Elav escreveu:apenas instalei o gerador.
Como tenho acesso a centralina queria saber o que posso fazer para optimizar o motor
para o hho.
Dar ou retirar avanço injeção???
Dar ou retirar ar???
Se tu tem acesso a centralina e pode reprograma-la, pensa o seguinte:
O HHO deveria acelerar a combustão, logo achar o novo ponto de avanço da ignição deve ser necessário. Só que tu precisa achar o novo avanço, não posso dizer qual vai ser, vai depender de como o HHO influenciou teu motor.
Não sei onde tu deu entrada no HHO no motor, também não sei como a centralina do teu carro calcula a massa de ar. Tenta verificar se o HHO está interferindo no cálculo da massa de ar. Lembre-se que a gasolina será injetada proporcionalmente a massa de ar que entrou (estequiometricamente), tenta manter assim.
Lembra que água evapora em temperatura ambiente se estiver a baixa pressão, então, dependendo do vácuo do motor se propagar até a água que existe no gerador de HHO, esta pode se evaporar energicamente. Se isso acontecer tu vai ter mais vapor d'água que HHO verdadeiro, isso na hora que o motor estiver funcionando. Quer dizer, se com o carro parado teu gerador está gerando 3 LPM de HHO, com o carro andando e sob alto vácuo em algumas condições, o gerador vai produzir 3 LPM de HHO + 10 LPM de vapor. Isso vai fazer diferença e não vai ser por causa do HHO e sim pelo vapor.
A solução para evitar a alta evaporação em caso do vácuo querer se propagar para dentro do seu gerador de HHO, seria tu trabalhar com uma pressão de umas 3 atmosferas no gerador. Claro que isso necessita de válvula de alívio para pressão não subir demais e uma saída de HHO restrita para criar uma pressão interna. Tu tem que regular o buraco de saída do HHO para que deixe a pressão interna no gerador em umas 3 atmosferas e verificar se essa pressão não danifica nada nem sobe demais.
Use flash-back arrestor para evitar que uma chama entre do motor para o gerador e cause uma explosão desagradável. Pesquise qual é o correto para HHO, não é uma válvula que restringe o fluxo em um única direção não, essas válvulas não seguram o retorno rápido da chama do HHO e estoura tudo. O próprio flash back arrestor já restringe o fluxo do HHO e causa uma pressão maior no lado do gerador contra a saída do HHO. Isso já deve eliminar o problema do vapor mantendo a pressão dentro do gerador superior a 1 atmosfera.
Voltando a centralina, se ela ler vapor como ar, ela vai mandar mais combustível que deveria e teu carro vai passar a gastar mais.
Se tua centralina estiver lendo corretamente o ar que entra, consequentemente calculando a quantidade certa (estequiométrica) de combustível para aquela quantidade de ar, corrigindo os eventuais erros com a sonda lambda, como normalmente acontece, então para que tu vai mexer na centralina, colocar algum EFIE e fazer a centralina trabalhar dum jeito que ela não sabe, que é com mistura rica ou pobre?
A única coisa que vale mexer na centralina é um novo ajuste de avanço da ignição, isso se for constatado uma mudança do ponto ideal com a adição do HHO.
Ou o HHO funciona, ou não funciona, fazer a mistura sair de estequiométrica para pobre na intenção de ajudar o HHO, isso vai criar uma dúvida que tu nunca vai responder: Quem realmente fez meu carro economizar, foi o HHO ou a mistura pobre?