Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

New Vision Fuel

5 participantes

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 25 ... 33  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 17 de 33]

401New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 06:56

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Mas sobre o carro em 1ª, tu ta´sendo dúbio, nem afirma nem desafirma nada...primeiramente queria saber tua opinião categórica a respeito.
Tu acha que na 1ª não gasta mais?

Hugo, uma coisa é a experiência empírica do que acontece, poderíamos parar por ai, mas tentando achar uma justificativa ao que se vê de fato, criamos uma série de teorias que as vezes estão corretas e outras não.

Só tem um jeito de saber qual é a teórica mais correta, perguntar a quem confiavelmente sabe a resposta, ou analisar todas as possibilidades.

Primeira pergunta, o que é fato nessa experiência? Depois tentamos achar todas as justificativas que expliquem isso.

Seja direto no que perguntei, deixa de enrolation...qual a tua opinião e porque?

Claro que em 1ª marcha o carro não chegaria a 100km/h, pois teria que usar uma rotação talvez maior que 15000RPMs, enquanto em 5º marcha ele poderia fazer com apenas 3000RPMs. Mas imaginando que seja um motor super rotador, que aguente 15000RPMs sem explodir, pensemos...

As forças de atrito seriam 5x maiores e já sendo, só por essa análise, andar de 1ª marcha mais consumista que de 5ª marcha. Em 5ª marcha, a apenas 100km/h, o carro não estaria exigindo sua maior potência e o acelerador não estaria totalmente aberto, causando restrição e “perdas por bombeamento”. Já em 1ª marcha, pedindo mais potência que na 5ª marcha para poder vencer o maior atrito, a borboleta certamente estaria mais aberta reduzindo as “perdas de bombeamento”.

Uma coisa tenta compensar a outra, mas acho que o atrito vence o bombeamento e ficaria mais econômico dirigir em 5ª marcha a 100km/h, mesmo com esse super motor que aguenta 15000RPMs.

Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

402New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:17

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

Todas as peças móveis se esfregando uma nas outras, apesar do óleo que as lubrifica. Esqueci de dizer que a inércia, como a dos pistões (subindo para depois mudar de direção e descer e vice-versa), também tem seu efeito de perda aumentado com a rotação.

Que outras perdas estão faltando no meu motor de 15000 RPMs?

Sim usei sua interferência elétrica, sim. Tinha que dar todas as opções para uma questão tão problemática e controversa.

403New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:24

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

Todas as peças móveis se esfregando uma nas outras, apesar do óleo que as lubrifica. Esqueci de dizer que a inércia, como a dos pistões (subindo para depois mudar de direção e descer e vice-versa), também tem seu efeito de perda aumentado com a rotação.

Que outras perdas estão faltando no meu motor de 15000 RPMs?

Sim usei sua interferência elétrica, sim. Tinha que dar todas as opções para uma questão tão problemática e controversa.

E onde o motor acumula a energia cinética?...ou não acumula?

404New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:32

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

Todas as peças móveis se esfregando uma nas outras, apesar do óleo que as lubrifica. Esqueci de dizer que a inércia, como a dos pistões (subindo para depois mudar de direção e descer e vice-versa), também tem seu efeito de perda aumentado com a rotação.

Que outras perdas estão faltando no meu motor de 15000 RPMs?

Sim usei sua interferência elétrica, sim. Tinha que dar todas as opções para uma questão tão problemática e controversa.

E onde o motor acumula a energia cinética?...ou não acumula?

Bem no pistão que muda de direção essa energia cinética trabalha contra, pois quando ele vai bem para baixo, tem que parar e começar movimento para cima. No virabrequim a energia cinética se acumula. Nos gases que entram e saem, isso pode ser usado para melhorar o enchimento do pistão e para levar os gases embora mais rápido. Sei que a energia de compressão, não da queima do combustível em movimento de compressão, isso é perda na subida e se acumula como uma mola para ser devolvida na descida do pistão.

405New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:35

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

Todas as peças móveis se esfregando uma nas outras, apesar do óleo que as lubrifica. Esqueci de dizer que a inércia, como a dos pistões (subindo para depois mudar de direção e descer e vice-versa), também tem seu efeito de perda aumentado com a rotação.

Que outras perdas estão faltando no meu motor de 15000 RPMs?

Sim usei sua interferência elétrica, sim. Tinha que dar todas as opções para uma questão tão problemática e controversa.

E onde o motor acumula a energia cinética?...ou não acumula?

Bem no pistão que muda de direção essa energia cinética trabalha contra, pois quando ele vai bem para baixo, tem que parar e começar movimento para cima. No virabrequim a energia cinética se acumula. Nos gases que entram e saem, isso pode ser usado para melhorar o enchimento do pistão e para levar os gases embora mais rápido. Sei que a energia de compressão, não da queima do combustível em movimento de compressão, isso é perda na subida e se acumula como uma mola para ser devolvida na descida do pistão.

Porque num motor ciclo diesel, mesmo com mais torque que um ciclo otto (consideremos os dois com a mesma potência) voce demora mais para subir os RPMs?

406New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:39

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

Todas as peças móveis se esfregando uma nas outras, apesar do óleo que as lubrifica. Esqueci de dizer que a inércia, como a dos pistões (subindo para depois mudar de direção e descer e vice-versa), também tem seu efeito de perda aumentado com a rotação.

Que outras perdas estão faltando no meu motor de 15000 RPMs?

Sim usei sua interferência elétrica, sim. Tinha que dar todas as opções para uma questão tão problemática e controversa.

E onde o motor acumula a energia cinética?...ou não acumula?

Bem no pistão que muda de direção essa energia cinética trabalha contra, pois quando ele vai bem para baixo, tem que parar e começar movimento para cima. No virabrequim a energia cinética se acumula. Nos gases que entram e saem, isso pode ser usado para melhorar o enchimento do pistão e para levar os gases embora mais rápido. Sei que a energia de compressão, não da queima do combustível em movimento de compressão, isso é perda na subida e se acumula como uma mola para ser devolvida na descida do pistão.

Porque num motor ciclo diesel, mesmo com mais torque que um ciclo otto (consideremos os dois com a mesma potência) voce demora mais para subir os RPMs?

Imagino ser pela diferença de velocidade da queima entre os dois combustíveis. Quando o frentista do posto trocou óleo diesel por gasolina teu trator acelerou sozinho.

407New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:42

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

De onde vem a força necessária para a função de 3 pistões, num motor 4 cilindros, quando não estão explodindo? Ou seja, um está fazendo sucção, outro compressão e o terceiro a exaustão...de onde vem a força para eles nesses 3 momentos?

408New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:44

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

Todas as peças móveis se esfregando uma nas outras, apesar do óleo que as lubrifica. Esqueci de dizer que a inércia, como a dos pistões (subindo para depois mudar de direção e descer e vice-versa), também tem seu efeito de perda aumentado com a rotação.

Que outras perdas estão faltando no meu motor de 15000 RPMs?

Sim usei sua interferência elétrica, sim. Tinha que dar todas as opções para uma questão tão problemática e controversa.

E onde o motor acumula a energia cinética?...ou não acumula?

Bem no pistão que muda de direção essa energia cinética trabalha contra, pois quando ele vai bem para baixo, tem que parar e começar movimento para cima. No virabrequim a energia cinética se acumula. Nos gases que entram e saem, isso pode ser usado para melhorar o enchimento do pistão e para levar os gases embora mais rápido. Sei que a energia de compressão, não da queima do combustível em movimento de compressão, isso é perda na subida e se acumula como uma mola para ser devolvida na descida do pistão.

Porque num motor ciclo diesel, mesmo com mais torque que um ciclo otto (consideremos os dois com a mesma potência) voce demora mais para subir os RPMs?

Imagino ser pela diferença de velocidade da queima entre os dois combustíveis. Quando o frentista do posto trocou óleo diesel por gasolina teu trator acelerou sozinho.

Errado..responde a outra questão que depois vou te esclarecer

409New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 07:51

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:De onde vem a força necessária para a função de 3 pistões, num motor 4 cilindros, quando não estão explodindo? Ou seja, um está fazendo sucção, outro compressão e o terceiro a exaustão...de onde vem a força para eles nesses 3 momentos?

O pistão que desce, não tem só a força do combustível que queimou após o PMS, mas também a energia que acumulou na compressão anterior. Com isso eu anulo a perca de energia no pistão que comprime. Ficou faltando o pistão que se enche e o que esvazia, a energia cinética dos gases postos em movimento, pelo menos em altas RPMs, ajudam a encher e esvaziar o próximo pistão que fizer o mesmo. O Virabrequim terá sua parte da energia produzida anteriormente também armazenada. O próprio carro em alta velocidade também pode puxar o motor. Apesar de considerar toda essa ajuda, isso só significa que o motor armazena uma parte da energia que produz para uso futuro, retirando da que entregaria imediatamente ao eixo do motor, que ao mesmo tempo usa a energia cinética armazenada antes. No fim, a energia virá da queima do combustível que aconteceu após o PMS do pistão que desce nesse processo.

410New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 08:03

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Detalha melhor o que tu chama de "forças de atrito"

Todas as peças móveis se esfregando uma nas outras, apesar do óleo que as lubrifica. Esqueci de dizer que a inércia, como a dos pistões (subindo para depois mudar de direção e descer e vice-versa), também tem seu efeito de perda aumentado com a rotação.

Que outras perdas estão faltando no meu motor de 15000 RPMs?

Sim usei sua interferência elétrica, sim. Tinha que dar todas as opções para uma questão tão problemática e controversa.

E onde o motor acumula a energia cinética?...ou não acumula?

Bem no pistão que muda de direção essa energia cinética trabalha contra, pois quando ele vai bem para baixo, tem que parar e começar movimento para cima. No virabrequim a energia cinética se acumula. Nos gases que entram e saem, isso pode ser usado para melhorar o enchimento do pistão e para levar os gases embora mais rápido. Sei que a energia de compressão, não da queima do combustível em movimento de compressão, isso é perda na subida e se acumula como uma mola para ser devolvida na descida do pistão.

Porque num motor ciclo diesel, mesmo com mais torque que um ciclo otto (consideremos os dois com a mesma potência) voce demora mais para subir os RPMs?

Imagino ser pela diferença de velocidade da queima entre os dois combustíveis. Quando o frentista do posto trocou óleo diesel por gasolina teu trator acelerou sozinho.

Errado..responde a outra questão que depois vou te esclarecer

Já respondi o que tu queria, qual é a resposta correta dessa questão?

411New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 08:10

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:De onde vem a força necessária para a função de 3 pistões, num motor 4 cilindros, quando não estão explodindo? Ou seja, um está fazendo sucção, outro compressão e o terceiro a exaustão...de onde vem a força para eles nesses 3 momentos?

O pistão que desce, não tem só a força do combustível que queimou após o PMS, mas também a energia que acumulou na compressão anterior. Com isso eu anulo a perca de energia no pistão que comprime. Ficou faltando o pistão que se enche e o que esvazia, a energia cinética dos gases postos em movimento, pelo menos em altas RPMs, ajudam a encher e esvaziar o próximo pistão que fizer o mesmo. O Virabrequim terá sua parte da energia produzida anteriormente também armazenada. O próprio carro em alta velocidade também pode puxar o motor. Apesar de considerar toda essa ajuda, isso só significa que o motor armazena uma parte da energia que produz para uso futuro, retirando da que entregaria imediatamente ao eixo do motor, que ao mesmo tempo usa a energia cinética armazenada antes. No fim, a energia virá da queima do combustível que aconteceu após o PMS do pistão que desce nesse processo.


rsrsrs...nada disso, todas essas forças praticamente se anulam, ou se compensam...levar ainda em consideração que tem um momentunn que não tem nenhum pistão explodindo.

Vamo por parte.
A motor AP da Volkswagem, usado no Gol e Santana e muito usado em aviação experimental...e costuma quebrar mais virabrequim voando do que no carro, onde é rarissimo...ao fim tu vai entender porque.

Sobre a questão do motor diesel, mesmo com a mesma potência que um Otto, porém mais torque, devia sunbir os RPMs bem mais rápido.

Ontem coloquei uma matéria que falava do engano das pessoas com torque e potencia...mas preferiram encolher a perna pra me acertar a canela do que ler.
Lá mostra porque um Fusca 1.300 com 41 HP arranca e sobe a velocidade muito mais rápido que um Celta com 80 HP.

Por duas ou tres vezes eu citei e lembrei de uma peça no motor que voce parece nunca ter analisado nas tuas masturbações mentais.

O VOLANTE..é ele que acumula a energia cinética, a inércia.
O Volante está num motor diretamente relacionada com o seu torque...quanto maior o torque de um motor, mais pesado tem de ser o volante... por isso um motor ciclo diesel com igual potencia que um Otto, mesmo com mais torque, leva mais tempo para subir o giro, pois precisa criar energia no volante.

Por isso também toda vez que voce quer ganhar velocidade rápida num veículo, primeiramente tu disperdiça parte da energia para dar rotação no volante...volante esse que em última instancia vai fornecer, através da aclopagem com a embreagem, a força motriz para as rodas.

No avião costumam quebrar virabrequim porque para aliviar o peso do avião, colocam um volante bem mais leve e alguns até deixam sem volante. Ai toda pancada da explosão do pistão (todo o torque) é dada diretamente na manivela do virabrequim, sem que ele tenha no seu mancal central energia cinética fornecida pelo volante.

412New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 08:28

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Complementando, na questão do avião esqueci... com volante mais leve ou sem volante eles conseguem uma aceleração mais rápida, por não ter necessidade de acumular tanta força inercial e por questão também de melhor segurança.

CAPICE?....RSRS

413New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 13:30

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Complementando, na questão do avião esqueci... com volante mais leve ou sem volante eles conseguem uma aceleração mais rápida, por não ter necessidade de acumular tanta força inercial e por questão também de melhor segurança.

CAPICE?....RSRS

Capichei, obrigado! Quanto ao torque x potência eu tinha lido sim, mas era por demais longa para colocar todos os pontos registrado no neurônio.

Nem todas as peças de um motor eu conheço, nem por nome e nem pessoalmente. Quando comecei aqui o motor era muito mais simples na minha cabeça, ele vem se enchendo de detalhes a cada dia.

Agora, porque o André não conta exatamente o que aconteceu entre ele e a lambda? Poderia abrir a visão de uma coisa muito mal explicada.

414New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 14:40

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Agora te deixo outra pergunta (não significa que sei a resposta):

Um gráfico torque x potência

New Vision Fuel - Página 17 Curvas-focus-g

Sabemos que a potência é o torque multiplicado pela RPM (compatibilizando as unidades de medida), então um gráfico somente de torque e RPM já tem implícito nele a potência do motor, sendo plotada a potência apenas para facilidade de cálculo. Não seria mais útil um gráfico de torque x consumo, baseado também na rotação?

Outra pergunta: Eu tenho no gráfico acima um torque de 17,14 m.kgf em 5000 RPMs. Isso significa que sempre que o motor estiver nessa rotação ele terá 17,14 m.kgf? Eu acho que não, depende da carga que ele tem que girar e a aceleração dada a ele. Nesse caso, me parece que a carga do dinamômetro que plotou essas informações é variável, ou se torna mais pesada de carregar com o aumento do giro do motor.

To perguntando Hugo, não dando a resposta.

415New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 14:44

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Complementando, na questão do avião esqueci... com volante mais leve ou sem volante eles conseguem uma aceleração mais rápida, por não ter necessidade de acumular tanta força inercial e por questão também de melhor segurança.

CAPICE?....RSRS

Capichei, obrigado! Quanto ao torque x potência eu tinha lido sim, mas era por demais longa para colocar todos os pontos registrado no neurônio.

Nem todas as peças de um motor eu conheço, nem por nome e nem pessoalmente. Quando comecei aqui o motor era muito mais simples na minha cabeça, ele vem se enchendo de detalhes a cada dia.

Agora, porque o André não conta exatamente o que aconteceu entre ele e a lambda? Poderia abrir a visão de uma coisa muito mal explicada.

Ainda assim quiz brincar de gangorra, não foi?
Ai não entendeu porque te coloquei de um lado e a gorda do Marcelo no outro lado, fazendo a gangorra quebrar e te soltar de bunda no chão....rsrs. É que eu sabia ha dias que tua "gangorra" não tinha VOLANTE, tanto é que quando apareceu aquela "peça" que o Andre mostrou rodando na esteira eu falei que era uma peça da tua gangorra (o volante que faltava)....rsrs.

Vou aproveitar pra te colocar outra questão, já que gosta tanto de falar e calcular forças contrárias (até porque tu tem a tendencia de ser uma...rsrs):

Porque um motor de alto giro, digamos 6.000 RPM, sempre tem uma força de atrito mais elevada no comando de válvulas que um motor de baixo giro, digamos 3.500 RPM?

416New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 14:49

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Um outro comentário sobre o que tu falou (não estou validando nada, só citando!)

http://planetabuggy.forumeiros.com/t715-reduzir-o-peso-do-volante-do-motor-aumenta-potencia

417New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 15:04

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Porque um motor de alto giro, digamos 6.000 RPM, sempre tem uma força de atrito mais elevada no comando de válvulas que um motor de baixo giro, digamos 3.500 RPM?

Porque a rotação é maior e esfrega mais vezes uma peça na outra.

Quanto ao gráfico torque x potência que deveria ser torque x consumo, qual tua opinião? Como é a carga que se põe num dinamômetro que fica mais pesada com o aumento da rotação?

418New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 15:09

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:Agora te deixo outra pergunta (não significa que sei a resposta):

Um gráfico torque x potência

New Vision Fuel - Página 17 Curvas-focus-g

Sabemos que a potência é o torque multiplicado pela RPM (compatibilizando as unidades de medida), então um gráfico somente de torque e RPM já tem implícito nele a potência do motor, sendo plotada a potência apenas para facilidade de cálculo. Não seria mais útil um gráfico de torque x consumo, baseado também na rotação?

Outra pergunta: Eu tenho no gráfico acima um torque de 17,14 m.kgf em 5000 RPMs. Isso significa que sempre que o motor estiver nessa rotação ele terá 17,14 m.kgf? Eu acho que não, depende da carga que ele tem que girar e a aceleração dada a ele. Nesse caso, me parece que a carga do dinamômetro que plotou essas informações é variável, ou se torna mais pesada de carregar com o aumento do giro do motor.

To perguntando Hugo, não dando a resposta.

Primeira questão: Consumo está, proporcionalmente, mais relacionado a potência que a torque, o que não descarta a possibilidade de fazer um gráfico como tu sugere, mas apenas por curiosidade, não tem utilidade prática para diminuir consumo no momento de dirigir.

Segunda questão: Imagina, ou melhor, vai numa academia de boxe e fica em frente daquele saco alongado que usam para dar soco.
Agora, primeiramente encolha o braço (igual faz quando encolhe a perna pra chutar minha canela..rsrs), feche o punho e solte a porrada no saco com toda tua força. O resultado observado no saco é o torque. Observe quantos centímetros tu movimentou o saco em sentido contrário ao soco. Depois encolha novamente o braço e encoste a mão no saco e ai empurre o saco, novamente com toda tua força e máxima velocidade possivel e conpare quantos centimetros tu movimenta o saco, fazendo a comparação com o deslocamento que tu conseguiu com a porrada.

Agora faça mais um exercício de imaginação: Imagine que o material do saco (plastico) seja bastante fragil e te pergunte..."como ele rompe mais fácil, com uma porrada ou com um empurrão:"

Antecipo que estando o saco inerte e recebendo um golpe forte, a resistencia será bem maior que receber um empurrão, mesmo que no empurrão tenha mais energia, porém gradativamente aumentada.

Faz mais um exercício de imaginação... tu prefere levar uma bofetada do Eder Jofre (120 kilos) ou um empurrão do Mike Tison (220 kilos)?

Acho que com isso tu consegue diferenciar torque de potencia e desmistificar essa questão em que tu e o Marcelo teimaram em dizer que a melhor faixa de consumo é a de maior torque, motivo que eu fiquei gozando voces com o VRUMM..VRUMMM...RSRS



Última edição por h-roo em Ter 06 Nov 2012, 15:15, editado 1 vez(es)

419New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 15:12

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Porque um motor de alto giro, digamos 6.000 RPM, sempre tem uma força de atrito mais elevada no comando de válvulas que um motor de baixo giro, digamos 3.500 RPM?

Porque a rotação é maior e esfrega mais vezes uma peça na outra.

Quanto ao gráfico torque x potência que deveria ser torque x consumo, qual tua opinião? Como é a carga que se põe num dinamômetro que fica mais pesada com o aumento da rotação?

Errado novamente...mesmo os dois estando girando na mesma faixa de RPM, o motor de alto giro tem mais força de resistencia no comando de valvulas.

Isso se deve a fato de as molas de valvulas do motor de alto giro terem a necessidade de terem uma calibragem mais dura, para evitar o chamado "flutuamento das válvulas", ou seja, falta de pressão para fechar as valvulas em tempo habil devido ao alto giro.

420New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 15:22

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Porque um motor de alto giro, digamos 6.000 RPM, sempre tem uma força de atrito mais elevada no comando de válvulas que um motor de baixo giro, digamos 3.500 RPM?

Porque a rotação é maior e esfrega mais vezes uma peça na outra.

Quanto ao gráfico torque x potência que deveria ser torque x consumo, qual tua opinião? Como é a carga que se põe num dinamômetro que fica mais pesada com o aumento da rotação?

Vou repetir: Sabendo que potência é torque multiplicado pela rotação, então eu não preciso duplicar a informação plotando torque x potência, como se um fosse desconexo do outro, porque não associar ao torque (que seja potência se preferir) outra curva como a de consumo?

Se você me der um gráfico de torque x rotação, eu posso riscar por cima a curva de potência corretamente, mas não posso riscar por cima a curva de consumo, preciso que alguém apure essa informação e plote para mim. Pego o que quero diferenciar?

Tu acha que a curva de consumo é desnecessária, mas como tu quer fazer uma caixa preta para acoplar a um motor, estacionário que seja, com o objetivo de torna-lo mais econômico e dizer que não interessa a curva de consumo?

Outra coisa tu não falou, no dinamômetro, qual era a força da carga que o motor tinha que girar a cada rotação no gráfico plotado? Não acredito que numa mesma rotação o motor tenha sempre a mesma força.

Bota a tua chacota, mas depois responde, senão vou ficar com a impressão que tu não sabe.

421New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 15:27

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Errado novamente...mesmo os dois estando girando na mesma faixa de RPM, o motor de alto giro tem mais força de resistencia no comando de valvulas.

Isso se deve a fato de as molas de valvulas do motor de alto giro terem a necessidade de terem uma calibragem mais dura, para evitar o chamado "flutuamento das válvulas", ou seja, falta de pressão para fechar as valvulas em tempo habil devido ao alto giro.

Isso me leva a crer que quanto mais baixa a rotação (em rotação real e concepção máxima de giro) do motor e mais aberta a borboleta, mas econômico o carro fica.

Uma outra razão para isso seria mais tempo para queima da mistura e um avanço menor, suposto "efeito HHO".

422New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 15:44

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Errado novamente...mesmo os dois estando girando na mesma faixa de RPM, o motor de alto giro tem mais força de resistencia no comando de valvulas.

