[quote="ET-e-HHO-existe"]André, antes eu usava o copo de cachaça como cuba eletrolítica, que é aberto e respira o ar atmosférico e tu disse que o carbono do ar estava entrando e fazendo o negrume do catodo. Agora eu tô usando duas seringas ligadas por uma rolha naturalmente furada pelo saca-rolhas, sendo uma a cuba eletrolítica e a outra o borbulhador, isso não deixa o ar atmosférico ser respirado na eletrólise e ao invés do negrume no catodo, o catodo ficou dourado.
Tu viu as fotos e esse comentário já feito antes? Será que tua ideia da eletrólise estar respirando o carbono do ar atmosférico e grudando no catodo ainda faz sentido?[/quote]
Et, se tu testou as duas formas e o resultado foi o mesmo, então...., sei que a NASA usava soda caustica para filtrar o CO2 na estação espacial e sondas tripuladas, claro que isso não tem nenhuma relação direta com eletrolise, ET, essa contaminação pode e não pode ter relação com o carbono formado no catodo, o carbono esta presente no aço, na própria seringa etc..
Coloque em uma cuba uma solução de soda com água, ligue uma bombinha de ar (aquarismo)borbulhando dentro da solução, e espere algumas horas,quanto mais tempo ficar, ela vai amarelando, isso é o carbono extraído do ar, acredito eu.
continuando, se tu borbulhar parte do ar a ser admitido pelo motor em um borbulhador contendo solução de soda caustica, o efeito sera o mesmo, solução começa a captar carbono e outras partículas, ganhando uma cor amarelada.
Mas eu ainda não entendi o propósito desse teu teste, qual é o problema do catodo ficar recoberto com carbono? eu acho ótimo essa proteção, o problema maior é a oxidação e os pits no anodo, esse sim é o problema.
Tu viu as fotos e esse comentário já feito antes? Será que tua ideia da eletrólise estar respirando o carbono do ar atmosférico e grudando no catodo ainda faz sentido?[/quote]
Et, se tu testou as duas formas e o resultado foi o mesmo, então...., sei que a NASA usava soda caustica para filtrar o CO2 na estação espacial e sondas tripuladas, claro que isso não tem nenhuma relação direta com eletrolise, ET, essa contaminação pode e não pode ter relação com o carbono formado no catodo, o carbono esta presente no aço, na própria seringa etc..
Coloque em uma cuba uma solução de soda com água, ligue uma bombinha de ar (aquarismo)borbulhando dentro da solução, e espere algumas horas,quanto mais tempo ficar, ela vai amarelando, isso é o carbono extraído do ar, acredito eu.
continuando, se tu borbulhar parte do ar a ser admitido pelo motor em um borbulhador contendo solução de soda caustica, o efeito sera o mesmo, solução começa a captar carbono e outras partículas, ganhando uma cor amarelada.
Mas eu ainda não entendi o propósito desse teu teste, qual é o problema do catodo ficar recoberto com carbono? eu acho ótimo essa proteção, o problema maior é a oxidação e os pits no anodo, esse sim é o problema.