Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Pressão no MAP x aumento de consumo

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Pressão no MAP x aumento de consumo Empty Pressão no MAP x aumento de consumo Dom 10 Jun 2012, 16:47

marcelo.eletrotecnico

marcelo.eletrotecnico
Rank : 5
Rank : 5

Pressão no MAP x aumento de consumo Logo
Seu GNV com desempenho de gasolina

Pessoal, descobri uma coisa interessante, se é que isto já não é de conhecimento de muitos:
Frequentemente o pessoal associa o aumento de consumo do veículo com a leitura de "oxigênio extra" proveniente do HHO, o que aparenta ser uma verdade. Porém, em meus testes com o MOBMIX, verifiquei que quando aumentamos a pressão absoluta no coletor (lida pelo MAP) há um aumento da quantidade de gasolina injetada. Observe que aumentar a pressão absoluta no coletor (sendo esta pressão sempre inferior à pressão atmosférica, exceto com o motor desligado) significa "diminuir o vácuo". Desta forma, quando ligamos a mangueira do gerador na admissão e injetamos o HHO para dentro do motor, estamos provocando uma aumento da pressão absoluta (redução do vácuo) que faz com que haja um aumento imediato do tempo de injeção (e portanto do consumo).

Para verificar se está havendo um aumento da pressão absoluta, procure saber qual é o sinal do sensor MAP no seu carro, e com um multímetro, meça a tensão com o gerador desligado e o ar desligado e o carro na marcha lenta. Em seguida ligue o gerador e veja se houve um aumento de tensão (cuide para que a rotação do motor permaneça a mesma, se necessário reduza a corrente no gerador). Para saber se está medindo no lugar certo, basta acelerar o carro, pois a tensão aumenta ao acelerar.

Vejo como uma forma de corrigir este problema, colocar um tarugo de madeira com um furo central dentro do duto de ar (como se fosse um mesclador de GNV), posicionado antes da mangueira de entrada do HHO (sentido do fluxo de ar) de tal forma a diminuir a passagem do ar. Uma forma de calibrar o diâmetro do furo seria medindo a tensão do MAP. O furo no tarugo estaria calibrado, quando, com o gerador ligado, a tensão do MAP estiver com valor próximo da tensão obtida no funcionamento normal do carro (sem o tarugo, gerador desligado). Se alguém precisar de ajuda tenho informações do sinal do map da maioria dos carros.

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Parabéns Marcelo! A muito eu digo que o HHO pode até funcionar, mas essa que gera sobra de oxigênio é a maior mentira do HHO, ou a pior interpretação dos fatos.

Sempre quis uma explicação alternativa para o fenômeno do aumento de consumo com o uso simples (sem EFIE) do HHO em carros injetados que não fosse essa mentira da sobra de oxigênio.

Marcelo, até o super experiente SkillMarco errou nessa, ele experimenta muito, mas interpreta muito errado os dados que obtém, além de não conseguir ler quem poderia ajuda-lo.

As pessoas deveriam pensar nisso: Se o HHO tem a quantidade do oxigênio certa para queimar o hidrogênio que o acompanha, como poderia aparecer mais oxigênio só porque esse é um dos componentes do HHO? Se o HHO deveria promover uma queima melhor, como sobraria oxigênio? Não faz sentido e as pessoas acham que isso foi provado por alguma super entidade de pesquisa e é inquestionável, alias as pessoas ainda pensam assim: já tem até solução com o nome pomposo de EFIE, como pode ser um engano? Tadinho deles.

Não estou dizendo que tu também acreditava nessa, só que tua análise do problema trás uma resposta real e não fantasiosa e nos deixa o que pensar sobre quem realmente desenvolveu o HHO e deixou tantas informações falidas sobre. Lembrando que isso é invenção de gringo e que um brasileiro está corrigindo.

Novamente: Parabéns Marcelo!

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Marcelo, tem um colega chamado "OMagoEletronico" que tem um projeto muito parecido com o seu, mas com diferenças. Eu acho que vocês tem muito o que conversar, já até disse isso para ele. Ele é gente boa, mas foi recebido pelas brincadeiras picantes do ACalister e do Jonas e resolveu sair daqui.

Entre em contato.

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:Marcelo, tem um colega chamado "OMagoEletronico" que tem um projeto muito parecido com o seu, mas com diferenças. Eu acho que vocês tem muito o que conversar, já até disse isso para ele. Ele é gente boa, mas foi recebido pelas brincadeiras picantes do ACalister e do Jonas e resolveu sair daqui.

Entre em contato.

Olha Et eu não fiz brincadeira, com o amigo paulistano, só disse que ele era um cara experto, anunciando que estava fabricando o kit de HHO, querendo encontrar um patrocinador.

Não foi brincadeira, muita menos picante, só o achei corajoso.

Et, lembra que eu falei no outro fórum que eu obtive uma economia, só usando o regulador de presão do map/maf, sem a célula de hydrogem estar ligada?
Mas o Problema é que no dia seguinte a ecu, fica doida, meu siena pulava igual a um canguru.
Eu tenho varios reguladores de map/maf que eu desenvolvi, não coloquei a venda pois enquanto não descobrir como lidar com esse problema da ecu.

marcelo.eletrotecnico

marcelo.eletrotecnico
Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
Et, lembra que eu falei no outro fórum que eu obtive uma economia, só usando o regulador de presão do map/maf, sem a célula de hydrogem estar ligada?
Mas o Problema é que no dia seguinte a ecu, fica doida, meu siena pulava igual a um canguru.
Eu tenho varios reguladores de map/maf que eu desenvolvi, não coloquei a venda pois enquanto não descobrir como lidar com esse problema da ecu.
Pressão no MAP x aumento de consumo Logo
Jonas, a pressão no coletor não é algo linear e constante que você pode manipular simplesmente colocando um potenciômetro ou coisa parecida. O objetivo do map é obter a massa de ar que entra no coletor através de cálculos matemáticos de pressão e temperatura (muitos desses sensores são combinados P e T). Até grandes empresas que fabricam eletrônicos para GNV fizeram produtos baseados na modificação do sinal do MAP, mas com resultados sofríveis. Ao modificar o sinal do MAP, modifica-se também outras características que não se quer mudar, como por exemplo o avanço de ignição.

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Marcelo, tem uma mensagem privada para você

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos