ET-e-HHO-existe escreveu:KKKKKKKK
Eu tentei fazer um "cursinho" de torque com você (Jonas) e tu não quis...
Deixa eu te dar umas dicas:
Caso básico de trocar rodas:
Você faz força na chave, tua força não é o torque, o torque é o efeito de tu fazer força na alavanca (que é a chave de rodas) e é sentido pelo parafuso.
Se o parafuso rodar, ai temos também potência sendo desenvolvida, senão só temos o puro torque sem potência alguma.
Comparação com a voltagem:
Uma pilha apresenta de cara sua voltagem (torque), mas se não for ligada a uma lampada não tem potência consumida, só voltagem.
Se a lampada acender, ou os elétrons andarem de um polo a outro da pilha através da lampada, ai temos potência sendo desenvolvida, senão só temos pura voltagem sem potência alguma.
Potencia elétrica se calcula Watts = Volts x Amperagem
Potencia do motor se calcula CV = Torque x Rotação (tem uma constante que não influencia na explicação e podemos esquecer por enquanto)
Percebe que o poder não é meramente o torque, do mesmo jeito que o poder não é meramente a voltagem? Tu pode ter um ventiladorzinho ridículo usando 120V e ter um puta motorzão rodando a 12V, quem manda é a potência que o motor desenvolve e não a voltagem que ele usa. Tu pode ter um motorzinho de merda com 1000 m.kgf e só produzindo 1CV de potência e ter um motor de 10m.kgf produzindo 1000CV, não motores normais, mas pode.
Percebe a semelhança entre elas?
Tu vai me perguntar porque eu comparei o torque com a voltagem e não com a amperagem, vou explicar: Se houver passagem de corrente (amperagem) a existência de voltagem é imprescindível, como é imprescindível a existência de torque para que exista rotação. Já a voltagem pode ser desenvolvida sem que exista corrente elétrica circulando, como o torque pode ser feito sem a existência de rotação.
Percebeu que a corrente elétrica (amperagem) depende da voltagem para existir e a voltagem não precisa da circulação de corrente elétrica? Percebeu que a rotação precisa do torque para existir e que o torque não precisa da rotação?
Mais importante: Percebeu que somente torque não faz trabalho e não pode ser medido em potência consumida, do mesmo jeito que a voltagem da sua casa não gasta energia até que exista corrente elétrica (amperes) circulando?
A força que tu faz na chave de rodas ainda não é torque, precisa ser convertida em força de torque pela manivela. Tua força pode ser medida em quilogramas-força (kgf), mas o torque é medido em quilogramas-força-feito-em-uma-alavanca-de-1-metro-de-braço (m.kgf). Tua força, o kgf, pode girar a manivela (produzindo torque) e também empurrar linearmente um outra coisa qualquer, já o m.kgf só é uma força que só é capaz de girar um eixo e é oriunda da sua força (kgf)
Nota: Por mais que a comparação seja boa, voltagem é voltagem e torque é torque. Só serve para olhar uma e compreender melhor alguma das características da outra.
JONAS DIZ
Et, pensei que tinha resposta para essa bendita pendenga do torque, tentei explicar e depois vendo tua postagem dizendo, jonas nas rodas, torque nas rodas, passei enrolar o meio campo trocando potencia por torque e achando que multiplicando o torque por uma caixa de transmissão o torque teria mais força, e é totalmente o contrario.
vou tentar explicar, mas antes vou colar um trecho de um bloque que achei mais coerente.
TORQUE
Torque representa a força exercida em um braço de alavanca acoplado a um eixo para provocar sua rotação.
Dito em palavras soa estranho, mas podemos visualizar isso com uma chave de roda colocada em um parafuso perfeitamente apertado:
A força que fazemos na chave de roda, multiplicada pelo comprimento desta chave, representa, no parafuso o torque que exercemos no sentido de virar este parafuso.
Se este parafuso não oferecer resistência ao movimento torcional,
teremos um torque zero; se a resistência for alta, teremos um elevado torque.
Obs: torque zero não quer dizer que não tem o torque, o torque existe, mas é zero em termos de força, é um torque sem aplicação de força.
o contrair da 2ª comparação da resistência que tem um torque elevado elevado porque ali dependeu da força da potencia do motor.O torque é, desta forma, o produto da força exercida em um braço de alavanca multiplicado pelo tamanho desse braço e é expresso em newtons x metro (N•m) de acordo com o SI, embora seja de uso corrente a não menos correta unidade metro x quilograma-força (m•kgf), em que 1 m•kgf = 9,806 N•m..
Que eu entendi Milzon, com aquela tua comparação que eu embolei o meio campo.
Voce fez uma comparação que uma alavanca com um metro de comprimento com uma certa foça moveria 200 quilos, com uma alavanca de 2 metros moveria esses 200 quilos com a metade da força, ou com a mesma força moveria 400 quilos, é mais ou menos isso que vc fez a comparação.
Eu concordo com você em tudo, mas existe uma confusão comparando com as marcha do veiculo.
não que dizer que aumentando a alavanca, é igual a aumentar a marcha do veiculo, quer diser, 1 metro de alavanca, seria a 1º marcha ou dois metros a 2º marcha, e 5 metros a 5º marcha.
sei que não foi isso que você disse, mas teu exemplo deu a entender que você estava dizendo que o teu calculo seria parecido com esta comparação da alavanca, é isso mesmo? ou eu entendi errado.
Se a comparação é desta foma como eu expuz, posso te dizer que a comparação e´totalmente inversa, os 5 metros de alavanca corresponderiam a 1º marcha e 1 metro de alavanca corrsponderia a 5º marcha, parece loucura, não é? mas não é loucura.
Vamos ver se consigo explicar.
Temos que levar em consideração o estado do corpo que queremos mover, parado ou em movimento.
temos que pegar um corpo parado para poder fazer essa comparação, pois não seria possível comparar com uma 1º marcha onde existe bastante resistência e precisa de um grande torque, em movimento.
Muito bem, para um carro parado para as roda poderem entrar em em movimento precisa de um grande torque concorda? e qual marcha colocaríamos? a 5º marcha?
Não pois o torque do motor foi multiplicado varias x na caixa de transmissão e consequentemente a forca potencia foi dividida varias x por esses torques, sendo assim impossível de colocar este corpo em movimento.
A marcha adequada é a primeira, pois toda a potencia e a força do torque é suficiente para mover este corpo veiculo parado, concorda?
Por este motivo digo que com 1 metro de alavanca se faz mas força para movimentar um corpo do que 5 metros de alavanca, com 5 metros usa-se pouca força para movimentar o mesmo corpo.
bom sendo assim 5 metros de alavanca é igual a 1º marcha o torque encontra pouca resistência de um corpo para o movimento
e 1 metro de alavanca é igual a quinta marcha, para poder haver o torque para movimentar o corpo ou o veiculo precisaria de tanta força que seria a´te impossível coloca-lo em movimento.
Mas você vai dizer mas eu falei o carro em movimento em 120 quilômetros por hora
Mas ai seria impossível para as marcha mais baixas e o exemplo seria o mesmo mais da forma inversa.
SEI QUE ISSO É POLEMICO MAS RESUMINDO TUDO QUE LI E ACHO QUE APRENDI UM POUCO, FOI ISSO.