faltando um pedaço mesmo), suja de poeira por uso mesmo e depois tu tenta a sorte para ver se eles te ressarcem do prejuízo.

Vou contar algumas das safadezas que já me impuseram, quando tu quiser vir ao Rio e ficar com vontade de entrar numa loja de informática, lembrem-se disso:

1ª Caso, Hoje: Comprei um HD de 500GB / SATA / para substituir o outro que queimou no micro (que não é esse, claro). O HD veio lacrado na embalagem antiestática. Bonito isso, normalmente recebemos a mercadoria na mão com possibilidades de meleca na placa de circuito, nada que um peteleco na meleca não resolva. Aberto o lacre já tinha os selos de garantia da loja no HD (antigamente se chamava HD de winchester, Hugo). Como?! Se o HD veio em embalagem lacrada supostamente de fábrica? Outra surpresa a estilo “FRINGE”: O HD, que veio em embalagem lacrada da fábrica, estava arranhado na lateral sem danificar o plástico que a embalava. Vocês vão dizer que sou implicante (sou mesmo), mas eu juro que essa merda foi devolvida por outro cliente e eles reembalaram, lacraram e me venderam a mercadoria devolvida com defeito, como se fosse nova e boa! Um desses vendedores, meu amigo, gente boa (sério), me disse que tem cliente burro que não sabe instalar um hardware e quando recebe uma mercadoria com defeito, ele simplesmente repassa para outro cliente para ver se o segundo cliente também reclama, depois de algumas vezes de receber essa mercadoria defeituosa, se ele ainda se lembrar que já passou ela várias vezes aos clientes, ele aceita como ruim.

2º caso, passado: Fui a uma loja de informática e pedi uma configuração escolhida por mim para montar um computador para meu irmão. Eu achei a maior parte das peças em uma loja, mas que tinha um preço salgado na placa mãe. Falei com a vendedora que eu tinha preço melhor em outra loja e ela disse que era impossível que outra loja tivesse aquela placa por preço menor, ela me disse que a outra loja me montaria o micro com uma placa inferior e me diria que colocou a placa que eu pedi e eu ainda ia agradecer. Falei pra ela que era mais fácil eu sair morto que com a placa errada e agradecendo. Ela abaixou o preço, me deu o pedido com as especificações que eu pedi e me enviou a outro setor para retirar o micro montado. Peguei o pedido e fui ao outro setor, quando o rapaz me trouxe a micro montado, com um selo em um dos parafusos que me impedia de ver o que tinha dentro do computador sem violar o selo e perder a garantia, eu simplesmente disse para o montador para abrir o selo de garantia e me mostrar o que tinha dentro do computador. Não deu outra, a placa mãe (motivo da discórdia) era outra, o cabo de dados do HD estava danificado e até a caixa (gabinete) era menor que o especificado no pedido. Nesse momento meu irmão, ainda sem saber e morto de vergonha, por eu ter forçado o montador a abrir o selo de garantia para verificação do conteúdo, ficou surpreso e viu o porque sou tão chato assim.

3º caso, com um amigo: Ele comprou uma placa mãe e sorridente foi para casa dar um upgrade no seu micro. Burro, não conferiu a mercadoria na hora (como eu com o HD). Você sabe aquela sujeira de poeira que fica entre os capacitores em volta do socket da CPU? Prova de longo usa da mesma e falta de limpeza periódica? Tava lá. O cara não podia ao menos limpar a merda da mercadoria usada que vende como nova? É um esculacho, chamar o comprador de muito burro, são peças compradas como nova e com nota fiscal (muitas vezes fria).

4º caso, comigo, passado não muito distante: Eu fui comprar uma memória para o computador, peça pequena, vendida na mão e sujeita a meleca no circuito, a idade já não me permitia ver em detalhes as pequenas pecinhas soldadas em cima do circuito. Deveria ter levado uma lente de aumento e examinar, a la Sherlock Homes, a maldita memória, achei que seria exagero, mas... Chegando em casa a memória não funcionava e eu usei a tal lente, tinha peças arrancadas, aquelas pequenininhas do tamanho de um grão de areia. A marca de uma peça arrancada da sua solda é inconfundível.

Tudo isso aconteceu no centro do Rio de Janeiro, não foi numa lojinha pequena de bairro, tudo supostas peças novas. Que sirva de lição para quem quer vir as olimpíadas e copa!


============ Fim ============

Rapaz, tu acha que vou pro Rio pensando em encontrar alguma "peça" zerada? Até aquela catarina que leiluou eu tenho minhas dúvidas se é zerada...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

448New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 19:27

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.



Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?

No motor, sem nenhuma relação com a realidade, pois o motor teria que gastar em todas as marchas, sem perdas, exatamente a mesma potêcnia de 30CV. Além de que na 1ª e 2ª marcha a rotação estar elevada demais.

Saber a variação do torque real em torno desse torque teórico e ideal, seria interessante para entender onde o carro se tornou mais econômico.

449New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 19:32

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
============ Breve pausa para reclamação! ============

Eu não sei como é em Portugal, ou mesmo no Brasil em Matogrosso do Sul, ou São Paulo, mas aqui no Rio de Janeiro tu entra em uma loja de informática (loja, não é comprar com um muambeiro não, tem até nota fiscal) e eles tem a cara de pau de vender mercadoria usada, quebrada (faltando um pedaço mesmo), suja de poeira por uso mesmo e depois tu tenta a sorte para ver se eles te ressarcem do prejuízo.

Vou contar algumas das safadezas que já me impuseram, quando tu quiser vir ao Rio e ficar com vontade de entrar numa loja de informática, lembrem-se disso:

1ª Caso, Hoje: Comprei um HD de 500GB / SATA / para substituir o outro que queimou no micro (que não é esse, claro). O HD veio lacrado na embalagem antiestática. Bonito isso, normalmente recebemos a mercadoria na mão com possibilidades de meleca na placa de circuito, nada que um peteleco na meleca não resolva. Aberto o lacre já tinha os selos de garantia da loja no HD (antigamente se chamava HD de winchester, Hugo). Como?! Se o HD veio em embalagem lacrada supostamente de fábrica? Outra surpresa a estilo “FRINGE”: O HD, que veio em embalagem lacrada da fábrica, estava arranhado na lateral sem danificar o plástico que a embalava. Vocês vão dizer que sou implicante (sou mesmo), mas eu juro que essa merda foi devolvida por outro cliente e eles reembalaram, lacraram e me venderam a mercadoria devolvida com defeito, como se fosse nova e boa! Um desses vendedores, meu amigo, gente boa (sério), me disse que tem cliente burro que não sabe instalar um hardware e quando recebe uma mercadoria com defeito, ele simplesmente repassa para outro cliente para ver se o segundo cliente também reclama, depois de algumas vezes de receber essa mercadoria defeituosa, se ele ainda se lembrar que já passou ela várias vezes aos clientes, ele aceita como ruim.

2º caso, passado: Fui a uma loja de informática e pedi uma configuração escolhida por mim para montar um computador para meu irmão. Eu achei a maior parte das peças em uma loja, mas que tinha um preço salgado na placa mãe. Falei com a vendedora que eu tinha preço melhor em outra loja e ela disse que era impossível que outra loja tivesse aquela placa por preço menor, ela me disse que a outra loja me montaria o micro com uma placa inferior e me diria que colocou a placa que eu pedi e eu ainda ia agradecer. Falei pra ela que era mais fácil eu sair morto que com a placa errada e agradecendo. Ela abaixou o preço, me deu o pedido com as especificações que eu pedi e me enviou a outro setor para retirar o micro montado. Peguei o pedido e fui ao outro setor, quando o rapaz me trouxe a micro montado, com um selo em um dos parafusos que me impedia de ver o que tinha dentro do computador sem violar o selo e perder a garantia, eu simplesmente disse para o montador para abrir o selo de garantia e me mostrar o que tinha dentro do computador. Não deu outra, a placa mãe (motivo da discórdia) era outra, o cabo de dados do HD estava danificado e até a caixa (gabinete) era menor que o especificado no pedido. Nesse momento meu irmão, ainda sem saber e morto de vergonha, por eu ter forçado o montador a abrir o selo de garantia para verificação do conteúdo, ficou surpreso e viu o porque sou tão chato assim.

3º caso, com um amigo: Ele comprou uma placa mãe e sorridente foi para casa dar um upgrade no seu micro. Burro, não conferiu a mercadoria na hora (como eu com o HD). Você sabe aquela sujeira de poeira que fica entre os capacitores em volta do socket da CPU? Prova de longo usa da mesma e falta de limpeza periódica? Tava lá. O cara não podia ao menos limpar a merda da mercadoria usada que vende como nova? É um esculacho, chamar o comprador de muito burro, são peças compradas como nova e com nota fiscal (muitas vezes fria).

