h-roo escreveu:ET
No meu comentário a respeito do teu cálculo, nas 5 marchas, ainda tem mais um quesito que tu não considerou..o diferencial, onde há nova multiplicação de torque, ou seja, mais uma "manivela".
Portanto, mesmo aceitando tua teoria numérica, ainda assim seriam hipotéticos, ireais, mesmo se aplicados nas rodas, além de tu ter dado uma de Dr. Keppe, aplicando uma re-reinversão de matafísica...rsrs
Hugo, se tu foi ao site que eu indiquei verá de onde tirei as informações e que tentei chutar o menos possível, mas é impossível não chutar nada, tanto que assumi perdas zero entre a roda e o motor. Eu já usei esse site antes e uso agora porque dá um pouco mais de informação que o normal sobre um carro, no caso uma Uno Mille que nem lembro o ano.(http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-mille-economy-way-3.htm#ficha)
Só para tu melhor acompanhar as contas que tentei fazer, vou explicar da onde tirei a informação e o restante segue o ritmo:
Eu disse: “La vai o carrinho pedalando suas rodas de 57,52cm de diâmetro...”. Achei a seguinte informação no site - “RODAS – 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R13.” - e cheguei ao diâmetro e circunferência do que eu chamo “roda do carro” (conjunto roda + pneu). O diâmetro já foi mencionado e a circunferência seria de 1,807m. Sabendo disso eu fiz as contas e descobri que essa roda teria de rodar a 1107 RPM para fazer o carro andar a 120km/h (1107 x 60 x 1,807 / 1000). Encontrei a rotação fixa da roda.
Para achar o torque eu não me preocupei com o fato da informação de torque ser dada normalmente para o motor, que também não foi especificado que foi assim, somente um descrição bruta dizendo – “Potência a 120km/h 30cv” – eu facilitei a minha vida, acabei com as perdas entre o motor e as rodas, e deixei tanto o motor, quanto as rodas, com a mesma potência relatada para 120km/h. Entende porque eu escolhi 120km/h e não 100km/h? Mais informações sobre 120km/h.
De posse dessas duas informações bruta, rotação na roda de 1107 e potência de 30CV em 120km/h, eu calculei o torque (30 * 716,2 / 1107)=19,41m.kgf na roda.
Na quinta marcha também existe uma indicação de – “Regime a 120 km/h em 5ª. 3.900 rpm” – com isso eu sabia que rotação usar para 5ª marcha e foi novamente só calcular o torque, talvez o único que seja real ao que o texto dizia, já que todas as especificações diretas que usei foram para essa velocidade e essa marcha.
Para achar o torque e RPM das outras marchas, eu usei a potência relatada (única mencionada diretamente no texto para essa situação de 120km/h) de 30CV e olhei as reduções também indicadas no site, onde passa a relação de cada marcha e do diferencial – “Câmbio – manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,27; 2ª)2,24; 3ª)1,44; 4ª)1,03; 5ª)0,87; diferencial, 4,07.” – Veja que nem me arrisquei a inventar a relação da 6ª marcha, só usei as especificadas no site. Só para conferir, na 1ª marcha que tem uma relação de câmbio de 4,27 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (4,27 x 4,07) 17,38x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 19.238 RPM. Ainda conferindo a rotação do motor em 5ª marcha, que foi especificada e posso conferir se meu cálculo concorda, a 5ª marcha tem uma relação de câmbio de 0,87 + o diferencial de 4,07, isso deu um aumento de rotação para o motor de (0,87 x 4,07) 3,541x sobre a rotação da roda de 1107 RPM obtendo a rotação de 3.920 RPM que é muito próximo da relatada no site de 3.900.
Eu inventei o mínimo possível, talvez a maior invenção foi a dificuldade de calcular perdas entre a roda e o motor e saber que potência o motor desenvolveria para manter o carro a 120km/h nas outras marchas possíveis de mantê-la. As conclusões tiradas foi o que minha lógica pode argumentar. Sem mais informações não posso ir muito mais além.
Li os artigos que você indicou, mas não posso garantir ter tirado todo o suco que pudesse ter lá, mas se tu notar eu refiz minhas primeiras contas sobre torque e entendi de onde vem aquele número mágico (caixa preta) de 716,2 para o cálculo de m.kgf x RPM -> cv.