Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como funciona o Bitcoin

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como funciona o Bitcoin Empty Como funciona o Bitcoin Sex 03 Out 2014, 19:10

Quati


Rank : 0
Rank : 0

Como dizia o Jack, "vamos por partes", ou seria melhor ir do início:

Tudo começou a uns anos atrás quando o Sr. Satoshi, um japonês (descendente, radicado, sei lá a condição dele, mas um japonês americano) resolveu criar uma moeda digital verdadeira, completamente desvinculada de qualquer outra moeda existente. Era uma ideia de uma moeda digital que ele resolveu materializar, conseguiu seguidores, que passaram a usar o Bitcoin e assim a moeda conseguiu credibilidade e valor real. Não foi investido dinheiro real ou outro bem de valor para lastrear o Bitcoin, apenas credibilidade e a compreensão de  que quem mantem o Bitcoin funcionando merece recompensa, claro que essa recompensa seria em Bitcoin. Assim nasceu a moeda.

Agora vamos "por partes":

Existe duas figuras importantes atuando na rede Bitcoin, existem duas coisas importantes na rede Bitcoin.
Atores: Os mineradores e os usuários.
Coisas: A sequência (cadeia) de blocos de transações e os códigos públicos Bitcoin.

Tanto os códigos públicos, como cada bloco de transação da cadeia (lista) de transações, são criptografados com a técnica de chave publica e privada. Essa técnica cria uma criptografia que permite a qualquer um ler o conteúdo usando a chave publica, mas que só permite alterações a quem tem a chave privada.

Seus Bitcoins, ou seus códigos públicos, ou seu número Bitcoin:
Teu programa Bitcoin cria quantas chaves Publicas você quiser e cada chave publica tem uma chave privada associada a ela e um saldo em Bitcoin, que começa zerado. Você não precisa ver sua chave privada, mas só você, ou teu programa, sabe qual ela é. Você pode requisitar ao programa lhe mostrar sua chave privada, mas tem quem nunca queira ver essa chave, ficando de conhecimento de apenas o teu programa que a criou. É apenas duas chaves criptográficas (pública e privada) e um saldo. Só tem criptografado o saldo, pois a própria chave pública é o código, número, que você vai passar para receber valores.

A cadeira de transações Bitcoin:
Em um determinado intervalo de tempo, agora acho que é uns 10 minutos, todas as transações feitas em Bitcoin são armazenadas em um bloco criptografado e enviado para todos os usuários do Bitcoin. Isso faz que todos os usuários Bitcoin possuam uma cópia do banco de dados Bitcoin. Do mesmo jeito que todas as células tem uma cópia do DNA, assim todos os usuários padrão do Bitcoin possui uma cópia atualizada de todas as transações já feitas em Bitcoin.

Minerador:
Quando um bloco novo do Bitcoin é gerado, este não é enviado para os usuários na mesma hora, ele precisa ser processado por um minerador. Todos os mineradores recebem esse novo bloco e tem que tentar quebrar a chave privada do bloco de transações. Essa operação requer computadores mais caros que um carro novo, vários deles, máquinas dedicadas e construídas só para essa função. Quem conhece esse tipo de criptografia sabe que é quase impossível quebrar uma chave bem feita e a chave é criada para ser tão difícil para que até os mineradores e seus supercomputadores tenham dificuldades em faze-lo. Quando o 1º minerador quebra a chave, então ele é premiado em oferecer o novo bloco para rede, os outros que tentem no próximo bloco que virá. O minerador vencedor do bloco, recebe uma recompensa em Bitcoins. Por isso ele gasta com máquinas poderosas, na esperança de formar novos blocos de transações para rede e ser recompensado em Bitcoins. Ele investe muito em equipamento e gasta bastante energia, mas qualquer um pode ser um minerador.  

Importante: A invenção do minerador foi o meio de criar Bitcoin novo e lançar no mercado. Lembre-se que o Bitcoin não foi lastreado por nada, veio a existência do nada, através dessas recompensas dadas aos mineradores. Ao seja, os mineradores são os originadores de todos os Bitcoin que existem e não apenas dos novos blocos de transações a serem acrescentados nas cadeias de transações Bitcoin.

O usuário:
O usuário possui uma cópia da cadeia de transações Bitcoin e tem a chave publica para lê-la. O usuário possui seus códigos públicos de saldos Bitcoins e suas respectivas chaves privadas para altera-lo. Uma vez que uma transação é feita, qualquer uma, inclusive a sua, então todos tem condições de validar essa transação aprovada pelos dois donos dessas contas (chaves publicas) e registrar essa alteração no saldo, ou confirmar a operação como válida.

A carteira Bitcoin:
Não falei dela, mas você adquire uma "carteira Bitcoin" a qual guarda e gerência seus códigos públicos Bitcoin e seus saldos. Essa carteira pode ser o programa padrão que tem uma cópia de todas as transações e você opera independentemente, ou você se filia a um site que administra a carteira dos outros, assim não precisa armazenar a longa e crescente cadeia de transações Bitcoin.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos