Boa tarde!
Recentemente instalei um kit GasAgua (www_gasagua_com_br) e a produção de HHO está ok no meu Honda CRV gasolina 2.0 2009.
Estou encucado com uma coisa, medi os sinais da sonda lambda (são 4 fios, 2 pretos 1 azul e 1 branco), tanto com o reator ligado ou desligado, o sinal da sonda fica travado em 1,8 V no fio azul e 2,2 V no fio branco. Fui então a um centro automotivo Bosch Service onde passamos um rastreador e encontramos os mesmo valores, até o mecânico achou estranho e substituiu a sonda original por uma Bosch universal e os valores foram os mesmos. Segundo o mecânico, o CRV "parece" trabalhar com informações (sinais) diferentes enviados e recebidos da sonda lambda e não pôde afirmar com certeza se há algo errado com a sonda.
As únicas variações encontradas foram na leitura do integrado da sonda, onde tanto o da sonda 1 quanto o da sonda 2 (a sonda 2 é a do catalisador), apresentaram os valores de -3,9% quando o reator estava ligado e 0% com ele desligado.
A sonda 2 sim trabalha variando entre 100 e 900 mV, mas como não é recomendado ligar o EFIE nela, ainda não liguei o mesmo e continuo rodando sem perceber mudanças no funcionamento do carro, tanto em potência quanto em economia.
Fiquei inclusive pensando se o reator não estava funcionando mas comprovei seu funcionamento pelo teste que fiz num balde de água com detergente, estourando as bolhas com fogo (as explosões são muito fortes).
Já rodei cerca de 1200 km com o CRV após a instalação do kit, de forma que creio que as placas e o sistema já foram amaciados. No entanto ainda não instalei o EFIE devido ao problema relatado abaixo, pois se a sonda não varia ligando ou desligando o kit, não sei se tem o que corrigir.
A autonomia do carro foi praticamente a mesma, só passou de 10,5 para 10,7 km/L, na estrada mais pesada onde costumo rodar sempre.
Desta forma gostaria do retorno dos "universitários" sobre os seguintes pontos:
1 - Aonde ligar o EFIE neste meu caso? Na sonda do catalisador? Ou há outra opção?
2 - Como coloquei o reator longe do motor, apesar dele ter ficado abaixo do borbulhador (tanto que a água escoa sem dificuldades para o mesmo) pode acontecer de em uma descida mais íngreme a água sair do reator e encher o borbulhador a ponto de danificar o motor? Não seria interessante instalar uma válvula de retenção do fundo do borbulhador? Também pensei em aumentar o espaço para a água no fundo do borbulhador já que o mesmo é fabricado com tubos de PVC, colocando mais 2 T e 2 joelhos evitando que o nível da água chegue ao filtro. Fazendo aumentar o volume de água no fundo do borbulhador.
3 - O que ocorre se a água ficar abaixo do mínimo? Há evaporação do eletrólito necessitando reposição?
Se alguém puder ajudar, agradeço!
Recentemente instalei um kit GasAgua (www_gasagua_com_br) e a produção de HHO está ok no meu Honda CRV gasolina 2.0 2009.
Estou encucado com uma coisa, medi os sinais da sonda lambda (são 4 fios, 2 pretos 1 azul e 1 branco), tanto com o reator ligado ou desligado, o sinal da sonda fica travado em 1,8 V no fio azul e 2,2 V no fio branco. Fui então a um centro automotivo Bosch Service onde passamos um rastreador e encontramos os mesmo valores, até o mecânico achou estranho e substituiu a sonda original por uma Bosch universal e os valores foram os mesmos. Segundo o mecânico, o CRV "parece" trabalhar com informações (sinais) diferentes enviados e recebidos da sonda lambda e não pôde afirmar com certeza se há algo errado com a sonda.
As únicas variações encontradas foram na leitura do integrado da sonda, onde tanto o da sonda 1 quanto o da sonda 2 (a sonda 2 é a do catalisador), apresentaram os valores de -3,9% quando o reator estava ligado e 0% com ele desligado.
A sonda 2 sim trabalha variando entre 100 e 900 mV, mas como não é recomendado ligar o EFIE nela, ainda não liguei o mesmo e continuo rodando sem perceber mudanças no funcionamento do carro, tanto em potência quanto em economia.
Fiquei inclusive pensando se o reator não estava funcionando mas comprovei seu funcionamento pelo teste que fiz num balde de água com detergente, estourando as bolhas com fogo (as explosões são muito fortes).
Já rodei cerca de 1200 km com o CRV após a instalação do kit, de forma que creio que as placas e o sistema já foram amaciados. No entanto ainda não instalei o EFIE devido ao problema relatado abaixo, pois se a sonda não varia ligando ou desligando o kit, não sei se tem o que corrigir.
A autonomia do carro foi praticamente a mesma, só passou de 10,5 para 10,7 km/L, na estrada mais pesada onde costumo rodar sempre.
Desta forma gostaria do retorno dos "universitários" sobre os seguintes pontos:
1 - Aonde ligar o EFIE neste meu caso? Na sonda do catalisador? Ou há outra opção?
2 - Como coloquei o reator longe do motor, apesar dele ter ficado abaixo do borbulhador (tanto que a água escoa sem dificuldades para o mesmo) pode acontecer de em uma descida mais íngreme a água sair do reator e encher o borbulhador a ponto de danificar o motor? Não seria interessante instalar uma válvula de retenção do fundo do borbulhador? Também pensei em aumentar o espaço para a água no fundo do borbulhador já que o mesmo é fabricado com tubos de PVC, colocando mais 2 T e 2 joelhos evitando que o nível da água chegue ao filtro. Fazendo aumentar o volume de água no fundo do borbulhador.
3 - O que ocorre se a água ficar abaixo do mínimo? Há evaporação do eletrólito necessitando reposição?
Se alguém puder ajudar, agradeço!