jonas.p.andrade escreveu:h-roo escreveu:ET-e-HHO-existe escreveu:h-roo escreveu:...Agora, tem um dado, não compare com os atuais automóveis e seus câmbios
Tanto a F-100 como o Esplanada tinham câmbio de somente 3 marchas, bastante longas entre.
Tanto a F-100 era motor V8 (Rocket, 197 HP) como o Esplanada V8 (HEMI, 217 HP)...marchas longas de câmbio longo.
Aproveito para te perguntar: Porque tu acha que teus colegas não conseguiam reduzir no tempo sem embreagem,e apenas para marcha maior?
Considere que é bem mais fácil dirigir um carro sincronizado sem embreagem do que um antigo "caixa seca" com embreagem.
Hugo, junte a essa informação a informação de quanto tu foi a mais na rotação desse motor nessa brincadeira, só para termos a dimensão do que tu fez. No meu carro virtual de testes, poderia fazer isso pelo menos até a 2ª marcha?
Quanto a passar marcha no tempo para cima, eu fazia em um chevette (escondido porque não sei dirigir), realmente é fácil pegar o geito. Eu nunca consegui reduzir por não fazer algo parecido com o que tu fez na dupla debreagem, que foi compatibilizar as velocidades de tudo dentro da caixa de marcha e do motor. Eu imagino que se eu tivesse acelerado e tentasse a redução iria dar certo.
O Chevette, se ainda era o com cãmbio alemão importado era uma delicia. Era por nos chamado de "cãmbio de manteiga"...o mesmo câmbio mais tarde usado no Doginho Polara. Cambiava com dois dedos, tão macio que era.
Sim, devo de ter ultrapassado um pouco a RPM de segurança, mas não tem como fazer idéia, naquele tempo não tinha relogio de RPM nos carros...tinha que fazer as molecagens por ouvido e prática. geralmente só fazia quem vinha do aprendizado com "caixa seca".
Teus amigos subiam marcha pra cima sem embreagem porque nessa condição o motor se sincroniza automáticamente ao cair o RPM entre mudanças, ao contrário de baixar marcha, que tu tem se acelelra na medida exata...ai o bixo pega, não é pra principiante...
Mais vai lendo e apreendendo, no dia que aprender a dirigir já vai ter pelos menos a teoria.
Hugo eu tralhei em uma pedreira na duplicação da br 116 na altura da represa capivari, fazia manutenção na parte hidráulica dos FNM, CONHECIDO COMO CARA CHATA, após a manutenção fazíamos os teste carregando na pedreira e levando para p britador, esses canhões tinham marchas reduzidas que tinha que ser cruzadas, muitos motorista não conseguiam dirigir esses tipos de caminhões devido serem caixa seca etc...
Verdade, já vi que tu conhece...eram chamados de "suruana", "canela curta" e outros adjetivos...e quebrador de diferencial, fazer "meia embreagem" com ele, se não fosse bom, era fatal.
Cruzavam a marcha com a reduzida, duplicando as marchas.
Mas por "cara chata" eram mais conhecidos os primeiros Mercedes fabricados no Brasil, depois que pararam de importar o "fucinhudo" alemão.
Motorista de FNM, dizem que quando morriam e iam pro inferno, pediam um casaco pra não passar frio lá..kkkkkkkkkkkkk