Em um outro tópico desse forum começou uma divergência sobre torque que insiste em não morrer. Quando achamos que já era falecida, reapareceu em outro tópico com pleno vigor. Essa divergência ficou conhecida como “A pendenga torquiana”, para o fundador do fórum deveria ser a “pendenga bináriana”.
Para quem quizer ver como começou a “pendenga”, favor se dirigir aos tópicos pendenga torquiana - parte I e Pendenga torquiana - parte II filtrando somente as questões torquianas, já que está misturada em meio a assunto sério e canalizações alienigenas, além de outras implicâncias entre os membros.
Para quem quizer ver como começou a “pendenga”, favor se dirigir aos tópicos pendenga torquiana - parte I e Pendenga torquiana - parte II filtrando somente as questões torquianas, já que está misturada em meio a assunto sério e canalizações alienigenas, além de outras implicâncias entre os membros.
A primeira parte da “pendenga” meio que iniciou mesmo assim:
(embora nas mensagens anteriores já exista um prelúdio)
(embora nas mensagens anteriores já exista um prelúdio)
ET-e-HHO-existe escreveu:ET-e-HHO-existe escreveu:Marcelo, não sei se tu me entendeu quando falei em ensinamentos “caixa preta” ou passar uma “caixa preta” para mim usar. Eu queria dizer que gosto de saber como funciona as coisas que uso, que pode ser uma televisão, ou um artifício matemático (uma fórmula), ou qualquer outro ensinamento que muitas vezes vem na forma de caixa preta, ou o famoso plug-play e não esquenta como funciona.
Retirando o exagero da minha curiosidade, que já me levou a situações interessantes, num caso mais prático como o desenvolvimento do HHO ou qualquer outro método de economia de nossos velhos motores automotivos, eu acho que entender o conteúdo da caixa e muito importante para podermos mexer nela. Que caixa, o MOBMIX? Não, seria o motor do carro mesmo e suas muitas variáveis.
Por exemplo, até que ponto eu entendo o que é o torque para o carro? É fácil olhar um gráfico, ler uns artigos e sair propagando as conclusões “caixa preta” que são oferecidas pelas revistas especializadas, mas significa isso que eu realmente entendi o que é o torque para o motor e o carro?
Não tenho pretensões de ensinar, como alguns julgam, mas vou deixar aqui o que tenho entendido sobre o assunto, que pode conter erros e necessitar de correções. Receberei e argumentarei sobre o assunto como sempre fiz, de acordo com o que sei e acredito no momento.
Do Hugo tenho que aguentar o deboche e a necessidade dele que eu defina de que lado estou, como numa guerra, como se minha dignidade como homem dependesse deu acertar em tudo que digo. De você eu sei que tu compreende que estou tentando raciocinar e entender mais essa variável, que não sei tudo e posso mudar o discurso depois, sem violar a dignidade de ninguém.Torque:
Abandonado o exemplo da gangorra e pegando a bicicleta que o Hugo usava quando pequeno, o torque seria, numa simplificação, a força que a pessoa faz no pedal na intenção de andar. Essa força poderia usar como unidade de medida uma comparação da força que 1kg de massa faz ao ser atraído pela gravidade da terra, ou 1kgf. Só que essa força se faz a uma distância de aproximadamente 25cm do eixo da roda (no pedal), isso causa uma força de rotação na roda menor que se fosse feita a 1 metro do eixo da roda, segundo o conceito de alavanca. Numa compatibilização de medidas, então 1kgf a 0,25 metros do eixo da roda é igual a 0,25kgf a 1 metro do eixo da roda, ou ainda podemos dizer que foi usado 0,25m.kgf de torque.
Se a criatura que pedala essa bicicleta conseguir manter esse torque de 0,25m.kgf e fazer uma volta por segundo na roda, sabemos que ele se esforçou mais que se realizasse esse mesmo torque, mas demorasse 2 segundos para dar uma volta na roda. Se o esforço foi maior, então podemos dizer que a potência consumida foi proporcionalmente maior também. Então a potência usada para realizar um torque depende de quantas voltas por unidade de tempo você dá no eixo sob torque, ou potência = torque x RPM.
Manter 1kg de pressão no pedal (que possui uma distância do eixo de 25cm) a uma velocidade de 1 volta por segundo requer mais poder que manter essa pressão com uma velocidade de 2 segundos por volta.
Se minhas contas estiverem corretas, o ciclista que pedalou uma volta por segundo na bicicleta acima descrita, usando uma força de 1kg, ele usou um torque de 0,25m.kgf a uma rotação de 60RPM, com uma potência de 15,4W ou 0,021CV.
Explicando melhor a conta:
Se eu empurrar o braço de uma manivela com tamanho de 1 metro, aplicando uma força equivalente a 1kg na ponta desse braço, eu estarei aplicando um torque de 1 m.kgf. Se eu girar, com esse torque, a manivela fazendo uma volta completa em 1 segundo, eu estarei fazendo um trabalho e consumindo energia que pode ser medida em watts ou CV.
Já que usamos o kg como unidade de força, ou kgf, e isso significa a força da gravidade da terra puxando uma massa qualquer com uma aceleração de 9,8m/s, então se empurrarmos (sem atritos) uma massa parada de 1kg com uma força de 1kgf, essa massa estará daqui a 1 segundo a 9,8 metros do ponto inicial. Como nosso braço de alavanca de 1m percorre um circulo de 6,28m (1m x 2 x Pi) em 1 segundo com uma força de 1 kgf empurrando, multiplicaremos 6,28 x 9,8 = 61,617 J/s, ou 61,617Watts. Por conversão direta 61,617W = 0,08377566CV.
Podemos dizer que com uma rotação de 60RPM e um torque de 1 m.kgf estaremos usando 0,0838CV.
A segunda parte da “pendenga” iniciou assim:
Já que a “pendenga” insiste em não morrer, vou pedir que os principais participantes, e por ventura algum outro que dela queira participar, venham para K.h-roo escreveu:Mas é?...faz o seguinte, escreve algo útil que todos vão interagir contigo, inclusive eu...rsrstanpa nama escreveu:É impressão minha, ou esse senhor entrou aqui só para atrapalhar nossa conversa?
Ainda bem que meu avó é diferente.
Foi o último a chegar, novinho, com 18 anos, e já quer ser estrelinha a dizer o que devemos ou não escrever?....rsrs
Faz o seguinte, pra ter bom proveito aqui, pede pro ET te mostrar uns cálculos muito interessantes sobre como calcular o torque do motor, vai ser muitissimo proveitoso pre ti...e eu prometo não me meter na conversa de voces dois.
Ai, se tu já dirige, ao contrário do ET, faz também o excelente teste de embreagem que ele sugeriu e pediu que alguem fizesse,(pergunte a ele como é) já que ele não sabe dirigir.
Que recomecem os jogos!