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4 participantes

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1apresentaçao Empty apresentaçao Qui 23 Jan 2014, 03:06

andre luiz

andre luiz
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ola pessoal sou eletromecânico da Renault aqui de campinas estou com em projeto em uma palio wekeend 1.6 16v
de fazer uma dessas células de hho mas que não consumisse muito a bateria adapitando um ,ate dois alternadores para ativados em frenagem e reduzidas com uma bateria separada do sistema do veiculo

posso contar com a ajuda técnica de vcs?

2apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 23 Jan 2014, 04:18

ET-e-HHO-existe


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André Luiz, nós é que precisaremos mais da tua ajuda do que você da nossa, mas pelo menos eu estou aqui para lhe dar meus palpites.

Te aconselho a estudar bem o caso, formar uma ideia, discuti-la, depois, com muito cuidado para não sofrer dano de qualquer espécie, seja financeiro ou físico, experimente aos poucos e vá ajustando até dar certo.

Não existe quem possa te dar a resposta exata do que tu tem de fazer, essa é minha primeira ajuda a você.

Uma dúvida: Tu quer fazer um KERS ou um sistema HHO?

andre luiz

andre luiz
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ola !é mais ou  menos a junção dos dois, eu nunca tinha visto um gerador hho ,vamos por assim dizer "ao vivo" mas já ouvi falar bastante ,e de muita pesquisa na net vi projetos e modelos de geradores caseiros e já industrializados que também não muda muito de um para o outro os princípios são os mesmos .
beleza eu fiz um protótipo fundo de quintal que deu certo mas tinha muita resistência ,e claro menos vida útil da bateria ,esse é o maior problema desses nossos geradores me corrijam se eu estiver errado ,então pensei em acumular energia desperdiçada nas frenagens e reduzidas e concentra las em mais produção de hidrogênio sem se preucupar em redução de hp do motor para recarregar a bateria .
começarei o projeto este sábado se Deus quiser.

4apresentaçao Empty Re: apresentaçao Sex 24 Jan 2014, 15:55

ET-e-HHO-existe


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Você está certo, mas o maior problema do HHO é saber qual é o mínimo necessário para produzir efeito e em que situações o HHO é favorável. Isso ninguém nunca soube dizer. O que se diz de favorável ao HHO por ai, vindo de gente séria (uma vez que os embusteiros milagreiros dizem o que quer) se passa em um momento de medições que ocorreram em um momento favorável e nem o experimentador se deu conta de quais são esses fatores favoráveis.

Imagine que o HHO funcione bem em 3ª marcha, entre 40 a 60 km/h, então tu faz duas medições consecutivas pelo mesmo trajeto lento, uma com HHO e outra sem HHO, percebe que com o HHO ficou melhor, mas se esquece de como foi o trajeto. Nesse caso o HHO seria bom em 3ª marcha e tu nem notou isso. Ou pior ainda, vamos supor que o HHO nem funciona, mas tu mediu o trajeto sem HHO com o transito meio preso, entre algumas freadas, depois fez o mesmo trajeto com o transito livre, quase não usou o freio, claro que será mais econômico, mas como agora tu estava usando HHO, cheio de vontade de ver uma economia, quando ela aparece tu nem nota que foi por conta do transito mais livre, vai achar que foi pelo HHO.

O que eu quero dizer é que para dizer que o HHO deu resultado em uma situação, tu tem que replica-la com e sem HHO, medir o consumo nas duas vezes, ai sim tu pode dizer que, naquela situação, determinada proporção de HHO funciona. Tu vai conseguir ser meticuloso assim?

Nos estamos falando de economia, ou de consumo, consumo, no caso de motores a combustão, depende muito da carga, RPM e outros detalhes construtivos. Um motor diesel é naturalmente mais econômico que um motor otto. Mesmo um mesmo motor apresenta consumo diferente em situações diferente, não estou dizendo entre acelerar ao máximo numa ultrapassagem e andar mais devagar no trajeto normal, estou falando que numa linha reta, sem freadas, se tu entrar nessa reta a 60km/h e cumprir o trajeto e medir o consumo, este não será o mesmo se tu fizer a 100km/h, ou a 200km/h, embora o trajeto seja o mesmo, a velocidade constante, numa reta de testes sem transito, ou seja, o mesmo trabalho.

Me parece óbvio que o HHO apresentará resultados positivos em determinadas situações e outras pode até apresentar resultados negativos. Nesse caso, saber os momentos favoráveis ao HHO faria que o utilizássemos só quando ele causa economia, não desperdiçando energia atoa.

Claro que aliar os momentos certos e a quantidade certa de HHO, junto com a recuperação de energia que tu propõe, isso tudo contribuirá para redução no consumo. Muito mais pode ser feito, eu acho que só usar o HHO para proporcionar economia uma missão muito árdua para o pobre do hidrogênio, então tu está mais do que certo ao misturar mais de uma técnica para alcançar economia.

Tu já notou uma das técnicas que os carros híbridos usam para economizar? Sabemos que o motor a combustão funciona de forma mais econômica em determinada situação, uma determinada rotação e carga. Agora imagine colocar sempre essa mesma carga a um motor a combustão, usando-o sempre em seu momento mais econômico, pouco importa se tu está num engarrafamento ou acelerando numa ultrapassagem, o motor a combustão estaria em todas as situações na sua atuação mais econômica. Como fazer isso, uma vez que acelerando exige uma força do motor e andar lento num engarrafamento exige outra força no motor? Simples, use o motor a combustão sempre na mesma carga de um gerador elétrico na função monótona de carregar as baterias e deixe a variação de potência para um motor elétrico usando as baterias. As baterias nunca descarregariam pela carga do motor a combustão, mais a variação de carga ficaria a cargo do motor elétrico que não desperdiça tanta energia entre cargas diferentes. Esse é o segredo de um hibrido ser econômico mesmo fazendo a maluquice que usar um motor a combustão, para carregar uma bateria, que será usada por um motor elétrico, pois a princípio parece que é trocar 6 por 1/2 dúzia e de forma mais complicada, mas não é. Claro que os híbridos também aproveitam e usam a regeneração da energia das freadas também, mas o grande truque é fazer todo mundo trabalhar em seu modo mais eficiente.

5apresentaçao Empty Re: apresentaçao Sex 24 Jan 2014, 16:36

ET-e-HHO-existe


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Gostaria de te lembrar que o custo de extrair hidrogênio por via da eletrólise, pode ser substituído por extrair hidrogênio do alumínio, ou outra forma mais barata de obter hidrogênio.

6apresentaçao Empty Deus nos ajude Sáb 25 Jan 2014, 01:40

andre luiz

andre luiz
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Bom ,vc esta com a razao com serteza em relacao com os hibridos e tudo mais .eu conheço sim a forma quimica mas como vejo muitos prototipos a eletrilise pelo menos nao queria ter de mudar de forum.rsrsrsrs
Vou construir minha celula primeiro,depois instalarei no meu carro
Cada passo que eu der vcs vao ficar sabendo ,pode ter certeza disso!
Obrigado pela dica e tambem o incentivo . abraços

7apresentaçao Empty Re: apresentaçao Sáb 25 Jan 2014, 04:17

ET-e-HHO-existe


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andre luiz escreveu:Bom ,vc esta com a razao com serteza em relacao com os hibridos e tudo mais .eu conheço  sim a forma quimica mas como vejo muitos prototipos a eletrilise pelo menos nao queria ter de mudar de forum.rsrsrsrs....

"..eu conheço sim a forma química.." - Dê que tu está falando aqui?

"...mudar de forum ..." - Porquê?

Não entendi direito

8apresentaçao Empty Re: apresentaçao Sáb 25 Jan 2014, 22:05

andre luiz

andre luiz
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perdao axei que o forum era so para sistema eletrolise ,mas foi brincadeira
Nao mudarei de forum.
Ja comprei o material vou construir. Uma celula ceca

9apresentaçao Empty Re: apresentaçao Sáb 25 Jan 2014, 22:40

ET-e-HHO-existe


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André, aqui não tem comando ou lei que possa te tirar ou reprimir seus comentários, se quiser falar de culinária ninguém vai te banir daqui. O máximo que vai acontecer é alguém não gostar do teu comentário e ficar razinzando, mas não vai passar disso. Só toma cuidado com a NSA!

10apresentaçao Empty Re: apresentaçao Ter 28 Jan 2014, 02:13

acalister


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[quote="ET-e-HHO-existe"][quote="andre luiz"]Bom ,vc esta com a razao com serteza em relacao com os hibridos e tudo mais .eu conheço  sim a forma quimica mas como vejo muitos prototipos a eletrilise pelo menos nao queria ter de mudar de forum.rsrsrsrs....[/quote]

"..eu conheço sim a forma química.." - Dê que tu está falando aqui?

"...mudar de forum ..." - Porquê?

Não entendi direito[/quote]


que dúvida essa agora, mudar de forma ou mudar de forum, mudar é muito bom, enfim, as reações químicas no cérebro humano é algo fantástico, é impressionante

11apresentaçao Empty Re: apresentaçao Ter 28 Jan 2014, 02:34

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acalister escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
andre luiz escreveu:Bom ,vc esta com a razao com serteza em relacao com os hibridos e tudo mais .eu conheço  sim a forma quimica mas como vejo muitos prototipos a eletrilise pelo menos nao queria ter de mudar de forum.rsrsrsrs....

"..eu conheço sim a forma química.." - Dê que tu está falando aqui?

"...mudar de forum ..." - Porquê?

Não entendi direito


que dúvida essa agora, mudar de forma ou mudar de forum, mudar é muito bom, enfim, as reações químicas no cérebro humano é algo fantástico, é impressionante

Cara! impressionante! kkkkkkkkkkkkk

André I, afinal tu vai librar pelo menos os 10 primeiros dígitos da senha do HHO que tu achou na última festa do HHO nos isteites?

12apresentaçao Empty Re: apresentaçao Ter 28 Jan 2014, 15:56

acalister


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[quote="ET-e-HHO-existe"][quote="acalister"][quote="ET-e-HHO-existe"][quote="andre luiz"]Bom ,vc esta com a razao com serteza em relacao com os hibridos e tudo mais .eu conheço  sim a forma quimica mas como vejo muitos prototipos a eletrilise pelo menos nao queria ter de mudar de forum.rsrsrsrs....[/quote]

"..eu conheço sim a forma química.." - Dê que tu está falando aqui?

"...mudar de forum ..." - Porquê?

Não entendi direito[/quote]


que dúvida essa agora, mudar de forma ou mudar de forum, mudar é muito bom, enfim, as reações químicas no cérebro humano é algo fantástico, é impressionante[/quote]

Cara! impressionante! kkkkkkkkkkkkk

André I, afinal tu vai librar pelo menos os 10 primeiros dígitos da senha do HHO que tu achou na última festa do HHO nos isteites?[/quote]


calma ET, como já te disse, ainda estou analisando as informações, testando na prática em bancada, depois eu descarto por aqui.

13apresentaçao Empty Re: apresentaçao Ter 28 Jan 2014, 18:13

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Beleza Andre I !

14apresentaçao Empty Re: apresentaçao Ter 28 Jan 2014, 18:22

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Titio tá criando onda lá na 5ª dimensão, acho que vou pedir para ele vir aqui expor suas ideias, vai deixar uns velhinhos muito P da vida.

Titio tá dizendo que quem estuda, para arranjar um bom emprego, trabalhar, enfim, resumindo: "Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro".

Tá deixando o pessoal doido lá.

15apresentaçao Empty ap Qui 30 Jan 2014, 03:05

andre luiz

andre luiz
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ET-e-HHO-existe escreveu:Titio tá criando onda lá na 5ª dimensão, acho que vou pedir para ele vir aqui expor suas ideias, vai deixar uns velhinhos muito P da vida.

Titio tá dizendo que quem estuda, para arranjar um bom emprego, trabalhar, enfim, resumindo: "Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro".

Tá deixando o pessoal doido lá.



"Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro". VERDADE kkkkkkkkk

16apresentaçao Empty ola Qui 30 Jan 2014, 03:13

andre luiz

andre luiz
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bom sábado passado eu disse que iria colocar meu projeto em pratica , já cortei as chapas de inox ,já comprei os anéis de vedação de 100mm só estou com uma duvida como montarei as placas ? +.-.+.-.+.-.+ ou +.n.n.n.n.n.+
ou -.n.n.+.n.n.- não sei qual mais eficiente

17apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 13:12

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andre luiz escreveu:bom sábado passado eu disse que iria colocar meu projeto em pratica , já cortei as chapas de inox ,já comprei os anéis de vedação de 100mm só estou com uma duvida como montarei as placas ? +.-.+.-.+.-.+ ou +.n.n.n.n.n.+
ou -.n.n.+.n.n.- não sei qual mais eficiente

Abdre II, isso depende da voltagem e eficiência desejada aliada a produção. Explico: A voltagem para fazer eletrolise da água é apenas 1,23V entre placas, mas um monte de outras coisas acontecem e tu começa a notar que só começa, minimamente, a conduzir energia entre placas, com suas consequentes micro bolhas, depois de 1,7V (eu diria que depois de 1,8V). Seria como se tu pegasse a voltagem que tu usa entre duas placas e subtraísse 1,8V e o restante é o que será usado para vencer a resistência do eletrólito.

Então se tu usa 2V - 1,8V = 0,2V para vencer a resistência do eletrólito, se tu usa 3V - 1,8V - 1,2V para vencer a resistência do elettólito, claro que no segundo caso vai circular  6 vezes mais corrente que no primeiro caso, percebes? Outro detalhe importante é que é a corrente que manda quanto HHO é produzido. (em condições normais RJ, com 86A numa célula simples de duas placas, tu produz 1 LPM (litro por minuto) de HHO seco (sem vapor))

Então pense no seguinte, tu vai usar 12V testando essa célula na bancada, seu tu fizer 4 células simples de apenas duas placas e ligá-las em série, então cada célula (duas placas apenas) terá uma voltagem de 3V. Se tu por mais duas células em série (6 no total agora), então cada célula (duas placas) terá uma voltagem de 2V. Tu já sabe que com 3V entre placas vai circular 6x mais corrente e produzir 6x mais em cada célula, mas com 3V tu só tem 4 células e com 2V tu tem 6 células ligadas em série.

Consegue perceber que com 4 células em série tu produz 4x que com 6 células em série? Contudo, também percebe que com 4 células tu produz gastando 6x menos corrente e potência da bateria, uma vez que as duas associações de células estão sob 12V totais? Ou melhor, com 4 células em série tu produz mais, mas gasta mais por unidade de gás gerado que com 6 células em série.

Claro que tu não vai fazer 4 ou 6 geradores separados e ligá-los em série, tipo ---| |----| |----| |----| |----, o que tu vai fazer é ----|||||-----, ou como costumamos esquematizar: +NNN-.

----- => fio
| => um placa
+ => uma placa onde foi ligado o (+) da fonte
- => uma placa onde foi ligado o (-) da fonte
N => erroneamente chamada de placa neutra, uma vez que não se liga a ninguém, apenas está no meio.

Perceba que -----|||------ que é esquematizado por +N-, ou placa positiva, uma neutra e outra negativa, isso é apenas uma definição esquemática elétrica, não que uma placa seja de natureza (+) ou (-) ou (N). Nunca esqueça que isso seriam duas células simples (de duas placas) ligadas em série, ou ----||-----||------

18apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 13:25

ET-e-HHO-existe


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Andre II, só para destacar, não existe placa neutra na eletrolise, todas se medidas individualmente terão voltagem entre duas placas adjacentes, até as placas neutras lá no centro e longe dos fios elétricos que ligam a célula composta ao sistema elétrico (que seja a bateria).

Porque alguém resolveu atribuir "neutro" as placas que não estão diretamente ligadas a bateria (sistema elétrico) eu não sei, mas não se convença que elas são neutras e diferentes das (+) e (-).

Desculpe a explicação excessiva, mais se isso fosse claro e óbvio, não teria se popularizado o termo "placa neutra" que não faz o menor sentido.

19apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 13:50

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andre luiz escreveu:bom sábado passado eu disse que iria colocar meu projeto em pratica , já cortei as chapas de inox ,já comprei os anéis de vedação de 100mm só estou com uma duvida como montarei as placas ? +.-.+.-.+.-.+ ou +.n.n.n.n.n.+
ou -.n.n.+.n.n.- não sei qual mais eficiente

Espero que tu tenha lido, entendido, ou até já saiba o que eu postei antes sobre isso, mas vou direto ao assunto aqui:

+.-.+.-.+.-.+
Essa associação seria +-+-+-+, ou 6 células simples (célula de apenas duas placas) ligadas em paralelo, que seria equivalente a uma única célula com uma área 6x maior. Como tu provavelmente vai ligar isso aos 12V da bateria, 12V-1,8V= 10,2V diretos para vencer a resistência do eletrólito, ou umas 50x mais que se fosse 2V entre placas. Percebe a fervura que isso vai ser e a correntona que vai consumir?
Isso produz muito e tem a pior eficiência possível em 12V.

+.n.n.n.n.n.+
Essa associação seria +NNNNN-, ou 6 células simples ligadas em série. Isso ligado a 12V dará 2V entre placas. Pela explicação acima é só tu inverter e entenderá essa. Obviamente se a anterior e a mais produtiva e menos eficiente, esta é a mais eficiente e improdutiva. A anterior consumiria 50x mais e produziria 8x mais que essa agora.


-.n.n.+.n.n.-
Essa seria a ligação, em paralelo, de dois grupos de 3 células simples ligadas em série, ou -NN+NN-. Seria o equivalente a você usar apenas 4 placas com o dobro do tamanho na ligação +NN-. Então ligando isso a 12V tu terá 4V entre placas, que fazendo a conta mágica 4V - 1,8V = 2,2V, que será 10x mais consumista que se usasse 2V entre placas mais produz 5x mais. Claro que como são duas em paralelo, podemos retificar para 20X mais consumo e 10X mais produção que a segunda opção (a mais eficiente).

+.-.+.-.
Isso é o mesmo da primeira, com menos placa, é só extrapolar.

20apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 14:05

ET-e-HHO-existe


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Um detalhe que tu logo vai notar: Eletrólito quente tem sua resistência elétrica diminuída e consome mais corrente. Então tu começa com uma corrente, eletrólito ainda frio, depois o eletrólito esquenta e a corrente sobe.

Um detalhe que vai te enganar: Eletrólito quente produz muito mais, não seria apenas pelo aumento da corrente, tem mais! Não se engane, o excedente vem na forma de vapor que se torna visível quando sai do gerador, pois vapor é visível e HHO não. Quanto mais quente, mais tu vai notar o vapor saindo. Não confunda vapor com HHO.

Nota: Eu considero HHO o HHO seco, puro, sem vapor ou contaminantes de qualquer natureza. Tem quem diga que o HHO é a mistura dos gases oxigênio e hidrogênio mais outros elementos como hidrogênio mono-atômico, ozônio, vapores de água, flúor e outros bichos. A verdade é que eu não sei quem faz a mágica no motor, se são os gases oxigênio e hidrogênio juntos, apenas o gás hidrogênio, ou tudo junto, com vapores de água, ozônio, flúor e outros bichos. Então separe o que eu chamo de HHO, do que tu acha ser o HHO e o que outros acham ser HHO. Até  hoje eu não consegui me entender com isso.

Não se esqueça de outro fator:
Na bancada com a bateria de 12V, dependendo da carga da bateria, tu terá uma voltagem variável e que abaixa se o consumo for extremo. Já no carro, a voltagem é de 13,8V e não 12V, além de ter muito mais capacidade de manter essa voltagem sob alto consumo de corrente. Então o que tu faz na bancada, só na bateria, não é o mesmo que vai acontecer na estrada com o alternador funcionando.

21apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 17:27

acalister


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André II, antes de postar mais dígitos da senha do HHO, irei aguardar os seus resultados, vai que você descobre algo de que ainda não sabemos, algo diferente, não é? isso é muito mais importante do que os dígitos, pelo menos para mim.
Aproveita as dicas do ET na construção da sua célula, o cara é fera, estou torcendo muito pelo seu sucesso, boa sorte colega.

22apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 17:30

acalister


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Alberto, você não participa do forum?

23apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 18:30

ET-e-HHO-existe


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acalister escreveu:André II, antes de postar mais dígitos da senha do HHO, irei aguardar os seus resultados, vai que você descobre algo de que ainda não sabemos, algo diferente, não é?  isso é muito mais importante do que os dígitos, pelo menos para mim.
Aproveita as dicas do ET na construção da sua célula, o cara é fera, estou torcendo muito pelo seu sucesso, boa sorte colega.

O que eu sei meio que acaba por ai, na hora de por isso no motor, o André II vai precisar e do André I. Mas me preocupa que ele esteja esperando alguma grande sacada do André II para soltar o que descobriu na HHO games. Tô achando que vou ser enrolado denovo, nada será dito, e com oque sei só vou montar umas tochas para joalheiros...

Não espere pelos outros André Primeiro! Faça a história do HHO no Brasil!

24apresentaçao Empty Re: apresentaçao Qui 30 Jan 2014, 22:16

acalister


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[quote="ET-e-HHO-existe"][quote="acalister"]André II, antes de postar mais dígitos da senha do HHO, irei aguardar os seus resultados, vai que você descobre algo de que ainda não sabemos, algo diferente, não é?  isso é muito mais importante do que os dígitos, pelo menos para mim.
Aproveita as dicas do ET na construção da sua célula, o cara é fera, estou torcendo muito pelo seu sucesso, boa sorte colega.[/quote]

O que eu sei meio que acaba por ai, na hora de por isso no motor, o André II vai precisar e do André I. Mas me preocupa que ele esteja esperando alguma grande sacada do André II para soltar o que descobriu na HHO games. Tô achando que vou ser enrolado denovo, nada será dito, e com oque sei só vou montar umas tochas para joalheiros...

Não espere pelos outros André Primeiro! Faça a história do HHO no Brasil![/quote]




Et, que negocio é esse de fazer história de HHO no Brasil ? rsrsrs isso tem algum valor $m$c$$n$l? eu já te disse, vou analisar as infos que me foram passadas e o que não for do meu interesse, eu descarto aqui para vocês, blz, tenha paciência homem.
outra coisa, eu não estou esperando nenhuma sacada por parte do André II, apenas relatos do que sentiu com o super kit instalado, tipo superaquecimento no motor, falhas, aumento no consumo etc..

25apresentaçao Empty ola Sex 31 Jan 2014, 02:38

andre luiz

andre luiz
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calma pessoal ! kkkkkkkkkkkkk
comprei as conexões e mangueiras hoje
ETE muito obrigado pelas perolas de sabedoria ,agora já tenho uma noção do que estou fazendo ,eu vi que vc manja pracas! mais uma vez obrigado

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