Fórum HHO - Hidrogénio no seu carro !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem quer poupar combustivel !


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

HHO no OPALA 4cc + GNV

5 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo  Mensagem [Página 4 de 4]

76HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 01:34

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:

sei não, mas isso faz e não faz sentido, não sei da onde ele tirou isso, eu já havia lido algo parecido em um outro lugar, vou analisar com mais atenção, enfim, esta faltando algo, ou ele esqueceu de propósito ou não entendeu direito, quero mais tempo para te responder.
Uma coisa que eu não concordo com ele é essa história de eletrolise ressonante não alterar os íons da água, isso não faz nenhum sentido, mas que sou eu para contestar, não é.

Tu é o AC, o grande experimentador de HHO no Brasil, que envolve vários tipos e maneiras de fazer eletrólise. Pelo que eu saiba tu só não se envolveu com eletrólise ressonante.

De qualquer forma eu queria saber se o texto faz sentido ou consegue transmitir alguma ideia. Passou pela mão do douto colega da 5ª e este deixou o texto escapar, olha que ele escreve coisas mais indecifráveis ainda, como da última vez que nos brindou com o "elétron hidratado", tu conhecias esse cara, o "elétron hidratado"? Pode chamar de elétron molhado mesmo, e eu que não sabia que dava para molhar um elétron...

77HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 02:31

marcelo.eletrotecnico

marcelo.eletrotecnico
Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:Agora IcsVsl, tu já se perguntou porque é tão bom aumentar a taxa de compressão?

fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/novastecnologias/conteudo_143890.shtml

No Brasil, mais de 350000 pessoas dirigem carros movidos a gás natural todos os dias. Quase nenhuma delas se diverte com isso. O GNV fala ao bolso, por causa do menor custo por quilômetro rodado, mas não ao coração. O torque do motor cai mais de 10% em relação à gasolina e o resultado é um carro anêmico, sem sal. Quem diria que o GNV pode trazer um desempenho empolgante, superior ao conseguido com álcool, tornando-se ainda mais econômico e menos poluente? A Bosch diz que encontrou a receita para o prazer sem culpa e pretende colocá-la no mercado em dois anos.

É o sistema trifuel (GNV ou gasolina e álcool) com turbocompressor.
O trifuel é um cruzamento do sistema flex fuel (que pode misturar álcool e gasolina), desenvolvido no Brasil, com o sistema bifuel (que usa gás ou gasolina) adotado no Golf na Europa. Ainda em fase de testes, prestes a ir para a pista, o sistema traz sofisticações como um regulador eletrônico que mantém o gás que chega ao motor na mesma pressão, esteja o cilindro cheio ou quase vazio. O trifuel não chega a ser uma revolução, comparado aos melhores sistemas à venda no mercado. A grande vantagem está no uso do turbo.

Pouca gente sabe, mas o gás natural é um combustível mais "esportivo" que o álcool. Tem o equivalente a 132 octanas, contra 91 da gasolina e 105 do derivado da cana. Outra característica do GNV favorável ao alto desempenho está na sua resistência à detonação: é possível usar taxas de compressão de 15:1, contra 12,5:1 do álcool e 9:1 da gasolina. Hoje, o GNV faz o carro andar menos que os demais por causa de uma terceira característica: ele é um gás e, ao se expandir, rouba muito espaço na câmara de combustão. Sem lugar para o ar, é como se o motor ficasse menor.

Com um turbo, a coisa muda de figura. Além de empurrar mais ar para dentro dos cilindros, o compressor ainda abre espaço nas câmaras de combustão ao condensar significativamente o próprio GNV. O ganho de potência estimado pela Bosch é de 50%, usando a turbina com 1 bar de pressão - uma taxa conservadora, para esse combustível. Se num motor aspirado de 100 cavalos a potência cai para 90 com o GNV, ao adotar a sobrealimentação podemos chegar a apetitosos 150 cavalos. Segundo o gerente de desenvolvimento da Bosch, Sidney de Oliveira, o consumo deve até diminuir 10% em relação GNV aspirado: "O motor acaba ficando mais adequado às características do gás natural. Quando bem usado, o turbocompressor deixa o carro mais econômico. Em modelos pequenos da Europa, tem sido assim".

Para tirar o melhor desempenho possível de álcool, gasolina e gás natural, a Bosch pretende variar a pressão do turbo e, indiretamente, mudar a taxa de compressão. A variação do turbo é feita por uma comporta, que desvia mais ou menos gases do escapamento. A idéia é fazer o motor com uma taxa boa para a gasolina, aumentando o necessário com a turbina. O turbo funcionará a 1 bar quando o carro usar GNV, baixando para 0,5 bar quando houver 100% de álcool. Ele ficará desligado ao usar gasolina, para evitar batidas de pino que poderiam ocorrer num motor ajustado ao gás. "Se o turbo detona uma vez sequer, não tem mais salvação. Surgem pontos quentes na parede do cilindro e a mistura passa a explodir antes da hora (auto-ignição), aumentando a temperatura até fundir o motor", afirma Oliveira.

Por isso, crianças, muito cuidado antes de fazer essa experiência do gás com turbo em casa. Os carros aspirados não têm um controle de detonação tão preciso e a adaptação do motor ao GNV geralmente tem imperfeições que levam a batidas de pino. A Bosch espera ter o trifuel pronto em dois anos. Uma barreira quase incontornável é o preço: um kit gás custa perto de 3000 reais e uma turbina, sozinha, custa pelo menos 1000.

Estes invejosos, eu já tenho um sistema de mistura de combustível a vários anos sendo comercializado. Só não uso turbo.

78HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 02:37

marcelo.eletrotecnico

marcelo.eletrotecnico
Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:Marcelo, ano passado nos USA a Range Technology criou um chip chamado +RANGE V4 exclusivo para GM para motores 8 cilindros,  a função do chip é desativar 4 cilindros, transforma lo  em um 4 e consequentemente reduzindo consumo, venho acompanhando os relatos nos forums etc.. Tu conhecia esse produto?


http://www.rangetechnology.com/pages/v4

Já ouvi falar em um carro que faz isso, mas um chip traz o seguinte complicador: 4 cilindros sem injeção de combustível, admitindo ar em seu interior tornam-se um freio para o motor, consumindo mais energia, sabotando assim o efeito de economia que se quer. Creio que para isso funcionar as válvulas de escape teriam que ficar abertas direto e as de admissão fechadas (opinião de leigo, não sou mecãnico).

79HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 03:44

acalister


Rank : 5
Rank : 5

[quote="ET-e-HHO-existe"][quote="acalister"]

sei não, mas isso faz e não faz sentido, não sei da onde ele tirou isso, eu já havia lido algo parecido em um outro lugar, vou analisar com mais atenção, enfim, esta faltando algo, ou ele esqueceu de propósito ou não entendeu direito, quero mais tempo para te responder.
Uma coisa que eu não concordo com ele é essa história de eletrolise ressonante não alterar os íons da água, isso não faz nenhum sentido, mas que sou eu para contestar, não é.[/quote]

Tu é o AC, o grande experimentador de HHO no Brasil, que envolve vários tipos e maneiras de fazer eletrólise. Pelo que eu saiba tu só não se envolveu com eletrólise ressonante.

De qualquer forma eu queria saber se o texto faz sentido ou consegue transmitir alguma ideia. Passou pela mão do douto colega da 5ª e este deixou o texto escapar, olha que ele escreve coisas mais indecifráveis ainda, como da última vez que nos brindou com o "elétron hidratado", tu conhecias esse cara, o "elétron hidratado"? Pode chamar de elétron molhado mesmo, e eu que não sabia que dava para molhar um elétron...[/quote]


Et, elétron hidratado kkk, desculpa ai, escute só, lembrei agora do que se trata, isso é coisa do Stanley Meyer, rsrsrsrs, fala sério ET, tu não acha isso estranho não? nem se eu estivesse na 6º dimensão iria conseguir entender isso.

ET, lê aquilo outra vez, estou tentando entender, mas o fato é que cada próton tem um elétron ou ele vai re conectar com o átomo de oxigênio e forma água de novo correto, aonde foi que eu errei?

outra coisa importante ET, esta faltando algo alí, uma energia cinética, calor talvez, pegou?

enquanto tu fica aqui tentando ajudar o Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs

80HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:00

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:
...
enquanto tu fica aqui tentando ajudar o  Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs

Ai, qual é o barranco que o Hugo resolveu assombrar agora? Fiquei curioso.

81HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:06

acalister


Rank : 5
Rank : 5

[quote="ET-e-HHO-existe"][quote="acalister"]
...
enquanto tu fica aqui tentando ajudar o  Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs[/quote]

Ai, qual é o barranco que o Hugo resolveu assombrar agora? Fiquei curioso.[/quote]


https://forum-hho.forumeiros.com/t335p60-andou-so-com-hidrogenio

82HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:15

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:

Et, elétron hidratado kkk, desculpa ai, escute só, lembrei agora do que se trata, isso é coisa do Stanley Meyer, rsrsrsrs, fala sério ET, tu não acha isso estranho não? nem se eu estivesse na 6º dimensão iria conseguir entender isso.

ET, lê aquilo outra vez, estou tentando entender, mas o fato é que cada próton tem um elétron ou ele vai re conectar com o átomo de oxigênio e forma água de novo correto, aonde foi que eu errei?

outra coisa importante ET, esta faltando algo alí, uma energia cinética, calor talvez, pegou?

enquanto tu fica aqui tentando ajudar o  Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs

André, o tal do elétron molhado existe mesmo (Elétron Hidratado).

Quanto ao próton e seu elétron é isso mesmo que sai da descarga do íon (H+), ele descarrega sua carga positiva ao receber um elétron e deixar de ser um próton dependente da molécula hidrônio (que é o tal íon H+). Quando o íon hidrônio (H+) recebe um elétron do eletrodo (-), esse elétron vai para o próton extra e este se desprende do hidrônio que vira uma mera molécula d'água e o átomo de hidrogênio (próton e seu elétron) sai nadando pelo eletrólito esperando casar com o próximo átomo de hidrogênio e formar uma molécula de gás hidrogênio H2.

A coisa da energia sinética eu não peguei.

André, o texto abstraiu demais, ficou confuso. O que o titio queria dizer era que a eletrólise, ou a parte que a eletricidade atrai íons para os eletrodos e estes acabam formando os gases HHO, não tem toda sua mágica acontecendo na parte elétrica da coisa, ele quis dizer que antes de ligar a eletricidade a molécula de água já estava pre-dividida em íons OH- e H+, depois que coloca a eletricidade acontecem duas coisas: a primeira é os íons entregarem suas cargas elétricas pegando ou entregando elétrons do eletrodos, mas se parasse ai a eletrolise, não existira mais nada além dos ex-ions sem suas cargas, ou o OH sem o (-) e o H com seu elétron, afinal H+ é que é um próton solitário. A segunda coisa é quando, já sem a interferência elétrica, átomos de hidrogênios livres viram moléculas H2 e para cada 4 OH sem carga aparece dois H2O e uma O2. Com esse resumo dá para clarificar o que o titio quis dizer?

83HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:19

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
acalister escreveu:
...
enquanto tu fica aqui tentando ajudar o  Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs

Ai, qual é o barranco que o Hugo resolveu assombrar agora? Fiquei curioso.


https://forum-hho.forumeiros.com/t335p60-andou-so-com-hidrogenio


Pensei que ele tinha ido assombrar outro fórum, mas é do outro lado desse mesmo fórum...

Tu tá sugerindo que o Hugo é o tal do MoaMoa?

84HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:22

acalister


Rank : 5
Rank : 5

[quote="ET-e-HHO-existe"][quote="acalister"][quote="ET-e-HHO-existe"][quote="acalister"]
...
enquanto tu fica aqui tentando ajudar o  Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs[/quote]

Ai, qual é o barranco que o Hugo resolveu assombrar agora? Fiquei curioso.[/quote]


https://forum-hho.forumeiros.com/t335p60-andou-so-com-hidrogenio

[/quote]

Pensei que ele tinha ido assombrar outro fórum, mas é do outro lado desse mesmo fórum...

Tu tá sugerindo que o Hugo é o tal do MoaMoa?[/quote]

sim, o próprio, tu não sabia?

85HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:26

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

André, quinta dimensão é foda, acontece de tudo lá, até gravidade negativa. Lá Meyer funciona!

Tem o vapor querendo fazer milagres eletrolíticos com descargas de capacitores.

Tem o elétron molhado.

Tem quem queira tirar 1LPM de HHO com 1A e 12V, com a possibilidade de melhorar ainda mais.

Ai não custa nada tentar imaginar como seria a eletrólise ressonante de Meyer.

Eu pensei uma ideia para passar para o titio, para ele colocar lá e tirar uma onda:
Já imaginou se tu colocar duas moléculas d'água para se trombarem pelas suas orelhas protônicas? Cada orelha protônica vai se juntar a orelha protônica da outra molécula e virar, instantaneamente, duas moléculas de HH e deixar dois átomos de oxigênio sozinhos, que morrendo de solidão, vão se unir homoatomicamente e formar uma molécula de oxigênio. Que tu achas disso? Tem que passar pelo crivo do douto colega da 5ª, mas parece promissora.

86HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:30

acalister


Rank : 5
Rank : 5

[quote="ET-e-HHO-existe"]André, quinta dimensão é foda, acontece de tudo lá, até gravidade negativa. Lá Meyer funciona!

Tem o vapor querendo fazer milagres eletrolíticos com descargas de capacitores.

Tem o elétron molhado.

Tem quem queira tirar 1LPM de HHO com 1A e 12V, com a possibilidade de melhorar ainda mais.

Ai não custa nada tentar imaginar como seria a eletrólise ressonante de Meyer.

Eu pensei uma ideia para passar para o titio, para ele colocar lá e tirar uma onda:
Já imaginou se tu colocar duas moléculas d'água para se trombarem pelas suas orelhas protônicas? Cada orelha protônica vai se juntar a orelha protônica da outra molécula e virar, instantaneamente, duas moléculas de HH e deixar dois átomos de oxigênio sozinhos, que morrendo de solidão, vão se unir homoatomicamente e formar uma molécula de oxigênio. Que tu achas disso? Tem que passar pelo crivo do douto colega da 5ª, mas parece promissora.[/quote]


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
deixa pra la, outra hora eu falo vai



Última edição por acalister em Qui 27 Fev 2014, 04:33, editado 1 vez(es)

87HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:30

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
acalister escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
acalister escreveu:
...
enquanto tu fica aqui tentando ajudar o  Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs

Ai, qual é o barranco que o Hugo resolveu assombrar agora? Fiquei curioso.


https://forum-hho.forumeiros.com/t335p60-andou-so-com-hidrogenio


Pensei que ele tinha ido assombrar outro fórum, mas é do outro lado desse mesmo fórum...

Tu tá sugerindo que o Hugo é o tal do MoaMoa?

sim, o próprio, tu não sabia?

Tá de sacanagem comigo.... Ai Hugo, eu até te levei a sério, deu a forra do TampaNama!

André, aquela coisa de marinha, foguetes, espaguete com miojo e cisne, tudo sacanagem para tirar onda da minha cara e da do Marcelo?

Não sei porque me lembrei agora da reportagem que o Hitler morreu no Brasil como frentista de um posto de gasosa falido lá no meio do Brasil. Tu viu essa reportagem?

88HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:34

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Vou lá dar uma olhada nas epifanias da 5ª!

89HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:34

acalister


Rank : 5
Rank : 5


Não sei porque me lembrei agora da reportagem que o Hitler morreu no Brasil como frentista de um posto de gasosa falido lá no meio do Brasil. Tu viu essa reportagem?[/quote]

não li não

90HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:35

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

.



Última edição por ET-e-HHO-existe em Dom 09 Mar 2014, 04:35, editado 1 vez(es)

91HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 04:43

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

acalister escreveu:
et-e-hho-existe escreveu:
Não sei porque me lembrei agora da reportagem que o Hitler morreu no Brasil como frentista de um posto de gasosa falido lá no meio do Brasil. Tu viu essa reportagem?

não li não

Essa notícia, me parece que rodou o mundo:

http://noticias.uol.com.br/tabloide/ultimas-noticias/tabloideanas/2014/01/26/livro-defende-tese-de-que-hitler-morreu-no-brasil-aos-95-anos.htm

O Hugo deve saber se essa história e falsa ou não. Que acha disso Hugo?

92HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Qui 27 Fev 2014, 17:25

acalister


Rank : 5
Rank : 5

[quote="ET-e-HHO-existe"][quote="acalister"][quote="et-e-hho-existe"]
Não sei porque me lembrei agora da reportagem que o Hitler morreu no Brasil como frentista de um posto de gasosa falido lá no meio do Brasil. Tu viu essa reportagem?[/quote]

não li não[/quote]

Essa notícia, me parece que rodou o mundo:

http://noticias.uol.com.br/tabloide/ultimas-noticias/tabloideanas/2014/01/26/livro-defende-tese-de-que-hitler-morreu-no-brasil-aos-95-anos.htm

O Hugo deve saber se essa história e falsa ou não. Que acha disso Hugo?[/quote]


Muito interessante essa matéria, mas eu não duvido não, o brasil sempre foi esse será o paraíso dos bandidos, aqui eles vivem livres e soltos e com regalias, é impressionante como brasileiro idolatra essa raça de filhos da puta.

93HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Sáb 01 Mar 2014, 15:28

marcelo.eletrotecnico

marcelo.eletrotecnico
Rank : 5
Rank : 5

ET-e-HHO-existe escreveu:
acalister escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
acalister escreveu:
ET-e-HHO-existe escreveu:
acalister escreveu:
...
enquanto tu fica aqui tentando ajudar o  Staley Meyer brasileiro, la no outro tópico, o Hugo tá resmungando feito louco, chamando vocês de baratas tontas, rsrsrsrsrsrsrsrs

Ai, qual é o barranco que o Hugo resolveu assombrar agora? Fiquei curioso.


https://forum-hho.forumeiros.com/t335p60-andou-so-com-hidrogenio


Pensei que ele tinha ido assombrar outro fórum, mas é do outro lado desse mesmo fórum...

Tu tá sugerindo que o Hugo é o tal do MoaMoa?

sim, o próprio, tu não sabia?

Tá de sacanagem comigo.... Ai Hugo, eu até te levei a sério, deu a forra do TampaNama!

André, aquela coisa de marinha, foguetes, espaguete com miojo e cisne, tudo sacanagem para tirar onda da minha cara e da do Marcelo?

Não sei porque me lembrei agora da reportagem que o Hitler morreu no Brasil como frentista de um posto de gasosa falido lá no meio do Brasil. Tu viu essa reportagem?

"Depois do almoço, no dia 30 de abril, trancou-se com Eva Braun nos seus aposentos. Ouviu-se apenas um tiro. Quando lá penetraram encontraram-no com a cabeça estraçalhada à bala e com a pistola caída no colo. Em frente a ele, em languidez de morta, estava Eva Braun, sem nenhum ferimento visível. Ela ingerira cianureto, um poderosíssimo veneno. Eram 15:30 horas! Rapidamente os dois corpos, envolvidos num encerado, foram removidos para o pátio e, com o auxilio de 180 litros de gasolina que os embeberam, formaram, incendiados, uma vigorosa pira. Ao redor deles, uma silenciosa saudação fascista prestou-lhes a homenagem derradeira."

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/morte_hitler.htm

94HHO no OPALA 4cc + GNV - Página 4 Empty Re: HHO no OPALA 4cc + GNV Sáb 01 Mar 2014, 17:46

ET-e-HHO-existe


Rank : 5
Rank : 5

Pra mim esta história é tão conveniente quanto "Cabral descobriu o Brasil", quando o provável é que Cabral já sabia da existência do Brasil e veio só oficializar.

Pode ser que o Hitler preferisse morrer que viver o resto da vida no anonimato e sem poder algum, pode ser. Só que com tantos nazistas escondidos na America do Sul, Hitler só não veio para essas bandas se não quis, se preferiu a morte a ser um fugitivo.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 4 de 4]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos