Como inúmeros “credos”, sejam religiosos ou não, sempre existem argumentos interessantes que provam que isso é verdade ou que é mentira. Sempre existem uma legião que acredita e outra que não acredita. Muitas vezes de forma furiosa, essas posições são defendidas.
Vendedores não são realmente honestos na divulgação do que vendem, eles nunca te dirão que tu poderia ter o mesmo resultado por metade do preço, mesmo que saibam. Se a moda é HHO, então eles fazem algo que funciona, põe um HHO no meio e vendem feito água. O HHO já tem propaganda feita e uma legião de “crentes” pronto para comprar. Se não funcionar, dizem que a culpa é do seu carro. Só vendem poucas unidades, só para pessoas comuns, jamais para uma empresa que poderia processá-lo. Chegam a alegar que foram ameaçados...
Hidróxido, HHO, oxi-hidrogênio e outros nomes bonitos para descrever o HHO, também descrevem a água. Afinal H²O (água) poderia, em meios não científicos, ser escrita como HHO.
Tudo isso são táticas para dar nomes pomposos ao que tem nomenclatura muito mais simples e não impressiona, fazer acreditar que algo de especial esta acontecendo.
De um anúncio para outro reina a copia descarada, do que um dia foi posto na internet por alguém, dos benefícios do HHO. Ninguém fala que sem os devidos ajustes no avanço do carro, o NOx aumenta, ao invés de diminuir. Isso é só um exemplo do descaramento que é a copia de anúncios pelos vendedores. Eles nunca fizeram nenhuma averiguação, copiaram e nem entenderam o que copiavam, são vendedores.
Saindo dos vendedores vem os amadores (eu sou um deles) e muitos deles não têm compromisso com a verdade. Eles fazem o que querem e acreditam no que querem. Eles dizem: “ Se eu estou contente com o meu HHO, os outros não me interessam”. Não interessa nem os outros e nem se ele esta sendo vítima dos seus credos e do efeito placebo.
Dois eletrodos inertes dentro de uma solução eletrolítica alcalina (soda cáustica), submetidos a uma voltagem um pouco menor que 2V, irá conduzir eletricidade e separar (eletrolise) as moléculas da água em seus componentes básicos, hidrogênio e oxigênio, só isso. Porque nomes pomposos para descrever a mistura desses dois gases. A diferença da água para o gás hidrogênio e o gás oxigênio é que numa as moleculas estão juntas e nas outras estão separadas.
Se existe algum gás especial, um estado especial da matéria, nunca antes descoberto pelos cientistas, não se iluda que não vai ser com um simples eletrolisador alcalino que você conseguirá. Só vai sair mesmo o gás hidrogênio dum lado e gás oxigênio do outro.
Existem pesquisas, bem documentadas (em inglês), que comprovam que adicionar o gás hidrogênio ao combustível melhora sua combustão, com inúmeros benefícios. São da época dos carburados e conduzidas com cilindros de hidrogênio, ou seja, gás hidrogênio em abundância. Não achei nenhuma pesquisa, do mesmo porte das que mencionei logo acima, para carros com injeção eletrônica, muito menos com eletrolisadores alcalinos, como os nossos.
Funcionar, funciona, só que a quantidade de gás hidrogênio necessária é varias vezes maior a que é produzida em qualquer super gerador descrito na internet viável de se por num carro. Um litro de HHO (duas porções de gás hidrogênio para uma porção de gás oxigênio) é equivalente a 0,2145mL de gasolina, em termos energéticos. Pense nisso.
A eletricidade tirada do carro para fazer seu eletrolisador funcionar, gasta energia química do carro (combustível) para ser gerada. O alternador do carro fica mais duro para o motor girar quanto mais energia elétrica você consome no carro. Não existe essa de energia elétrica grátis, sobrando, no carro. Energia química é usada no motor, que faz o alternador girar, que faz o eletrolizador gerar gás hidrogênio. No computo final, mais energia química foi gasta para gerar a eletricidade usada pelo eletrolisador , do que vai ser recuperada pela queima do gás hidrogênio.
Curiosidade: Água é gás hidrogênio queimado, ou oxidado. Por isso a água, feita de dois gases importantes na combustão, não queima, já está queimada. Já a eletrolise d’água é a adição da energia perdida na queima do gás hidrogênio (virando água) até ele não se guentar mais e se separa do oxigênio, voltando ao estado inicial. Por isso os “científicos” rejeitam de pronto a idéia do HHO, chamam de moto-continuum.
A queima perfeita de um hidrocarboneto (a gasolina é um deles) gera água e gás carbônico. É isso mesmo, gera água e inevitavelmente gás carbônico.
A molécula de um hidrocarboneto é uma porção de átomos de carbono vestidos de hidrogênio, por isso a queima disso gera água (H²O) e gás carbônico CO². Dependendo do tamanho da molécula, ou quantos carbonos tem ligados, isso vai de um gás até o asfalto. Claro que impurezas podem acompanhar ou serem adicionadas como aditivos.
No seu carro, essa combustão perfeita não acontece. Sobra coisas sem serem queimadas e são queimadas coisas que não deveriam ser queimadas. A adição do gás hidrogênio visa aumentar a velocidade da chama e transformar essa queima imperfeita em uma queima a mais perfeita possível. Não visa competir com o combustível principal ou auxiliá-lo com seu valor energético, só fazer o combustível principal queimar mais rápido, só.
Para seu conhecimento, o gás monóxido de carbono (CO) não é gás carbônico. Ele tem um oxigênio a menos, o que o torna ainda um combustível, e por azar da natureza, um gás intoxicante e mortal, muito mais nocivo ao ser humano que o gás carbônico. Assim, o HHO não reduz o CO² e sim tenta evitar o surgimento do CO.
O outro gás que não deveria aparecer e que o HHO pode até evitar é o NOx. Isso não passa de nitrogênio oxigenado ou queimado. Só ocorre numa combustão a altíssimas temperaturas e que dure um certo tempo. Ao reduzir o tempo de queima dentro do cilindro, o HHO reduz uma das variáveis para formação do NOx. Dizem que o HHO reduz até a temperatura do motor, se for assim, reduz a outra variável para produção do NOx.
Se tudo der certo e seu carro se tornar mais econômico, você queimará menos combustível e ai sim reduzirá a emissão de gás carbônico.
A pergunta é: Quanto de gás hidrogênio eu preciso para fazer acelerar a combustão do combustível principal? Dizem que uns 7% em gás hidrogênio em ralação ao poder energético da gasolina usada. Isso dá 326 litros de HHO por litro de gasolina. Teu gerador alcança isso? Será que dá para fazer por menos?
Outra pergunta: O mais eficiente dos eletrolisadores, a temperatura ambiente, consegue quantos litros de HHO por ampere gasto, em um carro energizado por 14V? Se chegar a 100 mililitro de HHO por minuto, por ampere gasto, tá muito bom, duvido coisa melhor.
Nunca pense que existe um jeito de provocar a água a se separar em seus componentes originais. Isso acontece na maior força bruta. Já a queima do HHO, só precisa de um pequeno incentivo, um calorzinho, e tudo vira água novamente. É importante entender essa coisa na química.
Pense nisso tudo antes de assumir uma das “crenças” a respeito do HHO.
Última edição por ET-e-HHO-existe em Sáb 06 Nov 2010, 15:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Refraseando para melhorar o entendimento)