Milzon
Tu tens todos os dados para refazer teus cálculos, portanto encerro minha implicancia contigo.
Mas antes vou te contar uma história, e tenho certeza que vais aprender mais umas coisinhas.
Comecemos pela chamada CAIXA SECA, que tenho certeza, pela idade de todos aqui, que ninguem nunca dirigiu um carro ou caminhão com esse tipo de CAIXA, e possivelmente nunca tenham ouvido falar.
É o seguinte, as CAIXAS de mudaça antigamente não SINCRONIZAVAM a RPM do motor com a rotação que vinha das rodas...então era necessario fazer a DUPLA EMBREAGEM...ou seja, para reduzir a marcha, DEBREAVA-SE, jogava para PONTO MORTO, acelerava-se o motor acima da RPM da marcha anterior e DEBREAVA-SE novamente para engatar a marcha menor. Se não fizesse isso raspava as duas engrenagens do cãmbio e não entrava a marcha. Tinha caso do pessoal simplesmente arrancar dente fora. Hoje, com os cambios com SINCRONIZADORES qualquer um dirige, naquela época tinha que ter exata noção de como a coisa funcionava. E um bom motorista de um FNM, quando ia dirigir um caminhão Mercedes saia fazendo barbeiragens. E a brincadeira era dizermos pro cara: "..Um dia vão inventar um câmbio com engrenagem de borracha pra voce..."...acabaram inventando os sincronizadores.
Bem, seguindo...quando surgiram os sincronizadores, nos primeiros "novos" câmbios, a 1ª não era sincronizada, pois normalmente só usava engatar para sair, ou seja, parado, na lenta. Ai quando surgiu a F-100 da Ford, a 1ª não era sincronizada. Eu tinha uma nessa época em que vou agora contar a parte interessante.
Com os carros de cambio sincronizado, todo mundo passou a se "ACHAR" motorista. Eu e mais alguns que tinham apreendido lá atrás então diziamos para os "ACHENTOS": "Quero ver tu engatar uma 1ª a 80 km por hora...e eu fazia isso na F-100 com a maior tranquilidade, com DUPLA embreagem, como acima descrito.
Os novatos iam fazer e só dava engrenagem raspando e não conseguiam...com o tempo claro, aprendiam.
Mas agora vem o hilário da história. Surge o Simca Chambord e o Simca Explanada, um luxo de carro, o primeiro com a 1ª marcha também sincronizada.
O pai de um amigo meu na época, Capitão do Exército, comprou um Explanada...nos não sabiamos que tinha o câmbio totalmente sincronizado.
Muito bem, na primeira oportunidade esse nosso amigo começou o desafio, que engataria a 1ª a 90 KM por hora.
E fomos pra estrada, eu na F-100, com mais dois amigos e o colega do Explanda lotou o carro com o resto da turma.
Então ele foi aumentando a velocidade, chegou nos 90 por hora e tranquilamente engatou a PRIMEIRONA. Acontece que entrar a marcha era tranquilo, o que ele não sabia é que para essa molecagem, mesmo a caixa sendo sincronizada, a DUPLA EMBREAGEM devioa ser usada, para que no momento de soltar a embreagem na segunda vez, o motor estivesse com RPM compatível com o eixo piloto acoplado no disco. Não fez e soltou a embreagem com o carro a 90 por hora, e o motor na lenta.
Resultado, estourou a capa seca, o cambio voou pra um lado da estrada e o cardã para o outro..por muito pouco não capotaram o carro...e claro, o Explanda com menos de 2.000 Km rodados teve de receber carcaça de cãmbio nova, platô, disco, cruzetas e cardã...e o meu colega um ano sem dirigir....rsrs
Conto isso Milzon, para tu ter um pouco de noção do que é torque, já que nessa situação potencia não estava envolvida, pois o motor estava na lenta, apenas fez freio motor mas a acoplagem do cambio não aquentou a pancada.
Última edição por h-roo em Qui 29 Nov 2012, 04:36, editado 1 vez(es)