Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Novato

2 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1Novato Empty Novato Sex 03 maio 2013, 17:29

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

Sehores bom dia, sou novo no forum, estou montando um gerador com 9 placas com consumo de 10 amper e produção de 1 litro em cada 45 segundos, para o nissan tiida 1.8 e gostaria de saber qual o melhor produto para a produção de hho, se é o carbonato de potássio ou hidroxido de potássio e qual a quantidade para um litro de asgua?

2Novato Empty Re: Novato Sex 03 maio 2013, 17:34

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

rjdmendes escreveu: Sehores bom dia, sou novo no forum, estou montando um gerador com 9 placas com consumo de 10 amper e produção de 1 litro em cada 45 segundos, para o nissan tiida 1.8 e gostaria de saber qual o melhor produto para a produção de hho, se é o carbonato de potássio ou hidroxido de potássio e qual a quantidade para um litro de asgua?

Qual a configuração do seu gerador e que eletrólito tu está usando agora para alcançar 1 litro em 45 segundos? Que voltagem você está usando?

3Novato Empty Re: Novato Sex 03 maio 2013, 18:44

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

A voltagem é de 12 volt o eletrolitico é soda caustica a configuração é -nnn+nnn-

Qual a configuração do seu gerador e que eletrólito tu está usando agora para alcançar 1 litro em 45 segundos? Que voltagem você está usando?[/quote]

4Novato Empty Re: Novato Sáb 04 maio 2013, 03:03

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Colega, com uma configuração -NNN+NNN- e consumindo 10 amperes, em 45 segundos só geraria 350ml de HHO, isso imaginando que eletrólise da água é o que está sendo feito e o gás esta saindo com 30°C.

Como tu usou soda cáustica, provavelmente eletrodos de aço (não precisa obrigatoriamente ser 316L) então acredito que está sendo feita eletrolise da água sim.

A discrepância entre 350ml a 30°C de HHO em 45 segundos e o 1 litro que tu mediu, se explica com vapor e a temperatura do gás que deve estar bem quente e ocupando mais lugar. Depois reporta se não está tudo meio quente, ou até mais quente que a mão pode aguentar.

Só para tu ter uma ideia, se o HHO estiver saindo a 80°C na hora que tu mediu a produção, então não seriam 350ml (30°C) e sim 406ml de HHO em 45 segundos, deixando uns 95ml para o vapor d'água, que daria uns 1/2 ml de água vaporizada. Bem aceitável, sempre existe algum vapor d'água junto.

Eu só acho que tu está usando pouco eletrolito (soda) para estar passando apenas 10 amperes nessa configuração.

Se você está usando uma bateria de carro (sem o carro ligado), que pode te fornecer boa amperagem por bom tempo, então faça o seguinte:

Use a seguinte configuração (+NNNNN-), vai te sobrar 2 placas que tu retira da configuração. Depois liga isso e mede a produção, vai cair, normal. Depois tu vai adicionando mais soda cáustica até não adiantar mais adicionar que não aumenta a produção do HHO.

Não se preocupe de medir a produção de gás, faça melhor, messa apenas a amperagem. Quando ela não conseguir aumentar mais, ai tu chegou na produção máxima e adicionar mais soda não adianta nada.

Nota: Não esqueça que com o carro funcionando a voltagem é de 13,8V e que pequenas fontes de 12V não conseguem manter uma amperagem muito alta. Por isso disse bateria de carro com o motor desligado.

Depois conta o que aconteceu











5Novato Empty Re: Novato Sáb 04 maio 2013, 03:20

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0




Valeu pela dica, deu 10 amps ligado na bateria do carro com ele ligado, comprei hoje hidroxito de potássio(R$36,00 o kg)vou testar com ele é lhe informo a produção, depois vou mudar as placas e fazer novo teste.

Esquentou mas dava para colocar a mão.








[/quote]

6Novato Empty Re: Novato Sáb 04 maio 2013, 04:56

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

É consenso que o hidróxido de potássio é mais adequado que o hidróxido de sódio (soda cáustica), mas eu nunca usei para te garantir e nem sei te explicar o porque dessa preferência. Quanto ao carbonato de potássio, quem já usou foi o ACALISTER, imagino que não seja melhor que os hidróxidos em termo s de produção, talvez seja mais seguro, mas tem de verificar.

O carbonato de potássio não tem o mesmo consenso mundial que os outros dois hidróxidos, mas quem sabe se não é até melhor. No memento eu não saberia te dizer.

Tenta o ACALISTER

7Novato Empty Re: Novato Sáb 04 maio 2013, 05:03

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Outra dica, tu tem de partir da melhor eficiência na eletrólise para a produção desejada. De nada adianta fazer 10 LPM de HHO com um custo de 300 amperes, melhor ter 1 LPM com 15 amperes que produz duas vezes mais gás pela mesma amperagem.

Se com +NNNNN- e depois de regulado o eletrólito para maior produção (sempre meça pela amperagem) não der a produção desejada, então retire uma placa neutra, mas sempre sabendo que ao fazer isso a produção sobe e a eficiência cai.

8Novato Empty Re: Novato Sáb 04 maio 2013, 05:13

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

O que é ACALISTER?

9Novato Empty Re: Novato Sáb 04 maio 2013, 06:47

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

rjdmendes escreveu: O que é ACALISTER?

Um membro deste fórum, se chama André Calister, este é o apelido dele aqui.

10Novato Empty Re: Novato Sáb 04 maio 2013, 20:40

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

Et, só a titulo de curiosidade esta filmagem foi feita assim que acabei de mantar o gerador liguei ele numa bateria de 7 amper junto com um carregador de 10 amper, e enchi duas bola de festa, da para ter uma ideia qual é o gás?

Novato Th_IMG_0371_zps6cb2245f

11Novato Empty Re: Novato Dom 05 maio 2013, 14:36

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Não entendi que ligação elétrica é essa que tu fez, parece que tu ligou uma fonte em paralelo a uma bateria e o gerador também em paralelo com essa bateria. Até ai tudo bem, mas o shunt que tu parece que colocou para medir a amperagem, porque tu não ligou somente por ele? Ao fazer uma segunda ligação em paralelo ao shunt tu perde a precisão da medida. Bem, foi isso que me pareceu tua ligação elétrica, além de usar fio muito fino. Use fios mais grossos!

Fios finos roubam a voltagem da bateria e tu nunca terá uma célula produtiva. Se uma configuração -NNN+NNN- tivesse realmente com 12V, existiria 3V entre placas, mas com esse fio fino a voltagem entre placas deve ter sido reduzida a perto de 2v (8V na célula inteira). Abaixo de 2V entre placas quase inexiste bolhas de eletrólise, produção muito baixa.

O resto tá legal, só faltando acertar quantidade de neutros e eletrólito para produção mais eficiente que puder, mas mantendo a produção desejada.

Apesar do gás oxigênio ser bem pesado, mais pesado que o nitrogênio, como quem domina o espaço é o leve gás hidrogênio o resultado é uma bomba explosiva e flutuante mesmo. Tens o HHO!

12Novato Empty Re: Novato Dom 05 maio 2013, 14:51

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Você sabe porque na hora de ajustar o eletrólito na célula tu olha para amperagem e não para produção direta de gás?

13Novato Empty Re: Novato Dom 05 maio 2013, 14:56

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Outra coisa, não preciso te dizer que se tu acender uma bola de gás daquelas que estavam no teto, não mata, mas o barulho é equivalente a uma dinamite explodindo. Não arranca pedaços, mas tu vai ficar sem audição por um bom tempo.

Se te der na telha acender aquilo, faça a distância, não machuque o ouvido de ninguém com isso, que dirá de animais e crianças que são inocentes quanto ao perigo que correm de perder a audição.

14Novato Empty Re: Novato Dom 05 maio 2013, 16:32

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

Valeu ET bem observado, eu fiz o teste da amperagem errado, teve esta medindo uns 15 ampere ou mais.
Confirmado com a configuração atual -nnn+nnn- está consumindo mas de 12 ampere na bateria da filmagem com o carregador de 10 ampere, o multímetro da um pico de 13 ampere depois começa a cair até 8 ampere.

Em tempo, tem alguma maneira de aumentar a produção sem perde a eficiência.

15Novato Empty Re: Novato Dom 05 maio 2013, 22:05

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

rjdmendes escreveu:

...

Em tempo, tem alguma maneira de aumentar a produção sem perde a eficiência.

Antes de te responder isso, deixa eu entender o que tu já sabe. Me responda:


ET-e-HHO-existe escreveu:Você sabe porque na hora de ajustar o eletrólito na célula tu olha para amperagem e não para produção direta de gás?

16Novato Empty Re: Novato Dom 05 maio 2013, 23:04

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

Pelo o que tu dize se retirar o neutro vai aumentar a produção e consequentemente a amperagem.
E não adiantou, mudei a configuração e a amperagem continua com 11 amperes.

17Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:17

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Acho que tu não entendeu a intenção da pergunta.

Essa pergunta era para saber se tu já entendeu a relação direta entre amperagem e produção de gás. Isso tem lá seus detalhes e tu precisa entender para entender como sua produção está acontecendo.

Se tu está usando um multímetro e até um resistência shunt para medir a amperagem, tu deve entender o que é a unidade de medida ampere e volts.

Sabendo disso, numa célula eletrolítica de apenas duas placas, tu sabe que se 10A entraram pelo fio (-) e chegarem ao fio (+), isso significa que de alguma forma os 10A cruzaram o eletrólito. Tu também sabe que 1 ampere é uma quantidade fixa de elétrons atravessando um condutor num intervalo de 1 segundo.

Se no fio existe 1 elétron que sai de um lado significa 1 elétron que chega do outro lado, dentro do eletrólito a relação 1:1 também se mantém. Um elétron entra no eletrólito e outro elétron sai do eletrólito do outro lado, mesma quantidade.

Agora tu tem que entender que para um elétron entrar e sair no eletrólito, isso é feito por uma reação química envolvendo os íons do eletrólito, onde, novamente, existe uma relação fixa da quantidade de íons que reagem a outra quantidade de elétrons que entra de um lado e sai do outro no eletrólito. Cada célula eletrolítica tem suas proporções, mas sempre são fixas.

No caso de uma solução básica (alcalina) com NaOH ou KOH, para cada elétron que entra no eletrólito, um íon positivo é anulado em uma reação eletroquímica e outro íon negativo é anulado fornecendo 1 elétron para a placa positiva do outro lado. Nesse caso é 1 elétron que anula dois íons opostos no eletrólito. Nem mais e nem menos.

Os íons anulados viram uma espécie química instável que se tornaram as futuras moléculas de hidrogênio e oxigênio. Isso também numa proporção fixa de 4 elétrons que passa pela solução eletrolítica para formar 2 moléculas de hidrogênio e 1 molécula do oxigênio, nem mais e nem menos.

Isso tudo é dito para tu acreditar e ver que faz sentido. Isso é dito para tu não tentar inventar um gerador eletrolítico que com 12V e 1A consiga gerar 10 LPM de HHO. Tem gente tentando isso até hoje.


Enfim, a resposta que eu queria é que tu sabe que existe uma relação direta entre amperagem e produção por segundo de HHO, nem mais e nem menos, medida exata.

18Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:31

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

Ok, obrigado.

19Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:32

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Contudo essa proporção direta tem haver com o que acontece entre duas placas e o eletrólito no meio, quando entra um configuração com várias placas, nas quais as chamadas placas neutras existem, então um detalhe deve ser observado:

Se tu ligar todas as placas na configuração +-+-+-+- e por ai vai, então isso equivalente a duas placa com uma área maior. Como se tu pegasse duas chapas de aço de 1m2 cada, cortasse em 100 placas de 10cm2 cada chapa e fizesse um gerador com 200 placas de 10cm2 ligadas na configuração acima. Tanto faria tu usar apenas duas placas de 1m2 ou as 200 placas de 10cm2, que o efeito seria o mesmo. Isso é ligar as placas em paralelo.

Agora, quando tu usa placas neutras, na realidade tu está ligando várias células eletrolíticas em série. Então a amperagem que passa pelo fio que alimenta essas células tem seu efeito produtivo multiplicado pela quantidade de neutros +1. Na tua configuração -NNN+, que tu liga em paralelo com outra configuração +NNN-, ficando -NNN+NNN-, na realidade equivale a uma única célula de +NNN- com a área dobrada. Nesse caso a amperagem vai produzir uma molécula de hidrogênio e meia molécula de oxigênio para cada elétron que passar pelos fios que a alimentam.

Isso é fácil de tu entender, só lembrar que o elétron teve que tomar banho no eletrólito 4 vezes antes de chegar ao fio que retorna a bateria, tendo que eliminar 4 íons negativos mais 4 íons positivos. Na ligação em paralelo isso não acontece, pois cada mergulho do elétron no eletrólito, apenas 1 íon positivo e outro negativo são eliminados.

20Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:42

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Só falta tu entender duas medidas: O MOL e o Coulomb.

Se 1 coulomb de elétron passar por um fio em 1 segundo, então passou 1 ampere.

Se 1 MOL de elétrons passar por um fio em 1 segundo, então passou 96485 coulomb em 1 segundo, que significa que passou 96485 amperes.

4 MOL de elétrons que atravessem o eletrolito significa que 2 MOL de gás hidrogênio foi criado e 1 MOL de gás oxigênio também foi criado, ou que 3 MOL de HHO foi criado.

Por que o MOL? Porque em pressão atmosférica de 1 ATM e temperatura de 31,5°C, 1 MOL de qualquer gás ocupa aproximadamente 25 litros.

Esquentou, esfriou, mudou a pressão, a quantidade de litros de gás para 1 MOL modifica. Isso nos dá uma ilusão do que produzimos, pois 20 litros de HHO pode ter a mesma quantidade de oxigênio e hidrogênio que 30 litros de HHO.

Então a amperagem, bem calculada, essa sim diz quanto hidrogênio e oxigênio foi gerado independente de vapor, temperatura e pressão.

21Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:43

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

Estou entendendo, mais a amperagem não subiu com o aumento de solução, o que aconteceu foi que a na placa de inox ficou corroida com o surgimento de fuligem preta.

22Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:49

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Se tu teve paciência de ler até aqui, tu entendeu o que fazer, mas vou te ajudar.

Quanto mais placas neutras existirem, mais eficientemente sua célula vai trabalhar porque as placas neutras multiplicam os mergulhos que o elétron tem de dar no eletrólito e assim apenas 1 elétron fará mais gás que com menos placas neutras.

Se tu entende de voltagem, deve imaginar que acrescentar placas neutras divide a voltagem entre cada par de placas e isso diminui o empurram que o elétron precisa para mergulhar no eletrólito até que isso não aconteça mais.

Então tu tem duas situações:

Se colocar mais um neutro eu certamente acabei de melhorar a eficiência da minha célula que diz que farei mais gás por menos amperes gasto.

Se eu colocar mais um neutro eu certamente diminui a voltagem entre placas que fará menos amperes circularem entre duas placas.

Percebe, tu aumentou a produção e diminuiu ao mesmo tempo. Esse é o compromisso que tu tem de achar, uma configuração muito eficiente, mas que produza algum gás.

23Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:55

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Até certo ponto um pouco mais de eletrólito aumenta a amperagem, depois nem toda soda cáustica do mundo fará a amperagem subir 1 único ampere.

Calor, apenas calor, faz subir a amperagem. Não estou dizendo para tu fazer uma célula que se esquenta sozinha, mas usar algum calor externo, sempre lembrando que calor demais vai evaporar água cheia de vapores cáusticos.

Diminuir a distância entre placas reduz a quantidade de eletrólito adicionado, tu chega ao limite com menos eletrólito que com distâncias maiores entre placas.

Distâncias muito pequenas entre placas dificulta as abundantes bolhas de saírem da célula. Literalmente faca apertado. Isso reduz a área útil de eletrólise, pois onde uma bolha tapa o eletrodo, ali não acontece eletrolise e é como se tua célula fosse menor.

Percebeu que tu ainda tem que fazer um ajuste na distância das placas e se puder dar um calorzinho externo também é bom?

24Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:55

rjdmendes


Rank : 0
Rank : 0

Eu mudei a configuração para -nnnn+nnnn- de fato diminuiu a amperagem, tenho uma dúvida como fazer uma medição exata da produção do gás?

25Novato Empty Re: Novato Seg 06 maio 2013, 00:57

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Use essas informações com sabedoria para melhorar tua célula ou simplesmente aceite as coisas como estão. Tu já tem uma célula que funciona. Decida se quer aprender e melhorar, ou aceitar as coisas como estão!

Boa sorte!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos semelhantes

-

» Instalado e funcionando!!!! (Novato)

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos