Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A "pendenga torquiana"

+2
h-roo
ET-e-HHO-existe
6 participantes

Ir à página : Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 13 ... 19  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 8 de 19]

176A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 04:55

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

==================================================


Enquanto o Jonas dorme o sono dos justos, vamos dar uma pausa na sequência natural da verificação do meu problemático texto e analisar as argumentações prévias do Jonas


==================================================



Última edição por ET-e-HHO-existe em Sáb 01 Dez 2012, 08:02, editado 2 vez(es)

177A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 05:02

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Como disse antes: "Vamos por partes"

jonas.p.andrade escreveu:
h-roo escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:ET HHO EXIST

MUITO PROFUNDO ISSO QUE VC CITOU NA PENDENGA TORQUIANA PARTE I.

Por exemplo, até que ponto eu entendo o que é o torque para o carro? É fácil olhar um gráfico, ler uns artigos e sair propagando as conclusões “caixa preta” que são oferecidas pelas revistas especializadas, mas significa isso que eu realmente entendi o que é o torque para o motor e o carro?

Não tenho pretensões de ensinar, como alguns julgam, mas vou deixar aqui o que tenho entendido sobre o assunto, que pode conter erros e necessitar de correções. Receberei e argumentarei sobre o assunto como sempre fiz, de acordo com o que sei e acredito no momento.

Do Hugo tenho que aguentar o deboche e a necessidade dele que eu defina de que lado estou, como numa guerra, como se minha dignidade como homem dependesse deu acertar em tudo que digo. De você eu sei que tu compreende que estou tentando raciocinar e entender mais essa variável, que não sei tudo e posso mudar o discurso depois, sem violar a dignidade de ninguém.

Você mesmo afirmou que não sabe de tudo, gostei da tua humildade, ninguém sabe de tudo, somente os egocêntricos é que tomam para si a glória e verdade.
Que não é o seu caso.

"...
Do Hugo tenho que aguentar o deboche e a necessidade dele que eu defina de que lado estou..."


Errado caro Jonas...quem por diversas vezes pidiu apoio (se quizer comprovar é só voltar na leitura) foi o ET. Como ninguem correu apoia-lo, ou seja "DEFINIR LADO", ele tomou duas atitudes. Primeiro, me passou uma mensagem privada dizendo que tu, o Marcelo e os demais tinham medo de opinar. Segundo, como eu comecei a fazer a provocação do "medo"...rsrs...ele criou mais uma personalidade para poia-lo, o tal Sem Nome (Tanpa nama). Eu jamais pedi que voces escolhessem lado, até porque não é o caso aqui. Agora busquei a verdade sim...mas no momento que me convenci que está envolvida a má fé do ET, pra mim acabou a pendenga.

Outra coisa, encerrando, não há necessidade de entender e saber o que é torque, existe uma fórmula para calcular e conferir os dados do ET, e isso ele realmente nunca pediu para voces fazerem...ele queria que voces opinassem e o apoiassem baseados no "conversè" dele, não entendendo o cálculo. Motivo de ele próprio criar aquela outra nulidade para apoiá-lo mesmo dizendo que não tinha refeito os cálculos.Deu pra perceber?...rsrs

Até esse ponto apenas considerações pessoais entre membros educados desse fórum. Acho que dispensa comentários.

178A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 05:20

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:

HUGO DISSE EM POST ANTERIOR EM PENDENGA I, até aqui tudo bem
Continua ET...estás indo muito bem...bem mesmo
Já já tu vai ter como calcular a potencia de um motor a cada faixa de giro, desde que saibas (informação da fábrica) por exemplo a potência máxim do carro, digamos a 6.000 RPM

Ai tu divide, depois multiplica...ou seja, a tradicional regra de 3

Pela informação do próprio Hugo, já não estava tudo bem, disse ele que falou isso para tirar onda da minha cara.

h-roo escreveu:
Isso foi ironia...mostrando que ele usou regra de 3 onde devia usar a formula...kkkkkkkkkk
Não se calcula diferença de relação de câmbio com regra de 3, pois elas não são proporcionais...kkkkkkkkkkk
Foi com essa mesma regra de 3, reaplicada sobre a regra de 3 anterior que ele encontrou aqueles 19,41 de torque nas 5 marchas...kkkk
Por isso ele não consegue dizer a origem...e a prova é que ele tentou justicar com a formula, novamente mal aplicada, desconsiderando o câmbio e o diferencial, no cálculo dos 19,41, como ele já tinha sumido copm o torque do motor, "normal" que ele também sumisse com o diferencial e o cãmbio...kkkkkkkkkkk

Como não estou discutindo o assunto com o Hugo é desnecessário dizer que calculei corretamente as relações de marcha, pois estão bem definidas, incluindo o diferencial, no site de referência sobre o carro. O que ele pensa que eu fiz não é necessariamente o que eu fiz.

179A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 05:42

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Na próxima parte tu descreve o texto da discórdia e me faz uma pergunta:

jonas.p.andrade escreveu:

ET HHO EXISTE DISSE:

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.


Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?

Se tu prestar atenção ao texto anterior, notará que essa tabela é a rotação e torque que o motor teria para manter o carro naquela situação já especificada.

Por isso vou repetir o texto que precede a esse é que tu passou por cima sem querer:

Et-e-HHO-existe escreveu:
La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda. No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.

Se tu notar essa frase em vermelho notará que especifiquei aqui a situação da 5ª marcha na mesma forma que está na tabela, além disso eu disse que isso aconteceria no motor, então porque o resto da tabela seria na roda?

Erro de pontuação, mal escrito? Pode ser, mas com um pouco de boa vontade da pra notar que essa tabela se refere ao motor e que nas rodas a coisa seria apenas:

Et-e-HHO-existe escreveu:
La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV

Sem variação do torque, potência e rotação na roda, em nenhuma circunstância, durante toda essa descrição.

Acho desnecessário dizer que isso é um cálculo hipotético e não um caso real, então tem limites estabelecidos e não existe a imponderabilidade da natureza.

180A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 06:03

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:

ET HHO EXISTE DISSE:

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.


Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro? (Já respondido)


mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção. ????

Jonas diz.
Et você foi infeliz na tua colocação torques x rpm


Eu tentava dizer que para manter os 120km/h cada marcha teria de manter a rotação no mesmo valor especificado na tabelinha, senão o carro iria mais rápido ou mais devagar. Agora, caso o carro se tornasse mais leve ou mais pesado, então o torque teria de subir ou descer proporcionalmente para que as rotações não se alterassem em relação a tabela, levando junto a velocidade.

Isso era mais uma argumentação para que o torque especificado não mudasse do que foi listado, isso manteria os 30CV, que era a equivalência a resistência do carro em manter a velocidade de 120km/h.

Só para te lembrar, as condições da 5ª marcha (incluindo a velocidade de 120km/h e os 30CV) foram copiados das especificações do site que ninguém leu.

Não faço ideia no que fui infeliz na minha tabelinha de marcha-rotação-torque.



Última edição por ET-e-HHO-existe em Sáb 01 Dez 2012, 08:19, editado 2 vez(es)

181A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 06:22

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:


Hugo diz.

Ah, um lembrete, torque independe de movimento.

infelizmente Et, o Hugo esta correto.

Não existe nenhuma infelicidade no que o Hugo disse acima, mas também não tem relevância.

O torque pode existir com e sem movimento, portanto independente do movimento. Corretamente especificado, mas o carro em questão estava em movimento, e rápido, ele estava a 120km/h. Portanto minhas contas levavam em consideração um carro que se movimentava.

182A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 07:49

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:


HUGO DISSE.


Tu tem de cálcular levando em consideração onde o torque é gerado e onde ele é aplicado ou onde há a força de resistencia.
Pega tua gangorra e coloca pesos iguais nas duas pontas. Tu teras torque e força que se anulam, sem gerar movimento.
A caixa de mudança, se tu partir do princípio do torque (a manivela)ela apenas é mais uma manivela intermediaria, multiplicado ou desmultiplicado do torque vindo do motor.
O motor mantem o mesmo torque, porem multiplica ou desmultiplica atraves da caixa de mudança, consequentemente aplicando torque diferente nas rodas.
O cambio não faz nada mais que transmitir o que recebe, ou o torque vindo do motor, ou a resistencia vindo das rodas.

No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.


Hugo gostei da clareza de tuas colocações.


Hugo disse, ai que começou a pendenga e a gozação, que não quero fazer parte.

O Tavarez somente foi infeliz na colocação dizendo que aumento ou diminui o torque, as demais alavancas no veiculo simplesmente e meramente um transmissor do torque que um determinado motor exerce força requerida a um determinado ponto, ex: rodas

o exemplo do Hugo da gangorra é ótima comparação, a gangorra não vai exercer um maior torque ou menor torque, o torque é um só a força requerida tem que ser igualada a potencia do motor, etc...
quanto maior o peso na ponta da gangorra, mas força é exigida para fazer o serviço, mas o torque sempre sera o mesmo.

Jonas, existem dois torques no caso que eu calculei: Um na roda estático e fixo, outro no motor que varia para respeitar a relação de marchas que existem entre motor e roda.

Tu sabes que se tu está na 1ª marcha, essa marcha diminui a velocidade e multiplica a força (torque) do motor que será transmitido para as rodas.

Uma caixa de marchas não se parece com uma gangorra, que possui um único torque. Uma caixa de marchas se parecem com duas gangorras de tamanhos diferentes interligadas.

Pegue uma gangorra de 1 metro para cada lado e ligue uma das pontas em outra gangorra de 2 metros para cada lado, aplique 1kgf no braço solto da alavanca menor:

1m.kgf                2m.kgf     
#-----.-----##----------.----------#

Tu também sabe que se essas duas gangorras fossem duas engrenagens e girassem, quando a menor desse duas voltas a maior teria dado apenas uma. Parecido com a 1ª marcha. Por isso se modifica o torque e rotação, mas se mantem a potência em uma caixa de marcha.

Tu não achas que essas duas engrenagens acima tem o mesmo torque, certo? Sabe que são diferentes. O mesmo princípio eu usei para fazer o torque variar no lado do motor para cada marcha, uma vez que do lado da roda o torque e rotação não podiam se alterar sem mudar a velocidade do carro.

183A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 07:56

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:


Marcelo disse, e também esta correto.

ET, a curva de torque indica o torque máximo do motor em cada rotação e não o instantâneo, que varia conforme a condição de carga imposta ao veículo. O torque quando o carro está na ladeira em frenagem motora é zero (ou negativo, pois o carro é que move o motor neste caso). As potencias máximas são obtidas no dinamômetro eletrônico variando a carga até onde o motor consegue manter aquela mesma rotação. Quando há queda na rotação com "pé embaixo" este ponto é o limite de torque para aquela rotação,
As duas situções eu acredito que são medidas simultaneamente, ou uma é medida e a outra calculada, já que o dinamômtro resgistra o torque a rotação, dentre outros parâmetros.

Quanto ao torque, na maior parte do tempo (95%) ele é menor do que o limite.

CORRETÍSSIMO! Já disse isso zilhões de vezes e essa é a vez zilhão e um.

Para e pensa! O Marcelo falou que o torque é variável. Eu respeitei isso e fiz um torque variável e diferente para cada marcha. Onde eu descordo dele?

184A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 07:59

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:

acho que podemos encerrar por aqui a historia do torque, que vcs acham.

Depende, tu entendeu? Parece que não, mas se quiser encerrar também pode.

De qualquer forma agradeço a gentileza de não querer dar corda para o marrento ET-Hugo (tem outro Hugo na parada agora, temos de diferenciar) e se omitir em dar sua opinião por tanto tempo. Mas francamente, eu prefiro te abrir os olhos do que eu ter razão. Acordou do soninho torquiano?



Última edição por ET-e-HHO-existe em Sáb 01 Dez 2012, 08:23, editado 1 vez(es)

185A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 08:05

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
==================================================


Jonas acordou? Leu com atenção minha replica ao seu longo comentário? Teve de ser longa a análise.

Faz um comentário assim, por partes, detalhado, do que eu errei no meu fatídico cálculo, ou vou passar o fim do mundo pensando que acertei


==================================================

186A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 09:12

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:
h-roo escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:HUGO RSRSRS.

MOSTRE PARA O ET QUE VC SABE CALCULAR rsrsrsrs.

No caso das porcas, se a chave tem 1 pé de comprimento e a força aplicada for de 200 libras, logo estará a gerar um torque de 200 libras-pés. Se você usar uma chave de 2 pés, precisará aplicar uma força de 100 libras para gerar o mesmo torque, e assim sucessivamente.



Onde quer chegar com isso?
Ai acima tu não colocou nenhuma questão a ser calculada, apenas um dado já defenido e proporcional.
Ou tá querendo que eu vá alongando o comprimento da chave até chegar em Curitiba, e fazendo cálculos?...rsrs
Isso está mais para o ET, que nas masturbações mentais dele fez um motor Fiat ir a 19.000 RPM...ele certamente, com esses "princípios" vai conseguir alongar uma chave até chegar ai na tua casa...kkkkkkkkk

Não seria mais interessante tu pegar a fórmula para calcular torque (entende-la) e refazer os cálculos do ET Tanpa Zakar?
kkkkkkkkkkkkkkkkk


kkkkkkkk gostei dessa, mas me diga não quer dar uma calculadinha, só para acabar com a pendenga?

Tu tem de dizer o que não disse até agora: O que quer calcular?...rsrs
Tu é outro que tá perdido?...kkkkkkkkkkk

Caro Jonas
Agora eu vou tirar o chapéu pra ti.....rsrs
Havia ficado uma intuição de que eu não tinha pego alguma coisa nas entrelinhas, por que nas linhas não havia nada a calcular.
Agora a pouco caiu a ficha....rsrs
A questão da diferença entre chave de 1 e ou 2 polegadas, que tu coloca, é justamente a diferença entre as marchas do cambio...rsrs
Se por exemplo, na 3ª marcha tivermos, hipotéticamente, uma "chave" de 1 pé e um torque "X", podemos dizer que na 2ª marcha teremos uma de 2 pés e um torque "X x 2" e na 4ª uma de 1/2 pé teremos torque "X:2"...portanto mesmo que giremos o parafuso (a roda) na mesma velocidade (1107 rpm), velocidade essa mantida pelo aumento da RPM do motor, estaremos aplicando torque diferenciado, de acordo com o comprimento da chave (marcha reduzida ou desreduzida aplicada).
Perfeito caro Jonas. Eu na verdade expliquei isso ao questionar que o cambio e o diferencial, e agora substituindo pelo tamanho das chaves, haviam sido desprezados no cálculo.
Tu fostes muito sutil na colocação, até desviando o alvo de quem devia realmente "calcular" o que não estava nas linhas, mas nas entrelinhas.
Portanto desmistificado os 19,41 de torque nas rodas em todas as marchas.
Sabe, aquela história que contei do câmbio voando fora do Esplanada, nas entrelinhas também mostrava essa questão, impossivel, do torque final ser igual em todas as marchas.
Ficaria ainda uma pergunta cabulosa, que não vou fazer, se esse torque de 19,41 é na banda de rodagem do pneu, ou no miolo da roda....rsrs...sera que haveria resposta?...rsrs
Mais uma vez, tiro o chapéu pra ti....kkkkkkkkkkkk

187A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 14:07

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:

ET HHO EXISTE DISSE:

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.


Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro? (Já respondido)


mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção. ????

Jonas diz.
Et você foi infeliz na tua colocação torques x rpm


Eu tentava dizer que para manter os 120km/h cada marcha teria de manter a rotação no mesmo valor especificado na tabelinha, senão o carro iria mais rápido ou mais devagar. Agora, caso o carro se tornasse mais leve ou mais pesado, então o torque teria de subir ou descer proporcionalmente para que as rotações não se alterassem em relação a tabela, levando junto a velocidade.

Isso era mais uma argumentação para que o torque especificado não mudasse do que foi listado, isso manteria os 30CV, que era a equivalência a resistência do carro em manter a velocidade de 120km/h.

Só para te lembrar, as condições da 5ª marcha (incluindo a velocidade de 120km/h e os 30CV) foram copiados das especificações do site que ninguém leu.

Não faço ideia no que fui infeliz na minha tabelinha de marcha-rotação-torque.