4º caso, comigo, passado não muito distante: Eu fui comprar uma memória para o computador, peça pequena, vendida na mão e sujeita a meleca no circuito, a idade já não me permitia ver em detalhes as pequenas pecinhas soldadas em cima do circuito. Deveria ter levado uma lente de aumento e examinar, a la Sherlock Homes, a maldita memória, achei que seria exagero, mas... Chegando em casa a memória não funcionava e eu usei a tal lente, tinha peças arrancadas, aquelas pequenininhas do tamanho de um grão de areia. A marca de uma peça arrancada da sua solda é inconfundível.

Tudo isso aconteceu no centro do Rio de Janeiro, não foi numa lojinha pequena de bairro, tudo supostas peças novas. Que sirva de lição para quem quer vir as olimpíadas e copa!


============ Fim ============

Rapaz, tu acha que vou pro Rio pensando em encontrar alguma "peça" zerada? Até aquela catarina que leiluou eu tenho minhas dúvidas se é zerada...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ai no Mato Grosso do Sul (acertei? Tu já falou, mas memória fraca é fogo) os comerciantes de microinformática são tão honestos quanto aqui? Acho que eles estão piores que vendedores de HHO.

Hugo, mais da metade desses acontecimentos, tinham mais, aconteceram na Av. Rio Branco, uma das principais do centro do Rio de Janeiro em lojas de um centro dedicado a esse tipo de comércio.

450New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 19:36

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.



Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?

No motor, sem nenhuma relação com a realidade, pois o motor teria que gastar em todas as marchas, sem perdas, exatamente a mesma potêcnia de 30CV. Além de que na 1ª e 2ª marcha a rotação estar elevada demais.

Saber a variação do torque real em torno desse torque teórico e ideal, seria interessante para entender onde o carro se tornou mais econômico.

Tu não leu ou não entendeu as materias que coloquei, principalmente a sobre aviação...releia tudo atentamente...teu raciocínio está totalmente invertido.
Comece por desmembrar torque e potência, não existe proporcionalidade entre.

Torque é constante, com mínima variação, independente de RPM...ao contrário de potência, que está diretamente relacionada com RPM.

A variação do torque num motor se dá porque tu introduz a química (diferença de possiveis potencias de explosão)num cálculo de física...acaba tirando a "pureza" da física envolvida.

Esses RPM que tu colocou, num carro de F-1 estão próximos, chegam a 15.000...16.000 RPM...mas ai te pergunto, em que situação os carros da F-1 precisam mais torque?
Ah, um lembrete, torque independe de movimento.

451New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 19:48

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Vou tentar entender, mas antes vai mais algumas conclusões precipitadas:

Hugo, eu diria que do mesmo jeito que o motor impõe um torque a caixa de marcha, que o transmite para as rodas, a caixa de marcha impõe um “torque” igual contra o motor. Coloquei entre aspas porque não sei se seria esse o nome da reação que a caixa faz a potência do motor, mas me é obvio que é uma força da mesma magnitude. Me parece óbvio também, que quem define torque e rotação é a dureza que a caixa de marcha mostra ao motor para roda-la com determinada potência. Assim se o motor quer fazer um trabalho de 30CV na caixa de marcha, se essa potência for suficiente para vencer a “dureza” da caixa e rodar, será essa dureza que vai definir a RPM e o torque, uma vez que o motor não tem como saber que a caixa esta em 3ª marcha e não em 5ª marcha. To longe da verdade?

452New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 19:58

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:Vou tentar entender, mas antes vai mais algumas conclusões precipitadas:

Hugo, eu diria que do mesmo jeito que o motor impõe um torque a caixa de marcha, que o transmite para as rodas, a caixa de marcha impõe um “torque” igual contra o motor. Coloquei entre aspas porque não sei se seria esse o nome da reação que a caixa faz a potência do motor, mas me é obvio que é uma força da mesma magnitude. Me parece óbvio também, que quem define torque e rotação é a dureza que a caixa de marcha mostra ao motor para roda-la com determinada potência. Assim se o motor quer fazer um trabalho de 30CV na caixa de marcha, se essa potência for suficiente para vencer a “dureza” da caixa e rodar, será essa dureza que vai definir a RPM e o torque, uma vez que o motor não tem como saber que a caixa esta em 3ª marcha e não em 5ª marcha. To longe da verdade?

Tu tem de cálcular levando em consideração onde o torque é gerado e onde ele é aplicado ou onde há a força de resistencia.
Pega tua gangorra e coloca pesos iguais nas duas pontas. Tu teras torque e força que se anulam, sem gerar movimento.
A caixa de mudança, se tu partir do princípio do torque (a manivela)ela apenas é mais uma manivela intermediaria, multiplicado ou desmultiplicado do torque vindo do motor.
O motor mantem o mesmo torque, porem multiplica ou desmultiplica atraves da caixa de mudança, consequentemente aplicando torque diferente nas rodas.
O cambio não faz nada mais que transmitir o que recebe, ou o torque vindo do motor, ou a resistencia vindo das rodas.

No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.

453New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 20:08

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Na verdade já sabiam...mas estão sendo pressionados a começar a divulgação.

http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2012/11/01/imagens-do-mes-novembro2012.htm?abrefoto=24

454New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 20:19

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs

455New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 21:31

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs

Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)

Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:

Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site - “RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.” - e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Encontrei a rotação fixa da roda.

Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mais informações sobre 120km/h.

De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.

Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.

Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.

Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.

Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.



Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 21:55, editado 3 vez(es)

456New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 21:51

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs

Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)

Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:

Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site (“RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.”) e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Já tinha a rotação fixa da roda.

Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mias informações sobre 120km/h.
De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.

Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.

Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.

Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.

Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.

Por que perder tempo com toda essa parafernália de contas que tu fez se tem um exemplo bem simples e prático naquela questão do motor Volks com o Continental, onde apenas colocando uma redução de 50% para a hélice ela passou a receber um torque 100% maior, igualando-se ao Continental?

457New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 22:05

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs

Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)

Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:

Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site (“RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.”) e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Já tinha a rotação fixa da roda.

Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mias informações sobre 120km/h.
De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.

Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.

Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.

Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.

Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.

Por que perder tempo com toda essa parafernália de contas que tu fez se tem um exemplo bem simples e prático naquela questão do motor Volks com o Continental, onde apenas colocando uma redução de 50% para a hélice ela passou a receber um torque 100% maior, igualando-se ao Continental?

Numa palavra: Aprender!

Ler uma artigo é ler uma história, entra por um lado e sai por outro. Tentar repetir os cálculos em outra realidade, montar, ir ao local descrito, isso melhora o entendimento, faz sinapses.

Existe uma diferença entre ler e aceitar o dito e entender e concordar com o dito.

458New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 22:09

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs

Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)

Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:

Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site (“RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.”) e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Já tinha a rotação fixa da roda.

Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mias informações sobre 120km/h.
De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.

Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.

Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.

Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.

Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.

Por que perder tempo com toda essa parafernália de contas que tu fez se tem um exemplo bem simples e prático naquela questão do motor Volks com o Continental, onde apenas colocando uma redução de 50% para a hélice ela passou a receber um torque 100% maior, igualando-se ao Continental?

Numa palavra: Aprender!

Ler uma artigo é ler uma história, entra por um lado e sai por outro. Tentar repetir os cálculos em outra realidade, montar, ir ao local descrito, isso melhora o entendimento, faz sinapses.

Existe uma diferença entre ler e aceitar o dito e entender e concordar com o dito.

Pois é, mas pra quem está aprendendo o "beabá" querer frequentar faculdade dá nos erros que tu cometeu...rsrs

459New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 22:12

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Vou te fazer uma pergunta: Tu faz ideia como esse computador que tu usa funciona? Como poucas portas lógicas básicas podem definir um computador poderoso? Na minha adolescência eu não pude suportar essa dúvida, fui a uma livraria, comprei um livro sobre projeto de computadores e outros sobre eletrônica digital, li a historinha que entra a vai embora e depois montei um conjunto de instruções assemble próprio e desenhei os circuitos lógicos que permitiriam que todas elas fossem executadas. Projetei uma CPU muito pior que a pior micro-CPU que existia no mercado, mas fui eu quem projetou e passei a entender como um computador funciona. Duvida sanada fui cuidar de outros assuntos.

460New Vision Fuel - Página 18 Empty Re: New Vision Fuel Qui 08 Nov 2012, 22:15

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Pois é, mas pra quem está aprendendo o "beabá" querer frequentar faculdade dá nos erros que tu cometeu...rsrs

Você se preocupa demais com a imagem, erros, métodos ortodoxos de aprendizagem e comportamento, eu penso diferente.

Tu acha que eu vou fazer uma faculdade para cada curiosidade que eu tenho? Que vou me importar em incomodar os grandes senhores do saber, que nunca podem errar e nunca podem ser contrariados em seus dogmas? Não existe nada mais chato que um conhecimento "caixa preta" para tu engolir e venerar.

O que te incomoda realmente?



Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 22:28, editado 1 vez(es)

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 18 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 25 ... 33  Seguinte

Tópicos semelhantes

-

» NG BIO FUEL SAVER
» ECO FUEL system

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos