Ola a todos.
Sou novo no forum mas meio "antigo" no mundo do HHO. (levando em conta que o mundo do HHO é relativamente novo na linha automotiva)
Uso há mais de 3 anos em meus carros desde quando morei nos USA e ao voltar para o Brasil no início do ano passado, trouxe uma celula e seus componentes na bagagem uma vez que sabia do nosso probleminha com o preço de combustíveis. Achei este forum (EXCELENTE, por sinal)faz pouco mais de uma semana e quero compartilhar com vcs minha experiencia ao longo dos 3 anos como usuário do sistema.
Indo direto ao assunto. HHO FUNCIONA? SIM ... desde que bem instalado.
É uma coisinha simples chamada por mecanicos nos USA de "regime de engorda/emagrece" (tradução grosseira) e funciona basicamente assim: voce ENGORDA a mistura com HHO e EMAGREÇE com combutível fóssil. SIMPLES ASIMM.
Ou seja, vc põe um e tira o outro.
Como é feito é que é questão. Cada carro é um caso e pode ser trabalhado DESDE QUE tanto o proprietário esteja disposto e paciente a faze-lo. Por experiencia própria eu lhes garanto que compensa. KIT bom, é kit importado (pelo menos pra mim). A falta de seriedade e compromisso do mercado brasileiro me deixa muito com o "pé atraz" em investir 2000 reais (em media) e não ter sequer a garantia por telefone de que serei atendido na hora da instalação.
Me desculpem os nacionalistas mas nesse ramo(HHO) estamos na idade da pedra ainda.
Quanto aos que gostam de explicações mais científicas das coisas, eu, como consumidor,vejo assim ... cabe aos empresários e tecnicos do ramo desenvolverem kits bons e eficientes. Como eles fazem/farão, é problema deles. É como querer entender o funcionamento de um bom toca DVD. Eu não quero saber ... desde que funcione, é o que está valendo. LOGICO, discutir, avaliar, comentar sobre o assunto é sempre legal mas o fato é que a coisa toda é muito nova e existe uma briga enorme entre fabricantes de veículos, produtores de combustíveis e outros accionistas do mercado que se unem CONTRA o consumidor final (NÓS). A eles só interessa que o consumo não pare. Um exemplo disso foi o fato de que nos USA existe uma nova LEI para que o carros sejam mais economcos até o final de 2013. EXELENTE a pricípio. Em contra partida, serão mais baratos e vão consumir mais em manutenção de peças. Vão vender mais tb, o que no final tb não vai alterar no mercado de venda de combustíveis de forma negativa.
Vejam o HHO como um aditivo na seu atual combustível, só que gratuito. Por isso não existe nada nem ninguem interessado em divulgar a coisa. Se fosse vendido em postos ou autopeças prometendo aumentar a octanagem do seu atual combustível (tem N produtos a venda por fabricantes de renome a preços exorbitantes), LHES GARANTO que seria a bola da vez ... e por aí vai.
Voltando ao que interessa ... sob meu ponto de vista, o importante em um sistema é:
- robustez (tem que aguentar o tranco MESMO - porrada se for preciso, cair no chão ... tudo o que um kit pra qq coisa que fique exposto a lavagem em postos de gasolina com produtos quimicos dos mais diversos, venha a aguentar)
- eficiencia (produção minima de 1.5/min à 20amps é excencial - vc vai trabalhar à 10amps maximo)
- qualidade (aparencia é tudo mas o uso de bom material no equipamento tem que ser empregado)
- durabilidade (tem que durar muito. Como se fosse um CD/DVD qualquer)
- garantia inicial (6 meses - minimo - assistencia tecnica LIFE após esse período, custo do comprador) ... e por aí vai.
- preço ... isso é o MENOS IMPORTANTE. O sistema, ser for bom, se paga mais cedo ou mais tarde.
- garantia de economia é que é problema. Isso está "queimando" o produto no mercado. Com a falta de MO especializada, fica difícil dizer quanto vai economizar em cada carro especificamente. EU, se fosse um vendedor/fabricante, diria que pode chegar até 40% com o minimo de 20% g-a-r-a-n-t-i-d-o. Isso é super simples de fazer, desde que seu carro esteja em boas condições e vc respeite as normas do fabricante. A maioria das pessoas não o faz (ex: quando foi a ultima vez que vc calibrou os pneus do seu carro e/ou mandou limpar ou trocar o filtro de ar? e por aí vai)
Outra coisa que POUCOS LEMBRAM mas é fundamental. Um carro com um kit de HHO não economiza somente combustível. Óleo (eu troco a cada 8000km ao invez de 5000km recomendados), partes internas são descarbonizadas (maior vida do motor), manutenção com velas dentre outros ... são SIM alcançados. Ou seja, se vc tiver ZERO de economia com combustível, voce aínda ganha com os outros a longo prazo. Os kits de GNV por exemplo, vc economiza no combustível e se ferra no resto. Ao final de 2 anos, o carro vale 30% a menos, a manutenção te come as entranhas e mesmo assim tem gente que ainda põe aquilo e se vê livre do carro depois deixando/passando o pepino pra mão de outros(vítimas)... são apenas alguns exemplos do cotidiano.
O sistema de HHO é bom mas depende de outros fatores pra render o prometido.
Em carros caburados é FILET MIGNON. Instala, troca a giclagem (menor), atraze o tempo de ignição e pronto. É só curtir o carro e NUNCA deixar faltar agua no reservatório do sistema de HHO assim como as DIESEL. Em carros injetados é exigido um pouco mais de tecnica e paciencia na instalação mas os resultados são muito bons depois de feito tudo com paciencia e calma por parte das partes envolvidas.
Bom, fico por aqui ... em breve vou por fotos do meu carro com o sistema ... alguns vídeos e por aí vai.
Só pra constar nos autos:
Minha celula é minuscula (100x100x70mm) e produz 1 litro/minuto à 14amps. Reservatório de 1 litro. PWM + EFIE + MAF/MAP tb fazem parte da coisa toda. Não toco em nada desde que feita a regulagem. Tudo funciona há 3 meses no meu carro e a economia é de 45% em média. Carro é um FIAT UNO 1.0 Economy 2012.
Por enquanto, vou ficando por aqui.
Um abraço a todos e espero fazer bons amigos e termos boas "discursões" sobre esse tema HHO para veículos a combustão ...
PS: Um amigo está lançando uma empresa com um kit importado tb mas isso é uma outra estória e falei sobre o forum pra ele ontem. Ele mesmo virá aqui pra fazer o lançamento do produto. (muito similar ao meu mas com algumas peças produzidas por ele mesmo para facilitar na hora da manutrenção aqui no Brasil).
Sou novo no forum mas meio "antigo" no mundo do HHO. (levando em conta que o mundo do HHO é relativamente novo na linha automotiva)
Uso há mais de 3 anos em meus carros desde quando morei nos USA e ao voltar para o Brasil no início do ano passado, trouxe uma celula e seus componentes na bagagem uma vez que sabia do nosso probleminha com o preço de combustíveis. Achei este forum (EXCELENTE, por sinal)faz pouco mais de uma semana e quero compartilhar com vcs minha experiencia ao longo dos 3 anos como usuário do sistema.
Indo direto ao assunto. HHO FUNCIONA? SIM ... desde que bem instalado.
É uma coisinha simples chamada por mecanicos nos USA de "regime de engorda/emagrece" (tradução grosseira) e funciona basicamente assim: voce ENGORDA a mistura com HHO e EMAGREÇE com combutível fóssil. SIMPLES ASIMM.
Ou seja, vc põe um e tira o outro.
Como é feito é que é questão. Cada carro é um caso e pode ser trabalhado DESDE QUE tanto o proprietário esteja disposto e paciente a faze-lo. Por experiencia própria eu lhes garanto que compensa. KIT bom, é kit importado (pelo menos pra mim). A falta de seriedade e compromisso do mercado brasileiro me deixa muito com o "pé atraz" em investir 2000 reais (em media) e não ter sequer a garantia por telefone de que serei atendido na hora da instalação.
Me desculpem os nacionalistas mas nesse ramo(HHO) estamos na idade da pedra ainda.
Quanto aos que gostam de explicações mais científicas das coisas, eu, como consumidor,vejo assim ... cabe aos empresários e tecnicos do ramo desenvolverem kits bons e eficientes. Como eles fazem/farão, é problema deles. É como querer entender o funcionamento de um bom toca DVD. Eu não quero saber ... desde que funcione, é o que está valendo. LOGICO, discutir, avaliar, comentar sobre o assunto é sempre legal mas o fato é que a coisa toda é muito nova e existe uma briga enorme entre fabricantes de veículos, produtores de combustíveis e outros accionistas do mercado que se unem CONTRA o consumidor final (NÓS). A eles só interessa que o consumo não pare. Um exemplo disso foi o fato de que nos USA existe uma nova LEI para que o carros sejam mais economcos até o final de 2013. EXELENTE a pricípio. Em contra partida, serão mais baratos e vão consumir mais em manutenção de peças. Vão vender mais tb, o que no final tb não vai alterar no mercado de venda de combustíveis de forma negativa.
Vejam o HHO como um aditivo na seu atual combustível, só que gratuito. Por isso não existe nada nem ninguem interessado em divulgar a coisa. Se fosse vendido em postos ou autopeças prometendo aumentar a octanagem do seu atual combustível (tem N produtos a venda por fabricantes de renome a preços exorbitantes), LHES GARANTO que seria a bola da vez ... e por aí vai.
Voltando ao que interessa ... sob meu ponto de vista, o importante em um sistema é:
- robustez (tem que aguentar o tranco MESMO - porrada se for preciso, cair no chão ... tudo o que um kit pra qq coisa que fique exposto a lavagem em postos de gasolina com produtos quimicos dos mais diversos, venha a aguentar)
- eficiencia (produção minima de 1.5/min à 20amps é excencial - vc vai trabalhar à 10amps maximo)
- qualidade (aparencia é tudo mas o uso de bom material no equipamento tem que ser empregado)
- durabilidade (tem que durar muito. Como se fosse um CD/DVD qualquer)
- garantia inicial (6 meses - minimo - assistencia tecnica LIFE após esse período, custo do comprador) ... e por aí vai.
- preço ... isso é o MENOS IMPORTANTE. O sistema, ser for bom, se paga mais cedo ou mais tarde.
- garantia de economia é que é problema. Isso está "queimando" o produto no mercado. Com a falta de MO especializada, fica difícil dizer quanto vai economizar em cada carro especificamente. EU, se fosse um vendedor/fabricante, diria que pode chegar até 40% com o minimo de 20% g-a-r-a-n-t-i-d-o. Isso é super simples de fazer, desde que seu carro esteja em boas condições e vc respeite as normas do fabricante. A maioria das pessoas não o faz (ex: quando foi a ultima vez que vc calibrou os pneus do seu carro e/ou mandou limpar ou trocar o filtro de ar? e por aí vai)
Outra coisa que POUCOS LEMBRAM mas é fundamental. Um carro com um kit de HHO não economiza somente combustível. Óleo (eu troco a cada 8000km ao invez de 5000km recomendados), partes internas são descarbonizadas (maior vida do motor), manutenção com velas dentre outros ... são SIM alcançados. Ou seja, se vc tiver ZERO de economia com combustível, voce aínda ganha com os outros a longo prazo. Os kits de GNV por exemplo, vc economiza no combustível e se ferra no resto. Ao final de 2 anos, o carro vale 30% a menos, a manutenção te come as entranhas e mesmo assim tem gente que ainda põe aquilo e se vê livre do carro depois deixando/passando o pepino pra mão de outros(vítimas)... são apenas alguns exemplos do cotidiano.
O sistema de HHO é bom mas depende de outros fatores pra render o prometido.
Em carros caburados é FILET MIGNON. Instala, troca a giclagem (menor), atraze o tempo de ignição e pronto. É só curtir o carro e NUNCA deixar faltar agua no reservatório do sistema de HHO assim como as DIESEL. Em carros injetados é exigido um pouco mais de tecnica e paciencia na instalação mas os resultados são muito bons depois de feito tudo com paciencia e calma por parte das partes envolvidas.
Bom, fico por aqui ... em breve vou por fotos do meu carro com o sistema ... alguns vídeos e por aí vai.
Só pra constar nos autos:
Minha celula é minuscula (100x100x70mm) e produz 1 litro/minuto à 14amps. Reservatório de 1 litro. PWM + EFIE + MAF/MAP tb fazem parte da coisa toda. Não toco em nada desde que feita a regulagem. Tudo funciona há 3 meses no meu carro e a economia é de 45% em média. Carro é um FIAT UNO 1.0 Economy 2012.
Por enquanto, vou ficando por aqui.
Um abraço a todos e espero fazer bons amigos e termos boas "discursões" sobre esse tema HHO para veículos a combustão ...
PS: Um amigo está lançando uma empresa com um kit importado tb mas isso é uma outra estória e falei sobre o forum pra ele ontem. Ele mesmo virá aqui pra fazer o lançamento do produto. (muito similar ao meu mas com algumas peças produzidas por ele mesmo para facilitar na hora da manutrenção aqui no Brasil).