ET-e-HHO-existe escreveu: jonas.p.andrade escreveu:
Lembra da bicicleta de marcha? logo que saiu eu comprei uma de 18 marcha pneu slim, quando eu colocava na primeira, eu pedalava bastante (torque), era facil subir um um morro, pois não oferecia muita resistência.
Pega esse exemplo, tu é o pistão, pedalava o pedal e criava torque na engrenagem do pedal. Quanto era esse torque no pedal que tu girava? Tu sentiu que era pequeno porque disse que era "fácil de subir". Agora, depois de passar pela marcha, ela fazia o que sempre fez, multiplicava o torque e diminuía a velocidade proporcionalmente, lembra? ("pedalava bastante" e "era fácil de subir") Essa é a sensação do motor em 1ª marcha, pedalar muito (aumento de rotação do lado do motor) e sentir que o pedal está leve (uso de pouca força para pedalar que se traduz em um torque local, do motor, pequeno).
Eu calculei o que acontecia no motor e você quer ver o resultado nas rodas, simplesmente porque se diz que "a 1ª marcha da mais torque ao carro",
ao carro. O torque é gerado no motor e a caixa não aumenta o torque para o motor e sim para as rodas. Torque pequeno originado no motor, vira torque grande nas rodas, função da 1ª marcha.
Não deixa o
te inverter as ideias não cara!
AGORA NÃO ESTOU TE ENTENDENDO, POIS FOI ISSO QUE EU TENTEI TE PASSAR, TUA COMPARAÇÃO É A QUE AQUELA QUE EU FIZ!!!
EU ME REFIRO NO MOTOR TAMBÉM.
SERIA CORRETO SE A DISCUSSÃO ESTIVESSE SE REFERINDO AO EIXO DA RODA E NÃO AO MOTOR, SE VC ESTIVESSE SE REFERINDO AO MOTOR OS CÁLCULOS SERIAM INVERTIDOS CONCORDA?
QUANDO O HUGO TE PEGUNTOU VC DISSE QUE ESTAVA SE REFERINDO AO TORQUE DO MOTOR!!!!!!
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:
1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.
É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.
PERGUNTA DO HUGO.
Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?
HUGO RESPONDEU.
No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.EU ENTENDI QUE ELE FALOU QUE ESTARIA CORRETO SE PENSA-SE NO EIXO DA RODA MAS OLHANDO PARA A DIMINUIÇÃO DO TORQUE NO MOTOR, NA QUINTA MARCHA E AUMENTO DO TORQUE NO MOTOR NA 1ª MARCHA .
DIGO AUMENTO DO TORQUE E DIMINUIÇÃO NO MOTOR, ISSO É UMA FORMA DE EXPOR, MAS OS TORQUES TEM UMA VARIAÇÃO PARA CIMA E PARA BAIXO ATÉ IR SE ADEQUANDO A RESISTÊNCIA DAS RODAS A POTENCIA DO MOTOR, ISSO QUEM ADÉQUA É A CAIXA DE TRANSMISSÃO, A QUAL VOCÊ ESTA CARECA DE SABER, POIS SEI QUE É INTELIGENTE.
ME DESCULPE SE NÃO CONSIGO COLOCAR AS MINHAS EXPLICAÇÕES A ALTURA DE TUA INTELIGENCIA, EU SOU ASSIM MESMO, LONGE DE MIM DEBOCHAR DE UMA PESSOA COM UMA MENTE COMO A SUA, SOU MUITO BOM NA PRATICA, NÃO SOU BOM COM AS PALAVRAS, EU SOU DAQUELA PESSOA QUE FALO POUCO E FAÇO MAIS, TALVEZ SEJA POR ESTE MOTIVO QUE NÃO SEI EXPRESSAR COM PALAVRAS AQUILO QUE QUER SABER.
NÃO QUERIA ENTRAR NO MÉRITO DESTA QUESTÃO, MAS COM TUA INSISTÊNCIA FUI OBRIGADO, DESCULPE-ME, SE NÃO CONSEGUI SANAR SUAS DUVIDAS COM MINHAS SIMPLES EXPLICAÇÕES.