Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A "pendenga torquiana"

+2
h-roo
ET-e-HHO-existe
6 participantes

Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 19  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 9 de 19]

201A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 21:45

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Aqui, no cálculo inútil dele, nunca vai sobrar nem faltar torque...mas pra isso ele teria que saber qual a resistência. Será que vai voltar a brincar de gangorrinha para descobrir?..rsrs

Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha–19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo de roda
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo da roda
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo da roda
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque...19,41 m,kgf no eixo da roda
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque...19,41 m.kgf no eixo da roda.

Agora faça mais uma conjetura, como o raio da roda tem aproximadamente 1 pé, tente calcular o que sobraria de torque real na banda de rodagem.

202A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 21:47

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:

Lembra da bicicleta de marcha? logo que saiu eu comprei uma de 18 marcha pneu slim, quando eu colocava na primeira, eu pedalava bastante (torque), era facil subir um um morro, pois não oferecia muita resistência.

Pega esse exemplo, tu é o pistão, pedalava o pedal e criava torque na engrenagem do pedal. Quanto era esse torque no pedal que tu girava? Tu sentiu que era pequeno porque disse que era "fácil de subir". Agora, depois de passar pela marcha, ela fazia o que sempre fez, multiplicava o torque e diminuía a velocidade proporcionalmente, lembra? ("pedalava bastante" e "era fácil de subir") Essa é a sensação do motor em 1ª marcha, pedalar muito (aumento de rotação do lado do motor) e sentir que o pedal está leve (uso de pouca força para pedalar que se traduz em um torque local, do motor, pequeno).

Eu calculei o que acontecia no motor e você quer ver o resultado nas rodas, simplesmente porque se diz que "a 1ª marcha da mais torque ao carro", ao carro. O torque é gerado no motor e a caixa não aumenta o torque para o motor e sim para as rodas. Torque pequeno originado no motor, vira torque grande nas rodas, função da 1ª marcha.

Não deixa o A "pendenga torquiana" - Página 9 Freigericht te inverter as ideias não cara!

AGORA NÃO ESTOU TE ENTENDENDO, POIS FOI ISSO QUE EU TENTEI TE PASSAR, TUA COMPARAÇÃO É A QUE AQUELA QUE EU FIZ!!!
EU ME REFIRO NO MOTOR TAMBÉM.
SERIA CORRETO SE A DISCUSSÃO ESTIVESSE SE REFERINDO AO EIXO DA RODA E NÃO AO MOTOR, SE VC ESTIVESSE SE REFERINDO AO MOTOR OS CÁLCULOS SERIAM INVERTIDOS CONCORDA?
QUANDO O HUGO TE PEGUNTOU VC DISSE QUE ESTAVA SE REFERINDO AO TORQUE DO MOTOR!!!!!!


ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.

PERGUNTA DO HUGO.
Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?

HUGO RESPONDEU.
No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.

EU ENTENDI QUE ELE FALOU QUE ESTARIA CORRETO SE PENSA-SE NO EIXO DA RODA MAS OLHANDO PARA A DIMINUIÇÃO DO TORQUE NO MOTOR, NA QUINTA MARCHA E AUMENTO DO TORQUE NO MOTOR NA 1ª MARCHA .

DIGO AUMENTO DO TORQUE E DIMINUIÇÃO NO MOTOR, ISSO É UMA FORMA DE EXPOR, MAS OS TORQUES TEM UMA VARIAÇÃO PARA CIMA E PARA BAIXO ATÉ IR SE ADEQUANDO A RESISTÊNCIA DAS RODAS A POTENCIA DO MOTOR, ISSO QUEM ADÉQUA É A CAIXA DE TRANSMISSÃO, A QUAL VOCÊ ESTA CARECA DE SABER, POIS SEI QUE É INTELIGENTE.
ME DESCULPE SE NÃO CONSIGO COLOCAR AS MINHAS EXPLICAÇÕES A ALTURA DE TUA INTELIGENCIA, EU SOU ASSIM MESMO, LONGE DE MIM DEBOCHAR DE UMA PESSOA COM UMA MENTE COMO A SUA, SOU MUITO BOM NA PRATICA, NÃO SOU BOM COM AS PALAVRAS, EU SOU DAQUELA PESSOA QUE FALO POUCO E FAÇO MAIS, TALVEZ SEJA POR ESTE MOTIVO QUE NÃO SEI EXPRESSAR COM PALAVRAS AQUILO QUE QUER SABER.
NÃO QUERIA ENTRAR NO MÉRITO DESTA QUESTÃO, MAS COM TUA INSISTÊNCIA FUI OBRIGADO, DESCULPE-ME, SE NÃO CONSEGUI SANAR SUAS DUVIDAS COM MINHAS SIMPLES EXPLICAÇÕES.




203A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 21:55

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:

Jonas
Agora veja a incoerencia:

La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda. No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.

Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

No motor: (1ª marcha–19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque)... Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

Agora faça mais uma conjetura, como o raio da roda tem aproximadamente 1 pé, tente calcular o que sobraria de torque real na banda de rodagem.

Caro leitor, peguemos um caso desses destacado e complementado pelo Hugo(antigo) e re-complementado por mim:

No motor: (5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

Notem que o motor e a roda, nesse caso e em todos os outros listados, estão com a mesma potência. Isso é necessário porque a caixa de marcha e seu amigo diferencial, não estão ai para modificar a potência e sim para modificar o torque. Então, nas duas pontas, tanto na roda como no motor, a potência é fixa! No caso: 30CV.

Notem que a marcha fez seu trabalho e multiplicou um toquezinho pequeno de 5,51m.kgf para 19,41m.kgf, mas fez isso reduzindo a rotação de 3.900RPM para 1.107 RPM.

Quanto a conjectura, torque não se aplica as beiradas e sim no eixo. Então não tentem achar o "torque" na banda de rodagem que não existe, tu pode achar lá o kgf, mais nunca o torque. Isso é uma pegadinha enrola alunos desatentos!

204A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 21:59

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:

Lembra da bicicleta de marcha? logo que saiu eu comprei uma de 18 marcha pneu slim, quando eu colocava na primeira, eu pedalava bastante (torque), era facil subir um um morro, pois não oferecia muita resistência.

Pega esse exemplo, tu é o pistão, pedalava o pedal e criava torque na engrenagem do pedal. Quanto era esse torque no pedal que tu girava? Tu sentiu que era pequeno porque disse que era "fácil de subir". Agora, depois de passar pela marcha, ela fazia o que sempre fez, multiplicava o torque e diminuía a velocidade proporcionalmente, lembra? ("pedalava bastante" e "era fácil de subir") Essa é a sensação do motor em 1ª marcha, pedalar muito (aumento de rotação do lado do motor) e sentir que o pedal está leve (uso de pouca força para pedalar que se traduz em um torque local, do motor, pequeno).

Eu calculei o que acontecia no motor e você quer ver o resultado nas rodas, simplesmente porque se diz que "a 1ª marcha da mais torque ao carro", ao carro. O torque é gerado no motor e a caixa não aumenta o torque para o motor e sim para as rodas. Torque pequeno originado no motor, vira torque grande nas rodas, função da 1ª marcha.

Não deixa o A "pendenga torquiana" - Página 9 Freigericht te inverter as ideias não cara!

AGORA NÃO ESTOU TE ENTENDENDO, POIS FOI ISSO QUE EU TENTEI TE PASSAR, TUA COMPARAÇÃO É A QUE AQUELA QUE EU FIZ!!!
EU ME REFIRO NO MOTOR TAMBÉM.
SERIA CORRETO SE A DISCUSSÃO ESTIVESSE SE REFERINDO AO EIXO DA RODA E NÃO AO MOTOR, SE VC ESTIVESSE SE REFERINDO AO MOTOR OS CÁLCULOS SERIAM INVERTIDOS CONCORDA?
QUANDO O HUGO TE PEGUNTOU VC DISSE QUE ESTAVA SE REFERINDO AO TORQUE DO MOTOR!!!!!!


ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.

PERGUNTA DO HUGO.
Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?

HUGO RESPONDEU.
No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.

EU ENTENDI QUE ELE FALOU QUE ESTARIA CORRETO SE PENSA-SE NO EIXO DA RODA MAS OLHANDO PARA A DIMINUIÇÃO DO TORQUE NO MOTOR, NA QUINTA MARCHA E AUMENTO DO TORQUE NO MOTOR NA 1ª MARCHA .

DIGO AUMENTO DO TORQUE E DIMINUIÇÃO NO MOTOR, ISSO É UMA FORMA DE EXPOR, MAS OS TORQUES TEM UMA VARIAÇÃO PARA CIMA E PARA BAIXO ATÉ IR SE ADEQUANDO A RESISTÊNCIA DAS RODAS A POTENCIA DO MOTOR, ISSO QUEM ADÉQUA É A CAIXA DE TRANSMISSÃO, A QUAL VOCÊ ESTA CARECA DE SABER, POIS SEI QUE É INTELIGENTE.
ME DESCULPE SE NÃO CONSIGO COLOCAR AS MINHAS EXPLICAÇÕES A ALTURA DE TUA INTELIGENCIA, EU SOU ASSIM MESMO, LONGE DE MIM DEBOCHAR DE UMA PESSOA COM UMA MENTE COMO A SUA, SOU MUITO BOM NA PRATICA, NÃO SOU BOM COM AS PALAVRAS, EU SOU DAQUELA PESSOA QUE FALO POUCO E FAÇO MAIS, TALVEZ SEJA POR ESTE MOTIVO QUE NÃO SEI EXPRESSAR COM PALAVRAS AQUILO QUE QUER SABER.
NÃO QUERIA ENTRAR NO MÉRITO DESTA QUESTÃO, MAS COM TUA INSISTÊNCIA FUI OBRIGADO, DESCULPE-ME, SE NÃO CONSEGUI SANAR SUAS DUVIDAS COM MINHAS SIMPLES EXPLICAÇÕES.





Jonas
O que precisa ser entendido é que NÃO EXISTE um motor que varie o torque PROPORCIONALMENTE ao aumento de RPM, as curvas são difrentes. E mais, o "inteligente", além de dar PROPORCINALIDADE, foi além na masturbação mental, criou uma proporcionalidade INVERSA, derrubando o torque na proporção que aumentava o RPM...rsrs

eLE "ENCONTROU" uma variação de torque de "apenas" 491%...kkkkkk

Esse motor ainda está para ser inventado...ir para um museu com uma placa
"A INVENÇÃO MAIS INÚTIL DA HISTÓRIA AUTOMOBILISTICA"



Última edição por h-roo em Sáb 01 Dez 2012, 22:05, editado 1 vez(es)

205A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:03

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:

Jonas
Agora veja a incoerencia:

La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda. No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.

Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

No motor: (1ª marcha–19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque)... Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

Agora faça mais uma conjetura, como o raio da roda tem aproximadamente 1 pé, tente calcular o que sobraria de torque real na banda de rodagem.

Caro leitor, peguemos um caso desses destacado e complementado pelo Hugo(antigo) e re-complementado por mim:

No motor: (5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

Notem que o motor e a roda, nesse caso e em todos os outros listados, estão com a mesma potência. Isso é necessário porque a caixa de marcha e seu amigo diferencial, não estão ai para modificar a potência e sim para modificar o torque. Então, nas duas pontas, tanto na roda como no motor, a potência é fixa! No caso: 30CV.

Notem que a marcha fez seu trabalho e multiplicou um toquezinho pequeno de 5,51m.kgf para 19,41m.kgf, mas fez isso reduzindo a rotação de 3.900RPM para 1.107 RPM.

Quanto a conjectura, torque não se aplica as beiradas e sim no eixo. Então não tentem achar o "torque" na banda de rodagem que não existe, tu pode achar lá o kgf, mais nunca o torque. Isso é uma pegadinha enrola alunos desatentos!


Isso é uma pegadinha enrola alunos desatentos!

UI... Very Happy
VOU PROCURA UM POUCO MAIS DE ESCLARECIMENTO, VOU CONSULTAR O PAI DOS BURROS.

206A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:05

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
ME DESCULPE SE NÃO CONSIGO COLOCAR AS MINHAS EXPLICAÇÕES ... EU SOU DAQUELA PESSOA QUE FALO POUCO E FAÇO MAIS, TALVEZ SEJA POR ESTE MOTIVO QUE NÃO SEI EXPRESSAR COM PALAVRAS AQUILO QUE QUER SABER.


Eu agradeço tua intensão em todos os aspectos, tento tomar cuidado para que não resvale em você o "sisma" entre eu e o alemão. Se disse alguma coisa a mais, me desculpe, a você eu só queria te tirar da ilusão que o ET-Hugo criou e tu embarcou.

Tu deixou bem claro que acha que eu fiz as contas erradas, que fui infeliz na minha colocação, indiretamente tu disse que só não apoiou o alemão de cara, só para não dar cartaz a ele. Te agradeço por tudo, até por se arriscar a me explicar algo que tu ainda imagina que estou errado.

207A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:09

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
jonas.p.andrade escreveu:

Lembra da bicicleta de marcha? logo que saiu eu comprei uma de 18 marcha pneu slim, quando eu colocava na primeira, eu pedalava bastante (torque), era facil subir um um morro, pois não oferecia muita resistência.

Pega esse exemplo, tu é o pistão, pedalava o pedal e criava torque na engrenagem do pedal. Quanto era esse torque no pedal que tu girava? Tu sentiu que era pequeno porque disse que era "fácil de subir". Agora, depois de passar pela marcha, ela fazia o que sempre fez, multiplicava o torque e diminuía a velocidade proporcionalmente, lembra? ("pedalava bastante" e "era fácil de subir") Essa é a sensação do motor em 1ª marcha, pedalar muito (aumento de rotação do lado do motor) e sentir que o pedal está leve (uso de pouca força para pedalar que se traduz em um torque local, do motor, pequeno).

Eu calculei o que acontecia no motor e você quer ver o resultado nas rodas, simplesmente porque se diz que "a 1ª marcha da mais torque ao carro", ao carro. O torque é gerado no motor e a caixa não aumenta o torque para o motor e sim para as rodas. Torque pequeno originado no motor, vira torque grande nas rodas, função da 1ª marcha.

Não deixa o A "pendenga torquiana" - Página 9 Freigericht te inverter as ideias não cara!

AGORA NÃO ESTOU TE ENTENDENDO, POIS FOI ISSO QUE EU TENTEI TE PASSAR, TUA COMPARAÇÃO É A QUE AQUELA QUE EU FIZ!!!
EU ME REFIRO NO MOTOR TAMBÉM.
SERIA CORRETO SE A DISCUSSÃO ESTIVESSE SE REFERINDO AO EIXO DA RODA E NÃO AO MOTOR, SE VC ESTIVESSE SE REFERINDO AO MOTOR OS CÁLCULOS SERIAM INVERTIDOS CONCORDA?
QUANDO O HUGO TE PEGUNTOU VC DISSE QUE ESTAVA SE REFERINDO AO TORQUE DO MOTOR!!!!!!


ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:
Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

1ª marcha – 19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque.
2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque.
3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque.
4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque.
5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque.

É obvio que o carro gastou 30CV para manter a velocidade de 120km/h numa situação especifica, provavelmente apenas com o motorista, no plano, sem vento. Qualquer mudança na situação as RPMs se manteriam, mas os torques se adequariam as novas exigências, mantendo o proporção.

PERGUNTA DO HUGO.
Et
Esses torques que tu "encontrou", tu os considera ainda no motor ou na roda do carro?

HUGO RESPONDEU.
No caso do cálculo acima, só poderia ser aceito se fosse torque final, nas rodas, ainda assim invertendo totalmente, o maior torque na 1ª e o menor na 5ª marcha.

EU ENTENDI QUE ELE FALOU QUE ESTARIA CORRETO SE PENSA-SE NO EIXO DA RODA MAS OLHANDO PARA A DIMINUIÇÃO DO TORQUE NO MOTOR, NA QUINTA MARCHA E AUMENTO DO TORQUE NO MOTOR NA 1ª MARCHA .

DIGO AUMENTO DO TORQUE E DIMINUIÇÃO NO MOTOR, ISSO É UMA FORMA DE EXPOR, MAS OS TORQUES TEM UMA VARIAÇÃO PARA CIMA E PARA BAIXO ATÉ IR SE ADEQUANDO A RESISTÊNCIA DAS RODAS A POTENCIA DO MOTOR, ISSO QUEM ADÉQUA É A CAIXA DE TRANSMISSÃO, A QUAL VOCÊ ESTA CARECA DE SABER, POIS SEI QUE É INTELIGENTE.
ME DESCULPE SE NÃO CONSIGO COLOCAR AS MINHAS EXPLICAÇÕES A ALTURA DE TUA INTELIGENCIA, EU SOU ASSIM MESMO, LONGE DE MIM DEBOCHAR DE UMA PESSOA COM UMA MENTE COMO A SUA, SOU MUITO BOM NA PRATICA, NÃO SOU BOM COM AS PALAVRAS, EU SOU DAQUELA PESSOA QUE FALO POUCO E FAÇO MAIS, TALVEZ SEJA POR ESTE MOTIVO QUE NÃO SEI EXPRESSAR COM PALAVRAS AQUILO QUE QUER SABER.
NÃO QUERIA ENTRAR NO MÉRITO DESTA QUESTÃO, MAS COM TUA INSISTÊNCIA FUI OBRIGADO, DESCULPE-ME, SE NÃO CONSEGUI SANAR SUAS DUVIDAS COM MINHAS SIMPLES EXPLICAÇÕES.





Jonas
O que precisa ser entendido é que NÃO EXISTE um motor que varie o torque PROPORCIONALMENTE ao aumento de RPM, as curvas são difrentes. E mais, o "inteligente", além de dar PROPORCINALIDADE, foi além na masturbação mental, criou uma proporcionalidade INVERSA, derrubando o torque na proporção que aumentava o RPM...rsrs

eLE "ENCONTROU" uma variação de torque de "apenas" 491%...kkkkkk

Esse motor ainda está para ser inventado...ir para um museu com uma placa
"A INVENÇÃO MAIS INÚTIL DA HISTÓRIA AUTOMOBILISTICA"
ACREDITO QUE ISTO NÃO FOI PARA MIM? OU FOI RSRSRS.

208A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:20

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Tabela de cores:
[preto] - Hugo, texto original.
[vermelho] - Eu explicando ao Hugo como as coisas funcionam (não adiantou novamente)
[verde] - Hugo, sendo o Hugo.
[Azul] - Eu sendo eu mesmo.

h-roo escreveu:
...
Se a resistência, ao movimentar por exemplo for de 32 m.kgf, (estou imaginando que se refere a resistência que a roda está sentindo, medido em torque, a ser vencido pelo motor) em qualquer das 5 marchas será possivel se locomover, com as 4 primeiras trabalhando com sobras de torque proporcionalmente maiores conforme decresce a marcha. (Só tem um problema aqui, ao usar menos resistência do que a potência transmitida pelo motor, que tu chama "sobra de torque", a rotação sobe, já não são mais 2.500RPM e teu cálculo vai pro ( ow Tanpa yayasan, quando tu aprender a dirigir e isso te acontecer, tu alivia o pé do acelerador, capice?..kkkkk)(Ue! Aliviou o pé e reduziu o torque irredutível? Fazendo isso to mata seus cálculos, pois o torque irredutivel de 9,1m.kgf acabou de cair)espaço...Entendi! Isso é um torque alienígena )

209A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:47

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Deu soninho no Jonas novamente... Agora que eu ia parar e explicar para ele todas as nuances de um torque!

HA "pendenga torquiana" - Página 9 Freigerichtgo, tu imaginou que tu tinha posto o Jonas no bolso e enrolado a cabeça do cara todinha...

Quantos mais tu colocou no bolso? Tu sabe a verdade né? As vezes eu fico pensando que até tu acredita nas tuas palavras "torqui-binárianas".

Tu pegou uma conta simples, boba, de conversão de torque e transformou no mais profundo mistério automobilístico.



Última edição por ET-e-HHO-existe em Sáb 01 Dez 2012, 22:48, editado 1 vez(es)

210A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:47

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

HA "pendenga torquiana" - Página 9 Freigerichtgo, tu sabe do André? Cadê ele?

211A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:49

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
h-roo escreveu:

Jonas
Agora veja a incoerencia:

La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro, com uma velocidade de 120km/h, a 1107RPM e 19,41 m.kgf de torque, com uma potência de 30CV, medidas feita na roda. No caso em questão a marcha usada é a 5° que fará o motor trabalhar em 3900RPM, com um torque de 5,51m.kgf, com potência também de 30CV.

Fazendo uma relação de marchas, se fosse possível usar da 1ª até a 5ª marcha nessa velocidade (120km/h), seria assim:

No motor: (1ª marcha–19.238RPM e 1,117 m.kgf de torque)... Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (2ª marcha – 10.091RPM e 2,13 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (3ª marcha – 6.489RPM e 3,31 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (4ª marcha – 4.641RPM e 4,63 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

No motor: (5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

Agora faça mais uma conjetura, como o raio da roda tem aproximadamente 1 pé, tente calcular o que sobraria de torque real na banda de rodagem.

Caro leitor, peguemos um caso desses destacado e complementado pelo Hugo(antigo) e re-complementado por mim:

No motor: (5ª marcha – 3.900RPM e 5,51 m.kgf de torque)...Nas rodas: (19,41 m.kgf no eixo de roda com rotação de 1107 RPM)

Notem que o motor e a roda, nesse caso e em todos os outros listados, estão com a mesma potência. Isso é necessário porque a caixa de marcha e seu amigo diferencial, não estão ai para modificar a potência e sim para modificar o torque. Então, nas duas pontas, tanto na roda como no motor, a potência é fixa! No caso: 30CV.

Notem que a marcha fez seu trabalho e multiplicou um toquezinho pequeno de 5,51m.kgf para 19,41m.kgf, mas fez isso reduzindo a rotação de 3.900RPM para 1.107 RPM.

Quanto a conjectura, torque não se aplica as beiradas e sim no eixo. Então não tentem achar o "torque" na banda de rodagem que não existe, tu pode achar lá o kgf, mais nunca o torque. Isso é uma pegadinha enrola alunos desatentos!


Isso é uma pegadinha enrola alunos desatentos!

UI... Very Happy
VOU PROCURA UM POUCO MAIS DE ESCLARECIMENTO, VOU CONSULTAR O PAI DOS BURROS.

Não precisa Jonas...ele não sabe o que é raio de movimento...
Vou calcular a FORÇA Máxima exercida pela banda da roda no asfalto, pegando a 5ª marcha do meu cálculo:

9.1 x 0,87 x 4,07/28.76 = 1,12 m.kgf na "borracha" do pneu.

212A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:50

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

O Jonas voltou! Pensei que te deu sono essa pendenga toda.

Jonas, tu sabe o paredeiro do André?

213A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 22:53

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:O Jonas voltou! Pensei que te deu sono essa pendenga toda.

Jonas, tu sabe o paredeiro do André?
TA EM BRASILIA, PEDIU PARA MIM NÃO ME AUSENTA DO FÓRUM, ESPERAR ATÉ DIA 21 QUE NÃO IRIA ME ARREPENDER HEHEHEHE.

to ocupado estudando torquinho rsrsrs.

214A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 23:00

tanpa nama


Rank : 2
Rank : 2

h-roo escreveu:
Vou calcular a FORÇA Máxima exercida pela banda da roda no asfalto, pegando a 5ª marcha do meu cálculo:

9.1 x 0,87 x 4,07/28.76 = 1,12 m.kgf na "borracha" do pneu.

Ai, Oh! A Tanpa Mama, me pediu para deixar uma mensagem para o alemão: "Para de dizer essas coisas que eu vou passar 3 dias me mijando de rir!"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pô Sr. Hugo, da um desconto no enrolation, nem minha mãe cai mais nessa. A velha não trabalha mais, meu pai tá puto com isso, a velha ri o dia inteiro.

215A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 23:06

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:O Jonas voltou! Pensei que te deu sono essa pendenga toda.

Jonas, tu sabe o paredeiro do André?
TA EM BRASILIA, PEDIU PARA MIM NÃO ME AUSENTA DO FÓRUM, ESPERAR ATÉ DIA 21 QUE NÃO IRIA ME ARREPENDER HEHEHEHE.

to ocupado estudando torquinho rsrsrs.

Que bom!

Cara tu viu a ideia do alemão? Ele quer calcular torque na banda de rodagem, na berola do pneu. Torque! Como pode! Nem uma dona de casa engole essa!

216A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 23:07

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

tanpa nama escreveu:
h-roo escreveu:
Vou calcular a FORÇA Máxima exercida pela banda da roda no asfalto, pegando a 5ª marcha do meu cálculo:

9.1 x 0,87 x 4,07/28.76 = 1,12 m.kgf na "borracha" do pneu.

Ai, Oh! A Tanpa Mama, me pediu para deixar uma mensagem para o alemão: "Para de dizer essas coisas que eu vou passar 3 dias me mijando de rir!"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pô Sr. Hugo, da um desconto no enrolation, nem minha mãe cai mais nessa. A velha não trabalha mais, meu pai tá puto com isso, a velha ri o dia inteiro.

OQUE NÃO ME ENTRA NA MINHA CACHOLA É ESSE tanpa nama, ESSE CARA SEMPRE APARECE EM HORA OPORTUNA, rsrsrs, O MILZON FALA QUE É VC MEU CAMARADA kkkkkkkkkkkkk

217A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 23:15

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Jonas, definição de torque: (depois tu pega em algum manual por ai (google) e confere se eu passei perto)

Um eixo tentando se mover ao redor de si mesmo tem uma força que chamamos de torque, em Portugal se chama "binário". Se pensarmos em "binário", talvez entendamos melhor essa força que atua nos eixos.

No torque juntamos duas coisas: Uma alavanca que multiplica forças e a própria força aplicada na alavanca. Quando tu junta essas duas situações, temos no pivô da alavanca, ou no eixo, uma força descrita por duas medidas: O tamanho do braço da alavanca e a força aplicada a este. Por isso a medida de torque é "metro x quilograma força" (m.kgf), ou "Newton x metro" (N.m), duas medidas, que apontam para a força resultante que aparecerá no eixo (jamais nas berolas)

218A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 23:32

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

No velho caso da chave de rodas, que deve estar na horizontal para calcularmos o torque aplicado (TORQUE APLICADO A QUEM? SERÁ AO MOTORISTA NA BEROLA DA CHAVE?) ao parafuso, vamos a alguns números:

A chave tem um braço de 1 metro, tu pesa 100kg, então dizemos que (na horizontal) tu esta aplicando um torque de 100m.kgf. Aplicando torque ao parafuso, jamais ao motorista que está trocando pneu!

Perceba que o "m" de "m.kgf" é o tamanho da alavanca, já o "kgf" é o peso que foi aplicado na alavanca. Seria como dizer: "Olha, eu peguei uma chave de rodas de 1 metro, coloquei no parafuso na direção horizontal e subi na chave com meus 100kg de peso". Muito cumprido isso, basta dizer que aplicou 100m.kgf.

Como a chave de rodas não tem sempre o tamanho de 1 metro, então usamos o poder da alavanca para calcular o m.kgf. Como? Se tua chave de rodas tem 1/2 metro, então um peso de 2kg na ponta tem o mesmo efeito que se colocasse 1kg numa chave de 1 metro.

Lê isso com calma que o ET-Hugo tá enrolando tua cabeça até com isso, tentando por torque no motorista e não no parafuso.

219A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 23:50

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:No velho caso da chave de rodas, que deve estar na horizontal para calcularmos o torque aplicado (TORQUE APLICADO A QUEM? SERÁ AO MOTORISTA NA BEROLA DA CHAVE?) ao parafuso, vamos a alguns números:

A chave tem um braço de 1 metro, tu pesa 100kg, então dizemos que (na horizontal) tu esta aplicando um torque de 100m.kgf. Aplicando torque ao parafuso, jamais ao motorista que está trocando pneu!

Perceba que o "m" de "m.kgf" é o tamanho da alavanca, já o "kgf" é o peso que foi aplicado na alavanca. Seria como dizer: "Olha, eu peguei uma chave de rodas de 1 metro, coloquei no parafuso na direção horizontal e subi na chave com meus 100kg de peso". Muito cumprido isso, basta dizer que aplicou 100m.kgf.

Como a chave de rodas não tem sempre o tamanho de 1 metro, então usamos o poder da alavanca para calcular o m.kgf. Como? Se tua chave de rodas tem 1/2 metro, então um peso de 2kg na ponta tem o mesmo efeito que se colocasse 1kg numa chave de 1 metro.

Lê isso com calma que o ET-Hugo tá enrolando tua cabeça até com isso, tentando por torque no motorista e não no parafuso.


Et, desculpa minha ignorância, mas tire-me uma duvida, um carro em uma pista reta sem aclive ou declive, em uma certa velocidade, com um certo números de torque, ao deparar com um aclive (subida) ele diminui a velocidade, o motor precisa de mais torque ou de menos torque para poder vencer o aclive?

Se tua resposta for mais torque, como o motor consegue mais torque, diminuindo a marcha ou aumentando?



Última edição por jonas.p.andrade em Sáb 01 Dez 2012, 23:55, editado 1 vez(es)

220A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Sáb 01 Dez 2012, 23:51

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

O dia que o idiota levar uma pancada de uma de uma haste girando na ponta de um eixo ele possivelmente va depois querer calcular a FORÇA (na berola) que pegou ele de bobeira. Enquanto não acontecer, pra ele não vai haver força na berola..kkkkkkkkk

Se quizer experimentar, vai ali no aeroporto. Quando um teco-teco funcionar não coloca a não no centro do eixo, perigoso, ali tem torque....já o pescoço tu pode expor na pontinha da hélice...a berola não tem força, não é mesmo PANACON?...KKKKKKKKKKKK

221A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Dom 02 Dez 2012, 00:01

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

Jonas
Veja o que escrevi pro idiotizado, filho do Pai-Pai...rsrs

Tanpa Zakar
Impressionante como teu "sotaque" na escrita é igual ao portugues do Brasil...rsrs
O Portugues é lingua oficial ai no Timor?...ou tem outra lingua oficial?..A maioria ai fala portugues (do Brasil)?.,,rsrs.
Faz um histórico pra nos sobre essa questão.

Vai fazer uma boa pesquisa pra me responder, ou pede a intervenção do teu Pai-Pai...rsrs


O que impressiona é o como "ele" entende de falar merda e não conhece o país dele...kkkkkkkkkk

O outro panaca só consegue imaginar uma força indo de uma alavanca para o centro do eixo...ele ainda não descobriu que o contrário também é verdadeiro, força vinda do eixo para a BEROLA" da alavanca...não é de admirar que esta rodando a baiana...kkkkkkkk



Última edição por h-roo em Dom 02 Dez 2012, 00:05, editado 1 vez(es)

222A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Dom 02 Dez 2012, 00:05

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

h-roo escreveu:Jonas
Veja o que escrevi pro idiotizado, filho do Pai-Pai...rsrs

Tanpa Zakar
Impressionante como teu "sotaque" na escrita é igual ao portugues do Brasil...rsrs
O Portugues é lingua oficial ai no Timor?...ou tem outra lingua oficial?..A maioria ai fala portugues (do Brasil)?.,,rsrs.
Faz um histórico pra nos sobre essa questão.

Vai fazer uma boa pesquisa pra me responder, ou pede a intervenção do teu Pai-Pai...rsrs


O que impressiona é o como "ele" entende de falar merda e não conhece o país dele...kkkkkkkkkk

Conheço o português do timor e o sotaque deles, é mais aportuguesado, puxando mais para o sotaque e portugues de portugal. hehehe

223A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Dom 02 Dez 2012, 00:05

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Bem Jonas, aplicar um torque no parafuso não significa que ele é obrigado a girar, pode ainda ficar parado. Nesse caso aplicamos a força do torque e não temos trabalho, ou potência zero!

Se o parafuso girar, ai sim temos trabalho e potência. Dizem que 1 CV representa a força necessária para elevar, num segundo, a 1 m de altura, um peso de 75 kg. Note: Peso, distância e tempo.

Sem girar o parafuso tínhamos apenas uma força, agora com o parafuso se movendo temos uma força, que atua contra uma resistência ao movimento, que se move uma certa distância e num certo tempo. Isso é a potência, ou o CV, ou Watts se quiser.

A distância percorrida se mede em números de voltas, multiplicados pela circunferência descrita pela alavanca ao rodar. A força é a própria força que move a alavanca. O tempo mede o tempo para realizar uma volta na alavanca.

Disso temos a fórmula para achar potência baseado no torque e rotação:

Uma alavanca de 1 metro, rodando um eixo em uma volta por segundo. Até aqui temos que a força aplicada descreveu um circulo de 2 Pi x 1 metro, ou de 6,28 metros, ou que percorreu a distancia de 6,28 metros em 1 segundo. Se soubermos a força aplicada, nessa distância (6,28m) e nesse tempo (1 segundo), saberemos a potência desenvolvida.

Se 1 cavalo e a potência (trabalho) de levantar por 1 metro, em 1 segundo, 75kg, então se eu levantar 12,5kg por 6,23m em 1 segundo eu também farei um trabalho de 1 CV.

Disso eu posso lhe dizer que se tu aplicar 12,5m.kgf e uma rotação de 60 RPM (1 volta por segundo), teremos 1 CV.

Vamos conferir?

CV = m.kgf x RPM / 716,2

1CV = 12,5m.kgf x 60RPM / 716,2 (O Hugo vai reclamar de 0,05CV que fugiram do estábulo, mas considere que não foram usados números com exatidão de várias casas decimais)

224A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Dom 02 Dez 2012, 00:08

jonas.p.andrade

jonas.p.andrade
Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:No velho caso da chave de rodas, que deve estar na horizontal para calcularmos o torque aplicado (TORQUE APLICADO A QUEM? SERÁ AO MOTORISTA NA BEROLA DA CHAVE?) ao parafuso, vamos a alguns números:

A chave tem um braço de 1 metro, tu pesa 100kg, então dizemos que (na horizontal) tu esta aplicando um torque de 100m.kgf. Aplicando torque ao parafuso, jamais ao motorista que está trocando pneu!

Perceba que o "m" de "m.kgf" é o tamanho da alavanca, já o "kgf" é o peso que foi aplicado na alavanca. Seria como dizer: "Olha, eu peguei uma chave de rodas de 1 metro, coloquei no parafuso na direção horizontal e subi na chave com meus 100kg de peso". Muito cumprido isso, basta dizer que aplicou 100m.kgf.

Como a chave de rodas não tem sempre o tamanho de 1 metro, então usamos o poder da alavanca para calcular o m.kgf. Como? Se tua chave de rodas tem 1/2 metro, então um peso de 2kg na ponta tem o mesmo efeito que se colocasse 1kg numa chave de 1 metro.

Lê isso com calma que o ET-Hugo tá enrolando tua cabeça até com isso, tentando por torque no motorista e não no parafuso.


Et, desculpa minha ignorância, mas tire-me uma duvida, um carro em uma pista reta sem aclive ou declive, em uma certa velocidade, com um certo números de torque, ao deparar com um aclive (subida) ele diminui a velocidade, o motor precisa de mais torque ou de menos torque para poder vencer o aclive?

Se tua resposta for mais torque, como o motor consegue mais torque, diminuindo a marcha ou aumentando?

ET, por favor me responda essa minha humilde pergunta, sem quere te ofender ou fazer vc cair em alguma pegadinha.

225A "pendenga torquiana" - Página 9 Empty Re: A "pendenga torquiana" Dom 02 Dez 2012, 00:08

h-roo

h-roo
Rank : 5
Rank : 5

jonas.p.andrade escreveu:
h-roo escreveu:Jonas
Veja o que escrevi pro idiotizado, filho do Pai-Pai...rsrs

Tanpa Zakar
Impressionante como teu "sotaque" na escrita é igual ao portugues do Brasil...rsrs
O Portugues é lingua oficial ai no Timor?...ou tem outra lingua oficial?..A maioria ai fala portugues (do Brasil)?.,,rsrs.
Faz um histórico pra nos sobre essa questão.

Vai fazer uma boa pesquisa pra me responder, ou pede a intervenção do teu Pai-Pai...rsrs


O que impressiona é o como "ele" entende de falar merda e não conhece o país dele...kkkkkkkkkk

Conheço o português do timor e o sotaque deles, é mais aportuguesado, puxando mais para o sotaque e portugues de portugal. hehehe

Claro, sabemos disso, só o Pai-Pai criador de idiotas não sabia...agora ele vai aprender mais essa....kkkkkkkkkkkk

Depois que ele criou o "mano" Magaiwer idiotizado do morro, com os neurônios queimados de tanto pó, te prepara que vem cada vez mais...kkkkkkkkkk

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 9 de 19]

Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 19  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos