Hugo, isso é preguiça de ler, vamos voltar ao texto original:
ET-e-HHO-existe escreveu:
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La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda.
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Leu esse pequeno trecho? A roda é que teria um torque de 19,41 m.kgf e não o motor. No motor vale a redução imposta pela marcha.
Eu calculei qual seria essa redução para todas as marchas, embora saiba que as 1ª e 2ª marchas não seriam jamais usadas a 120km/h. Contudo, tanto a 3ª, a 4ª e a 5ª marcha poderiam rodar em 120km/h
ET-e-HHO-existe escreveu:
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No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.
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Percebeu nesse trecho que o torque de 5,51 m.kgf em 3.900 RPM eram no motor? Que usou a 5ª marcha para atingir os valores citados antes para roda?
ET-e-HHO-existe escreveu:
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Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:
1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.
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Se eu citei que o torque de 5,51 m.kgf era no motor em 5ª marcha, porque essa lista acima seria para as rodas? Não se faça de burro, tu não se deu o trabalho de ler, foi logo tirando conclusões e afirmando que tudo tem de ser como você entendeu, mesmo tendo lido de má vontade e sem prestar a atenção.
Vou colocar o texto todo para sua apreciação. Pode babar de inveja com a exatidão nos cálculos!
ET-e-HHO-existe escreveu:Bem, a velocidade e a força com que o carro pedala sua roda tem origem no motor do carro e só não são iguais, pelas mudanças impostas pela caixa de marcha e as perdas entre as extremidades, contudo, retirando as perdas entre as extremidades, as potências desenvolvidas nos extremos são iguais. Vamos, por facilitação, ignorar as perdas de atrito entre as extremidades, ou entre o motor e a roda.
La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda. No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:
1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.
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O carro que me baseie para fazer essas contas está no site abaixo. Percebesse que na curva de torque x potência mostrada lá, que o motor fez 1,5x mais força que nos números indicados no texto. To começando a achar que esse gráfico é só uma referência do que poderia acontecer.
http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha
Apreciou?
Olhe tua crítica sem sentido:
Em
preto tu cita o que eu escrevi, em
vermelho tu faz teus comentários. Eu destaquei para não misturar.
h-roo escreveu:
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Voce vê que já partiu pra outra maneira de colocar teu erro pra fugir desse aqui...nesse último cálculo tu teve de engolir o anterior, não foi? Vamos ver o que tu encontrou agora?
1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque....19,41 m.kgf
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.....19.41 m.kgf
Certamenta vais dizer que na 1ª, 2ª e 4ª o torque nas rodas é o mesmo.
Agora te pergunto, onde tu encontrou os torques de 3,31 e 5,51 respectivamente?
Qual o motivo de tu listar erradamente o torque das rodas ao lado do torque do motor? Os valores 3,31 e 5,51 são os valores do torque no motor, conforme bem explicado por várias vezes, e que entrando na caixa de marcha e diferencial, entrega nas rodas o torque de 19,41 m.kgf que a roda necessita.
A 3ª marcha, que é de força, multiplica os minguados 3,31 m.kgf do motor por 5,86x e a 5ª marcha, que é de velocidade, multiplica o torque do motor de 5,51 m.kgf por 3,52x. Eu acho que já disse isso 100x e o Hugo ainda não leu para entender.
Hugo, se o torque no motor é listado baixo é porque a multiplicação que a caixa de marcha fará é grande para chegar ao torque necessário nas rodas.
Já tentei explicar isso de 100 formas diferentes e ele não consegue ler para entender.