... porque tem de ser a borboleta o método que dita quanta potência queremos do motor? Porque não acelerar diferente? Porque escolheram esse método de acelerar? Devem ter tido um bom motivo, mas quero libertar a minha mente dessa tradição na aceleração do motor. Que tal um comando variável das válvulas de admissão ou variação na mistura (quanto menos acelerado mais pobre seria a mistura)
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Não dá para variar a quantidade de combustível somente, por causa do "efeito maçarico" que significa que um aumento no percentual de oxigênio na mistura (mistura muito pobre) temos um aumento muito grande na temperatura interna do motor, assim como acontece no maçarico. Se você acende o maçarico e só abre o acetileno, você tem uma chama equivalente a uma tocha, com baixa temperatura e velocidade de queima. Mas quando abre o oxigênio observa-se um ruído semelhante ao de uma turbina de avião (só em volume muito mais baixo, é claro) e a mudança na cor da chama, que deixa claro para qualquer leigo que houve um aumento muito grande na velocidade da queima e também na temperatura (pois o maçarico não funciona como tal sem o cilindro de oxigênio). Para conseguir trabalhar nestas condições no motor, é preciso um sistema de resfriamento muito eficaz (não serve só eficiente, tem que ser extremamente eficaz).
Variar a abertura das válvula de admissão é muito mais complicado mecanicamente, já que as válvulas abrem e fecham o tempo todo, diferente da borboleta de aceleração que tem sua posição determinada pelo pedal (exceto acelerador eletrônico) e é fixa enquanto mantida a posição do acelerador.
Não quero aqui esgotar o assunto e nem dizer que outra forma não seja possível, mas se outra forma existe, deve ter alguma vantagem, seja financeira, seja funcional. POr exemplo, em carros com 8 cilindros, alguns modelos mais modernos tem um sistema que automaticamente desliga quatro, fazendo o carro ser econômico quando pode ser. Porque não fazer isso com os carros de 4 cilindros, desligando 2 quando o carro estiver com pouca carga ? (é só um devaneio, mas se é possível num 8 cilindros...). OBS: Não tente fazer isso no seu carro, pois desligando 2 cilindros tem que abrir as válvulas de descarga correspondentes para que estes cilindros não funcionem como um peso para o motor (freio motor).[/quote]
Muito bem Marcelo, é isso ai, parabéns