marcelo.eletrotecnico escreveu: ET-e-HHO-existe escreveu:Uma das maiores mentiras que existem no HHO é dizer que é necessário mexer na sonda lambda para que o HHO funcione.
Não existe essa de queima super perfeita que, de tão perfeita, faz sobrar oxigênio sem participar da queima.
Mesmo que sobrasse oxigênio e a sonda lambda detectasse e a ECU enviasse mais combustível na próxima vez, com mais combustível e oxigênio para queima-lo, o motor ficaria mais forte e tu retiraria o pé do acelerador para manter a velocidade que tu quer. No fim das contas, se essa mentira acontecesse, o carro ficaria mais forte com possibilidades de economia também.
Et, eu vi um comentário outro dia que me pareceu fazer algum sentido, embora a teoria só seja relevante se o volume de HHO produzido fosse muito alto (tipo uns 100Lpm). A tese é a seguinte:
"No ar atmosférico temos cerca de 20% de oxigênio. No HHO, temos 1 parte de O2 para cada parte de H2. Desta forma, se substituímos o ar por um dado volume de HHO, teremos neste volume substituído uma sobra de O2, da ordem de 13%." Note que na teoria, a sobra de 13% não é no total, mas em relação ao volume de ar substituído, mas é algo para pensarmos.
Vamos por o que tu falou em números:
para medirmos corretamente gases temos que manter temperatura e pressão constantes em todas as condições e usamos uma medida de volume, como o litro, ou fazemos a medida em massa, ou peso, como gramas. Existe outra forma de medir, que é em MOL, mas deixa pra lá.
Para facilitar, vou por os valores em litros e afirmar que as condições sempre serão 31,5°C e 1 ATM, onde 1 MOL de gás ocupa 25 litros.
A proporção de oxigênio no ar é de 21%, não 20%, ficando 78% para o nitrogênio e 1% para outros gases onde predomina o argônio. Não estou considerando o vapor d'água.
Sendo assim 100 litros de ar possui 21 litros de oxigênio.
Não é o caso, mas para simplificar as contas vamos imaginar que a gasolina é feita apenas de moléculas de octano (C8H18). Uma gasolina feita de 100% de moléculas de octano seria a mais pura das gasolinas.
Vou afirmar que usando essa gasolina pura acima, que 100 litros de ar que possuí 21 litros de oxigênio, ou que 21 litros de oxigênio, queima 11mL de gasolina. (se quiserem eu coloco as contas que provam isso, mas creio que vão preferir acreditar)
Veja bem, não é a proporção de oxigênio que tem no ar, mas a proporção de oxigênio para queimar a gasolina que importa. Então, não é se a quantidade de oxigênio no ar caiu ou aumentou, mas se a quantidade de oxigênio existente é suficiente para queimar esse combustível.
Vamos as contas:
100 litros de ar para queimar 11mL de gasolina, tudo bem até que colocam 100 litros de HHO na mistura, será que vai sobrar oxigênio?
100 litros de ar possuí 21 litros de oxigênio. 100 litros de HHO possui 33,333 litros de oxigênio. Eu entrei com o combustível normal para queimar com os 100 litros de ar que é 11mL de gasolina, acrescentei mais 66,666 litros de hidrogênio vindos do HHO, preciso de 21 litros + 33,333 litros de oxigênio, ou 54,333 litros de oxigênio. Tudo estequiométrico e não sobra e nem falta oxigênio se a queima for completa. O volume total da mistura é de 100 litros de ar + 100 litros de HHO + 11ml de gasolina (liquida) = 200,011 litros. A quantidade de oxigênio na mistura é de 54,333 litros ou 27,16%, diferente da normal que seria 21%.
Agora eu te pergunto, tu acha que o motor só queima 21% do volume da mistura que for oxigênio e o restante do oxigênio existente na mistura acima não queima? Se for queimado apenas 21% em oxigênio na mistura, sobrando 6,16% de oxigênio sem queimar, o que acontecerá com o restante da mistura combustível, composta de 11mL de gasolina e 66,666 litros de hidrogênio? Vai sobrar oxigênio e combustível sem queimar.
A pergunta é: Como dizer para uma labareda só queimar 21% do oxigênio existente na mistura e parar a queima quando essa medida dor alcançada? Não dá, a queima continuará e os 27,16% de oxigênio existente na mistura vão ser queimados com todo o combustível disponível.
Pensa que eu coloque oxigênio puro na mistura, ai a proporção fica pior ainda, seria 121,011 litros de mistura contra 54,333 litros de oxigênio na mistura, dando um percentual de 44,9% de oxigênio na mistura. Tu acredita que fazer uma queima que só tem combustível e oxigênio nas proporções estequiométricas, que pode fazer essa queima parar ao alcançar 21% de uso do oxigênio existente na mistura? Porque seria assim?
Simplesmente não faz sentido, não é a proporção de oxigênio na mistura e sim se existe a quantidade de oxigênio nas proporções estequiométricas que importa. Adicionar outra mistura combustível nas proporções estequiométricas não pode fazer sobrar oxigênio, pouco importa se as proporções de oxigênio na mistura ficaram alteradas.
(Mas eu acho que tu quis dizer outra coisa...)