Isso se deve a fato de as molas de valvulas do motor de alto giro terem a necessidade de terem uma calibragem mais dura, para evitar o chamado "flutuamento das válvulas", ou seja, falta de pressão para fechar as valvulas em tempo habil devido ao alto giro.

Isso me leva a crer que quanto mais baixa a rotação (em rotação real e concepção máxima de giro) do motor e mais aberta a borboleta, mas econômico o carro fica.

Uma outra razão para isso seria mais tempo para queima da mistura e um avanço menor, suposto "efeito HHO".

Isso cria outro problema para o HHO: Se ele atua nos defeitos da alta rotação do motor, acelerando a queima do combustível, ele certamente teria mais efeito nas altas rotações do motor. Como ele é gerado em pouquíssima quantidade, sendo virtualmente imperceptível até em marcha lenta, como se faria sentir onde é mais necessário, altas rotações?

423New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 15:46

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:André, já que tu não diz como foi que a sonda te traumatizou, vou dar minha opinião sem saber o que realmente aconteceu. Se a lógica estiver certa, mencionarei o que aconteceu contigo, mesmo sem saber.

Pouco importa se em lenta ou a 100km/h a quantidade de HHO é desprezível em relação ao ar e combustível que entra, só superando a força das velas de ignição e tendo um alto consumo elétrico.

Se fosse mesmo o HHO que afetasse o motor, mesmo que de forma negativa, isso ainda seria um milagre a ser aclamado – Meu carro conseguiu consumir mais com o HHO! – e eu ficaria feliz.

Infelizmente eu acho que não é o HHO que mexe com o rendimento do carro, então sobrou o consumo de corrente e a instalação mal feita que deixou entradas de ar falsas e ruídos elétricos. As duas coisas poderiam afetar os sensores que a ECU usa e leva-la a usar uma referência ao mapa de injeção muito longe da realidade que a sonda lambda consegue corrigir. Acontecendo isso a sonda além de travar numa sinalização errada, leva a uma sinalização no painel e desprezo de sua informação pela ECU, fazendo o carro andar somente no mapa errado, provavelmente gastando mais.

Imaginando o melhor, que o pouco HHO que entrou afetou o funcionamento do motor, uma coisa não podemos atribuir como causadora do defeito da lambda, não é o oxigênio que acompanha o HHO porque ele será queimado com o hidrogênio resultando em vapor d’água e não excesso de oxigênio. Então o que poderia fazer a sonda pirar?
Se o HHO fez o que deveria e a ECU não reduziu o avanço da ignição (provavelmente não), então o motor vai trabalhar fora do ponto ideal (agora com o HHO o ponto é outro e não o que o mapa da injeção dizia antes). Isso vai causar um menor rendimento do motor e ele vai querer mais combustível. Os gases de exaustão esquentam mais e a sonda começa a dar sinais erráticos. Temos um duplo defeito que faz o carro consumir mais e ligar o sinal de lambda em perigo.

Não imagino como o HHO poderia fazer o motor queimar pior o combustível, deixando sobrar combustível e oxigênio sem reagir (queimar) e causando uma sobra de oxigênio e combustível. Nesse caso só seria detectado o oxigênio pela sonda, que acharia que a mistura não queimada é pobre e injetaria mais combustível para não queimar novamente. Claro que isso aumentaria o consumo e levaria novamente um sinal de alerta para a lambda no painel.

Uma porção de coisas podem estar acontecendo, mas uma coisa eu sei que não está: Aquela pequena porção de oxigênio que entrou a mais pelo HHO não é o responsável pela loucura da lambda.

Afinal, com que o hidrogênio do HHO iria se queimar e como tão pouco oxigênio extra (vindo do HHO) poderia levar a uma situação em que a ECU não corrija com mais combustível?

Se o excesso de oxigênio for pouco, então a ECU corrige e não dá erro de lambda no painel. Se o excesso de oxigênio for corrigido com mais combustível, esse combustível vai queimar com o oxigênio extra e dar mais potência ao motor, que vai acelerar o carro e tu vai tirar o pé do acelerador fazendo o veiculo voltar ao consumo normal anterior e não o contrário (exceto pelo efeito “pé de boi”). Só se fosse muito oxigênio realmente sobrando para fugir da capacidade da ECU corrigir e aparecer algum defeito. Como o HHO faria o milagre da aparição de tanto oxigênio? ½ litro de oxigênio por minuto (que será queimado com o hidrogênio) tu acha ser uma grande quantidade incorrigível de oxigênio para a ECU?

André, não deixa o assunto morrer, se explica!

424New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 16:06

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Porque um motor de alto giro, digamos 6.000 RPM, sempre tem uma força de atrito mais elevada no comando de válvulas que um motor de baixo giro, digamos 3.500 RPM?

Porque a rotação é maior e esfrega mais vezes uma peça na outra.

Quanto ao gráfico torque x potência que deveria ser torque x consumo, qual tua opinião? Como é a carga que se põe num dinamômetro que fica mais pesada com o aumento da rotação?

Vou repetir: Sabendo que potência é torque multiplicado pela rotação, então eu não preciso duplicar a informação plotando torque x potência, como se um fosse desconexo do outro, porque não associar ao torque (que seja potência se preferir) outra curva como a de consumo?

Se você me der um gráfico de torque x rotação, eu posso riscar por cima a curva de potência corretamente, mas não posso riscar por cima a curva de consumo, preciso que alguém apure essa informação e plote para mim. Pego o que quero diferenciar?

Tu acha que a curva de consumo é desnecessária, mas como tu quer fazer uma caixa preta para acoplar a um motor, estacionário que seja, com o objetivo de torna-lo mais econômico e dizer que não interessa a curva de consumo?

Outra coisa tu não falou, no dinamômetro, qual era a força da carga que o motor tinha que girar a cada rotação no gráfico plotado? Não acredito que numa mesma rotação o motor tenha sempre a mesma força.

Bota a tua chacota, mas depois responde, senão vou ficar com a impressão que tu não sabe.

ET
Eu não tenho o mínimo interesse em projetar ou modificar motor.
Portanto não tenho interesse em saber o consumo em relação à curva de torque, por isso nunca fui buscar essa informação e também não a ví disponivel em nenhum informatico de especificação de motores, e nem vou me dar ao trabalho. Se tu acha importante pra projetar teu motor, procure, deve ter em algum lugar. As informações que tenho te passado são as informações que tenho na cachola, não estou indo pesquisar na net, nem faria isso. Agora, se tu acha isso fundamental para fazer uma caixa preta, o Marcelo com toda certeza deve ter esses dados não é mesmo?...rsrs Só toma tento, a caixa preta dele é genérica, universal e a curva de torque é diferente de um motor para outro. Percebe que tem mais um caroço nesse angu?....rsrs

425New Vision Fuel - Página 17 Empty Re: New Vision Fuel Ter 06 Nov 2012, 16:08

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:Errado novamente...mesmo os dois estando girando na mesma faixa de RPM, o motor de alto giro tem mais força de resistencia no comando de valvulas.

Isso se deve a fato de as molas de valvulas do motor de alto giro terem a necessidade de terem uma calibragem mais dura, para evitar o chamado "flutuamento das válvulas", ou seja, falta de pressão para fechar as valvulas em tempo habil devido ao alto giro.

Isso me leva a crer que quanto mais baixa a rotação (em rotação real e concepção máxima de giro) do motor e mais aberta a borboleta, mas econômico o carro fica.

Uma outra razão para isso seria mais tempo para queima da mistura e um avanço menor, suposto "efeito HHO".

Tá começando a pegar o espírito da coisa...rsrs
Comigo tu te entendeu, agora precisa te entender com o Marcelo...rsrs

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 17 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 25 ... 33  Seguinte

Tópicos semelhantes

-

» NG BIO FUEL SAVER
» ECO FUEL system

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos