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ET-e-HHO-existe escreveu:Marcelo, não sei se tu me entendeu quando falei em ensinamentos “caixa preta” ou passar uma “caixa preta” para mim usar. Eu queria dizer que gosto de saber como funciona as coisas que uso, que pode ser uma televisão, ou um artifício matemático (uma fórmula), ou qualquer outro ensinamento que muitas vezes vem na forma de caixa preta, ou o famoso plug-play e não esquenta como funciona.
Retirando o exagero da minha curiosidade, que já me levou a situações interessantes, num caso mais prático como o desenvolvimento do HHO ou qualquer outro método de economia de nossos velhos motores automotivos, eu acho que entender o conteúdo da caixa e muito importante para podermos mexer nela. Que caixa, o MOBMIX? Não, seria o motor do carro mesmo e suas muitas variáveis.
Por exemplo, até que ponto eu entendo o que é o torque para o carro? É fácil olhar um gráfico, ler uns artigos e sair propagando as conclusões “caixa preta” que são oferecidas pelas revistas especializadas, mas significa isso que eu realmente entendi o que é o torque para o motor e o carro?
Não tenho pretensões de ensinar, como alguns julgam, mas vou deixar aqui o que tenho entendido sobre o assunto, que pode conter erros e necessitar de correções. Receberei e argumentarei sobre o assunto como sempre fiz, de acordo com o que sei e acredito no momento.
Do Hugo tenho que aguentar o deboche e a necessidade dele que eu defina de que lado estou, como numa guerra, como se minha dignidade como homem dependesse deu acertar em tudo que digo. De você eu sei que tu compreende que estou tentando raciocinar e entender mais essa variável, que não sei tudo e posso mudar o discurso depois, sem violar a dignidade de ninguém.
Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 10:46, editado 4 vez(es)
ET-e-HHO-existe escreveu:ET-e-HHO-existe escreveu:Marcelo, não sei se tu me entendeu quando falei em ensinamentos “caixa preta” ou passar uma “caixa preta” para mim usar. Eu queria dizer que gosto de saber como funciona as coisas que uso, que pode ser uma televisão, ou um artifício matemático (uma fórmula), ou qualquer outro ensinamento que muitas vezes vem na forma de caixa preta, ou o famoso plug-play e não esquenta como funciona.
Retirando o exagero da minha curiosidade, que já me levou a situações interessantes, num caso mais prático como o desenvolvimento do HHO ou qualquer outro método de economia de nossos velhos motores automotivos, eu acho que entender o conteúdo da caixa e muito importante para podermos mexer nela. Que caixa, o MOBMIX? Não, seria o motor do carro mesmo e suas muitas variáveis.
Por exemplo, até que ponto eu entendo o que é o torque para o carro? É fácil olhar um gráfico, ler uns artigos e sair propagando as conclusões “caixa preta” que são oferecidas pelas revistas especializadas, mas significa isso que eu realmente entendi o que é o torque para o motor e o carro?
Não tenho pretensões de ensinar, como alguns julgam, mas vou deixar aqui o que tenho entendido sobre o assunto, que pode conter erros e necessitar de correções. Receberei e argumentarei sobre o assunto como sempre fiz, de acordo com o que sei e acredito no momento.
Do Hugo tenho que aguentar o deboche e a necessidade dele que eu defina de que lado estou, como numa guerra, como se minha dignidade como homem dependesse deu acertar em tudo que digo. De você eu sei que tu compreende que estou tentando raciocinar e entender mais essa variável, que não sei tudo e posso mudar o discurso depois, sem violar a dignidade de ninguém.Torque:
Abandonado o exemplo da gangorra e pegando a bicicleta que o Hugo usava quando pequeno, o torque seria, numa simplificação, a força que a pessoa faz no pedal na intenção de andar. Essa força poderia usar como unidade de medida uma comparação da força que 1kg de massa faz ao ser atraído pela gravidade da terra, ou 1kgf. Só que essa força se faz a uma distância de aproximadamente 25cm do eixo da roda, isso causa uma força de rotação na roda menor que se fosse feita a 1 metro do eixo da roda, segundo o conceito de alavanca. Numa compatibilização de medidas, então 1kgf a 0,25 metros do eixo da roda é igual a 0,25kgf a 1 metro do eixo da roda, ou ainda podemos dizer que foi usado 0,25m.kgf de torque.
Se a criatura que pedala essa bicicleta conseguir manter esse torque de 0,25m.kgf e fazer uma volta por segundo na roda, sabemos que ele se esforçou mais que se realizasse esse mesmo torque, mas demorasse 2 segundos para dar uma volta na roda. Se o esforço foi maior, então podemos dizer que a potência consumida foi proporcionalmente maior também. Então a potência usada para realizar um torque depende de quantas voltas por unidade de tempo você dá no eixo sob torque, ou potência = torque x RPM.
É fácil, manter 1kg de pressão no pedal (que possui uma distância do eixo de 25cm) a uma velocidade de 1 volta por segundo requer mais poder que manter essa pressão com uma velocidade de 2 segundos por volta.
1 kg de massa sofre uma aceleração na terra, ao nível do mar, de 9,80665m/s e 1m.kgf de torque que faça uma volta no eixo em 1 segundo gasta 9,80665Watts. Vou passar isso como uma caixa preta, agora é só plug-play nas formulas e achar a potência.
Se minhas contas estiverem corretas, o ciclista que pedalou uma volta por segundo na bicicleta acima descrita, usando uma força de 1kg, ele usou um torque de 0,25m.kgf a uma rotação de 60RPM, com uma potência de 2,45W ou 0,00333CV. Cálculo ainda em análise.
Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 11:07, editado 1 vez(es)
ET-e-HHO-existe escreveu:============ Breve pausa para reclamação! ============
Eu não sei como é em Portugal, ou mesmo no Brasil em Matogrosso do Sul, ou São Paulo, mas aqui no Rio de Janeiro tu entra em uma loja de informática (loja, não é comprar com um muambeiro não, tem até nota fiscal) e eles tem a cara de pau de vender mercadoria usada, quebrada (faltando um pedaço mesmo), suja de poeira por uso mesmo e depois tu tenta a sorte para ver se eles te ressarcem do prejuízo.
Vou contar algumas das safadezas que já me impuseram, quando tu quiser vir ao Rio e ficar com vontade de entrar numa loja de informática, lembrem-se disso:
1ª Caso, Hoje: Comprei um HD de 500GB / SATA / para substituir o outro que queimou no micro (que não é esse, claro). O HD veio lacrado na embalagem antiestática. Bonito isso, normalmente recebemos a mercadoria na mão com possibilidades de meleca na placa de circuito, nada que um peteleco na meleca não resolva. Aberto o lacre já tinha os selos de garantia da loja no HD (antigamente se chamava HD de winchester, Hugo). Como?! Se o HD veio em embalagem lacrada supostamente de fábrica? Outra surpresa a estilo “FRINGE”: O HD, que veio em embalagem lacrada da fábrica, estava arranhado na lateral sem danificar o plástico que a embalava. Vocês vão dizer que sou implicante (sou mesmo), mas eu juro que essa merda foi devolvida por outro cliente e eles reembalaram, lacraram e me venderam a mercadoria devolvida com defeito, como se fosse nova e boa! Um desses vendedores, meu amigo, gente boa (sério), me disse que tem cliente burro que não sabe instalar um hardware e quando recebe uma mercadoria com defeito, ele simplesmente repassa para outro cliente para ver se o segundo cliente também reclama, depois de algumas vezes de receber essa mercadoria defeituosa, se ele ainda se lembrar que já passou ela várias vezes aos clientes, ele aceita como ruim.
2º caso, passado: Fui a uma loja de informática e pedi uma configuração escolhida por mim para montar um computador para meu irmão. Eu achei a maior parte das peças em uma loja, mas que tinha um preço salgado na placa mãe. Falei com a vendedora que eu tinha preço melhor em outra loja e ela disse que era impossível que outra loja tivesse aquela placa por preço menor, ela me disse que a outra loja me montaria o micro com uma placa inferior e me diria que colocou a placa que eu pedi e eu ainda ia agradecer. Falei pra ela que era mais fácil eu sair morto que com a placa errada e agradecendo. Ela abaixou o preço, me deu o pedido com as especificações que eu pedi e me enviou a outro setor para retirar o micro montado. Peguei o pedido e fui ao outro setor, quando o rapaz me trouxe a micro montado, com um selo em um dos parafusos que me impedia de ver o que tinha dentro do computador sem violar o selo e perder a garantia, eu simplesmente disse para o montador para abrir o selo de garantia e me mostrar o que tinha dentro do computador. Não deu outra, a placa mãe (motivo da discórdia) era outra, o cabo de dados do HD estava danificado e até a caixa (gabinete) era menor que o especificado no pedido. Nesse momento meu irmão, ainda sem saber e morto de vergonha, por eu ter forçado o montador a abrir o selo de garantia para verificação do conteúdo, ficou surpreso e viu o porque sou tão chato assim.
3º caso, com um amigo: Ele comprou uma placa mãe e sorridente foi para casa dar um upgrade no seu micro. Burro, não conferiu a mercadoria na hora (como eu com o HD). Você sabe aquela sujeira de poeira que fica entre os capacitores em volta do socket da CPU? Prova de longo usa da mesma e falta de limpeza periódica? Tava lá. O cara não podia ao menos limpar a merda da mercadoria usada que vende como nova? É um esculacho, chamar o comprador de muito burro, são peças compradas como nova e com nota fiscal (muitas vezes fria).
4º caso, comigo, passado não muito distante: Eu fui comprar uma memória para o computador, peça pequena, vendida na mão e sujeita a meleca no circuito, a idade já não me permitia ver em detalhes as pequenas pecinhas soldadas em cima do circuito. Deveria ter levado uma lente de aumento e examinar, a la Sherlock Homes, a maldita memória, achei que seria exagero, mas... Chegando em casa a memória não funcionava e eu usei a tal lente, tinha peças arrancadas, aquelas pequenininhas do tamanho de um grão de areia. A marca de uma peça arrancada da sua solda é inconfundível.
Tudo isso aconteceu no centro do Rio de Janeiro, não foi numa lojinha pequena de bairro, tudo supostas peças novas. Que sirva de lição para quem quer vir as olimpíadas e copa!============ Fim ============
h-roo escreveu:Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:
1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.
É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.
Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?
h-roo escreveu:ET-e-HHO-existe escreveu:============ Breve pausa para reclamação! ============
Eu não sei como é em Portugal, ou mesmo no Brasil em Matogrosso do Sul, ou São Paulo, mas aqui no Rio de Janeiro tu entra em uma loja de informática (loja, não é comprar com um muambeiro não, tem até nota fiscal) e eles tem a cara de pau de vender mercadoria usada, quebrada (faltando um pedaço mesmo), suja de poeira por uso mesmo e depois tu tenta a sorte para ver se eles te ressarcem do prejuízo.
Vou contar algumas das safadezas que já me impuseram, quando tu quiser vir ao Rio e ficar com vontade de entrar numa loja de informática, lembrem-se disso:
1ª Caso, Hoje: Comprei um HD de 500GB / SATA / para substituir o outro que queimou no micro (que não é esse, claro). O HD veio lacrado na embalagem antiestática. Bonito isso, normalmente recebemos a mercadoria na mão com possibilidades de meleca na placa de circuito, nada que um peteleco na meleca não resolva. Aberto o lacre já tinha os selos de garantia da loja no HD (antigamente se chamava HD de winchester, Hugo). Como?! Se o HD veio em embalagem lacrada supostamente de fábrica? Outra surpresa a estilo “FRINGE”: O HD, que veio em embalagem lacrada da fábrica, estava arranhado na lateral sem danificar o plástico que a embalava. Vocês vão dizer que sou implicante (sou mesmo), mas eu juro que essa merda foi devolvida por outro cliente e eles reembalaram, lacraram e me venderam a mercadoria devolvida com defeito, como se fosse nova e boa! Um desses vendedores, meu amigo, gente boa (sério), me disse que tem cliente burro que não sabe instalar um hardware e quando recebe uma mercadoria com defeito, ele simplesmente repassa para outro cliente para ver se o segundo cliente também reclama, depois de algumas vezes de receber essa mercadoria defeituosa, se ele ainda se lembrar que já passou ela várias vezes aos clientes, ele aceita como ruim.
2º caso, passado: Fui a uma loja de informática e pedi uma configuração escolhida por mim para montar um computador para meu irmão. Eu achei a maior parte das peças em uma loja, mas que tinha um preço salgado na placa mãe. Falei com a vendedora que eu tinha preço melhor em outra loja e ela disse que era impossível que outra loja tivesse aquela placa por preço menor, ela me disse que a outra loja me montaria o micro com uma placa inferior e me diria que colocou a placa que eu pedi e eu ainda ia agradecer. Falei pra ela que era mais fácil eu sair morto que com a placa errada e agradecendo. Ela abaixou o preço, me deu o pedido com as especificações que eu pedi e me enviou a outro setor para retirar o micro montado. Peguei o pedido e fui ao outro setor, quando o rapaz me trouxe a micro montado, com um selo em um dos parafusos que me impedia de ver o que tinha dentro do computador sem violar o selo e perder a garantia, eu simplesmente disse para o montador para abrir o selo de garantia e me mostrar o que tinha dentro do computador. Não deu outra, a placa mãe (motivo da discórdia) era outra, o cabo de dados do HD estava danificado e até a caixa (gabinete) era menor que o especificado no pedido. Nesse momento meu irmão, ainda sem saber e morto de vergonha, por eu ter forçado o montador a abrir o selo de garantia para verificação do conteúdo, ficou surpreso e viu o porque sou tão chato assim.
3º caso, com um amigo: Ele comprou uma placa mãe e sorridente foi para casa dar um upgrade no seu micro. Burro, não conferiu a mercadoria na hora (como eu com o HD). Você sabe aquela sujeira de poeira que fica entre os capacitores em volta do socket da CPU? Prova de longo usa da mesma e falta de limpeza periódica? Tava lá. O cara não podia ao menos limpar a merda da mercadoria usada que vende como nova? É um esculacho, chamar o comprador de muito burro, são peças compradas como nova e com nota fiscal (muitas vezes fria).
4º caso, comigo, passado não muito distante: Eu fui comprar uma memória para o computador, peça pequena, vendida na mão e sujeita a meleca no circuito, a idade já não me permitia ver em detalhes as pequenas pecinhas soldadas em cima do circuito. Deveria ter levado uma lente de aumento e examinar, a la Sherlock Homes, a maldita memória, achei que seria exagero, mas... Chegando em casa a memória não funcionava e eu usei a tal lente, tinha peças arrancadas, aquelas pequenininhas do tamanho de um grão de areia. A marca de uma peça arrancada da sua solda é inconfundível.
Tudo isso aconteceu no centro do Rio de Janeiro, não foi numa lojinha pequena de bairro, tudo supostas peças novas. Que sirva de lição para quem quer vir as olimpíadas e copa!============ Fim ============
Rapaz, tu acha que vou pro Rio pensando em encontrar alguma "peça" zerada? Até aquela catarina que leiluou eu tenho minhas dúvidas se é zerada...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ET-e-HHO-existe escreveu:h-roo escreveu:Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:
1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.
É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.
Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?
No motor, sem nenhuma relação com a realidade, pois o motor teria que gastar em todas as marchas, sem perdas, exatamente a mesma potêcnia de 30CV. Além de que na 1ª e 2ª marcha a rotação estar elevada demais.
Saber a variação do torque real em torno desse torque teórico e ideal, seria interessante para entender onde o carro se tornou mais econômico.
ET-e-HHO-existe escreveu:Vou tentar entender, mas antes vai mais algumas conclusões precipitadas:
Hugo, eu diria que do mesmo jeito que o motor impõe um torque a caixa de marcha, que o transmite para as rodas, a caixa de marcha impõe um “torque” igual contra o motor. Coloquei entre aspas porque não sei se seria esse o nome da reação que a caixa faz a potência do motor, mas me é obvio que é uma força da mesma magnitude. Me parece óbvio também, que quem define torque e rotação é a dureza que a caixa de marcha mostra ao motor para roda-la com determinada potência. Assim se o motor quer fazer um trabalho de 30CV na caixa de marcha, se essa potência for suficiente para vencer a “dureza” da caixa e rodar, será essa dureza que vai definir a RPM e o torque, uma vez que o motor não tem como saber que a caixa esta em 3ª marcha e não em 5ª marcha. To longe da verdade?
h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs
Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 21:55, editado 3 vez(es)
ET-e-HHO-existe escreveu:h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs
Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)
Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:
Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site (“RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.”) e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Já tinha a rotação fixa da roda.
Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mias informações sobre 120km/h.
De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.
Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.
Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.
Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.
Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.
h-roo escreveu:ET-e-HHO-existe escreveu:h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs
Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)
Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:
Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site (“RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.”) e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Já tinha a rotação fixa da roda.
Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mias informações sobre 120km/h.
De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.
Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.
Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.
Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.
Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.
Por que perder tempo com toda essa parafernália de contas que tu fez se tem um exemplo bem simples e prático naquela questão do motor Volks com o Continental, onde apenas colocando uma redução de 50% para a hélice ela passou a receber um torque 100% maior, igualando-se ao Continental?
ET-e-HHO-existe escreveu:h-roo escreveu:ET-e-HHO-existe escreveu:h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs
Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)
Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:
Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site (“RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.”) e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Já tinha a rotação fixa da roda.
Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mias informações sobre 120km/h.
De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.
Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.
Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.
Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.
Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.
Por que perder tempo com toda essa parafernália de contas que tu fez se tem um exemplo bem simples e prático naquela questão do motor Volks com o Continental, onde apenas colocando uma redução de 50% para a hélice ela passou a receber um torque 100% maior, igualando-se ao Continental?
Numa palavra: Aprender!
Ler uma artigo é ler uma história, entra por um lado e sai por outro. Tentar repetir os cálculos em outra realidade, montar, ir ao local descrito, isso melhora o entendimento, faz sinapses.
Existe uma diferença entre ler e aceitar o dito e entender e concordar com o dito.
h-roo escreveu:Pois é, mas pra quem está aprendendo o "beabá" querer frequentar faculdade dá nos erros que tu cometeu...rsrs
Última edição por ET-e-HHO-existe em Qui 08 Nov 2012, 22:28, editado 1 vez(es)
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