Muito bem, vamos ver se consigo explicar já que não sou muito bom nisso.
Digo que foi infeliz na tua colocação porque você falou em torque, depois sitou um multiplicador ou desmultiplicador de resistência que é a caixa de marcha.

ISSO INCLUSIVE ISSO JÁ FOI CITADO NO INICIO DA PENDENGA.

O motor mantem o mesmo torque, porem multiplica ou desmultiplica através da caixa de mudança, consequentemente aplicando torque diferente nas rodas.

mas que eu entendi a discução foi o torque do motor.

O cambio não faz nada mais que transmitir o que recebe, ou o torque vindo do motor, ou a resistência vindo das rodas.

No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.

o Marcelo mesmo tentou te explicar que não podemos exemplificar dessa forma, pois se levássemos em consideração, uma banguela onde o carro deslancharia, e não haveria mais resistência, e anularia o torque do motor.

Sei que isso é polemico, mas pense com carinho, eu sou igual a você, sou teimoso de nassencia, quando algum objeto mecânico ou eletrônico estraga eu abro e procuro descobrir o defeito, principalmente como ele funciona, isso demonstra que somos autodidatas, somos curioso e as vezes extrapolamos e deixamos os outros P da vida com nossa impertinencia.


No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.


Lembra da bicicleta de marcha? logo que saiu eu comprei uma de 18 marcha pneu slim, quando eu colocava na primeira, eu pedalava bastante (torque), era facil subir um um morro, pois não oferecia muita resistência.
Mas quando eu colocava na 18 cara não conseguia sair do lugar, não tinha força suficiente (torque ) para rodar.

Entende agora? se fosse aceito teus cálculos, teria que ser no final, nas rodas, mas teria que ser invertido, mais torque na primeira, e menos torque na 5º. na primeira exige-se menos resistência do motor sendo que na 5º exige-se mais do motor.
Para entender imagine o carro parado ou uma bicicleta.

188A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 17:15

tanpa nama


Rank : 2
Rank : 2

kkkkkkkkkkkkk

Minha mãe, ainda chorando no seu luto de 3 dias pelo deboche que fizeram ao lindo nome que ela me deu, entrou no fórum para saber quem foi o desalmado que disse que meu nome não tinha valor, que eu era um "sem nome", foi quando ela leu a pergunta abaixo do carrasco de nomes asiáticos e soltou a gargalhada acima.

Depois disso ela disse: "Como ele é burrinho". Continuou rindo e me disse: "Filho, não posso mais manter meu luto de 3 dias pelo seu nome, toda vez que me lembra do carrasco de nomes eu me lembro dessa pergunta e me mijo de rir".

kkkkkkkkkkk


h-roo escreveu:....
Ficaria ainda uma pergunta cabulosa, que não vou fazer, se esse torque de 19,41 é na banda de rodagem do pneu, ou no miolo da roda....rsrs...sera que haveria resposta?...rsrs
Mais uma vez, tiro o chapéu pra ti....kkkkkkkkkkkk



Última edição por tanpa nama em Sáb 01 Dez 2012, 17:21, editado 1 vez(es)

189A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 17:18

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5


tanpa nama escreveu:kkkkkkkkkkkkk

Minha mãe, ainda chorando no seu luto de 3 dias pelo deboche que fizeram ao lindo nome que ela me deu, entrou no fórum para saber quem foi o desalmado que disse que meu nome não tinha valor, que eu era um "sem nome", foi quando ela leu a pergunta abaixo do carrasco de nomes asiáticos e soltou a gargalhada acima.

Depois disso ela disse: "como ele é burrinho". Continuou rindo e me disse: "Filho, não posso mas manter meu luto de 3 dias pelo seu nome, toda vez que me lembra do carrasco de nomes eu me lembro dessa pergunta e me mijo de rir."

kkkkkkkkkkk


h-roo escreveu:....
Ficaria ainda uma pergunta cabulosa, que não vou fazer, se esse torque de 19,41 é na banda de rodagem do pneu, ou no miolo da roda....rsrs...sera que haveria resposta?...rsrs
Mais uma vez, tiro o chapéu pra ti....kkkkkkkkkkkk


Pois é Tanpa, tua mama tem toda razão, até uma dona de casa que mora muma ilha remota no sudeste asiático, que nunca dirigiu (desculpe a intimidade Tanpa, peça desculpas a sua mãe também, não quero que ela volte a chorar), mas até uma simples dona de casa que nunca dirigiu, sabe que torque quem tem é o eixo.

190A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 17:48

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
h-roo escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:
h-roo escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:HUGO RSRSRS.

MOSTRE PARA O ET QUE VC SABE CALCULAR rsrsrsrs.

....



Onde quer chegar com isso?
Ai acima tu não colocou nenhuma questão a ser calculada, apenas um dado já defenido e proporcional
.....

Não seria mais interessante tu pegar a fórmula para calcular torque (entende-la) e refazer os cálculos do ET Tanpa Zakar?
kkkkkkkkkkkkkkkkk


kkkkkkkk gostei dessa, mas me diga não quer dar uma calculadinha, só para acabar com a pendenga?

Tu tem de dizer o que não disse até agora: O que quer calcular?...rsrs
Tu é outro que tá perdido?...kkkkkkkkkkk

Caro Jonas
Agora eu vou tirar o chapéu pra ti.....rsrs
....
Mais uma vez, tiro o chapéu pra ti....kkkkkkkkkkkk

Caro A "pendenga torquiana" - Página 8 65px-Wappen_von_Freigericht Hugo (precisava de um desenho desse um pouco menor, tem ai não?) eu me enganei completamente sobre as opções do porque ninguém entrava na pendenga, pensei que era por meramente não lerem o assunto, pensei que estavam na dúvida de quem tinha razão (medo) devido a peremptórica defesa de nós dois, mas não, pelo menos no caso do Jonas ele sempre acreditou em ti, só não queria te dar o gosto da razão por tu ser muito chato. Nesse caso Jonas, agora tu é que me põe numa sinuca de bico, não posso mais mostrar como a defesa torquiana do A "pendenga torquiana" - Página 8 65px-Wappen_von_Freigericht Hugo está errada, com um certo deboche até, sem que resvale em você.

Que farei eu para continuar a tirar onda com o A "pendenga torquiana" - Página 8 65px-Wappen_von_Freigericht Hugo sem atingir o Jonas que se confundiu pelas palavras enganadoras do A "pendenga torquiana" - Página 8 65px-Wappen_von_Freigericht Hugo?



ET-Hugo, ficou horrível! Arranja um desenho menor, do tamanho de uma letra.

191A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 18:43

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
Muito bem, vamos ver se consigo explicar já que não sou muito bom nisso.

Tu não sabe explicar? Eu fiz uma conta boba sobre um motor aplicar um torque e potência na caixa, para transmitir paras rodas de um carro que está mantendo a velocidade em 120km/h e até agora ninguém entendeu.

Tenho que lembrar que é tu (Jonas) e não o Freigericht, para não me tornar irônico ou debochado. Se escapar alguma coisa dessas, me desculpe, é força do hábito durante a "pendenga torqui-binariana".

jonas.p.andrade escreveu:Digo que foi infeliz na tua colocação porque você falou em torque, depois sitou um multiplicador ou desmultiplicador de resistência que é a caixa de marcha.


Não sei porque tu acha que uma caixa de marcha multiplica resistência, pra mim ele transmite potência e modifica o torque. A resistência será o que ela vai sofrer em uma das extremidades, quase sempre do lado que vai dar nas rodas. (Em caso de freio motor a resistência passa a ser o motor e não as rodas)

Você vai dizer que no fim dá na mesma, mas a ideia tem uma força incrível e deve ser respeitada. Ninguém quer um aparelho que aumenta a dificuldade (resistência) e sim que aumente a solução (no caso o torque). Claro que eu sei que um aparelho que aumentou o torque numa direção, diminuiu a resistência na outra.

Novamente, juntar torque e caixa de marcha + diferencial (se não especificar o diferencial o Freigericht reclama) me parece muito apropriado, como um homem usar calças!


192A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 19:02

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Qual seria a melhor forma de escrever "Hugo" agora? (o antigo):

HA "pendenga torquiana" - Página 8 Freigerichtgo

HA "pendenga torquiana" - Página 8 Freigerichtgo

A "pendenga torquiana" - Página 8 FreigerichtHugo

A "pendenga torquiana" - Página 8 FreigerichtHugo

O chato e ter que usar letras grandes, senão o desenho some.

Poderia ser tão somente:

A "pendenga torquiana" - Página 8 Freigericht

A "pendenga torquiana" - Página 8 Freigericht

193A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 20:12

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
O motor mantem o mesmo torque, porem multiplica ou desmultiplica através da caixa de mudança, consequentemente aplicando torque diferente nas rodas.
Você cita o Marcelo várias vezes e não o entendeu, vai cita-lo novamente ai em baixo. O que ele disse abriu meus olhos e eu parei de implicar com a curva de torque. Num resumo, ele disse que o torque do motor é variável e quase sempre não está no máximo, que ao gráfico só interessa mostrar o torque máximo que um motor consegue em determinada rotação.

Você está certo agora ao se referir a caixa como uma multiplicadora-desmultiplicadora de torque, é isso que ela faz, além de transmitir a potência sem variações (caixa perfeita).

Claro que a roda recebe torques diferentes, mas não só por causa da ação da caixa de marchas, pois o próprio motor, como o Marcelo falou, quase nunca trabalha em seu torque máximo para aquela rotação, que dirá o torque máximo do motor inteiro (ou da rotação de maior torque).


jonas.p.andrade escreveu:
mas que eu entendi a discução foi o torque do motor.

O cambio não faz nada mais que transmitir o que recebe, ou o torque vindo do motor, ou a resistência vindo das rodas.
Você está correto ao dizer que a marcha só transmite o que recebe, talvez querendo indicar que ela não inventa energia na caixa de marchas, mas o que a caixa de marchas recebe e transmite é potência. Caixa com suas engrenagens paradas não estão trabalhando e eu tratava de uma caixa de marcha de um carro em movimento.

Você vai me perguntar: E o torque, esqueceu? Não esqueci, só que tu passou a ideia de uma coisa que a caixa transmite de um lado para o outro de forma simples, sem alterações (“transmite o que recebe”), e essa coisa é a potência. Quanto ao torque a caixa de marcha trabalha ele, aumentando e diminuindo, mas sempre compensando a modificação com a proporcional modificação na rotação.

jonas.p.andrade escreveu:
No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.
Nenhuma alteração poderia ser feita ao torque, a potência, ou a rotação das rodas, sob pena de modificar a velocidade do carro que era fixada em 120km/h.

Jonas, eu não calculei um carro dinamicamente dirigido, onde ele para, acelera, freia, buzina e o motorista diz impropriedades ao volante. No caso em questão o carro já tinha partido, acelerado e chegou a 120km/h normalmente na 5ª marcha (situação descrita no site de referência), isso numa condição de resistência constante do carro contra a velocidade, que precisava usar 30CV para manter o carro na velocidade sem diminuir. Seria uma estrada perfeitamente plana e reta, sem ventos, condições de laboratório. Acho que tu sabe que não se pode fazer contas com uma carro passando em buracos, pegando lombadas, desviando de cachorros e etc, só se for estatisticamente, eu não estava fazendo uma conta estatística.

Agora me diz, como tu pode variar o torque ou rotação dessa roda sem mudar a velocidade alcançada? (não estou acelerando, já estou a 120km/h!)

Foi nessa situação, em 5ª marcha, já a 120km/h, com consumo de 30CV no motor, estrada perfeita, que o motorista pensou: Quais seriam a rotação do motor e o torque se eu reduzisse para 4ª, 3ª, ou até se fosse mais além e usasse a 2ª e 1ª marchas? Ai a conta foi feita. O motorista não me contou se fez a redução, porque alias, ele nem sabe dirigir e o carro não existe de verdade (Segundo o A "pendenga torquiana" - Página 8 Freigericht).

194A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 20:19

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Jonas
Palhaços a parte, vamos fazer algumas conjeturas com o artigo que não lemos.

Lá informa que o motor tem:
9,1 m.kgf a 2.500 RPM.
diferencial = 4,07
1ª marcha = 4,27
2ª marcha = 2,24
3ª marcha = 1,44
4ª marcha = 1,03
5ª marcha = 0,87

Como vimos no site sobre aviação, o torque transferido para a hélice daquele motor dobrou, de 10 para 20 m.kgf, ao colocar um redutor 2:1.

Seguindo aquela acertiva, aqui vamos ter o mesmo princípio, transferindo torque para as rodas ao invés da hélice e tendo um redutor de 5 marchas e não de uma.

Então vamos calcular considerando torque de 9,1 a 2.500 RPM, nas respectivas marchas.

na 1ª = 9,1 x 4,27 x 4,07 = 158,14 m.kgf no eixo da roda
na 2ª = 9,1 x 2,24 x 4,07 = 82,96 m.kgf no eixo da roda
na 3ª = 9,1 x 1,44 x 4,07 = 53,33 m.kgf no eixo da roda
na 4ª = 9,1 x 1,03 x 4,07 = 38,15 m.kgf no eixo da roda
na 5ª = 9.1 x 0,87 x 4,07 = 32,22 m.kgf no eixo da roda

Isso é o que temos num RPM fixo, independente da velocidade
correspondente de cada marcha.
Se a resistência, ao movimentar por exemplo for de 32 m.kgf, em qualquer das 5 marchas será possivel se locomover, com as 4 primeiras trabalhando com sobras de torque proporcionalmente maiores conforme decresce a marcha.
Como o torque não varia proporcionalmente ao RPM, ou seja, mantém uma curva independente da curva de RPM, jamais haverá algum momento em que o torque se iguale em todas as marchas numa mesma velocidade fixa, no caso os 120 km alegados.
Somente por erro de avaliação, erro de aplicação de fórmulas e
desconsideração das reais caracteristicas técnicas do motor.



Última edição por h-roo em Sáb 01 Dez 2012, 20:24, editado 2 vez(es)

195A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 20:22

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
o Marcelo mesmo tentou te explicar que não podemos exemplificar dessa forma, pois se levássemos em consideração, uma banguela onde o carro deslancharia, e não haveria mais resistência, e anularia o torque do motor.

O Marcelo disse que torque muda, de várias formas, em várias direções, além disso disse que o torque aparentemente imutável do gráfico de torque x potência é um instantâneo de uma situação máxima para conhecermos do que o motor é capaz. Ele disse que até o torque do gráfico também muda, não é um número fixo que temos de considerar que: Quando o carro está naquela rotação, certamente e unicamente só poderá ter esse torque. Não é assim, foi o que ele disse e exemplificou.

De acordo com o torque variável do Marcelo, meu torque variou também e gerou a maior briga por isso.

196A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 20:36

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:

Lembra da bicicleta de marcha? logo que saiu eu comprei uma de 18 marcha pneu slim, quando eu colocava na primeira, eu pedalava bastante (torque), era facil subir um um morro, pois não oferecia muita resistência.

Pega esse exemplo, tu é o pistão, pedalava o pedal e criava torque na engrenagem do pedal. Quanto era esse torque no pedal que tu girava? Tu sentiu que era pequeno porque disse que era "fácil de subir". Agora, depois de passar pela marcha, ela fazia o que sempre fez, multiplicava o torque e diminuía a velocidade proporcionalmente, lembra? ("pedalava bastante" e "era fácil de subir") Essa é a sensação do motor em 1ª marcha, pedalar muito (aumento de rotação do lado do motor) e sentir que o pedal está leve (uso de pouca força para pedalar que se traduz em um torque local, do motor, pequeno).

Eu calculei o que acontecia no motor e você quer ver o resultado nas rodas, simplesmente porque se diz que "a 1ª marcha da mais torque ao carro", ao carro. O torque é gerado no motor e a caixa não aumenta o torque para o motor e sim para as rodas. Torque pequeno originado no motor, vira torque grande nas rodas, função da 1ª marcha.

Não deixa o A "pendenga torquiana" - Página 8 Freigericht te inverter as ideias não cara!

197A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 20:47

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Jonas
Palhaços a parte, vamos fazer algumas conjeturas com o artigo que não lemos.

Lá informa que o motor tem:
9,1 m.kgf a 2.500 RPM.
diferencial = 4,07
1ª marcha = 4,27
2ª marcha = 2,24
3ª marcha = 1,44
4ª marcha = 1,03
5ª marcha = 0,87

Como vimos no site sobre aviação, o torque transferido para a hélice daquele motor dobrou, de 10 para 20 m.kgf, ao colocar um redutor 2:1.

Seguindo aquela acertiva, aqui vamos ter o mesmo princípio, transferindo torque para as rodas ao invés da hélice e tendo um redutor de 5 marchas e não de uma.

Então vamos calcular considerando torque de 9,1 a 2.500 RPM, nas respectivas marchas.

na 1ª = 9,1 x 4,27 x 4,07 = 158,14 m.kgf no eixo da roda
na 2ª = 9,1 x 2,24 x 4,07 = 82,96 m.kgf no eixo da roda
na 3ª = 9,1 x 1,44 x 4,07 = 53,33 m.kgf no eixo da roda
na 4ª = 9,1 x 1,03 x 4,07 = 38,15 m.kgf no eixo da roda
na 5ª = 9.1 x 0,87 x 4,07 = 32,22 m.kgf no eixo da roda

Isso é o que temos num RPM fixo, independente da velocidade
correspondente de cada marcha.
Se a resistência, ao movimentar por exemplo for de 32 m.kgf, em qualquer das 5 marchas será possivel se locomover, com as 4 primeiras trabalhando com sobras de torque proporcionalmente maiores conforme decresce a marcha.
Como o torque não varia proporcionalmente ao RPM, ou seja, mantém uma curva independente da curva de RPM, jamais haverá algum momento em que o torque se iguale (nas rodas) em todas as marchas numa mesma velocidade fixa, no caso os 120 km alegados.
Somente por erro de avaliação, erro de aplicação de fórmulas e
desconsideração das reais caracteristicas técnicas do motor.

Jonas
Agora veja a incoerencia:

La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda. No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.

Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha–19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo de roda
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo da roda
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo da roda
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque...19,41 m,kgf no eixo da roda
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo da roda.

Agora faça mais uma conjetura, como o raio da roda tem aproximadamente 1 pé, tente calcular o que sobraria de torque real na banda de rodagem.

198A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 21:21

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

tanpa nama escreveu:kkkkkkkkkkkkk

Minha mãe, ainda chorando no seu luto de 3 dias pelo deboche que fizeram ao lindo nome que ela me deu, entrou no fórum para saber quem foi o desalmado que disse que meu nome não tinha valor, que eu era um "sem nome", foi quando ela leu a pergunta abaixo do carrasco de nomes asiáticos e soltou a gargalhada acima.

Depois disso ela disse: "Como ele é burrinho". Continuou rindo e me disse: "Filho, não posso mais manter meu luto de 3 dias pelo seu nome, toda vez que me lembra do carrasco de nomes eu me lembro dessa pergunta e me mijo de rir".

kkkkkkkkkkk


h-roo escreveu:....
Ficaria ainda uma pergunta cabulosa, que não vou fazer, se esse torque de 19,41 é na banda de rodagem do pneu, ou no miolo da roda....rsrs...sera que haveria resposta?...rsrs
Mais uma vez, tiro o chapéu pra ti....kkkkkkkkkkkk

Tanpa Zakar
Impressionante como teu "sotaque" na escrita é igual ao portugues do Brasil...rsrs
O Portugues é lingua oficial ai no Timor?...ou tem outra lingua oficial?..A maioria ai fala portugues (do Brasil)?.,,rsrs.
Faz um histórico pra nos sobre essa questão.

Vai fazer uma boa pesquisa pra me responder, ou pede a intervenção do teu Pai-Pai...rsrs

199A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 21:30

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Nada como colocar uma correção, ou observação, em vermelho no meio do texto do alemão para deixar ele satisfeito....

h-roo escreveu:Jonas
Palhaços a parte, vamos fazer algumas conjeturas com o artigo que não lemos. (Hoje ele se deu ao trabalho de ler o site de referência)

Lá informa que o motor tem:
9,1 m.kgf a 2.500 RPM. (Segundo o Marcelo: Máximo, mas pode ser menor)
diferencial = 4,07
1ª marcha = 4,27
2ª marcha = 2,24
3ª marcha = 1,44
4ª marcha = 1,03
5ª marcha = 0,87

Como vimos no site sobre aviação, o torque transferido para a hélice daquele motor dobrou, de 10 para 20 m.kgf, ao colocar um redutor 2:1.

Seguindo aquela acertiva, aqui vamos ter o mesmo princípio, transferindo torque (potência, apenas torque é muito pouco, potência é o mais correto aqui) para as rodas ao invés da hélice e tendo um redutor de 5 marchas e não de uma.

Então vamos calcular considerando torque de 9,1 a 2.500 RPM, nas respectivas marchas.

(Para completar o entendimento desse belo calculo, que pouco tem haver com o meu, vou colocar as rotação que aconteceriam nas rodas, nas condições acima especificadas)
na 1ª = 9,1 x 4,27 x 4,07 = 158,14 m.kgf no eixo da roda (com 144 RPM)
na 2ª = 9,1 x 2,24 x 4,07 = 82,96 m.kgf no eixo da roda (com 274 RPM)
na 3ª = 9,1 x 1,44 x 4,07 = 53,33 m.kgf no eixo da roda (com 426,6 RPM)
na 4ª = 9,1 x 1,03 x 4,07 = 38,15 m.kgf no eixo da roda (com 596 RPM)
na 5ª = 9.1 x 0,87 x 4,07 = 32,22 m.kgf no eixo da roda (com 706 RPM)


Isso é o que temos num RPM fixo (RPM que você escolheu e fixou em 2.500RPM e com máxima potência para a mesma rotação), independente da velocidade correspondente de cada marcha (Só para ficar mais bonitinha a tabela, eu coloquei lá quais as rotações que apareceriam nas rodas nesse teu cálculo).
Se a resistência, ao movimentar por exemplo for de 32 m.kgf, (estou imaginando que se refere a resistência que a roda está sentindo, medido em torque, a ser vencido pelo motor) em qualquer das 5 marchas será possivel se locomover, com as 4 primeiras trabalhando com sobras de torque proporcionalmente maiores conforme decresce a marcha. (Só tem um problema aqui, ao usar menos resistência do que a potência transmitida pelo motor, que tu chama "sobra de torque", a rotação sobe, já não são mais 2.500RPM e teu cálculo vai pro espaço...Entendi! Isso é um torque alienígena )
Como o torque não varia proporcionalmente ao RPM, ou seja, mantém uma curva independente da curva de RPM, jamais haverá algum momento em que o torque se iguale em todas as marchas numa mesma velocidade fixa, no caso os 120 km alegados.(Um dia tu vai descobrir que existe o outro lado da questão, o carro inteiro, que impõe uma resistência fixa, numa situação fixa, a despeito do motor e marchas)
Somente por erro de avaliação, erro de aplicação de fórmulas e
desconsideração das reais caracteristicas técnicas do motor. (Existe outra possibilidade para tu fazer isso, tu quer manter o Jonas na ignorância...)

Fico feliz em poder ter contribuído para o melhoramento do seu cálculo. Espero que aprecie! Você também Jonas.

200A "pendenga torquiana" - Página 8 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 21:34

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:Nada como colocar uma correção, ou observação, em vermelho no meio do texto do alemão para deixar ele satisfeito....

h-roo escreveu:Jonas
Palhaços a parte, vamos fazer algumas conjeturas com o artigo que não lemos. (Hoje ele se deu ao trabalho de ler o site de referência)

Lá informa que o motor tem:
9,1 m.kgf a 2.500 RPM. (Segundo o Marcelo: Máximo, mas pode ser menor)
diferencial = 4,07
1ª marcha = 4,27
2ª marcha = 2,24
3ª marcha = 1,44
4ª marcha = 1,03
5ª marcha = 0,87

Como vimos no site sobre aviação, o torque transferido para a hélice daquele motor dobrou, de 10 para 20 m.kgf, ao colocar um redutor 2:1.

Seguindo aquela acertiva, aqui vamos ter o mesmo princípio, transferindo torque (potência, apenas torque é muito pouco, potência é o mais correto aqui)( se tu tivesse lido o artigo terias visto que o torque dobrou e a potencia se manteve a mesma...kkkk) para as rodas ao invés da hélice e tendo um redutor de 5 marchas e não de uma.

Então vamos calcular considerando torque de 9,1 a 2.500 RPM, nas respectivas marchas.

(Para completar o entendimento desse belo calculo, que pouco tem haver com o meu, vou colocar as rotação que aconteceriam nas rodas, nas condições acima especificadas)
na 1ª = 9,1 x 4,27 x 4,07 = 158,14 m.kgf no eixo da roda (com 144 RPM)
na 2ª = 9,1 x 2,24 x 4,07 = 82,96 m.kgf no eixo da roda (com 274 RPM)
na 3ª = 9,1 x 1,44 x 4,07 = 53,33 m.kgf no eixo da roda (com 426,6 RPM)
na 4ª = 9,1 x 1,03 x 4,07 = 38,15 m.kgf no eixo da roda (com 596 RPM)
na 5ª = 9.1 x 0,87 x 4,07 = 32,22 m.kgf no eixo da roda (com 706 RPM)


Isso é o que temos num RPM fixo (RPM que você escolheu e fixou em 2.500RPM e com máxima potência para a mesma rotação), independente da velocidade correspondente de cada marcha (Só para ficar mais bonitinha a tabela, eu coloquei lá quais as rotações que apareceriam nas rodas nesse teu cálculo).
Se a resistência, ao movimentar por exemplo for de 32 m.kgf, (estou imaginando que se refere a resistência que a roda está sentindo, medido em torque, a ser vencido pelo motor) em qualquer das 5 marchas será possivel se locomover, com as 4 primeiras trabalhando com sobras de torque proporcionalmente maiores conforme decresce a marcha. (Só tem um problema aqui, ao usar menos resistência do que a potência transmitida pelo motor, que tu chama "sobra de torque", a rotação sobe, já não são mais 2.500RPM e teu cálculo vai pro ( ow Tanpa yayasan, quando tu aprender a dirigir e isso te acontecer, tu alivia o pé do acelerador, capice?..kkkkk)espaço...Entendi! Isso é um torque alienígena )
Como o torque não varia proporcionalmente ao RPM, ou seja, mantém uma curva independente da curva de RPM, jamais haverá algum momento em que o torque se iguale em todas as marchas numa mesma velocidade fixa, no caso os 120 km alegados.(Um dia tu vai descobrir que existe o outro lado da questão, o carro inteiro, que impõe uma resistência fixa, numa situação fixa, a despeito do motor e marchas)
Somente por erro de avaliação, erro de aplicação de fórmulas e
desconsideração das reais caracteristicas técnicas do motor. (Existe outra possibilidade para tu fazer isso, tu quer manter o Jonas na ignorância...)

Fico feliz em poder ter contribuído para o melhoramento do seu cálculo. Espero que aprecie! Você também Jonas.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 8 de 19]

Ir à página : Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 13 ... 19  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos