Bom dia turma, sou novo aqui e também novo no que se diz combustível de Hidrogênio.
Vamos lá, em primeiro lugar ainda não fiz o meu gerador de Hidrogênio, estou firmando ideias p fazer um gerador
com uma boa tecnologia, mas também sinto necessidade de colocar algumas ideias em prática, o que mais me pertuba nessas ideias
é a respeito da injeção de hidrogênio no motor. Fiz algumas pesquisas e encontrei alguns erros em injetar o combustível
diretamente no compartimento do filtro do ar, isso fez com que eu pesquisasse mais sobre o assunto.
Nos anos 90 foi adicionado aos veículos alguns componentes com o objetivo de diminuir os índices de emissões de poluentes.
Sabendo que além do motor, uma das fontes de emissão de gases em um veículo é o próprio
tanque de combustível(pois o vapor do combustível contido neste era liberado para atmosfera),
foi desenvolvido o sistema EEC(Evaporative Emission Control) fazendo parte do sistema de injeção eletrônica.
Atualmente os gases do tanque são filtrados e reaproveitados.
Um filtro de carvão ativado, chamado de filtro do canister absorve o vapor de combustível
filtrando-o e liberando ar fresco para atmosfera, o vapor absorvido pelo carvão ativado do filtro é
reaproveitado pelo motor. Para controlar a passagem desses gases a Válvula de Purga do Cânister – CANP
Canister Purg Solenoid foi desenvolvida.
Para evitar a poluição do ar criou-se um sistema(EEC) que canalizava os vapores do combustível até o coletor de
admissão do motor, para serem posteriormente queimados pelo motor no tempo de combustão.
No entanto, esses vapores não poderiam serem adicionados a mistura ar/combustível a qualquer momento,
teriam de ser controlados para evitar que entrassem no motor em determinados regimes de funcionamento, prejudicando-o.
O vapor de combustível enriquece a mistura ar/combustível, por este motivo a ECU deve controlar a válvula de forma
que a passagem de vapores de combustível para o motor não aconteça em momentos como por exemplo,
de marcha-lenta. Não seria interessante a injeção desse plus de combustível, tendo em vista que
o consumo aumentaria e o índice de emissões também. É a válvula de purga quem mantem os vapores
no filtro canister quando o motor está desligado e enquanto a ECU não determina quando os vapores devem ser reaproveitados.
Como funciona?
Trata-se de um simples solenoide que libera ou restringe a passagem de vapores de combustível para o coletor de admissão.
Os gases evaporados do combustível ficam retidos no canister, para então serem purgados pela válvula diretamente para
o coletor de admissão. Na verdade o vácuo criado pelo coletor de admissão é quem retira o vapor de combustível, a válvula
apenas libera ou sessa a passagem.
Localizada entre o filtro canister e o coletor de admissão, recebe a tubulação que vem do canister e a tubulação que segue
para o coletor de admissão.
Embora os gases só passem para o coletor de admissão quando a válvula abre, todo o controle da válvula é feito pela ECU,
que a partir de informações provenientes da sonda lâmbda e do sensor de temperatura determina a quantidade
de gases liberados para serem suplementados a mistura ar/combustível.
O controle da válvula realizado pela ECU é feito com pulsos negativos e visualizados em porcentagem de
seu ciclo de trabalho, a ECU envia o pulso negativo para que a válvula abra, e sessa para fecha-la. Assim,
o tempo que a válvula fica aberta e o tempo que a válvula permanece fechada são relacionados,
sendo então visualizado(via scanner) em forma de porcentagem.
Vi um teste do Canister no youtube este teste foi feito com um medidor de injeção eletrônica,
quanto mais o carro era acelerado mais o canister deixava o gas da gasolina entrar. No medidor aprecia 0% a 100%
da válvula canister aberta.
Constatei que quanto maior a aceleração mais gas de gasolina é jogado no coletor de admissão.
Acho que esse é o caminho, quem souber um pouco mais sobre o canister ou quiser aprimorar nossas ideia, sinta-se
a vontade para debater.
Abçs!
Vamos lá, em primeiro lugar ainda não fiz o meu gerador de Hidrogênio, estou firmando ideias p fazer um gerador
com uma boa tecnologia, mas também sinto necessidade de colocar algumas ideias em prática, o que mais me pertuba nessas ideias
é a respeito da injeção de hidrogênio no motor. Fiz algumas pesquisas e encontrei alguns erros em injetar o combustível
diretamente no compartimento do filtro do ar, isso fez com que eu pesquisasse mais sobre o assunto.
Nos anos 90 foi adicionado aos veículos alguns componentes com o objetivo de diminuir os índices de emissões de poluentes.
Sabendo que além do motor, uma das fontes de emissão de gases em um veículo é o próprio
tanque de combustível(pois o vapor do combustível contido neste era liberado para atmosfera),
foi desenvolvido o sistema EEC(Evaporative Emission Control) fazendo parte do sistema de injeção eletrônica.
Atualmente os gases do tanque são filtrados e reaproveitados.
Um filtro de carvão ativado, chamado de filtro do canister absorve o vapor de combustível
filtrando-o e liberando ar fresco para atmosfera, o vapor absorvido pelo carvão ativado do filtro é
reaproveitado pelo motor. Para controlar a passagem desses gases a Válvula de Purga do Cânister – CANP
Canister Purg Solenoid foi desenvolvida.
Para evitar a poluição do ar criou-se um sistema(EEC) que canalizava os vapores do combustível até o coletor de
admissão do motor, para serem posteriormente queimados pelo motor no tempo de combustão.
No entanto, esses vapores não poderiam serem adicionados a mistura ar/combustível a qualquer momento,
teriam de ser controlados para evitar que entrassem no motor em determinados regimes de funcionamento, prejudicando-o.
O vapor de combustível enriquece a mistura ar/combustível, por este motivo a ECU deve controlar a válvula de forma
que a passagem de vapores de combustível para o motor não aconteça em momentos como por exemplo,
de marcha-lenta. Não seria interessante a injeção desse plus de combustível, tendo em vista que
o consumo aumentaria e o índice de emissões também. É a válvula de purga quem mantem os vapores
no filtro canister quando o motor está desligado e enquanto a ECU não determina quando os vapores devem ser reaproveitados.
Como funciona?
Trata-se de um simples solenoide que libera ou restringe a passagem de vapores de combustível para o coletor de admissão.
Os gases evaporados do combustível ficam retidos no canister, para então serem purgados pela válvula diretamente para
o coletor de admissão. Na verdade o vácuo criado pelo coletor de admissão é quem retira o vapor de combustível, a válvula
apenas libera ou sessa a passagem.
Localizada entre o filtro canister e o coletor de admissão, recebe a tubulação que vem do canister e a tubulação que segue
para o coletor de admissão.
Embora os gases só passem para o coletor de admissão quando a válvula abre, todo o controle da válvula é feito pela ECU,
que a partir de informações provenientes da sonda lâmbda e do sensor de temperatura determina a quantidade
de gases liberados para serem suplementados a mistura ar/combustível.
O controle da válvula realizado pela ECU é feito com pulsos negativos e visualizados em porcentagem de
seu ciclo de trabalho, a ECU envia o pulso negativo para que a válvula abra, e sessa para fecha-la. Assim,
o tempo que a válvula fica aberta e o tempo que a válvula permanece fechada são relacionados,
sendo então visualizado(via scanner) em forma de porcentagem.
Vi um teste do Canister no youtube este teste foi feito com um medidor de injeção eletrônica,
quanto mais o carro era acelerado mais o canister deixava o gas da gasolina entrar. No medidor aprecia 0% a 100%
da válvula canister aberta.
Constatei que quanto maior a aceleração mais gas de gasolina é jogado no coletor de admissão.
Acho que esse é o caminho, quem souber um pouco mais sobre o canister ou quiser aprimorar nossas ideia, sinta-se
a vontade para debater.
Abçs!