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HH0 em 320d 136cv

2 participantes

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1HH0 em 320d 136cv Empty HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 02:39

Elav


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Ola pessoal, instalei um gerador hho, num 320d 136cv.

O gerador hho, é aproximadamente 3L, 50 amperes.
O poupança deve rondar os 10%.
A nivel de afinaçoes centralina, o que se pode fazer, avanços injeção, pressao turbo,maf... O que posso alterar de modo a tirar maximo partido do hh0.

2HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 03:10

ET-e-HHO-existe


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Elav escreveu:Ola pessoal, instalei um gerador hho, num 320d 136cv.

O gerador hho, é aproximadamente 3L, 50 amperes.
O poupança deve rondar os 10%.
A nivel de afinaçoes centralina, o que se pode fazer, avanços injeção, pressao turbo,maf... O que posso alterar de modo a tirar maximo partido do hh0.

Você já conseguiu 10% somente com o gerador de HHO, ou instalou algum EFIE? Deu entrada no HHO em que lugar?

3HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 03:17

Elav


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apenas instalei o gerador.
Como tenho acesso a centralina queria saber o que posso fazer para optimizar o motor
para o hho.

Dar ou retirar avanço injeção???
Dar ou retirar ar???

4HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 03:43

ET-e-HHO-existe


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Elav escreveu:apenas instalei o gerador.
Como tenho acesso a centralina queria saber o que posso fazer para optimizar o motor
para o hho.

Dar ou retirar avanço injeção???
Dar ou retirar ar???

Se tu tem acesso a centralina e pode reprograma-la, pensa o seguinte:

O HHO deveria acelerar a combustão, logo achar o novo ponto de avanço da ignição deve ser necessário. Só que tu precisa achar o novo avanço, não posso dizer qual vai ser, vai depender de como o HHO influenciou teu motor.

Não sei onde tu deu entrada no HHO no motor, também não sei como a centralina do teu carro calcula a massa de ar. Tenta verificar se o HHO está interferindo no cálculo da massa de ar. Lembre-se que a gasolina será injetada proporcionalmente a massa de ar que entrou (estequiometricamente), tenta manter assim.

Lembra que água evapora em temperatura ambiente se estiver a baixa pressão, então, dependendo do vácuo do motor se propagar até a água que existe no gerador de HHO, esta pode se evaporar energicamente. Se isso acontecer tu vai ter mais vapor d'água que HHO verdadeiro, isso na hora que o motor estiver funcionando. Quer dizer, se com o carro parado teu gerador está gerando 3 LPM de HHO, com o carro andando e sob alto vácuo em algumas condições, o gerador vai produzir 3 LPM de HHO + 10 LPM de vapor. Isso vai fazer diferença e não vai ser por causa do HHO e sim pelo vapor.

A solução para evitar a alta evaporação em caso do vácuo querer se propagar para dentro do seu gerador de HHO, seria tu trabalhar com uma pressão de umas 3 atmosferas no gerador. Claro que isso necessita de válvula de alívio para pressão não subir demais e uma saída de HHO restrita para criar uma pressão interna. Tu tem que regular o buraco de saída do HHO para que deixe a pressão interna no gerador em umas 3 atmosferas e verificar se essa pressão não danifica nada nem sobe demais.

Use flash-back arrestor para evitar que uma chama entre do motor para o gerador e cause uma explosão desagradável. Pesquise qual é o correto para HHO, não é uma válvula que restringe o fluxo em um única direção não, essas válvulas não seguram o retorno rápido da chama do HHO e estoura tudo. O próprio flash back arrestor já restringe o fluxo do HHO e causa uma pressão maior no lado do gerador contra a saída do HHO. Isso já deve eliminar o problema do vapor mantendo a pressão dentro do gerador superior a 1 atmosfera.

Voltando a centralina, se ela ler vapor como ar, ela vai mandar mais combustível que deveria e teu carro vai passar a gastar mais.

Se tua centralina estiver lendo corretamente o ar que entra, consequentemente calculando a quantidade certa (estequiométrica) de combustível para aquela quantidade de ar, corrigindo os eventuais erros com a sonda lambda, como normalmente acontece, então para que tu vai mexer na centralina, colocar algum EFIE e fazer a centralina trabalhar dum jeito que ela não sabe, que é com mistura rica ou pobre?

A única coisa que vale mexer na centralina é um novo ajuste de avanço da ignição, isso se for constatado uma mudança do ponto ideal com a adição do HHO.

Ou o HHO funciona, ou não funciona, fazer a mistura sair de estequiométrica para pobre na intenção de ajudar o HHO, isso vai criar uma dúvida que tu nunca vai responder: Quem realmente fez meu carro economizar, foi o HHO ou a mistura pobre?

5HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 03:53

ET-e-HHO-existe


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O bom HHO tem que funcionar sem muita frescura, sem PWM, sem EFIE, apenas uma instalação segura (para você e para o motor) e acertar a quantidade certa, no máximo um ajuste no ponto de ignição. Mais que isso significa que não deu certo e tu está usando outros métodos de economia para acreditar que o HHO funcionou.


Um detalhe (única frescura que talvez valha a pena): Existe uma corrente de pensamento que afirma que o HHO deve ser injetado quase em cima das válvulas de admissão e se possível por bico injetor próprio, que se abre ao mesmo tempo que as válvulas (provavelmente através de algum controle eletrônico). Isso seria para não haver risco de fuga de HHO. O problema é que isso complica bastante o HHO.

Tente acertar a produção do HHO sem necessitar de PWM.



Última edição por ET-e-HHO-existe em Sáb 18 maio 2013, 04:03, editado 1 vez(es)

6HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 03:57

ET-e-HHO-existe


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Tenta usar essa orientação e depois nos conta como foi, não deixe de voltar e relatar o resultado. Isso é importante para todos.

7HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 19:11

Elav


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o carro é a diesel, vou dar avanço na injeção

8HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Sáb 18 maio 2013, 20:16

ET-e-HHO-existe


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Elav escreveu:o carro é a diesel, vou dar avanço na injeção

Isso diminui os problemas de HHO com ciclo otto e sua necessidade de cálculo da massa de ar, que para mim devem resolver os problemas de vácuo e evaporação excessiva, embora o vapor ainda vá existir e não podemos deixar de lembrar que ele vai ter seu efeito também.

Agora, quanto a necessidade de mudar o avanço da injeção, ainda é necessário. Mas sempre se lembre que tu deve mudar isso se o motor pedir.

Eu imagino que a instalação do HHO em motores diesel seja com muito mais facilidade ainda. Não existe a restrição a passagem de ar feita pela borboleta dos motores otto, a queima do diesel não tem a intensão de ser tão rápida quanto nos motores otto. Eu acho que nesse caso o HHO só diminuiria o tempo entre injeção e o real início da queima do diesel, que tem um delay.

9HH0 em 320d 136cv Empty Re: HH0 em 320d 136cv Dom 19 maio 2013, 01:38

ET-e-HHO-existe


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Elav, tô imaginando que tu é de Portugual, aqui no Brasil carros de passeio não podem ser a diesel. Por isso tenho pouca ideia como o HHO interage com o diesel. Sua experiência vai ser boa para quem possuí carros maiores aqui no Brasil, estes sim podem ser diesel.

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