ET-e-HHO-existe escreveu:Hugo (não tem mais ninguém a fim dessa discussão), para justificar a experiência empírica de que misturas mais pobres são, até certo ponto, mais econômicas que a mistura estequiométrica, eu me lembrava de uma frase, pouco explicativa, de que assim a queima se dava em excesso de oxigênio e por isso mais perfeita. Pode até ser verdade, mas não explica, só justifica e cria mais perguntas. Para piorar eu tinha de acreditar, novamente pela experiência empírica relatada por várias pessoas, inclusive o Marcelo, que empobrecer demais funde motor e aquece a descarga ao rubro. Isso é muito estranho porque diz que menos é mais, eu coloco menos combustível e o motor ao invés de esfriar, aquece e estraga.
Percebe porque eu não paro na 1° explicação dada? O que está faltando? No caso de aumento de temperatura geral no motor por mistura pobre, isso eu tenho um explicação, ½ boca, de que uma mistura pobre pode reduzir e eficiência que o motor transforma calor em movimento, deixando sobrar uma porcentagem maior de calor para esquentar o motor. Então para que a mesma energia chegue as rodas eu vou queimar efetivamente mais combustível e o excedente aquece o motor estragando-o de várias formas. Nesse caso, ou quando isso acontece, não pode existir economia e aquecimento do motor, somente aquecimento e aumento de consumo, mesmo que esteja com mistura pobre. Tu vai discordar, mas pra mim isso tem toda lógica do mundo. Eu só não sei por que raios misturas pobres podem deixar o motor menos eficiente termicamente e em outros casos fazer justo o contrário, economizando, e pode apostar, esfriando o motor.
Dai tu me lembra que sem potência (mistura pobre) o motorista mete o pé no acelerador fazendo o motor funcionar num momento diferente, ou num regime de aceleração/rotação diferente. Isso ficou muito parecido com o motivo de se desligar parte dos pistões de um motorzão no intuito de economizar. Tá me parecendo que mistura pobre, que economiza, não a que estraga, se parece muito com desligar parte dos pistões.
Percebe Hugo que por mais que tu ranhete, tirando o que não concordo, quando tu resolve focar no objeto e não na pessoa pode sair coisas que eu não notei e que eu posso aproveitar?
ET
Retirar 2 pistões (em 4) não é a mesma coisa que empobrecer a mistura...os pistões remanescentes vão continuar queimando uma mistura equilibrada como antes de retirar 2 pistões.
Sobre aquecimento em mistura pobre, ele não vai aquecer porque diminuiu o combustivel...na verdade pra ter o mesmo torque (mesmo que em outro momentum)e a mesma retomada de velocidade, vai pisar mais fundo e abrir mais a borboleta, admitindo mais ar, e não menos combustivel.