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Quanto a secar o motor.

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1 Quanto a secar o motor. em Sab 20 Jun 2015, 16:55

igor zanella


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Bom dia.
Queria tirar uma dúvida, caso alguem esteja interado.
No motor a combustão normal a tanto a gasolina quanto o óleo de lubrificação que vai na camisa do pistão são lubrificantes,
já a hho não é, esse é um dos problemas de carros movidos somente a h2, mas até que ponto colocar HHO nao danifica/resseca o motor?

Obrigado.

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2 Re: Quanto a secar o motor. em Dom 21 Jun 2015, 01:59

Turbo50


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igor zanella escreveu:Bom dia.
Queria tirar uma dúvida, caso alguem esteja interado.
No motor a combustão normal a tanto a gasolina quanto o óleo de lubrificação que vai na camisa do pistão são lubrificantes,
já a hho não é,  esse é um dos problemas de carros movidos somente a h2, mas até que ponto colocar HHO nao danifica/resseca o motor?

Obrigado.
Igor,
Gasolina não é lubrificante. É combustivel. Não tem essa característica de lubrificação.
Óleo sim é lubrificante.
Então não há diferenças de lubrificação entre hho e gasolina.
Na verdade, existe sim, a gasolina é pior, deixa resíduos de carbono na camisa e anéis do motor, ajudando a deixar o óleo do motor mais preto e abrasivo.

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3 Re: Quanto a secar o motor. em Dom 21 Jun 2015, 21:37

Turbo50 escreveu:
igor zanella escreveu:Bom dia.
Queria tirar uma dúvida, caso alguem esteja interado.
No motor a combustão normal a tanto a gasolina quanto o óleo de lubrificação que vai na camisa do pistão são lubrificantes,
já a hho não é,  esse é um dos problemas de carros movidos somente a h2, mas até que ponto colocar HHO nao danifica/resseca o motor?

Obrigado.
Igor,
Gasolina não é lubrificante. É combustivel. Não tem essa característica de lubrificação.
Óleo sim é lubrificante.
Então não há diferenças de lubrificação entre hho e gasolina.
Na verdade, existe sim, a gasolina é pior, deixa resíduos de carbono na camisa e anéis do motor, ajudando a deixar o óleo do motor mais preto e abrasivo.

Descordo, pois até os fabricantes de motores recomendam utilizar periodicamente a gasolina, pelo fato do álcool não ter as propriedades lubrificantes da gasolina, especialmente nas sedes de válvulas.

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4 Re: Quanto a secar o motor. em Dom 21 Jun 2015, 22:15

Turbo50


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Marcelo,
No caso do álcool e gasolina, a gasolina não é usado como lubrificante e sim como um sistema de limpeza dos resíduos causticantes deixado pelo álcool.
Como disse, gasolina ainda não é lubrificante.
No caso da gasolina com hho, preferível para o hho, pois é mais limpo e nao deixa resíduos de carbono no motor que acabam aumentando o atrito e evitando a troca de calor do óleo.
A gasolina ainda tem enxofre que para o motor é um veneno, ajudando a causar corrosão química.
Para a limpeza do motor, aconselho usar a gasolina aditivada, pois tem elementos projetados para tal fim.

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5 Re: Quanto a secar o motor. em Seg 22 Jun 2015, 14:05

acalister


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[quote="Turbo50"]Marcelo,
No caso do álcool e gasolina, a gasolina não é usado como lubrificante e sim como um sistema de limpeza dos resíduos causticantes deixado pelo álcool.
Como disse, gasolina ainda não é lubrificante.
No caso da gasolina com hho, preferível para o hho, pois é mais limpo e nao deixa resíduos de carbono no motor que acabam aumentando o atrito e evitando a troca de calor do óleo.
A gasolina ainda tem enxofre que para o motor é um veneno, ajudando a causar corrosão química.
Para a limpeza do motor, aconselho usar a gasolina aditivada, pois tem elementos projetados para tal fim.[/quote]


Olá, aproveitando o gancho, existe um cidadão no ML vendendo uma ideia por R$ 20 reais que consiste em adicionar óleo de motor ao combustível, segundo o novo guru da mecânica, sua técnica consiste em lubrificar as sedes das válvulas e como resultado uma economia de até 35%, enfim, gostaria da opinião de vocês aqui do forum sobre esta polêmica técnica, vale lembrar que o vendedor é membro aqui deste forum. Junto com a dica de R$20,00, o Guru ainda envia um texto explicando toda sua lógica e culpa a redução do enxofre na gasolina como principal vilão do alto consumo nos veículos nacionais e importados

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6 Re: Quanto a secar o motor. em Ter 23 Jun 2015, 16:16

igor zanella


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Não é lubrificante, sim gasolina.
entendi. pensava que gasolina ajudava um pouco na lubrificação pelo menos da parte da injeção ou algo assim,
mas vi aqui que a viscosidade da gasolina é igual ou menos que a h20.
Valeu! Very Happy
é que no diesel o óleo diesel ajuda na lubrificação da bomba injetora.

Mas entendi. Valeu.

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7 Re: Quanto a secar o motor. em Qua 24 Jun 2015, 01:23

Turbo50


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Acalister,
A lubrificação das sedes das válvulas não gera economia nenhuma, gera somente somente mais fumaça jogado ao meio ambiente. A ideia de que faria melhor vedação nas válvulas é mito. Se houvesse algum vazamento nas valvulas, o motor não funcionaria. Óleo na combustão gera mais calor e fumaça. Só isso mesmo. O único ganho seria para o dono do posto. Pode testar, não vai danificar o motor se for fazer apenas uma vez.
Very Happy

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8 Re: Quanto a secar o motor. em Qua 24 Jun 2015, 14:40

acalister


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[quote="Turbo50"]Acalister,
A lubrificação das sedes das válvulas não gera economia nenhuma, gera somente somente mais fumaça jogado ao meio ambiente. A ideia de que faria melhor vedação nas válvulas é mito. Se houvesse algum vazamento nas valvulas, o motor não funcionaria. Óleo na combustão gera mais calor e fumaça.  Só isso mesmo. O único ganho seria para o dono do posto. Pode testar, não vai danificar o motor se for fazer apenas uma vez.
:D [/quote]

Caro colega, os efeitos dessa mistura eu já conheço bem, é o chamado efeito mistura rica, efeito direto na sonda lambda, a ECU entende uma mistura esta mais rica e corta combustível, dai a mágica ocorre dando uma suposta economia, pq suposta, pode até economiza em determinados regime de carga mas em outros o efeito é negativo, além disso a sonda vai sendo impregnada mais rapidamente e perdendo a sensibilidade , com pouco tempo de uso não durará por mais de 15mil Km, conclusão, toda a economia obtida se tornara em uma grande despesa com a substituição da Sonda Lambda, custo de mão de obra etc.. isso sem contar que se for utilizado no motor um óleo diferente, tipo sintético e o leigo utilizar uma mistura de óleo comum na gasolina ou álcool e lubrificação do motor estará toda comprometida podendo até vir a causar borra, prejuízo para o motor na certa.
O Guru ainda pra piorar pede para se separar óleo velho oxidado do cárter retirado da troca para ser misturado ao combustível como forma de economizar ainda mais, conclusão, combustível contaminado e que durará menos tempo, oxidará maís rapidamente, seria como utilizar gasolina velha, uma verdadeira bomba para o sistema de injeção como um todo, filtro, bomba, bicos injetores, enfim, aumentando os gastos com o carro

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9 Re: Quanto a secar o motor. em Ter 25 Ago 2015, 18:29

oliveira174


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acalister escreveu:
Turbo50 escreveu:Marcelo,
No caso do álcool e gasolina, a gasolina não é usado como lubrificante e sim como um sistema de limpeza dos resíduos causticantes deixado pelo álcool.
Como disse, gasolina ainda não é lubrificante.
No caso da gasolina com hho, preferível para o hho, pois é mais limpo e nao deixa resíduos de carbono no motor que acabam aumentando o atrito e evitando a troca de calor do óleo.
A gasolina ainda tem enxofre que para o motor é um veneno, ajudando a causar corrosão química.
Para a limpeza do motor, aconselho usar a gasolina aditivada, pois tem elementos projetados para tal fim.


Olá, aproveitando o gancho, existe um cidadão no ML vendendo uma ideia por R$ 20 reais que consiste em adicionar óleo de motor ao combustível, segundo o novo guru da mecânica, sua técnica consiste em lubrificar as sedes das válvulas e como resultado uma economia de até 35%, enfim, gostaria da opinião de vocês aqui do forum sobre esta polêmica técnica, vale lembrar que o vendedor é membro aqui deste forum. Junto com a dica de R$20,00, o Guru ainda envia um texto explicando toda sua lógica e culpa a redução do enxofre na gasolina como principal vilão do alto consumo nos veículos nacionais e importados

Olha te garanto quanto mais melhoria na gasolina, acarreta mais valor, e propagandas mirabolantes, gente combustível fóssil já era, apaga essa ideia, vamos acreditar até no ar comprido, que ja é uma realidade.
Quanto a questão de propriedade lubrificante, até a água é um lubrificante, prova disso carro a gasolina quando funciona somente a GNV acaba com as válvulas de admissão e escape, as guias do cabeçote nem se fala.
Então a gasolina tem propriedade lubrificante sim muito pouco mas tem.

Então volto mais uma vez a comentar, em especial sonda lambida (sensor de detecção de oxigênio), pra que serve a sonda lambida?
correção, mas em que regime? marcha lenta, apos isso a sonda é descartada pela central, se não ela não deixava o carro andar ela cortava os bicos assim que acelerasse. Mas quando pisamos no acelerador a central entende que queremos torque e libera a sonda. Na verdade é uma sucessão de informações que faz a sonda ser descartada.



Última edição por oliveira174 em Qua 26 Ago 2015, 01:59, editado 1 vez(es)

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10 gasolina lubrifica sim. em Ter 25 Ago 2015, 23:09

oliveira174


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acalister escreveu:
Turbo50 escreveu:Acalister,
A lubrificação das sedes das válvulas não gera economia nenhuma, gera somente somente mais fumaça jogado ao meio ambiente. A ideia de que faria melhor vedação nas válvulas é mito. Se houvesse algum vazamento nas valvulas, o motor não funcionaria. Óleo na combustão gera mais calor e fumaça.  Só isso mesmo. O único ganho seria para o dono do posto. Pode testar, não vai danificar o motor se for fazer apenas uma vez.
Very Happy

Caro colega, os efeitos dessa mistura eu já conheço bem, é o chamado efeito mistura rica, efeito direto na sonda lambda, a ECU entende uma mistura esta mais rica e corta combustível, dai a mágica ocorre dando uma suposta economia, pq suposta, pode até economiza em determinados regime de carga mas em outros o efeito é negativo, além disso a sonda vai sendo impregnada mais rapidamente e perdendo a sensibilidade , com pouco tempo de uso não durará por mais de 15mil Km, conclusão, toda a economia obtida se tornara em uma grande despesa com a substituição da Sonda Lambda, custo de mão de obra etc.. isso sem contar que se for utilizado no motor um óleo diferente, tipo sintético e o leigo utilizar uma mistura de óleo comum na gasolina ou álcool e lubrificação do motor estará toda comprometida podendo até vir a causar  borra, prejuízo para o motor na certa.
O Guru ainda pra piorar pede para se separar óleo velho oxidado do cárter retirado da troca para ser misturado ao combustível como forma de economizar ainda mais, conclusão, combustível contaminado e que durará menos tempo, oxidará maís rapidamente, seria como utilizar gasolina velha, uma verdadeira bomba para o sistema de injeção como um todo, filtro, bomba, bicos injetores, enfim, aumentando os gastos com o carro

Olha te garanto quanto mais melhoria na gasolina, acarreta mais valor, e propagandas mirabolantes, gente combustível fóssil já era, apaga essa ideia, vamos acreditar até no ar comprido, que ja é uma realidade.
Quanto a questão de propriedade lubrificante, até a água é um lubrificante, prova disso carro a gasolina quando funciona somente a GNV acaba com as válvulas de admissão e escape, as guias do cabeçote nem se fala.
Então a gasolina tem propriedade lubrificante sim muito pouco mas tem.

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11 Re: Quanto a secar o motor. em Sab 29 Ago 2015, 21:35

O efeito não seria de mistura rica, pois o óleo lubrificante não é combustível. Quanto a impregnar a sonda, não parece ser uma verdade, parece ser mera especulação, pois segundo a experimentação do indivíduo que vendeu a idéia, ele testou isso por um bom tempo e não deu problema na sonda. A idéia em questão é ajudar a lubrificar as paredes da câmara de combustão, pois estas não recebem grande quantidade de óleo. A i´deia seria colocar em torno de 1 litro de óleo em 50 litros de gasolina. E não lembro dele falar em colocar óleo usado. Ele também avisa sobre a necessidade de usar o mesmo tipo de óleo que está no motor.

acalister escreveu:
Turbo50 escreveu:Acalister,
A lubrificação das sedes das válvulas não gera economia nenhuma, gera somente somente mais fumaça jogado ao meio ambiente. A ideia de que faria melhor vedação nas válvulas é mito. Se houvesse algum vazamento nas valvulas, o motor não funcionaria. Óleo na combustão gera mais calor e fumaça.  Só isso mesmo. O único ganho seria para o dono do posto. Pode testar, não vai danificar o motor se for fazer apenas uma vez.
Very Happy

Caro colega, os efeitos dessa mistura eu já conheço bem, é o chamado efeito mistura rica, efeito direto na sonda lambda, a ECU entende uma mistura esta mais rica e corta combustível, dai a mágica ocorre dando uma suposta economia, pq suposta, pode até economiza em determinados regime de carga mas em outros o efeito é negativo, além disso a sonda vai sendo impregnada mais rapidamente e perdendo a sensibilidade , com pouco tempo de uso não durará por mais de 15mil Km, conclusão, toda a economia obtida se tornara em uma grande despesa com a substituição da Sonda Lambda, custo de mão de obra etc.. isso sem contar que se for utilizado no motor um óleo diferente, tipo sintético e o leigo utilizar uma mistura de óleo comum na gasolina ou álcool e lubrificação do motor estará toda comprometida podendo até vir a causar  borra, prejuízo para o motor na certa.
O Guru ainda pra piorar pede para se separar óleo velho oxidado do cárter retirado da troca para ser misturado ao combustível como forma de economizar ainda mais, conclusão, combustível contaminado e que durará menos tempo, oxidará maís rapidamente, seria como utilizar gasolina velha, uma verdadeira bomba para o sistema de injeção como um todo, filtro, bomba, bicos injetores, enfim, aumentando os gastos com o carro

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12 problema do HHO é economizar. em Dom 30 Ago 2015, 00:08

oliveira174


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igor zanella escreveu:Bom dia.
Queria tirar uma dúvida, caso alguem esteja interado.
No motor a combustão normal a tanto a gasolina quanto o óleo de lubrificação que vai na camisa do pistão são lubrificantes,
já a hho não é,  esse é um dos problemas de carros movidos somente a h2, mas até que ponto colocar HHO nao danifica/resseca o motor?

Obrigado.

Olha se trata lubrificante quando se envolve partes moveis, que é o lubrificante, é o fluido que cria uma barreira protetora entre estas partes, agora você me pergunta mas os pistões não são partes moveis dentro de uma camisa, sim. mas a lubrificação deles é feita por agitação dos cumes do eixo girabrequim que trabalha submerso no cárter. para tanto que não pode ter lubrificante na câmera de combustão, se tiver queimaria óleo perderia taxa de compressão, para evitar isso temos anel 01 de baixo pra cima anel de óleo, função deste mantes sempre óleo entre a camisa e os pistões, anel 02 raspador este trabalha raspando sempre a camisa para não deixar óleo subir ou passar para câmera, anel 03 anel de compressão. dae pra cima só fogo. combustão ae que fica o HHO.

fui claro. duvidas me envia email ou posta aqui.

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13 Re: Quanto a secar o motor. Hoje à(s) 04:10

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