merovirus escreveu:ola galera ho eu d novo com algumas duvidas, fiz um projeto mas antes de mandar fazer quero saber mais sobre a relacao de placas quantas positivas e negativas e neutras porque ligar uma possitiva ou mais de uma relacao de placas neutras tambem queria saber mais sobre quantos voltes sao nesserarios para a reacao e do porque que o gaz deve passar por um borbulhador, e como funciona a conta de calculo de gaz, tipo se vc colar x neutros com x positivo e negativo em teoria fazeria isso e geraria tanto de calor e corrente, espero que alguem entenda essa pergunta minha kkkk abraços aguardo resposta.
Para separar a água em seus elementos fundamentais são necessários 1,23V, se não me engano, em 25°C/ 1ATM. Só que é necessário mais trabalho numa eletrólise que somente dividir a água. Os íons já presentes na água precisam ser movidos entre eletrodos, isso gasta energia. Mais algumas outras coisas ocorrem que fazem 1,23V ser muito pouco para executar a eletrólise.
Por isso é comum você ver as pessoas falarem em 2V para fazer uma eletrólise.
Se uma eletrólise fosse feita a 25°C/1ATM/1,23V, nesse caso teríamos uma eletrolise 100% eficiente. Toda energia elétrica seria armazenada no gás hidrogênio, que quando fosse queimado, devolveria essa energia na forma de calor. Se usarmos 2V, por causa dos vários problemas que impedem uma eletrólise a 1,23V, então toda potência gasta além dos 1,23V, fica perdida na forma de calor no eletrólito.
Então, já que não dá pra fazer eletrólise a 1,23V, que usemos 2V, jamais 12V. Como fazer se o carro desligado tem 12V e quando funcionando, carregando a bateria, pode ir a quase 14V?
A resposta imediata é um conversor DC-DC, como se faz para alimentar uma CPU de computador que possui voltagem de alimentação próximo aos 1,5V e não 12V, ou 5V, ou 3,3V. Se você não sabia, existe um conversor DC-DC na placa mãe, entre a alimentação elétrica da placa mãe e o processador.
Um conversor DC-DC para abaixar a tensão de 12/14V para 2V, também aumenta a corrente. Digamos que entre nesse conversor 14V e ele consuma 12,3A,se a conversão for 100% eficiente vai sair 2V/86A. Como não existe conversor 100% eficiente, então vai entregar 2V com menos de 86A.
Na eletrólise, uma alternativa perfeita e 100% eficiente de fazer essa conversão e usar 6 neutros ( +NNNNNN-). A voltagem ficara dividida por 7 e a amperagem multiplicada por 7 também. Embora não seja obvio a multiplicação da amperagem, você deve pensar que cada elétron terá de repetir seu trabalho de fazer HHO 7 vezes, em cada um dos 7 compartimentos eletrolíticos criados.
Até agora você já viu que deve usar mais que 1,23V para quebrar outras forças que se opõe a eletrólise, como o arrasto/atrito dos íons pelo eletrólito. Sabe que algum calor vai ser gerado. Deve imaginar que quanto mais voltagem, mais fácil, ou produtiva é a eletrólise, mas com menor eficiência.
A dosagem entre produtividade/tamanho do gerador, contra a eficiência energética na geração, essa dosagem é que dirá quantos volts você ira usar entre placas. 2V é uma sugestão comum, não uma regra imutável.
Calor e bolhas, fazem vapor, tanto de água como da soda cáustica usada. Ai entra a lavagem em 1 borbulhador, ou vários, cheios de água, para permitir passar com mais puresa apenas HHO. Afinal, se o vapor d'água não é realmente um grande problema, os vapores cáusticos são.
Os borbulhadores não são os reservatórios de eletrólito, existem aparte só com água. Os borbulhadores devem ser acompanhados por barreiras internas “quebra ondas” para evitar que com o balanço do carro, um pouco d’água não seja jogada pra cima e aspirada pela sucção do motor.
Só falta explicar o porque eu disse que para cada 1LPM de HHO, 86A são gastos. Essa afirmação imagina uma eletrólise perfeita, onde todos os elétrons converteram água em seus gases fundamentais, uma temperatura de 30°C no gás HHO e 1 ATM e entre duas placas (+ -).
1 Mol de gás a 30°C/1 ATM, ocupa 24,86litros. 1,5 Mols de gás HHO possui 1 Mol de gás hidrogênio. 1 Mol de gás hidrogênio gasta exatos 192970 Coulomb para ser gerado em uma eletrólise. Sabendo que 1 Coulomb por segundo é igual a 1 Ampere, então 192970 Coulombs em 60 segundos é igual a 3216,16 Amperes.
Multiplicando 24,86 por 1,5 = 37,29 litros de HHO para 1 Mol de gás hidrogênio, que consumiu 3216,16 Amperes por 1 minuto. Se você dividir uma coisa por outra tem os 86,25A por cada litro de HHO por minuto, nas condições de 1 ATM/30°C.
Claro que se você utilizou um gerador com 6 neutros (+NNNNNN-), você deve dividir essa amperagem por 7, que dará 12,32A por cada 1 LPM. Isso não é eficiência máxima, lembresse que tu esta usando 14V, que dividido por 7 da 2V entre placas, quando a quebra da molécula d’água precisa de apenas 1,23V. Esses 12,32A x 14V dão 172,5W, quando apenas 12,32A x 1,23V, que dão 106,1W foram para quebra da molécula d’água. Diminuindo 172,5W – 106,1W = 66,4W, esse valor foi usado para empurrar os íons e geraram calor, sem eles a eletrolise não ocorreria, mas eles representam perdas na eficiência.
A distância entre eletrodos torna a resistência e a voltagem para vencer o eletrólito mais alta. As bolhas que se formam diminuem a área de contato entra placa e o eletrolito, impedindo a eletrolise nessa região até elas se desprenderem, então espaços minúsculos demais entre eletrodos não vão ajudar. Outra variável a ser dimensionada: Facilidade de desprendimento de bolhas x distancia entre placas.
Uma coisa legal é que o calor torna o eletrólito mais condutivo, diminuindo a necessidade de mais voltagem para conduzir a mesma corrente (amperagem). Só que o calor vem da voltagem maior. Outra coisa a ser dimensionada: Calor x voltagem entre placas.
A energia usada pelo seu gerador não vem de graça, gasta gasolina do carro para ser gerada. Quanto mais energia (Watts) teu gerador consumir, menor o efeito positivo que o HHO vai dar. Essa é uma das variáveis a ser dimensionadas mais difíceis: Energia gasta para gerar HHO x potência a mais alcançada pelo HHO.
Daí as 1ªs perguntas são: Quantos litros de HHO eu vou precisar para fazer meu carro apresentar alguma economia? Com essa economia, meu carro pode dispor de quanta energia extra para eu gerar HHO, sem acabar com toda a economia gerada? Com essa energia limitada, posso eu produzir a quantidade de HHO necessária?
Infelizmente começamos com o gerador, sem saber quanto HHO precisamos e de quanta energia dispomos para tentar alcançar essa produção. Daí não sabemos se é viável e se for, qual a eficiência mínima que precisamos no gerador.
Se eu tenho com 1 LPM de HHO um aumento de potência no meu motor de 2000W, chutando que a eficiência térmica do motor + eficiência do alternador = 20%. Se tu usar aquele gerador com 6 neutros, que consome 172,5W para gerar 1 LPM, então 172,5W seriam 20% de 862,5W, que sairiam do motor do carro, sobrando dos 2000W apenas 1137.5W.
Nesse caso, se o gerador não estiver conseguindo os 1 LPM necessários e você não tem mais dinheiro ou espaço no motor para colocar outro em paralelo, tu pode optar por um gerador de 4 neutros menos eficiente, mas mais produtivo, com consumo de 241,5W para produzir 1 LPM, ele iria retirar do motor 1207,5W, sobrando 792,5W de potência extra que tu pode contar como economia.
Desses 792,5W, ou 1137W, que lhe sobraram, o carro usa apenas 30%, um pouco mais que para gerar o HHO, afinal não tem o alternador no caminho. Calcula quanto sobrou.
Os 2000W ditos, foram chutados como um número para exemplo de calculo. Já a eficiencia de 20% e 30%, não estão baixas não, e bem por ai.
Pego o inicio das dores de aflição dum projeto de HHO?