Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Dom 13 Mar 2016, 03:15

betostudio7


Rank : 0
Rank : 0

Pessoal, su novo aqui e vi que tem muita informaçao. Meu caso é um tanto atipico. Construi uma celular com 13 placas 316L 0,8mm de 12X12 (octagonal) sendo que 3 delas são 2+ e 1-. Acrilico de 10mm, e anel oring de 3,5mmX100 - capacidade de liquido de 300ml. Uma abertura inferior de 18mm e uma superior de 12mm. Uso um Relé de 50A e fusivel de 30.
Utitizei na mistura 1 colher de soda caustica em 1 litro dagua. Usei recipiente pequeno como reservatorio - o mesmo utilizado para oleo hidraulico - penso que seria melhor pra acomodar no compartimento do carro.
A geração de HHo existe, mas não sei como medi-la.
fiz testes fora do carro e funcionou normalmente. Assim que coloquei no carro, tudo mudou. Começou a esquentar de tal maneira que até o acrilico entortou. Retirei a celula do carro e agora estou buscando uma altenativa com quem conhece, pois sou apenas um curioso querendo desenvolver o que muitos estão fazendo.

Como entrei nisso? Simples. A lado da empresa que trabalho havia um pessoal fazendo muita fumaça quando ao funcionamento da celula HHo, mas vi que eram tão amadores quanto eu. Tudo era feito muito rusticamente, chapas de aço 304 cortadas a mão, acrilico de 8mm, parafusos de metro e por ai vai. Como sou mais exigente, fiz um projeto baseado no que vi nos videos do youtube - utilizei AutoCad. Mandei cortar chapas 316L a laser com as furações bem como o acrilico em 10mm. O pessoal desistiu de fazer a tal celula e eu me entusiasmei. Aqui estou pedindo ajuda aos colegas.

Vi que aqui tem muitos profissionais e não estou nem perto do menor deles (se é que existe). Peço a sua ajuda pra que possa fazer funcionar essa fase. Sei que existem outras coisas a serem feitas como a EFIE e controlador MAF, mas fica pro proximo tópico. Estarei fazendo testes num FIAT UNO VIVACE 2014.

2MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Ajudinha básica, dicas iniciais. Dom 13 Mar 2016, 04:15

turbo52


Rank : 1
Rank : 1

Primeiro vc precisa medir a amperagem que a celula está consumindo. Caso nao tenha como medir isso, reduza a quantidade de soda na agua. Quanto tem colocado de soda em 1 litro de água ?
Para essa configuração e tamanho de celula, te aconselho a usar somente 1 colher rasa de sopa de soda por litro de água e usar na célula. É possível que consiga obter 8 amperes e 0,7 litros por minuto de gás hho. Tente usar água desmineralizada ou a destilada.
Observará que a água da solução, depois de certo tempo de uso vai ficar marrom claro. O ideal, seria usar outro tipo de eletrólito.
A sua célula esquentou porque ela puxou muitos amperes e deve ter gerado muito vapor.

3MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Dom 13 Mar 2016, 04:29

betostudio7


Rank : 0
Rank : 0

Obrigado pela resposta rápida Turbo52.

Eu não medi a amperagem que ela está consumindo. Se me disse como eu meço isso será bom. A amperagem é medida cada vez que uso a mistura, ou, a mistura é que aumenta ou diminui a Amperagem?
A quantidade de soda que utilizo é 1 colher de sopa rasa em 1 litro de agua. Estou usando agua comum (poço artesiano) pois penso que não deveria usar agua clorada.
Voce sugere outro tipo de eletrólito. Qual seria e qual a mistura?

4MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Quantidade de soda Dom 13 Mar 2016, 05:59

turbo52


Rank : 1
Rank : 1

O ideal para medir é usar um amperímetro. Caso não tenha, terá que colocar um fusivel de carro para avaliar a amperagem na célula. Comece inicialmente com 5A e se queimar, passe para o 10A e assim por seguinte até que não queime mais e assim, saberá o valor aproximado da amperagem. Use somente em uma fase (+) da fiação.
Água de poço ou de torneira vai escurecer a solução e sujar as placas. Use água destilada ou desmineralizada. Isso manterá a água mais limpa por mais tempo sem alterar a produção de hho.
Com mais de 8 amperes, é possível que comece a gerar vapor. É preciso usar um eletrólito bom para isso. Comece com a soda cáustica para entender como as coisas funcionam e só depois invista em outros eletrólitos para melhor eficiência. Te aconselho a ir para o Koh e depois de bem etabilizada a célula, para o Carbonato de Potássio.
Entenda que ainda há desafios futuros para que o hho funcione bem no carro.
Como muitos dese fórum diriam, todos devem passar por fases de aprendizado e tirar conclusões sobre a eficácia de cada projeto de economia de combustível. Para falar a verdade, eu mesmo deixo o hho no carro mas parto para outros projetos mais eficazes e de menor custo.

5MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Seg 14 Mar 2016, 14:35

betostudio7


Rank : 0
Rank : 0

Ok, estou remontando a celula e farei os testes conforme as suas instruções. Assim que tiver o resultado, trago a resposta aqui no forum. Obrigado.

6MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Ter 15 Mar 2016, 03:41

betostudio7


Rank : 0
Rank : 0

Hoje remontei a celula e reinstalei no carro. Fiz uma mistura com soda caustica, uma colher de sopa em 1 litro de agua desmineralizada. Ainda sem medir a amperagem pois vou precisar mesmo comprar um Amperimetro. Ferveu!
Esgotei todo o sistema e fiz uma mistura bem discreta com uma colher de cha de soda caustica em 1 litro dagua.
Rodei 16 KM e fui verificar. Ferveu de novo.
Vejo que a mistura apesar de pobre, está gerando algum HHO, mas está esquentando tudo. Eu acho que a Amperagem deve estar acima do recomendado. Então fica a pergunta - como posso baixar essa amperagem?

7MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Ter 15 Mar 2016, 07:31

turbo52


Rank : 1
Rank : 1


A configuração da sua célula seria -nnnnn+nnnnn- ?
Qual o diâmetro da mangueira que tem usado na célula ?
Chegou a medir a temperatura do acrilico ? Como vc analisa a fervura ?
O normal é aquecer a aproximadamente 40 Celsius (medido no líquido).
Faça a medição de quantos litros está gerando por minuto.
Se puder, poste um video (grave no youtube e coloque aqui o link) da celula funcionando.

8MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Ter 15 Mar 2016, 14:00

betostudio7


Rank : 0
Rank : 0

Ok turbo52, vamos por partes. Estou usando a seguinte ligação +nnnnn-nnnnn+.
A mangueira é de Nylon 6mm
Não medi a temperatura ainda. Normalmente enquanto testes, estou analisando sentindo a temperatura no retorno do borbulhador no recipiente. Em 10 minutos de funcionamento já não é possivel colocar a mão nesse retorno.
O Acrilico também sinto a temperatura no toque. Fique muito quente mesmo.

Pelo que percebi na sua resposta a ligação eletrica estaria errada? como disse estou usanto +nnnnn-nnnnn+ e deveria ser o contrario, ou seja -nnnnn+nnnnn-?

Aguardo sua resposta e de acordo com ela farei o video pra voces verem oq acontece.


9MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Qua 16 Mar 2016, 00:29

turbo52


Rank : 1
Rank : 1

Beto,
Sim, a configuração com mais negativos é mais eficiente e esquenta menos. Outra coisa, em vez de 5 neutras, use 4 neutras. Fica assim, -nnnn+nnnn- , com essas 11 placas, vc observará que poderá usar apenas 1 colher de chá de soda cáustica por litro.
Tente usar mangueiras de 10 mm ou 12 mm. A de 6 mm vai travar a circulação fácil da água.
Vc sabe medir o volume de gas produzido ?


10MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Qua 16 Mar 2016, 02:09

betostudio7


Rank : 0
Rank : 0

Caramba, fiz isso. Estou com duas celulas pra teste. Fiz outra com menos prlacas. Eu estava usando errado 2+ e 1-. Ajustei e a principio tudo certo. Mas infelizmente ela esquentou de novo. Igual da primeira vez, mesmo com a mistura pobre.
Além disso, rodei assim mesmo os 16km que faço diariamente pra retornar do trabalho. Pelos calculos, meu carro gastou muito mais com a celula do que sem ela. Sei que está produzindo HHO pois fiz o teste e explode mesmo. Mas dai a economizar, acho que preciso fazer mais coisas do que somente colocar uma celula.
A pergunta continua.... tem como eu diminuir essa amperagem?
e respondendo voce, não sei como medir o volume de gas, mas gostaria que me ensinasse como faze-lo.

Abraço.

11MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Qua 16 Mar 2016, 02:25

turbo52


Rank : 1
Rank : 1


Seu carro é 1.0 ?
Se nao medir o volume, nao poderei te ajudar.
Encha um balde com água até a boca. Pegue uma garrafa pet de 1 litro e encha de agua dentro dele. Tampe a garrafa com a tampinha dele. Mergulhe a garrafa dentro do balde com cabeça para baixo e tire a tampa. Coloque a mangueira do hho dentro do bico da garrafa. Cronometre por um minuto. Terminando, tire a mangueira e feche o bico da garrafa com a tampa. Faça marcações na garrafa com escalas de 100 ml.
Mesmo com 4 neutra esquentou ? Nessa configuração, usa-se bem menos amperes. Quanto está consumindo a sua célula ? Muito eletrólito, mais amperes, maior aquecimento, maior o vapor.

12MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Empty Re: MINHA CELULA ESTÁ ESQUENTANDO Qua 16 Mar 2016, 15:05

betostudio7


Rank : 0
Rank : 0

Sim, meu carro é 1.0. Vou fazer a medição e a tarde eu posto o resultado. Se puder add meu whats (41 99887259), assim posso te mandar as imagens da celula, e dos procedimentos. Talvez assim possa entender melhor o que está acontecendo e me ajudar na solução.
Fiz uma celula pequena contendo -nnn+nnn- mesmo assim o resultado tem sido o mesmo. Superaquecimento e Alto consumo. Pra ter ideia, meu carro esta fazendo 15km/L com gasolina aditivada e 10,25km/L com a celula ligada. To na contramão da economia.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos