h-roo escreveu:marcelo.eletrotecnico escreveu:h-roo escreveu:ET-e-HHO-existe escreveu:Hugo, tu vai gostar desse artigo, só não deixe de prestar a atenção no "efeito borboleta", já que não é o destaque do assunto.
http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/index.php/be310/article/viewFile/207/156
..já é apregoado faz tempo por especialista, que recomendam sempre dirigir com "carga total" no acelerador, que vem a ser marcha mais longa possível sem sobra de torque, ou seja, motor sempre "enforcado" ou "apanhando"...
A frase "apregoado por especialistas" aparece muito em propaganda de shampoo. Especialista é todo mundo que se especializa em algo, pode ser você, pode ser eu, pode ser quem vai ler depois. Cite um "especialista" que disse isso. Esticar as marchas quer dizer exatamente o contrário do que mencionou, pois quando estica, quer dizer que vai um pouco além antes de trocar. Não conseguir entender como " esticar " quer dizer trocar a marcha mais cedo, a não ser no "especialista" do artigo. Veja na figura abaixo que o maior torque do motor está na rotação entre 3000 e 5000 RPM. Desta forma, entendo que o artigo do seu "especialista" esqueceu de achar qual é o melhor intervalo de rotação, e não simplesmente a menor rotação possível. Esta argumentação é muito fraca, ou na pior das hipóteses, tendenciosa.
http://bestcars.uol.com.br/carros/comp/5hatches/curvas-focus-g.jpg
Depois que você falou é que eu fiu ler o material, e eu realmente concordo contigo, dá para se mijar de tanto rir.
Veja aqui um artigo de quem não está estudando o motor e não precisa de pontos para não ficar reprovado na faculdade, ou seja, não precisa impressionar o professor:
Dá ppra ver que tu é um motorista ainda aprendendo...não conseguiu siquer entender o que o artigo diz.
Ninguem aqui, nem eu, nem o artigo nem o ET falou em espichar marcha para economizar...é exatamente o contrário.
ER quando falei "limitado pelo torque" não estava me referindo a MAIOR TORQUE, mas apenas a TORQUE, que independente de RPM está presente sempre.
****""" ...a questão do baixo giro com carga no acelerador, já é apregoado faz tempo por especialista, que recomendam sempre dirigir com "carga total" no acelerador, que vem a ser marcha mais longa possível sem sobra de torque, ou seja, motor sempre "enforcado" ou "apanhando"..."""*** (extraído do seu texto).
Tua falta de argumento é impressionante. Endossou uma sandice que achou num site de faculdade, com uma argumentação fraca e sem nenhum critério, e agora quer desdizer, e depois fala que eu tenho que ficar calminho. Eu estou bem calmo, só não tenho que me calar diante de qualquer sandice. A impressão que dá é que você também não entendeu nada, e olha que nem precisa ler, tem um cara explicando. Mas tudo bem !